PDA

View Full Version : Qual o seu favorito jogo de cartas?



Drogastv
17-08-2007, 10:50:55
Para mim o melhor jogo de cartas e concerteza Magic The Gathering! Porque tipo pelos os monstros que tem, os diversos tipos de monstros que existem, as historias das várias ediçao e n sei que... eu acho que isso torna Magic o melhor jogo de cartas do mundo! =P E para vcs kual é?

MacLogan
17-08-2007, 11:52:02
Com certeza truco :D

mas jogo poker com uns amigos de vez em quando (apostando claro)

Jagged
17-08-2007, 12:18:48
Como todo bom ex-universitário, sueca.

Onichi
17-08-2007, 12:25:50
Texas Hold'em, mas gosto um pouco de Omaha e Five-Draw Poker.

GueD'S
17-08-2007, 12:40:03
Como todo bom ex-universitário, sueca.
Cueca? :D

Nunca ouvi falar desse jogo,sueca, é truco com outro nome? :confused:

Gosto de truco e de um bom mexe-mexe (Buraco paraguaio) :D

Ryu
17-08-2007, 13:06:01
Assim como meu miguxuuuuu Jagged, oi querida :sm44:, eu me amarro em Sueca. Assim como também gosto de jogar Buraco e Poker, embora com o Poker pouquíssimas pessoas aqui no Brasil saibam jogar.

:D

17-08-2007, 13:25:37
WTF is Sueca???

Truco rula tudo!!!

MacLogan
17-08-2007, 13:38:07
esse sueca deve ser no mínimo gostosa :sm25:

Jagged
17-08-2007, 14:07:11
Cueca? :D

Nunca ouvi falar desse jogo,sueca, é truco com outro nome? :confused:


WTF is Sueca???


esse sueca deve ser no mínimo gostosa :sm25:

Não tô acreditando que nenhum dos 3 conheça sueca!!! Hereges de uma figa!!! Queimem na fogueira!!!

lol procura no wikipedia aí que deve ter :D

gogorgoll
17-08-2007, 14:13:22
o que eu mais jogo atualmente é FREECELL hauhauhaua

mas super trunfo rulou muito

o foda de magic é a ganancia da wizards em lançar 3 coleções por ano mais a coleção básica...

King of Moria
17-08-2007, 14:55:30
se o assunto é magic falem com o karl... se alguma vez vc precisar cagar na casa dele possivelmente vc achará cartas pra limpar a bunda ao inves de papel higienico... o cara tem cartas na casa inteira :sm25:


anyway.. eu gosto de truco e poker^^

Onichi
17-08-2007, 16:30:46
Aliás, podiam especificar qual a modalidade de Poker? Conheço pouca gente aqui no Brasil que joga Omaha, e Five-Draw tá sumindo das casinhas de jogos. Hold'em tá dominando o mundo =| Todo lugar que eu vou é a n00bada apostando flush draw com 72off z0mg :sm25:
Ultimamente não tenho jogado, mas cheguei a fazer uma boa grana com os patos aqui da cidade ~~

Ryu
17-08-2007, 16:48:50
Aliás, podiam especificar qual a modalidade de Poker?

Eu sei jogar a Texas Hold'em.

:D

Skillo
17-08-2007, 17:13:22
poker texas hold'em
poker q eu eskeci o nome
truco
buraco
mexe-mexe
caxeta
pif
bisca
21
acho q só

e wtf is sueca?

maxMODE ®
17-08-2007, 17:44:23
Uno!

louistenebra
17-08-2007, 17:49:53
asuhsauhusa

Jogo Poker Texas Hold'em
Copas
Espadas
Buraco
Truco

Ganho um dinheirinho bom no poker..^^

Drogastv
17-08-2007, 21:22:10
Sueca da apra jogar a 2 e a 4 vc tem cartas na mao! LOOL Boa dizem vcs! E tipo existe um trunfo e no final kem tiver mais pontos ke rum ker os dois no caso de ser 2 contra 2 ganha! Epah meio confuso mas da para perceber! xD


o que eu mais jogo atualmente é FREECELL hauhauhaua

mas super trunfo rulou muito

o foda de magic é a ganancia da wizards em lançar 3 coleções por ano mais a coleção básica...

Pois Gogorgoll mas e cm tudo na vida agr a malta so ker e ganhar dinheiro! LOL Mas msm com essas coleçoes n deixa de ser bacano! E jogo de cartas tmb gosto de sueca ja agr sou alta viciado =P havia um site de sueca online que eu jogava knd era mais novo, alguem conhece algum?

bluR
17-08-2007, 21:37:31
nao gosto de jogo de cartas -_-
nao sou o unico neh?
aehaoehoa

Snap
17-08-2007, 22:24:51
Truco.
Tem um poker que eu jogo, que se vira 3 cartas na mesa, depois a 4ª depois a 5ª, mas não lembro o nome.

