PDA

View Full Version : Avião da TAM com 170 pessoas atinge depósito de gasolina em Congonhas (SP)



BatZ
17-07-2007, 21:11:02
Acabei de receber de um amigo por MSN! Parece que a coisa foi feia lá...


http://video.globo.com/GMC/foto/0,,11172008,00.jpg

O avião derrapou quando pousou no Aeroporto de Congonhas (SP), vindo de Porto Alegre, mas não conseguiu parar, atravessou a avenida Washington Luís
e bateu em um prédio de carga e descarga da companhia aérea TAM, e o fogo teria atingido também um posto de gasolina colado ao prédio, o que teria causado uma explosão e o fogo!

Ainda não há notícias sobre as vítimas do avião!!

http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL71916-5605,00.html
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL71929-5605,00.html

Acompanhe a cobertura online:
http://aovivo.terra.com.br/noticias/aovivo/new/pop_aovivo_destaq_narracao.htm
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM61910-7823-GLOBO+NEWS+AO+VIVO,00.html

Juquinha
17-07-2007, 21:13:27
Triste... :(
E o fogo não pára de aumentar!

BatZ
17-07-2007, 21:53:24
primeira morte confirmada!!! :(

F0rbIz0n
17-07-2007, 22:09:04
Eh, eu tava tomando chimarrão com os meus pais quando veio o plantão da globo...

Avião usa querosene como combustível? Ou mentol?

17-07-2007, 22:15:18
Ironia ou não...foi na pista que tentaram...arrumar...

Mentol??

Aviao usa gasolina ou querosene (a jato)

todos de alta octanagem (acima de 100 octanes) e com chumbo (gasolina)

F0rbIz0n
17-07-2007, 22:50:30
Menos mal, mentol é foda, queima sem mostrar as labaredas :(

Putz, saiu de POA, não duvido ter algum conhecido meu no avião...

Se duvidar muito tinha até um cara que eu vi no posto de gasolina domingo aqui ainda...

BatZ
17-07-2007, 22:55:30
já subiram para 176 pessoas no avião, sendo 150 passageiros e o resto tripulantes e funcionários, e tudo indica que não há sobreviventes!!!

:(

bluR
17-07-2007, 22:55:49
forbizon..
nao eh METANOL q vc tah falando nao?

anyway
tava acompanhando um pedaco aqui tb..
mtos corpos lah no estacionamento agora =/

eu nao tenho esperanca pro povo do aviao nao =/
phoda viu =/

GueD'S
17-07-2007, 23:02:27
Mentol??? desde a primeira vez achei esquisito isso, só agora que mencionou sobre as chamas não serem visíveis, não seria METANOL??? :D :D :D


[EDIT] bahh kkkk blur comentou enquanto postava e via outros posts, mas mesmo assim :owned: :D :D

CARTEIRO
17-07-2007, 23:09:05
Mentol??? desde a primeira vez achei esquisito isso, só agora que mencionou sobre as chamas não serem visíveis, não seria METANOL??? :D :D :D


[EDIT] bahh kkkk blur comentou enquanto postava e via outros posts, mas mesmo assim :owned: :D :D
O combustivel que não mostra as labaredas é o Metanol.

Vi agora pouco na TV, esse é o maior acidente aéreo do Brasil, superando o do avião da GOL.

F0rbIz0n
17-07-2007, 23:19:14
forbizon..
nao eh METANOL q vc tah falando nao?

anyway
tava acompanhando um pedaco aqui tb..
mtos corpos lah no estacionamento agora =/

eu nao tenho esperanca pro povo do aviao nao =/
phoda viu =/
Isso...


Putz, mto foda...

Snap
17-07-2007, 23:19:14
Putz tava quase chorando, esse tipo de acidente mexe muito comigo, porra 175 + quem estiver dentro do prédio...
Maldita incompetência

Bellyx
17-07-2007, 23:22:03
Realmente mto estranho essa onda de acidentes e falhas no tráfego aéreo...
Sem contar que realmente, eles fizeram as reformas e mesmo assim tve o acidente, mas quando eles fazem a obra, há uma fiscalização pra dizer que a pista está em boas condições de uso, pq nada foi detectado?

x_x


No caso do avião da Gol há indícios de que foi uma sabotabem, pois pra quem naum sabe, no avião da Gol haviam alguns cientistas Brazucas levando uma nova descoberta sabe lá pra onde, para ser divulgada... OLHA Q INCRÍVEL CONSCIDÊNCIA NÉ?!
Com o acidente os cientistas morrem junto com essa tal descoberta, interessante...

"Pq será q isso naum me espanta?"


U_U

bluR
17-07-2007, 23:25:53
os carros da formula indy usavam uma epoca atras metanol tb se eu nao me engano..
ninguem sabia se tava pegando fogo ateh o negocio ficar MTO quente
aehaoehoa phoda mesmo..
acho q usam alcool "normal" agora..
anyway

esse acidente me lembrou aquele com o fokker-100 da tan tb..
q caiu lah no morro..
phods tb =/
po.. q ondinha lazarenta hein!
quero soh ver o bafafa q isso ai vai dar.. =/

Snap
17-07-2007, 23:33:15
Realmente mto estranho essa onda de acidentes e falhas no tráfego aéreo...
Sem contar que realmente, eles fizeram as reformas e mesmo assim tve o acidente, mas quando eles fazem a obra, há uma fiscalização pra dizer que a pista está em boas condições de uso, pq nada foi detectado?

x_x


No caso do avião da Gol há indícios de que foi uma sabotabem, pois pra quem naum sabe, no avião da Gol haviam alguns cientistas Brazucas levando uma nova descoberta sabe lá pra onde, para ser divulgada... OLHA Q INCRÍVEL CONSCIDÊNCIA NÉ?!
Com o acidente os cientistas morrem junto com essa tal descoberta, interessante...

