PDA

View Full Version : Brasil Telecom terá banda larga pela rede elétrica a partir de setembro



CARTEIRO
20-05-2007, 13:31:38
A Brasil Telecom está na fase final de testes técnicos para implantar a banda larga pela rede elétrica na casa do assinante. Dessa forma, todas as tomadas da residência do usuário se transformarão em um ponto de banda larga.

A iniciativa faz parte da estratégia de lançamento do serviço de TV pela internet (IPTV) da operadora, que deve acontece de forma comercial em setembro, segundo Sebastião Nascimento, que a Brasil Telecom trouxe da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ser o consultor responsável pelo projeto.

Segundo ele, a companhia já estuda a tecnologia Power Line Communication (PLC) indoor - só dentro da casa ou do prédio - há cerca de um ano. Nos primeiros testes, ele conta, "a tecnologia deixava a desejar em relação à interferência de outros eletrodomésticos". A conexão era boa até que outro aparelho eletrodoméstico fosse ligado na casa.

A nova geração de equipamentos, entretanto, permite conexões a 200 Mbps - na anterior a velocidade era de 14 Mbps - e trouxe uma novidade para minimizar as interferências: uma técnica de modulação usada para a transferência das informações cujos dispositivos utilizam múltiplas portadoras, ao invés de uma única, na versão anterior.

"Não há como eliminar 100% da interferência, mas é possível minimizar bastante", afirma o consultor. Os fabricantes dos chipsets também tiveram o cuidado, nas versões mais recentes, de filtrar a banda dos radioamadores, outra medida para reduzir interferências.

A Brasil Telecom testou duas fabricantes de chipsets nos pilotos realizados em seus laboratórios: a espanhola DS2 e a americana Intelom. "Os resultados foram semelhantes e bastante satisfatórios", segundo Nascimento, o que mostrou que a tecnologia é viável.

"A vantagem é que cada tomada de uma casa pode ser um ponto de internet", ressaltou. A intenção da Brasil Telecom é que o PLC indoor seja parte do pacote de banda larga que vai oferecer a partir de setembro, com a IPTV, para que o usuário não tenha restrições para assistir a programação, enquanto um irmão estiver navegando na internet ou mandando e-mails, por exemplo.

No caso da tecnologia indoor, ele explica que a operadora não precisa de acordo com a companhia de energia elétrica, já que fica restrita à casa do usuário. "Só é preciso homologar o serviço e os equipamentos na Anatel", esclareceu.

Segundo ele, a Brasil Telecom "é a primeira a fazer testes com a tecnologia de forma mais elaborada" e a intenção é lançá-la comercialmente em toda a sua região. "Não há limites geográficos", reiterou.


http://computerworld.uol.com.br/comunicacoes/2007/05/18/idgnoticia.2007-05-18.7756787977

F0rbIz0n
20-05-2007, 13:43:34
Aposto que:

Não há limites geográficos*


*Dentro da área de cobertura da NET Virtua

GueD'S
20-05-2007, 13:47:44
Interessante, mas como fica a proteção em caso de descargas elétricas? O que vai ter de pc frito por ae não deve ser brincadeira...

CARTEIRO
20-05-2007, 13:49:21
Interessante, mas como fica a proteção em caso de descargas elétricas? O que vai ter de pc frito por ae não deve ser brincadeira...

Já li alguma coisa a respeito, tem um modem especial e tal...

Mas já devem ter pensado em tudo, pois já estão na 2ª geração.

F0rbIz0n
20-05-2007, 13:52:08
Alguém tem uma explicação tecnica pra essa coisa? Vão fazer a corrente alternada se mover de um modo que consiga passar os números binários?

Skillo
20-05-2007, 15:46:05
caramba....curti a ideia...num faço nem ideia d como fizeram isso ai funcionar! bem pensado!

bluR
20-05-2007, 15:49:06
eh soh dentro da casa do assinante..
pra mim entao q se phoda..

oq eu quero eh uma porra de uma linha decente central -> casa..
nao quero ficar compartilhando mixaria de conexao q a brtelecom oferece..
quero infra-estrutura pra pagar por uma conexao de 4mb :o
e nao transformar todas as tomadas da minha casa em um access point =P

pra empresa ou condominio que usam outra operadora, q tenha velocidade q preste, eh bem interessante ateh..
mas com o cu da brtelecom, pff.. compartilhar 600k.. q grande bosta viu..