CARTEIRO
17-08-2007, 22:48:03
Gosto de canastra... só

Lucasreis300
18-08-2007, 01:32:12
Poker e Sueca !

agorasim™
18-08-2007, 09:42:39
Truco.
Tem um poker que eu jogo, que se vira 3 cartas na mesa, depois a 4ª depois a 5ª, mas não lembro o nome.
aquele que ate um tempo desse passava...todas as madrugadas de domingo no SBT? tbm naumsei o nome nem jogar...mais naum perdia uma noite achava da hora...nem sei se passa mais:(
Meu game de cartas preferido é o truco com ctz......já cheguei ganhar torneio de truco na net hueeeeeeeeeeee:D
tbm ccurto piff, 21...e outros q agora naum me lembro:o

Onichi
18-08-2007, 12:02:32
Esse do Snap pode ser Omaha ou Hold'em, embora eu tenha certeza absoluta de que é Hold'em : p
Não só o SBT passava o WPT (com uma tradução horrenda) como a ESPN ainda passa algumas etapas do WSOP. O ruim é que cortam todos os dialogos na mesa, tira todo o clima... Vale muito mais a pena ver a transmissão em inglês :<

Skillo
18-08-2007, 15:29:18
Truco.
Tem um poker que eu jogo, que se vira 3 cartas na mesa, depois a 4ª depois a 5ª, mas não lembro o nome.

hold'em, mas tem variações dentro do hold'em... tipo com limites de apostas, sem limites ou limitadas em função do montante na mesa... pelo q me lembro é isso msm...

as cartas q descem são assim: descem três q formam o flop... dpois desce a quarta q é o turn e por fim a quinta q é o river...

Onichi
18-08-2007, 16:08:29
Limit, No-Limit e Pot-Limit.
E o fato de ter flop, turn e river não caracteriza o Hold'em. Omaha também tem, só que ao invés de receber 2 cartas, os jogadores recebem 4. Anw, Hold'em > Omaha. Um que eu esqueci de falar que gosto é 7-Card Stud, mas ninguém joga aqui nas redondezas, e on-line a maioria é gurizada que entra nas mesas só pra saber como é. Assim fica foda aprimorar o jogo e tentar ganhar uma grana u_u

Skillo
18-08-2007, 19:43:14
Limit, No-Limit e Pot-Limit.
E o fato de ter flop, turn e river não caracteriza o Hold'em. Omaha também tem, só que ao invés de receber 2 cartas, os jogadores recebem 4. Anw, Hold'em > Omaha. Um que eu esqueci de falar que gosto é 7-Card Stud, mas ninguém joga aqui nas redondezas, e on-line a maioria é gurizada que entra nas mesas só pra saber como é. Assim fica foda aprimorar o jogo e tentar ganhar uma grana u_u

eu citei q tem variações no hold'em... :rolleyes:






lembrei de um jogo q jogava bastante quando era mais novo...agente chamava de oi do cu ou de presidente e cuzão...algo assim eheauoheo era massa!!! :sm03:

Onichi
18-08-2007, 20:50:37
Omaha não é variação de Hold'em, é outro jogo, outro nome, outras variações lol
Discussão pointless, anw.

c0m4nch3
18-08-2007, 21:16:28
eu jogo mto truco na faculdade. Tambem gosto de jogar poker

alias, tambem nao conheco sueca heuheu

Jagged
19-08-2007, 00:00:25
Meu Deus, não é possível que vcs não conheçam sueca!!! Será que só no Rio se joga isso???

Skillo
19-08-2007, 00:31:58
Meu Deus, não é possível que vcs não conheçam sueca!!! Será que só no Rio se joga isso???

fala logo oq é! :mad:

Jagged
19-08-2007, 00:50:09
fala logo oq é! :mad:

Sueca é um jogo de cartas bastante popular em Portugal mas também nas ex-colónias como no Brasil e na Angola.

Arrumação

Para jogar, são necessários quatro jogadores, divididos em duplas, sentados à volta da mesa, de modo que cada dupla fique a frente uma para a outra.

O baralho de sueca não contém as cartas "8", "9" e "10" (da mesma forma que o truco).

Cada jogador deverá receber 10 (dez) cartas, de modo que o baralho todo seja usado. É importante frisar que o embaralhar, cortar e distribuir das cartas segue uma ordem rígida e específica, de modo que qualquer irregularidade (intencional ou não) neste processo resultará em penalidade para a dupla infratora.