"Pq será q isso naum me espanta?"


U_U
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=69619

Bellyx
17-07-2007, 23:42:26
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=69619


Hahá, realmente comunidade interessante!

:)


Mas infelizmente nesse mundo é realmente tudo assim, os "Generais" só nos mostram oq querem mostrar, há mta coisa ainda a se descobrir e se eles pouco sabem, nós naum estamos perto de saber nem a metade!

:eek:

Snap
17-07-2007, 23:54:48
Hahá, realmente comunidade interessante!

:)


Mas infelizmente nesse mundo é realmente tudo assim, os "Generais" só nos mostram oq querem mostrar, há mta coisa ainda a se descobrir e se eles pouco sabem, nós naum estamos perto de saber nem a metade!

:eek:
AH acho que ambos acidentes foram acidentes.

Sizemore
17-07-2007, 23:58:18
No caso do avião da Gol há indícios de que foi uma sabotabem, pois pra quem naum sabe, no avião da Gol haviam alguns cientistas Brazucas levando uma nova descoberta sabe lá pra onde, para ser divulgada... OLHA Q INCRÍVEL CONSCIDÊNCIA NÉ?!
Com o acidente os cientistas morrem junto com essa tal descoberta, interessante...

"Pq será q isso naum me espanta?"


U_U

É interessante,mas preste atenção,pra uma afirmação dessa,há de ter uma fonte bem confiável...Qual é no caso?

Bolovo
18-07-2007, 00:01:05
Tem muita merda do Gol 1907 envolvido no acidente de hoje. Incompetência da InfraZero. A pista reformulada de Congonhas foi inaugurada sexta, segunda (ontem) um ATR da Pantanal derrapou na pista e hoje deu o que deu com o A320 da TAM. A pista nem grooving tinha concluído, um lixo de pista. O avião deslizou igual um sabão até o depósito da TAM Express. Eu acho que a cabeça do Comandante da FAB, o Brigadeiro Saito (que é um cara fodasso demais) está em jogo, apesar da FAB ter praticamente NADA a ver com o acidente, é capaz dele se safar. Quero ver a Anarquia que comanda aquela corrupção de ANAC, InfraZero e etc caírem, e que a Marta vá Relaxar e Gozar na puta que te o pariu! Tô revoltado! Tem colega meu que poderia ter morrido hoje, pilotando...

Bellyx
18-07-2007, 00:01:55
Há uma fonte confiável sim, alias ta pela internet!

:)

Naum acho q sejam apenas acidentes, até pq poderia ter sido evitado se fosse do interesse, é óbvio!

;)

Maaas como tudo nessa sociedade há um jogo de interesses... Fica mais complicado!

bluR
18-07-2007, 00:08:53
Há uma fonte confiável sim, alias ta pela internet!

:)

Naum acho q sejam apenas acidentes, até pq poderia ter sido evitado se fosse do interesse, é óbvio!

;)

Maaas como tudo nessa sociedade há um jogo de interesses... Fica mais complicado!
confiavel? "ta pela internet!" ??
po..

tenho q concordar com o snap..
teoria de conspiracao..

Bolovo
18-07-2007, 00:12:19
Há uma fonte confiável sim, alias ta pela internet!

:)

Naum acho q sejam apenas acidentes, até pq poderia ter sido evitado se fosse do interesse, é óbvio!

;)

Maaas como tudo nessa sociedade há um jogo de interesses... Fica mais complicado!
Esqueça essa história de conspiração.

Eu fui esses dias na Torre de Controle daqui de São José dos Campos e o Sargento me mostrou um buraco negro que existe em cima da Amazônia, tem area no Brasil que tem cobertura radar e rádio alguma, area surda e muda.

A Aviação no Brasil é uma verdadeira vergonha.

É uma sucessão de erros que está tomando essa proporção gigantesca, alias, caso não saia nada de útil desse acidente, acho que terá mais acidentes. Mas é só RELAXAR E GOZAR. :sm25:

Raybon
18-07-2007, 00:19:49
170 pessoas? morreram todos?

puta merda cara, não tem quem não fique mal com uma noticia dessas :(

Onichi
18-07-2007, 00:27:17
Que merda hein :|

Sizemore
18-07-2007, 00:29:50
É um off rápido,mas ae bolovo,você ainda vai fazer algo militar?
E seu irmão é pioto ainda?

Raybon
18-07-2007, 00:33:20
"Confirmada a morte de 188 pessoas, 176 no avião e 12 no solo"

meu deus :(

bluR
18-07-2007, 00:41:35
meu caralho
eu jah esperava isso desde q vi o fogo e soh a calda do aviao pra fora..
mas eh mto phoda ler =/

po..
eu resolvi garimpar um poco e resolvi escutar a caixa preta de dois acidentes..
pqp.. mto phoda =/
os ultimos segundos dos pilotos falando.. a cabinete.. os aparelhos apitando e dando ordem pra subir (pull up.. ta ta ta.. pull up ta ta ta).. e vc vendo a simulacao e sabendo q o piloto nao podia fazer mta coisa.. assustador =/

Jagged
18-07-2007, 00:53:19
Eu só queria saber quantos acidentes mais vão ter que acontecer até tomarem as devidas providências e acabar com essa pouca vergonha que está aí.

18-07-2007, 01:16:28
Eu só queria saber quantos acidentes mais vão ter que acontecer até tomarem as devidas providências e acabar com essa pouca vergonha que está aí.

Bom..

Se depender de quantas vezes a PF vai ficar fazendo operações mirabolantes e conseguir deixar algum "ladrão com pedigree" preso por mais de um mês...