quando q vao liberar essa porcaria ae out-door? :o

ps.: eu revoltado com brtelecom? naaaaaah.. capaz :D aheuiahueia

CARTEIRO
20-05-2007, 18:02:03
CW - Como podemos comparar a web pela rede elétrica com outras infra-estruturas, como DSL e cabo?
Jatobá – Existem vários critérios de comparação. Em termos de velocidade de conexão, a tecnologia PLC é mais rápida que satélite, rádio, cabo, DSL ou fibra óptica. Em termos de custo, o PLC é também mais barato do que os demais. Ele tem, no entanto, risco de interferência, conduzida e irradiada, e variações de impedâncias, de acordo com a topologia do lugar.

Entrevista completa : http://computerworld.uol.com.br/mercado/2007/03/26/idgnoticia.2007-03-25.3257354494/IDGNoticia_view?pageNumber:int=2

20-05-2007, 18:52:53
Do jeito que tudo "funciona que é uma beleza aqui"...isso vai demorar muito para funcionar...

enquanto isso a telecomica instala fibra otica para os "magnatas" de SP (bairro acho que é jardins)

Chrno
20-05-2007, 19:43:47
espero que isso venha pra o nordeste, já não suporto a velox.

e como isso vem por corrente elétrica, eu acho que se alguem fizer um gato deve dar pra roubar conexão tbm, não acham?

1berto
21-05-2007, 14:59:29
espero que isso venha pra o nordeste, já não suporto a velox.

e como isso vem por corrente elétrica, eu acho que se alguem fizer um gato deve dar pra roubar conexão tbm, não acham?

Sim, mas dai é soh por senha, como na conexao Wireless.

GENERAL
21-05-2007, 18:34:30
qm dizer q c acabar a força num vo poder acessar a net??????

ah... :(

GueD'S
21-05-2007, 20:51:33
qm dizer q c acabar a força num vo poder acessar a net??????

ah... :(
Essa ae nem com no-break :D

GENERAL
23-05-2007, 01:02:07
huaeuhaeuhaa ctz!

Fenris Wolf
23-05-2007, 14:55:02
Essa ae nem com no-break :D

Gerador a diesel? :sm25:

Skillo
23-05-2007, 18:45:10
Gerador a diesel? :sm25:

mas e como a internet vai chegar se num tem energia???? o pc fica ligado, mas e o sinal de net??? so se for independente!

WebMaster
27-09-2009, 16:38:34
só falta agora energia sem cabo, ai fica bom

binhoplay
28-09-2009, 10:10:20
só falta agora energia sem cabo, ai fica bom

sem fio é fodis em hahahahahahahaha

e informações sobre essa tecnologia voce consegue achar na internet, so não posto que aqui to sem acesso a site externo.

e detalhe no centro da cidade de São Paulo, já existe usuarios dessa tecnologia, onde funciona sem problemas.

dem uma olhada no wiki, la tem materia e fotos sobre a tecnologia.

Bolovo
28-09-2009, 19:20:07
Já tô vendo nego acessando internet de um abajur...

pemagalhaes
13-10-2009, 18:53:13
Tô na espera ! \o/

MP Games
21-10-2009, 15:29:28
Cade???

_vb_
19-11-2009, 01:49:49
No bairro Moema em sampa já tem 3 ruas que usam essa tecnologia há mais de 1 ano... gratuitamente!!!
São 'cobaias' da parceria da AES Eletropaulo com o UOL que pretendem ser os pioneiros disso aqui em sampa...
É bem simples de usar... um modem vai ligado na tomada e sai um cabo de rede pro pc... acabou! Só tem que tomar cuidado com interferências na mesma rede da tomada pq perde o sincronismo facil facil :D

Diego Coxa
04-03-2010, 18:02:12
e a velocidade deste projeto segue no devagar, quase parando...

Rhyrlix
18-07-2010, 00:09:30
pow , esse negocio ai de liga um eletrodomestico e a velocidade da internet diminuir é tenso hein :/
mais eles poderiam deixar só algumas tomadas com a conexão, eu por exemplo nao iria liga um pc ou um not na tomada que eu ligo minha geladeira. :eek:

CarlosGamer
03-09-2010, 16:12:27
Se a velocidade for amesma que de radio esquece, nao boto muita fe nesse projeto nao