Supondo uma mesa composta (no sentido horário) por A, B, C e D, onde A e C formam uma dupla, e B e D outra: A embaralha, C corta, B distribui e D começa. A cada rodada do jogo, a "mão" roda para a esquerda, fazendo então com que B embaralhe, D corte, C distribua e A comece. (Em Portugal a "mão" roda para a direita).

O jogador que for o distribuidor de cartas poderá escolher se distribuirá as cartas começando por si, ou se será o último a receber. Se escolher ser o último, começará distribuindo as cartas para sua esquerda, e seguirá a ordem; (Em Portugal a ordem é a inversa). Sua última carta deve então ser virada para que todos possam ver, e o naipe desta carta determina o naipe do trunfo. Caso escolha começar por si, a carta do trunfo deverá ser a primeira a ser virada do monte.

Caso o jogador que vá iniciar a partida tenha menos do que 10 pontos em sua mão, pode pedir para que as cartas sejam redistribuídas. O mesmo vale para os demais jogadores, desde que tenham menos do que 5 pontos na mão (Esta regra não é aplicada em Portugal, onde o jogador terá que jogar com as cartas que lhe couberem em sorte).

Regras do Jogo

Lembra-se que a sueca, diferentemente do truco é um jogo "calado"; parceiros não podem conversar entre si em nenhuma hipótese, sob pena de cancelar a rodada actual e iniciar outra. De nenhuma maneira é permitido que os parceiros mostrem suas cartas um para o outro, mas não há problema em mostrar suas cartas para o jogador seguinte se alguém assim o desejar (apesar da desvantagem estratégica).

O jogador determinado deve então iniciar o jogo colocando uma de suas cartas sobre a mesa. Esta carta define o naipe da puxada (naipe que todos os jogadores deverão seguir). Quando todos os jogadores tiverem colocado suas cartas na mesa, aquele que colocou a carta mais alta "ganha" aquela vaza (nome que se dá a uma rodada de quatro cartas, da mesma forma que no jogo King).

A cada vaza ganha, as cartas são viradas com seus valores para baixo (apenas depois que todos os jogadores possam ver que cartas foram jogadas) e guardadas em uma pilha separada por um dos membros da dupla que a ganhou. O jogador que colocou a carta mais alta então deve voltar o jogo, ou seja, colocar uma nova carta na mesa definindo uma nova puxada.

Não é permitido olhar que cartas já foram jogadas em cada monte de cartas usadas, mesmo que o interessado tenha ganho aquela vaza anteriormente. Única exceção se abre para a vaza recém-jogada, desde que não se tenham colocado novas cartas na mesa.

Em determinado momento do jogo, se um jogador não possuir o naipe da puxada, ele pode colocar uma carta de qualquer naipe na vaza. Se a carta que o jogador escolher for do naipe do trunfo, então o jogo está cortado, e irá para este jogador, a não ser que seu adversário corte mais alto, colocando uma outra carta de trunfo superior à primeira.

Nota-se no entanto que: a)Todos os jogadores que ainda puderem, deverão obrigatoriamente seguir o naipe da puxada, independentemente do jogo ter sido cortado ou não b)Se uma dupla desconfiar que seus adversários quebraram a regra "a", podem acusar renúncia por parte dos adversários.

Ao invocar o item "b", os acusadores podem rever vazas anteriores, na tentativa de provar que os adversários renunciaram. Se for comprovada a renúncia, os acusadores ganham o jogo automaticamente (4 pontos). No entanto, se a acusação não comprovar a renúncia, os acusadores serão punidos (a punição varia de região para região, sendo sempre uma regra local, que pode variar da perda de um ponto para a derrota).

Valores das Cartas e Contagem de Pontos

As cartas na sueca seguem uma hierarquia, e cada carta tem um valor associado à ela, que será contado no final de cada rodada (grupo de 10 vazas).

* "A"(ÁS) - 11 pontos;
* "7"(Manilha) - 10 pontos;
* "K"(Rei) - 4 pontos;
* "J"(Valete) - 3 pontos;
* "Q"(Dama) - 2 pontos;
* "6", "5", "4", "3" e "2" possuem seu valor de face, mas não contam pontos ao final da rodada.

Lembra-se que o trunfo, por menor que seja, é maior que qualquer carta de outro naipe. Então conclui-se que numa vaza que contenha as cartas A de ouros, 7 de ouros, K de ouros e 2 de copas, se a puxada for ouros e o trunfo copas, o 2 de copas é a carta mais alta.