Ou esse jogo de quem tá certo ou errado dessas merdas que está acontecendo com a aviação brasileira, aliada a merda do governo..que não sabe de nada (questão dos controladores e dos "buracos negros")

Ou de ver o aquele maldito fora da camara/senado (sei la aonde esse maldito "trabalha"), maluf preso...

Acho que eternamente...

(to revoltado já com isso..tá doido...)

King of Moria
18-07-2007, 04:09:36
imaginem a minha cara ao ver isso...quando ontem mesmo debaixo de uma chuva absurda eu tava pousando no aeroporto de campinas em um avião da tam^^

minha mçae fico mó :eek: quando viu^^

Joker.dc
18-07-2007, 06:43:12
Tem muita merda do Gol 1907 envolvido no acidente de hoje. Incompetência da InfraZero. A pista reformulada de Congonhas foi inaugurada sexta, segunda (ontem) um ATR da Pantanal derrapou na pista e hoje deu o que deu com o A320 da TAM. A pista nem grooving tinha concluído, um lixo de pista. O avião deslizou igual um sabão até o depósito da TAM Express. Eu acho que a cabeça do Comandante da FAB, o Brigadeiro Saito (que é um cara fodasso demais) está em jogo, apesar da FAB ter praticamente NADA a ver com o acidente, é capaz dele se safar. Quero ver a Anarquia que comanda aquela corrupção de ANAC, InfraZero e etc caírem, e que a Marta vá Relaxar e Gozar na puta que te o pariu! Tô revoltado! Tem colega meu que poderia ter morrido hoje, pilotando...

Realmente concordo contigo existe motivo demais pra ficar revoltado... é bem capaz ainda que eles vão fazer como em outros acidentes jogar a culpa para uma unica pessoa e dizer que falha humana e tirar a culpa das costas da TAM... triste realidade :sm20:


Há uma fonte confiável sim, alias ta pela internet!

:)

Naum acho q sejam apenas acidentes, até pq poderia ter sido evitado se fosse do interesse, é óbvio!

;)

Maaas como tudo nessa sociedade há um jogo de interesses... Fica mais complicado!


Eu só queria saber quantos acidentes mais vão ter que acontecer até tomarem as devidas providências e acabar com essa pouca vergonha que está aí.

O Deputado Júlio Redecker Líder da minoria na câmara estava nesse avião, talvez agora com a morte de tantos e de uma pessoa que seja mais reconhecida seja feito algo a respeito, pelo jeito no brasil só assim mesmo pra tomarem as providencias... :sm20:

Fallen_x
18-07-2007, 12:44:05
imaginem a minha cara ao ver isso...quando ontem mesmo debaixo de uma chuva absurda eu tava pousando no aeroporto de campinas em um avião da tam^^

minha mçae fico mó :eek: quando viu^^
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
to bolado mano...

Bolovo
18-07-2007, 17:09:19
É um off rápido,mas ae bolovo,você ainda vai fazer algo militar?
E seu irmão é pioto ainda?
Carreira militar? Acho que não mais, vou fazer faculdade mesmo, depois eu estou pensando em entrar na PF (que precisa ter superior completo), pois lá há reconhecimento da instituição, bons salários, etc etc etc, mas é bem foda de entrar, por isso, estudar pacas

E quanto meu irmão, é piloto sim, mas sem emprego, agora que vai dar crise, sei lá onde vai chegar. E tá revoltadasso com o acidente, vão querer jogar a culpa nos pilotos e tudo mais, que não culpa alguma. Aquele papo do piloto fazer 'cavalo de pau' é dose, qualquer piloto sabe que é IMPOSSÍVEL (não se faz mesmo) fazer isso num aviões de 3 pontos (um trem de pouso dianteiro e dois traseiros), enfim. Muita coisa vai rolar ainda.

Enquanto isso...
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/d691edf6.jpg
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/fa61cf29.jpg
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/f477b766.jpg
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/9e35be92.jpg
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/2e28a80a.jpg
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/1a9e1a91.jpg
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/e7b6933b.jpg
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/ec451ecf.jpg
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/ff533939.jpg
http://i161.photobucket.com/albums/t227/lanceros/julho/8fe0796f.jpg

Realmente concordo contigo existe motivo demais pra ficar revoltado... é bem capaz ainda que eles vão fazer como em outros acidentes jogar a culpa para uma unica pessoa e dizer que falha humana e tirar a culpa das costas da TAM... triste realidade :sm20:
Joker, a TAM não tem sequer UM pingo de gota de culpa nesse acidente.

Ronca_Lapor
18-07-2007, 17:31:02
forbizon..
nao eh METANOL q vc tah falando nao?

anyway
tava acompanhando um pedaco aqui tb..
mtos corpos lah no estacionamento agora =/

eu nao tenho esperanca pro povo do aviao nao =/
phoda viu =/

http://www.madeinserbia.co.yu/photo/c147_p1169m.jpg

ehauHUEAHUheUHUAHUea


anyway, eh triste mesmo...

mais a tam ja tem uma grande quantidade de acidentes nas costas :)

eu recebi um e-mail 5 dias atras falando sobre os acidentes da TAM

e agora isso :uhu:

coisa do demonio

louistenebra
18-07-2007, 17:31:18
Sim, quem tem culpa é o aeroporto de congonhas..

Ouvi uns boatos que a pista estava sem Anti-Derrapantes...

Se eu fosse uam familia..juntava boa parte das outras familias e movia um processo contra o aeroprto


Mais por outro lado morreu tá morrido, não pode ficar desmorrido:(:D

-=|R.R.|=-
18-07-2007, 17:46:30
Tem muita merda do Gol 1907 envolvido no acidente de hoje. Incompetência da InfraZero. A pista reformulada de Congonhas foi inaugurada sexta, segunda (ontem) um ATR da Pantanal derrapou na pista e hoje deu o que deu com o A320 da TAM. A pista nem grooving tinha concluído, um lixo de pista. O avião deslizou igual um sabão até o depósito da TAM Express. Eu acho que a cabeça do Comandante da FAB, o Brigadeiro Saito (que é um cara fodasso demais) está em jogo, apesar da FAB ter praticamente NADA a ver com o acidente, é capaz dele se safar. Quero ver a Anarquia que comanda aquela corrupção de ANAC, InfraZero e etc caírem, e que a Marta vá Relaxar e Gozar na puta que te o pariu! Tô revoltado! Tem colega meu que poderia ter morrido hoje, pilotando...

exatamente!!!! :sm03: :sm03: :sm03:

Fenris Wolf
18-07-2007, 18:49:22
Eu só queria saber quantos acidentes mais vão ter que acontecer até tomarem as devidas providências e acabar com essa pouca vergonha que está aí.

Fazer alguma coisa?
Jura, né :rolleyes:

Eles estão ganhando os rios de dinheiro deles, sem o povo saber o nome dos responsáveis (99% do povo acha que isso é culpa, simplesmente, "do governo :eek:") ou sem ter qualquer meio de reinvindicar algo.

Relaxa, isso vai continuar como estão.
Aliás, não só relaxa, como goza e fuma um cigarrinho depois :sm03:

F0rbIz0n
18-07-2007, 18:50:07
Era pro time todo do gremio ter ido nesse voo, se eles tivessem toda a torcida do gremio agora emputessida queria ver no que isso ia dar...

Raybon
19-07-2007, 00:32:47
Pelo video que passou na globo hoje, deu pra ver que o avião pouso em alta velocidade, não tinha como frear naquela velocidae antes da pista acabar...

acho que a culpa foi do piloto mesmo :(

cachaceiro
19-07-2007, 01:16:21
Pelo video que passou na globo hoje, deu pra ver que o avião pouso em alta velocidade, não tinha como frear naquela velocidae antes da pista acabar...

acho que a culpa foi do piloto mesmo :(
Eu acho que o piloto não ia cometer um erro tão absurdo, tava rapido demais.
Ele pode ter esquecido de puxar o freio, ou esquecido de reduzir a potencia da turbina, mas se ele cometesse um erro infantil desses o copiloto ia notar. Deve ter sido falha no sistema de freios.

GueD'S
19-07-2007, 01:54:18
Estão dizendo que houve tentativa de arremeter pelas imagens desse vídeo, mas arremeter porque tbm? Pode ser pelos mesmos motivos que ele estava muito rápido, no final da na mesma, sem saber o que rolou não dá pra ter uma definição.

Joker.dc
19-07-2007, 02:53:49
Joker, a TAM não tem sequer UM pingo de gota de culpa nesse acidente.

Realmente viajei... e que ontem as noticias que eu tinha visto era só pela net, mas hj dei uma olhada na TV e algumas fontes mais seguras, e esse pessoal que começa criar spam sem mesmo saber de nada é foda cria muito boato, na próxima vou confirmar em fontes seguras..

Quero ver agora as providencias que eles vão tomar para que outros acidentes não aconteçam :sm20:

BatZ
19-07-2007, 23:05:04
bom, parece que o negócio tá enrolado mesmo!!!

no início até achei que pudesse ter alguma culpa da pista, mas tudo indica realmente que não (com exceção de algumas TVs sensacionalistas)! o que acontece é que, já ouvi de muitos entendidos no assunto que as tal "ranhuras" da pista até poderiam ajudar neste caso, mas nunca a ponto de ser determinante num caso desses... até porque, o que faz o avião parar de fato é a inversão do jato da turbina e não a roda que toca no chão, e ficou evidente que houve alguma falha nisso!!

o avião em nenhum momento consegue diminuir a velocidade ou dá a impressão de derrapar na pista, então tudo leva a crer mesmo numa falha no avião ou até alguma erro humano, embora o mais provável seja mesmo no computador que faz todo o controle deste modelo de avião, onde o piloto não tem o controle direto dos comandos do avião, mas sim deve passar tudo para um sistema informatizado!!

ainda devemos ter muito pano para a manga! vamos aguardar!

[]'s

Bellyx
19-07-2007, 23:12:13
Pô, as notícias que tive, deu a entender que o avião tinha dado umas falhas uns dias antes e talz... mas pô, sei lá de qualquer forma talvez poderia ter sido evitado!
Mas acidente é acidente né!

Ù.u


Fico pensando no pobre piloto, coitado!

Ó.o

bluR
19-07-2007, 23:30:53
sim
falaram q o reversor da turbina direita estava com problema..
e q nao teria perigo de voar desse jeito..
o manual garante isso
q ele pode voar com 2 reversores bugados..

bom..
foi oq o cara falou na tv pelo menos :sm25:
soh sei q phoda..

o pai de um kara q presta uns servicos lah pra empresa morreu nesse voo..
assim como um conhecido de um funcionario e um dos diretores de uma empresa cliente da onde o meu pai trabalha
ô mundinho pequeno :sm25:

Bellyx
19-07-2007, 23:36:36
sim
falaram q o reversor da turbina direita estava com problema..
e q nao teria perigo de voar desse jeito..
o manual garante isso
q ele pode voar com 2 reversores bugados..

bom..
foi oq o cara falou na tv pelo menos :sm25:
soh sei q phoda..

o pai de um kara q presta uns servicos lah pra empresa morreu nesse voo..
assim como um conhecido de um funcionario e um dos diretores de uma empresa cliente da onde o meu pai trabalha
ô mundinho pequeno :sm25:



Eita!

ó.ò


Olha, tenho mil conhecidos em Porto Alegre, mas até agora n recebi notícias de 1 algum conhecido estava dentro do avião, que bom né!