No total das 40 cartas, existem 120 pontos. Portanto, ao final das 10 vazas, cada dupla deverá contar quantos pontos obteve nas vazas em que foi vencedora, e aquela que obtiver 61 pontos ou mais terá ganho a rodada e portanto 1 ponto, pois obrigatoriamente terá mais pontos que o adversário.

Importante notar que o número de vazas ganhas não necessariamente tem relação com o número de pontos ganhos, pois uma vaza com as cartas 6, 5, 4, 3 e 2 não deu ponto nenhum para a dupla que a ganhou, por exemplo.

Se a dupla vencedora fez mais do que 90 pontos, o valor da vitória é de 2 pontos. Um placar de 90-30 ainda é considerado uma vitória de 1 ponto.

Se a dupla vencedora obtiver todos os 120 pontos, terá aplicado uma humilhante bandeira em seus adversários, e terá a vitória da partida automaticamente. Em algumas regiões, para que a bandeira seja caracterizada, é necessário que uma dupla vença todas as vazas, e não apenas todos os pontos.

Ao se configurar um empate em uma rodada (60-60), a próxima rodada valerá um ponto a mais do que o normal (Esta regra não é aplicável em todos os lugares, sendo o jogo pura e simplesmente anulado).

Bandeira é o nome dado à uma vitória por 4-0, mas so de uma vez.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sueca

MacLogan
19-08-2007, 04:35:54
lembrei de um jogo q jogava bastante quando era mais novo...agente chamava de oi do cu ou de presidente e cuzão...algo assim eheauoheo era massa!!! :sm03:

hahaha esse jogo rula

presidente vice-presidente cu e vice-cu :sm03:


mas duvido q qualque outro jogo se equipare ao truco :o

Skillo
19-08-2007, 05:19:16
Sueca é um jogo de cartas bastante popular em Portugal mas também nas ex-colónias como no Brasil e na Angola.

Arrumação

Para jogar, são necessários quatro jogadores, divididos em duplas, sentados à volta da mesa, de modo que cada dupla fique a frente uma para a outra.

O baralho de sueca não contém as cartas "8", "9" e "10" (da mesma forma que o truco).

Cada jogador deverá receber 10 (dez) cartas, de modo que o baralho todo seja usado. É importante frisar que o embaralhar, cortar e distribuir das cartas segue uma ordem rígida e específica, de modo que qualquer irregularidade (intencional ou não) neste processo resultará em penalidade para a dupla infratora.

Supondo uma mesa composta (no sentido horário) por A, B, C e D, onde A e C formam uma dupla, e B e D outra: A embaralha, C corta, B distribui e D começa. A cada rodada do jogo, a "mão" roda para a esquerda, fazendo então com que B embaralhe, D corte, C distribua e A comece. (Em Portugal a "mão" roda para a direita).

O jogador que for o distribuidor de cartas poderá escolher se distribuirá as cartas começando por si, ou se será o último a receber. Se escolher ser o último, começará distribuindo as cartas para sua esquerda, e seguirá a ordem; (Em Portugal a ordem é a inversa). Sua última carta deve então ser virada para que todos possam ver, e o naipe desta carta determina o naipe do trunfo. Caso escolha começar por si, a carta do trunfo deverá ser a primeira a ser virada do monte.

Caso o jogador que vá iniciar a partida tenha menos do que 10 pontos em sua mão, pode pedir para que as cartas sejam redistribuídas. O mesmo vale para os demais jogadores, desde que tenham menos do que 5 pontos na mão (Esta regra não é aplicada em Portugal, onde o jogador terá que jogar com as cartas que lhe couberem em sorte).

Regras do Jogo

Lembra-se que a sueca, diferentemente do truco é um jogo "calado"; parceiros não podem conversar entre si em nenhuma hipótese, sob pena de cancelar a rodada actual e iniciar outra. De nenhuma maneira é permitido que os parceiros mostrem suas cartas um para o outro, mas não há problema em mostrar suas cartas para o jogador seguinte se alguém assim o desejar (apesar da desvantagem estratégica).

O jogador determinado deve então iniciar o jogo colocando uma de suas cartas sobre a mesa. Esta carta define o naipe da puxada (naipe que todos os jogadores deverão seguir). Quando todos os jogadores tiverem colocado suas cartas na mesa, aquele que colocou a carta mais alta "ganha" aquela vaza (nome que se dá a uma rodada de quatro cartas, da mesma forma que no jogo King).

A cada vaza ganha, as cartas são viradas com seus valores para baixo (apenas depois que todos os jogadores possam ver que cartas foram jogadas) e guardadas em uma pilha separada por um dos membros da dupla que a ganhou. O jogador que colocou a carta mais alta então deve voltar o jogo, ou seja, colocar uma nova carta na mesa definindo uma nova puxada.