Ú.u

Soraia
20-07-2007, 02:23:47
Fiquei muito triste quando vi as notícias do acidente... É muito ruim ver tanta gente morrendo assim...E mais uma vez, ninguém sabe ao certo o que causou o acidente.
Agora estão falando que foi problema no reverso da turbina direita e que o mesmo avião já tinha tido problemas ao pousar em Congonhas mesmo. Ele chegou a pousar no limite da pista.
Também já ouvi dizer que a obra havia sido entregue incompleta, sem o chamado "grooving" (ranhuras que ajudam no escoamento da água) e que isso teria feito o avião derrapar.

O pior é ver tantas famílias sofrendo assim por um mal que poderia ser evitado... pra quem viu deve ter sido uma cena horrorosa....:(

F0rbIz0n
20-07-2007, 08:08:13
Vocês tão vendo o comunicado da tam que ta passando em horário nobre na globo? Eu não faria um comunicado desses pra um povo ignorante como o brasileiro...

Sobre o acidente, eu não entendo nada disso, mas a caixa preta não vai dizer a aceleração de cada turbina e se ela é compatível com um pouso desss?

GueD'S
20-07-2007, 09:56:32
Vocês tão vendo o comunicado da tam que ta passando em horário nobre na globo? Eu não faria um comunicado desses pra um povo ignorante como o brasileiro...

Sobre o acidente, eu não entendo nada disso, mas a caixa preta não vai dizer a aceleração de cada turbina e se ela é compatível com um pouso desss?
Qual o comentário? Não vi ainda...

20-07-2007, 13:06:51
Qual o comentário? Não vi ainda...

Que o aviao teve um problema tecnico dia 10, o reversor direito deu problema...

O cara da Tam disse que no manual do aviao, estava que nao tem problema funcionar sem esse reversor..durante 10 dias...

Mas vai saber..¬¬

Bolovo
20-07-2007, 19:30:40
Achei o texto de um piloto de A320 da TAM num fórum de simulador e tal, é meio em linguagem de avião, mas acho que dá para vocês entenderem!

Por Paulo Marcelo Soares, Cmte de A320 (postado no Forum FSIM-BR)

Olá Amigos:

Em primeiro lugar gostaria de agradecer a todas as manifestações de preocupação comigo, tanto no momento daquela noite trágica, quanto nos dias seguintes. Agradeço de coração a todos. Informo também que estou bem, porém, bastante abalado, triste, indignado com o sacrifício inútil de 200 vidas.
No momento do acidente eu estava em Buenos Aires. Havia voado o PR-MBK na noite do dia 15 para o dia 16. Sim, o reversor do motor numero 2 estava inoperante, mas como eu já disse dezenas de vezes aqui na lista, quem para avião é FREIO, é o atrito do pneu na pista, e não reversor. Falarei mais sobre isso daqui a pouco. Na noite do dia 16, eu pousei em CGH. Não havia chuva, mas a pista estava bastante molhada. Estava com 90 pax no meu avião. Toquei na marca de 500, o avião aquaplanou e eu tomei susto. Um dos maiores sustos em meus 17 anos de aviação profissional.
Eu gostaria muito, na verdade eu daria tudo para ter no meu jump seat os (ir)responsáveis por esta crise que se arrasta há meses. Queria que eles vissem o anti-skid trabalhando, a aeronave escorregando para a lateral da pista. Queria que eles vissem as luzes da cabeceira oposta chegando rapidamente, e nós lá, sem poder fazer nada.
Queria que eles sentissem a tremedeira que eu e meu copiloto sentimos quando livramos a pista lá na taxiway “E” (a última). E, acima de tudo,
QUERIA QUE ELES TIVESSEM A CARA DE PAU DE DIZER QUE A PISTA DE CONGONHAS NÃO TEM PROBLEMAS!!!!!!
Não varei a pista naquela noite por sorte. Não foi por habilidade, foi pura e simples SORTE.
Sorte que meus colegas no MBK não tiveram.
Eu não sou pai de santo, mas esta tragédia já era prevista há MUITO tempo, e eu escrevi aqui na lista por mais de uma vez. Agora que mais 200 pessoas morreram, será que vai acontecer alguma mudança? Claro que não!
Mas vamos aos fatos e aos comentários sobre a montanha de especulações que naturalmente apareceram nos últimos dias. Agora até arremetida é motivo de 1ª página nos sites. Aliás, belíssima arremetida daquele F-100...
Não vou especular sobre as causas do acidente.
Estas especulações todas não levam a nada, só aumentam a desinformação e prejudicam a todos que trabalham na aviação. Tudo o que eu pude saber do acidente foi através da internet e de noticiários da TV. Ou seja, a credibilidade destas informações é próxima de zero. Só saberemos as prováveis (na verdade o conjunto de) causas após a análise do CVR/FDR. O que eu posso dizer aqui é:
1- Distância de parada
Vamos considerar as condições abaixo:
Elevação da Pista = 2600 ft
Peso de pouso = 66 toneladas (4 toneladas superior ao do avião acidentado e 1.5 ton acima do Max Landing Weight)
Pista contaminada com 6.3 mm de água (muito mais do que declarado pela twr)
Zero componente de vento de proa (havia uma pequena componente de proa, mas vamos desconsiderar)
Ambos os reversos INOPERANTES
A distância de pouso de um A-320 nestas condições seria de 1841 metros, sendo que a pista 35L de CGH tem 1940 metros, embora a LDA para a pista 35 seja de 1880m. Notem que esta distância de pouso assume o cruzamento da cabeceira a 50 ft, toque na marca de 1000 ft e parada total da aeronave. Como “bônus” o toque ocorreu um pouco antes da marca de 1000 ft segundo as filmagens e 1 reversor foi utilizado. Além disso a aeronave estava com 62.7 toneladas. Neste peso a aeronave precisaria de 1729 metros até sua parada total, sem usar reversores.
A operação com 1 reversor inoperante em pistas molhadas/contaminadas é normal e prevista, mesmo porque nas análises de pouso o reverso nunca é considerado. Não existe uma grande assimetria direcional, desde é claro, que vc tenha uma boa aderência da aeronave na pista. E de fato, pela filmagem pode-se ver que a aeronave manteve o eixo até o terço final da pista eixo até o terço final da pista, que é uma área bastante emborrachada e ainda mais escorregadia que a parte central.
A velocidade de aquaplanagem é função da pressão dos pneus, e para o A-320 é considerado que abaixo de 115 Kt não deveria haver aquaplanagem. Mas em uma pista coberta por uma lâmina de água e sem drenagem eficiente, a aquaplanagem pode acontecer a velocidades baixíssimas. Já tivemos casos de aeronaves que não tiveram o que chamamos de “cornering effect” ou seja, a capacidade do trem de nariz de mudar a direção da aeronave, a velocidades tão baixas quanto 20 kt. Tanto que o manual recomenda não tentar qualquer curva abaixo de 10 Kt em pistas escorregadias.
Pelo que vimos aqui, a aeronave tinha performance para parar com segurança na pista naquele dia.
Mas todos nós vimos os trágicos resultados. Ta mais do que óbvio que a pista de CGH apresenta problemas. Foram 4 derrapagens e um acidente fatal, sem contar os inúmeros sustos que por sorte não viraram tragédia.
O problema é que a torre não informa nem o tipo de contaminação, nem o braking action, que poderia dar uma informação mais precisa. Pior, a pista apresenta contaminação irregular, ou seja, alguns pontos tem frenagem melhor do que outros.
2- Vídeos do acidente
A comparação que fizeram das velocidades da aeronave que precedeu o pouso do MBK e dele próprio é no mínimo ridícula! Quando pousamos nestas condições, procuramos parar a aeronave o mais rápido possível. Não se sabe o peso que estava o A-320 que o precedeu, e se ele aquaplanou ou não (certamente não). Se vc não aquaplanar, dá para se parar o A-320 em pouco mais da metade da pista, ou seja, vc vai estar em velocidade de táxi um pouco depois da interseção central (onde mostra a outra câmera). E vai taxiar até a interseção “F” a no máaaaximo 20 kt para não correr o risco de derrapar ao tentar livrar a pista. Note que o piloto da aeronave precedente já estava com os reversos fechados, ou seja, já estava em vel de táxi. O MBK passou bem mais rápido? Claro, mas simplesmente porque não tinha frenagem. Pelo que eu vi dos vídeos o reverso do motor 1 estava funcionando sim.
3- Automatismo da aeronave:
Outra afirmação ridícula de gente que nunca nem entrou em um jato comercial, quanto mais em um Airbus! Já disse e repito. A única coisa que não dá para se fazer em um Airbus é estolar a aeronave e/u coloca-la em atitude anormal. O resto é igual a um avião convencional. No solo então, ele é um avião como qualquer outro... Os entendidos de plantão já se animaram a procurar no sistema de controles FBW a causa para o
acidente. Estranho. Todas as outras aeronaves que derraparam em CGH NÃO eram FBW... O 737-300 que varou a pista em POA não era FBW, o MD-11 que varou a pista em NAT NÃO era FBW. O Boeing 737-700 que varou a pista em NVT NÃO era FBW... Estes 3 exemplos só não resultaram em tragédias porque a pista não era CGH... Então este papo de que se fosse outra aeronave não teria acontecido, não cola.
Amigos. Esta tragédia pode vir a ter várias causas e fatores contribuintes, só saberemos a verdade daqui a alguns meses. Eu espero que o (des)governo finalmente acorde e tenha um pingo de seriedade para com o setor aéreo. Espero que estas mortes, bem como as do vôo 1907 não tenham sido em vão. O momento agora é de profundo luto.
Queria ter mandado uma msg antes, mas estou no meio de uma programação bem puxada. Devo tentar postar algo mais detalhado nos próximos dias. Um grande abraço a todos!

bluR
20-07-2007, 22:37:13
opa
valeu ae bolovo!
mto bom o posto do Paulo!

mais informacao, "direto da fonte", sem passar por uma midia que quer fazer (des)informacao soh pq um cara do governo mandou uma "certa" emissora se phuder :D

F0rbIz0n
21-07-2007, 13:22:06
Que o aviao teve um problema tecnico dia 10, o reversor direito deu problema...

O cara da Tam disse que no manual do aviao, estava que nao tem problema funcionar sem esse reversor..durante 10 dias...

Mas vai saber..¬¬
Nada disso....



Não sei se ainda ta, mas tinha um comunicado da TAM com um texto passando e um narrador lendo que ela sentia muito pelas vitimas, etc e tal, e que não eram pra procurar culpados antes das investigações terem sido colcuidas, etc etc...

Dr.Teflon
21-07-2007, 14:51:50
Show de bola o texto bolovo, nem sabia q tu curta tanto assim aviação, realmente falar q é reverso q para avião no mínimo é ignorância, reverso pode até dar uma ajudinha


Eu vi as fotos do acidente (não as que sairam no jornal se é q vcs me entendem), cara, :( forte demais

Fenris Wolf
21-07-2007, 15:23:40
Eu tava conversando com o meu pai e ele disse algo +- que o foda desse aeroporto é que todos têm, no final da pista, uma parte livre pro avião andar mais um pouco, caso dê algum problema (não lembro como ele chamou isso), que seria decisivo nesse acidente da tam, mas que congonhas não tem. Ele tem uma elevação de uns 10m e a pista acaba nesse "precipício" que vai dar direto nos prédios de SP.