Não é permitido olhar que cartas já foram jogadas em cada monte de cartas usadas, mesmo que o interessado tenha ganho aquela vaza anteriormente. Única exceção se abre para a vaza recém-jogada, desde que não se tenham colocado novas cartas na mesa.

Em determinado momento do jogo, se um jogador não possuir o naipe da puxada, ele pode colocar uma carta de qualquer naipe na vaza. Se a carta que o jogador escolher for do naipe do trunfo, então o jogo está cortado, e irá para este jogador, a não ser que seu adversário corte mais alto, colocando uma outra carta de trunfo superior à primeira.

Nota-se no entanto que: a)Todos os jogadores que ainda puderem, deverão obrigatoriamente seguir o naipe da puxada, independentemente do jogo ter sido cortado ou não b)Se uma dupla desconfiar que seus adversários quebraram a regra "a", podem acusar renúncia por parte dos adversários.

Ao invocar o item "b", os acusadores podem rever vazas anteriores, na tentativa de provar que os adversários renunciaram. Se for comprovada a renúncia, os acusadores ganham o jogo automaticamente (4 pontos). No entanto, se a acusação não comprovar a renúncia, os acusadores serão punidos (a punição varia de região para região, sendo sempre uma regra local, que pode variar da perda de um ponto para a derrota).

Valores das Cartas e Contagem de Pontos

As cartas na sueca seguem uma hierarquia, e cada carta tem um valor associado à ela, que será contado no final de cada rodada (grupo de 10 vazas).

* "A"(ÁS) - 11 pontos;
* "7"(Manilha) - 10 pontos;
* "K"(Rei) - 4 pontos;
* "J"(Valete) - 3 pontos;
* "Q"(Dama) - 2 pontos;
* "6", "5", "4", "3" e "2" possuem seu valor de face, mas não contam pontos ao final da rodada.

Lembra-se que o trunfo, por menor que seja, é maior que qualquer carta de outro naipe. Então conclui-se que numa vaza que contenha as cartas A de ouros, 7 de ouros, K de ouros e 2 de copas, se a puxada for ouros e o trunfo copas, o 2 de copas é a carta mais alta.

No total das 40 cartas, existem 120 pontos. Portanto, ao final das 10 vazas, cada dupla deverá contar quantos pontos obteve nas vazas em que foi vencedora, e aquela que obtiver 61 pontos ou mais terá ganho a rodada e portanto 1 ponto, pois obrigatoriamente terá mais pontos que o adversário.

Importante notar que o número de vazas ganhas não necessariamente tem relação com o número de pontos ganhos, pois uma vaza com as cartas 6, 5, 4, 3 e 2 não deu ponto nenhum para a dupla que a ganhou, por exemplo.

Se a dupla vencedora fez mais do que 90 pontos, o valor da vitória é de 2 pontos. Um placar de 90-30 ainda é considerado uma vitória de 1 ponto.

Se a dupla vencedora obtiver todos os 120 pontos, terá aplicado uma humilhante bandeira em seus adversários, e terá a vitória da partida automaticamente. Em algumas regiões, para que a bandeira seja caracterizada, é necessário que uma dupla vença todas as vazas, e não apenas todos os pontos.

Ao se configurar um empate em uma rodada (60-60), a próxima rodada valerá um ponto a mais do que o normal (Esta regra não é aplicável em todos os lugares, sendo o jogo pura e simplesmente anulado).

Bandeira é o nome dado à uma vitória por 4-0, mas so de uma vez.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sueca


parece com bisca!!!!! num sei ao certo, mas tem algumas diferenças... to meio boiando aki...como se diz, jogo de carta se aprende jogando!!!!


hahaha esse jogo rula

presidente vice-presidente cu e vice-cu :sm03:


mas duvido q qualque outro jogo se equipare ao truco :o

ahiehaiouei pelo menos uma alma viva conhece!!! :D
sinceramente nem lembro como joga mais!!!!!
e claro, truco rula mto!!!!! jogo mto e perco pouco!! :D

Drogastv
19-08-2007, 18:55:41
O jagged disse tudo! =P So se esqueceu de referir a renuncia que quando um jogador n assiste uma carta por exemplo jogador jogo paus e o outro corta mas na mao tem paus logo isso e renuncia e a equipa contraria se descobrirem :P ganham 4 pontos (bandeira)! Ka em portugal se for ja gente velha n faz mas gente nova como eu costuma usar essa regra de que se n tiver 10 pontos na mao deita abaixo!

Distorção
20-08-2007, 10:58:25
truco ftw