Vai ver se tivesse a tal área de segurança não teria acontecido isso...

21-07-2007, 15:23:51
Nada disso....



Não sei se ainda ta, mas tinha um comunicado da TAM com um texto passando e um narrador lendo que ela sentia muito pelas vitimas, etc e tal, e que não eram pra procurar culpados antes das investigações terem sido colcuidas, etc etc...

Nem vi isso..

louistenebra
21-07-2007, 15:31:25
Eu tava conversando com o meu pai e ele disse algo +- que o foda desse aeroporto é que todos têm, no final da pista, uma parte livre pro avião andar mais um pouco, caso dê algum problema (não lembro como ele chamou isso), que seria decisivo nesse acidente da tam, mas que congonhas não tem. Ele tem uma elevação de uns 10m e a pista acaba nesse "precipício" que vai dar direto nos prédios de SP.

Vai ver se tivesse a tal área de segurança não teria acontecido isso...

Aki em SSA tbm tem isso da pista paralela..

Dr.Teflon
21-07-2007, 20:41:40
Eu tava conversando com o meu pai e ele disse algo +- que o foda desse aeroporto é que todos têm, no final da pista, uma parte livre pro avião andar mais um pouco, caso dê algum problema (não lembro como ele chamou isso), que seria decisivo nesse acidente da tam, mas que congonhas não tem. Ele tem uma elevação de uns 10m e a pista acaba nesse "precipício" que vai dar direto nos prédios de SP.

Vai ver se tivesse a tal área de segurança não teria acontecido isso...

A pista de congonhas é MINUSCULA (só deve perder pra pista do santos dumont, q é menor ainda !!!!)

e tem um precipício sim, que vai dar na av, se tem uns m a mais, eu NUNCA vi, aquele aeroporto é horrível.

Eu fiz um pouso de emergencia uma vez, pneu dianteiro estorou, um 737-400, no aeroporto internacional de SP, meu, quando o avião aterrisou, a gente VAROU a pista, fomos parar um pouco depois da última entrada pra taxiar, em cumbica, pior não foi isso, pior q a gente fez escala em recife, qdo a gente pego o outro avião pra fortaleza, OIHeaoieh ERA O MESMO q tinha estourado o pneu dianteiro!

se isso tivesse ocorrido em congonhas, com ctza não tava aqui pra contar a história, provavelmente ia ta no prédio da Tam Express junto com a tchurma

Bolovo
21-07-2007, 21:46:18
Show de bola o texto bolovo, nem sabia q tu curta tanto assim aviação, realmente falar q é reverso q para avião no mínimo é ignorância, reverso pode até dar uma ajudinha
Meu pai é viciado em avião e isso foi pro meu irmão mais velho, que é piloto comercial (ainda desempregrado aeuhia). Eu só gosto, acho legal e TALZ.

Eu vi as fotos do acidente (não as que sairam no jornal se é q vcs me entendem), cara, :( forte demais
Eu também! :(

Eu tava conversando com o meu pai e ele disse algo +- que o foda desse aeroporto é que todos têm, no final da pista, uma parte livre pro avião andar mais um pouco, caso dê algum problema (não lembro como ele chamou isso), que seria decisivo nesse acidente da tam, mas que congonhas não tem. Ele tem uma elevação de uns 10m e a pista acaba nesse "precipício" que vai dar direto nos prédios de SP.

Vai ver se tivesse a tal área de segurança não teria acontecido isso...
Área de escape? Aqui em São José dos Campos, a pista tem uns 2900 metros (a de Congonhas é 1km menor), um avião quando decola tem uns 1000 e poucos metros pra pousar ainda, em caso de pane, qualquer avião pousa com segurança. Em Congonhas qualquer merda dá desastre, como aconteceu com o F-100 da TAM em 1996 e com o A320 da mesma empresa agora pouco. Congonhas é um Porta-Aviões no meio de São Paulo, as casas ao redor é o mar.

Congonhas tem poucas soluções, a mais viável e que parece que será a feita é a proibição de võos charter, escalas e conexões para lá, isso tudo iria para Guarulhos (que é uma merda de aeroporto) e Viracopos. Vôos de ponte aérea Rio-SP podem operar tranquilamente, porque voam com MUITO menos combustível do que SP-POA, por exemplo. E võos regionais também, que são feitos por aviões menores, não jatos, mas sim turbohélices. O número de vôos por hora não é problema, no Aeroporto de London City, que tem 400 metros a menos do que Congonhas, é operado mais ou menos do jeito que citei que será. E começaria a construção imediata de um trem-bala Viracopos(Campinas)-Judiai-SP e outro Guarulhos-São José dos Campos (que seria só seguir a rota da Dutra), que mais tarde poderia ser o tal trem-bala SP-RJ. Porra, até no aeroporto da LEGO tem trem-bala e de São Paulo não tem?!

A coisa mais bizarra que eu conseguir imaginar é uma ampliação de uns 1km na pista de Congonhas, mas é bizarra mesmo, precisaria parar um bom tempo o aeroporto, desapropriar várias casas, mas bem, séria mais ou menos como fizeram no Aeroporto de Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. Lá foi feito uma espécie de 'ponte', passando sobre a rua que vai ao aeroporto, com vários pilares de sustentação. Em imagem é mais fácil de explicar.

Construção...
http://matematica2.no.sapo.pt/segadaes/aerofu.jpg

http://www.pelicano.com.pt/z_funchal2a.jpg (perceba a rua passando por baixo da pista)

http://baixaki.ig.com.br/imagens/wpapers/BXK16358_pilares-do-aeroporto-funchal-dscn6141800.jpg (as vigas)


Faria essa tal ponte sobre a avenida Washington Luís. O legal é que a empresa que fez isso em Funchal é brasileira.

Mas não pensem que é só em Congonhas isso. A infraestrutura aeroportuária brasileira no geral é um lixo. Acho que as únicas pistas do Brasil que se salvam é a de Manaus, Brasília, Viracopos e Galeão (Tom Jobim no Rio). O resto é uma porcaria completa, até Guarulhos, que é ultrapassado, que opera com ILS categoria 2 (pouso por instrumento), sendo que é necessário um ILS cat 3, onde seria possivel pouso com visibilidade ZERO (é legal pacas ver no Youtube essas coisas). Aqui em São José dos Campos tem um plano de ampliação que sai NUNCA, já tem todo o 'esqueleto' da obra pronto, mas nada começa. A pista de Curitiba é um sabão, sendo que as vezes, tem certos aviões que dependendo da configuração pousam em Congonhas mas não em Curitiba!!! Aeroporto de Ilhéus, Navegantes, enfim, outras porcarias. Exemplos não faltam. Tem chão de granito, e tal os terminais, parecem shoppings, mas não tem a merda dum asfalto bom na pista. É bizarro! Muita coisa tem que melhorar!

22-07-2007, 00:18:21
Em congonhas...quando da merda...

O céu é o limite...ou melhor, os predios ali do lado...

O aeroporto é completamente cercado por casas..

Nao li o post do bolovo por completo...mas imagina se colocam um trem bala no brasil...q merda será que ia dar???

¬¬

Dr.Teflon
22-07-2007, 00:26:25
Em congonhas...quando da merda...

O céu é o limite...ou melhor, os predios ali do lado...

O aeroporto é completamente cercado por casas..

Nao li o post do bolovo por completo...mas imagina se colocam um trem bala no brasil...q merda será que ia dar???

¬¬

m8 eu axo q daria menos merda do q avião


falando nisso, meu padrasto foi pros eua hj.

o vôo dele era 22;40, qdo ele chegou lá ele viu q foi atrasado pras 00:50

Oo ele embarcou num 20h

não me pergunte como aoehaoiehaoieh

agorasim™
22-07-2007, 02:31:51
Em congonhas...quando da merda...

O céu é o limite...ou melhor, os predios ali do lado...

O aeroporto é completamente cercado por casas..

Nao li o post do bolovo por completo...mas imagina se colocam um trem bala no brasil...q merda será que ia dar???

¬¬
cerca de 1 mês atras, vi na uol uma reportagem falando.....do projeto para o trem bala ligando sampa a Sin City ops digo City maravilhosa.....mas dúvido muito q algo do genero torne-se real, a tempo em que meus olhos venha ah ver :(:sm47:

GENERAL
22-07-2007, 13:51:29
serca de 1 mês atras, vi na uol uma reportagem falando.....do projeto para o trem bala liguando sampa a Sin City ops digo City maravilhosa.....mas dúvido muito q algo do genero torne-se real, a tempo em que meus olhos venha ah ver :(:sm47:

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAH :sm03:

GueD'S
22-07-2007, 14:40:33
mas imagina se colocam um trem bala no brasil...q merda será que ia dar???

¬¬


Ia nascer com o nome de Trem Bala Perdida :sm25:

F0rbIz0n
22-07-2007, 14:48:36
Ia nascer com o nome de Trem Bala Perdida :sm25:
O_o UHAuhaUHAUHaUHAUHAUHUAH

22-07-2007, 16:38:30
Ia nascer com o nome de Trem Bala Perdida :sm25:

:sm25:

auheuiheaihaehiae

Bolovo
22-07-2007, 20:18:41
AEHAEHAE boa guedão :D

Mas trens são bizarramente mais fáceis e baratos de manter do que rodovias ou aeroportos. O melhor ainda são as hidrovias, depois as ferrovias, sendo que esses são os que menos se usam no país.

23-07-2007, 12:54:41
AEHAEHAE boa guedão :D

Mas trens são bizarramente mais fáceis e baratos de manter do que rodovias ou aeroportos. O melhor ainda são as hidrovias, depois as ferrovias, sendo que esses são os que menos se usam no país.

Baratos e fáceis??

Só se for fora do Brasil...

Oric
01-08-2007, 18:26:52
realmnte uam tragédia q pdoeria ser evitada se a cfise aérea nao fosse mais uma escrotisse da bosta q eh o brasil, se o piloto tivesse lembrado de acertar o manete como ja foi confirmado pela veja e se houvesse uma área de escape, q nos EUA, ja evitou cerca de 17 acidentes como esse....
além disso, pista molhada e o aeroporto no meio da cidade e eu digo, o problema nao é o aeroporto, sao os idiota q consetruiram a cidade ao redor dele, já q ele veio antes de toda a urbanização, agora vao provavelmente fzer outro e demolí-lo....
e claro, uam ferrovia q ligasse nao soh os aeroportos a cidade, mas tambem um grande projeto q lgiasse a maioria ou todas as capitais umas as outras por trem, nao necessariamente trem bala, iria ajduar bastante, nao soh comercialmente falando, mas ajudaria no transpoorte nacional dos brasileiros

Bolovo
03-08-2007, 16:15:18
Olha uma solução fantástica para ampliação de pistas... É o aeroporto de Gibraltar, na Espanha. As pistas de pouso e decolagem cruzam uma avenida...

http://i175.photobucket.com/albums/w145/penatoledo/aeropgibralt581455.jpg


Agora com semáforo fechado, para passagem de avião...

http://i175.photobucket.com/albums/w145/penatoledo/aeropgibral581453.jpg


legal, né? :D

GueD'S
03-08-2007, 19:44:32
Nuss, fodão isso ae heim :) :sm03: