PDA

View Full Version : Compensa Mudar Para Quad-core Já?



Mombra
14-09-2007, 15:09:04
AEH Galera.

Bateu uma dúvida.
Estou pensando em instalar um Quad-core Q6600 Kentsfield 2.4GHz 2 x 4MB L2 no PC.
Compensa [deixando de lado o custo da troca], em termos de desempenho em jogos, trocar um duo pelo quad?
No F.E.A.R Extraction point o PC dá uma pedalada quando tá selecionada aquela metralhadora giratória :( mesmo mexendo nos filtros. Não gostei disso não.
Fico pensando num CRYSIS.

Valeu.
:sm03:

gogorgoll
14-09-2007, 16:09:00
acho que não vai dar em nada... são pouquíssimos jogos que usam mais de 1 core... o investimento para JOGOS não valeria nem um pouco a pena

no caso do Fear... (pô... nunca peguei essa giratória ainda huahauhau... noob) será que não é o som? pq é bizarro só na hora da metralhadora.

antes de trocar de processador, colocaria mais um hd de 160 pra tacar um raid 0 aí...
quem sabe testar uma placa som avulsa pra jogos não diminui essa pedalada? será que pode ser? os jogos novos tão vindo com opção para você reduzir o número de chanels simultâneos de som, será que teria uma relevância?

well... resumindo, não deve ser processador não... ir pro quadcore agora é mais pra quem vai fazer processamento pesado mesmo com aplicativos que usam threads

Franguinho
14-09-2007, 16:20:11
oia, vou contribuir com informação só ehhehe não saberia dizer se o proc q ta atrapalhando mas:
http://www23.tomshardware.com/cpu_2007.html?modelx=33&model1=871&model2=877&chart=419

no mesmo site tem diversos testes e talz pra todos processadores
espero ter contribuido :)

flw!

ps: se estiver a fim de vender o proc me passa o preço por PM, e se vc ja overclockou muito ele :sm41:

Fenris Wolf
14-09-2007, 16:38:57
antes de trocar de processador, colocaria mais um hd de 160 pra tacar um raid 0 aí...

Com a quantidade de memória que ele possui, não há influência na performance do jogo um raid0, pois não está havendo swap.

gogorgoll
14-09-2007, 16:45:45
Com a quantidade de memória que ele possui, não há influência na performance do jogo um raid0, pois não está havendo swap.

true, é mais para diminuir os loadings e abrir os programas mais rápido

Mombra
tenta jogar com o som desativado! to começando a jogar fear mas to com uma P dor no calo do meu pulso desde que zerei bioshock (não por ser difícil... ou frenético... mas pelo tempo que fiquei direto jogando haha)

Fenris Wolf
14-09-2007, 17:17:25
90% da influência de loading é das memórias.
Quando o jogo carrega, manda-se tudo pras memórias. A não ser que tenha-se que fazer swap, o pc trabalha só na ram...

Mombra
14-09-2007, 17:42:52
se vc ja overclockou muito ele :sm41:

Valeu Frang :D Funciona em stock.
Editado Beleza o comparativo lá....não compensa não. O C2D 6850 que dá uma impulsionada de 20% no desempenho ;)


Mombra
tenta jogar com o som desativado! to começando a jogar fear mas to com uma P dor no calo do meu pulso desde que zerei bioshock (não por ser difícil... ou frenético... mas pelo tempo que fiquei direto jogando haha)
Ok G. vou tentar

Franguinho
14-09-2007, 18:18:42
Valeu Frang :D Funciona em stock.
Editado Beleza o comparativo lá....não compensa não. O C2D 6850 que dá uma impulsionada de 20% no desempenho ;)

Ok G. vou tentar

Mombra fofo, do seu processador para:
E6850 = pontuação 24% maior no teste
Q6600 = pontuação 67% maior no teste
QX6850 = pontuação 107% maior no teste :eek: :eek:

esse E6850 é C2D 3,0 com fsb 1333 :eek: é o maior cavalo quem tem da familia C2D.
C2Q tem esse Q6600 que é 2.4 fsb 1066 e o Q6700 que é 2.66 mesmo fsb
e tem os core2extreme.. que chega a ter um quadcore com 3.0 fsb 1333 :ekk:
e eu aqui com meu P4 3.2 :mad:

ps: gorgol, um jogo tem que ser feito pra usar multiplos nucleos? se o sistema operacinal dá suporte a essa tecnologia, o game não iria se aproveitar da performance já que acessa o processador atraves do SO? (eu não sei, to só deduzindo e perguntando :D)

Franguinho
14-09-2007, 18:29:24
Com a quantidade de memória que ele possui, não há influência na performance do jogo um raid0, pois não está havendo swap.
óia, pergunta de noob...
1 - que vantagens você tem em RAID0? Muda a velocidade de transferencia ou algo do tipo?
2 - Se eu tiver 4gb de DDR2@667 no meu PC :eek: eu posso desativar o arquivo de swap do windows? :D se eu fizer isso e faltar RAM, o que acontece? :confused:

gogorgoll
14-09-2007, 18:52:04
ps: gorgol, um jogo tem que ser feito pra usar multiplos nucleos? se o sistema operacinal dá suporte a essa tecnologia, o game não iria se aproveitar da performance já que acessa o processador atraves do SO? (eu não sei, to só deduzindo e perguntando :D)

Depende da programação do jogo

Fear por exemplo usa só um núcleo, nesse jogo a vantagem de um processador com 2 núcleos é que quase todas as outras tarefas do windows ficam usando o segundo núcleo.

Lost Planet tem a opção de usar vários núcleos, Crysis tb terá esse suporte

tem um encoder de mpeg que eu uso... a versão antiga não usa dois núcleos... a versão nova foi adaptada para usar.

tudo depende da programação do aplicativo, para isso o programa deve dividir os processos em threads... aí não importa qual processador faz qual thread, o programa gera trocentas threads e os vários processadores vão resolvendo cada uma em uma certa ordem de urgencia.

já um programa que não usa threads não divide as tarefas e fica dependendo de um único processador com uma fila única que não pode se dividir.

Threads na wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thread_%28ci%C3%AAncia_da_computa%C3%A7%C3%A3o%29)
http://www.di.ufpe.br/~java/verao/aula8/definicao.html

GueD'S
14-09-2007, 19:19:00
Mombra fiquei com essa dúvida tbm nesse meu ultimo upgrade, cheguei à conclusão que não vale a pena quad-core pra usar pc pra jogo nem mesmo pra overclock, já que os quads costumam não subir tanto como os duais. E como já foi falado ae o jogo tem que suportar multi thread pra se beneficiar dos quads, meu processador custou o mesmo que um Q6600, mas não o escolhi por esses vários motivos, e o bichim tá tirando um caldo bem grossinho aqui hehehehe :)

@Frango, sei que vc deve saber disso, mas pra quem não sabe 4Ghz de memória só são detectadas e gerenciadas por OS 64Bits se colocar com OS 32Bits por exemplo acho que reconhece só uns 3Ghz e pouco...

Franguinho
14-09-2007, 20:11:51
Depende da programação do jogo

bom saber... então outros programas sem ser jogos tmb só se aproveitam dos varios nucleos se forem feitos com esse intuito? Obrigado pela informação! :D


@Frango, sei que vc deve saber disso, mas pra quem não sabe 4Ghz de memória só são detectadas e gerenciadas por OS 64Bits se colocar com OS 32Bits por exemplo acho que reconhece só uns 3Ghz e pouco...

sim, meu PC ta assim... 3gb e uns kebradinhos... e sei q vc sabe disso, mas quantidade de memoria se mege em Gigabyte (GB, não é games brasil :p) e nao em Gigahertz (GHz) :p ahuahuahuhauhau zuera hein! ahuhasuhasuh

se tu entra no msn hj a noite te mando uma fotinha do meu pczinho :) o resfriamento eh bixera mas eh um começo hauhauha todo mundo começa um dia!

mas então, eu posso desligar o swap do windows com 4gb de ram?? se uma hora faltar memoria acontece o q ja q nao vai ter o swap? :confused: e sobre o raid0, fica mais rapido mesmo? :confused:
kd o fenris pra responder sobre isso q ele falou? :mad:

bluR
14-09-2007, 22:13:27
raid 0 deixa mais rapido a leitura e gravacao sim..
mas se perder um dos hds.. esquece recuperar as coisas hehe
e se tiver nadando em grana faz um raid 0+1, ou um raid 5 (paridade) (se a tua controladora suportar raid 5, mas jah tem suporte de uns tempos pra ca)

ultimamente como ando tendo sorte com hd, quando eu fizer raid aqui, vai ser raid 1..
tah loco, sou azarado bagarai com hd -_-'

GueD'S
15-09-2007, 02:27:00
OIAUSHoIAUSHoaiush viajei frango :p queria escrever 4GB mesmo, valeu :)

CesarDRK
15-09-2007, 13:12:29
AEH Galera.

Bateu uma dúvida.
Estou pensando em instalar um Quad-core Q6600 Kentsfield 2.4GHz 2 x 4MB L2 no PC.
Compensa [deixando de lado o custo da troca], em termos de desempenho em jogos, trocar um duo pelo quad?
No F.E.A.R Extraction point o PC dá uma pedalada quando tá selecionada aquela metralhadora giratória :( mesmo mexendo nos filtros. Não gostei disso não.
Fico pensando num CRYSIS.

Valeu.
:sm03:

Ao invés de trocar por um quad agora, faz o seguinte, compra um Zalman 9500/9700 ou TT Big Thypoon e soca over na criança ae pra uns 3.2 ~ 3.6ghz q vc vai ter um canhão em mãos !! Garanto q se vc tiver algum problema com desempenho dae vae ser culpa da VGA rs

Mombra
15-09-2007, 14:58:38
Ao invés de trocar por um quad agora, faz o seguinte, compra um Zalman 9500/9700 ou TT Big Thypoon e soca over na criança ae pra uns 3.2 ~ 3.6ghz q vc vai ter um canhão em mãos !! Garanto q se vc tiver algum problema com desempenho dae vae ser culpa da VGA rs

Xiiii Cesar...meu santo não bate com over; todo que eu tento não dá certo. Não sei controlar voltagem e tenho uma preguiça danada de fazer pesquisa séria e fuçar, fuçar, fuçar e..fuçar mais um pouco :o para afinar a coisa.
Se essa mobo não aceitar os Intel 45 nm... acho que vou de E6850 [3,0] que já tá bão. :sm03:

Mombra
30-09-2007, 13:28:34
Perdoem-me pelo UP, mas foi necessário.
Esse E6850 não funciona na minha placa mãe?
O barramento dele é 1333 mhz; minha placa só lida com barramentos de 1066?
Tenho que mudar de placa pra isso? :sm43:

EDITADO Valeu Cesar e Lê. ;) Na verdade a BIOS já tava atualizada pra v. 1215; eu é que não tinha alterado a assinatura. Tô pronto...agora só falta o $$$$$$$ haueahueahue.

30-09-2007, 13:43:47
Retirado do site da Asus:

Compatible with all FSB1333/1066/800/533MHz CPUs except Quad Core

http://www.asus.com/products.aspx?l1=3&l2=11&l3=307&l4=0&model=1295&modelmenu=1

But

http://event.asus.com/mb/45nm/
http://event.asus.com/mb/fsb1333/

É só atualizar a Bios pra 1215 ou acima

Não foi dessa vez que a Intel te obrigou a trocar de chipset...(suporta Quad Core também)

CesarDRK
30-09-2007, 13:52:43
Suporta todos os processadores da linha "CORE" da Intel... Pode ficar tranquilo !

Eu uso aki dia-a-dia 1.8ghz de FSB... Mas ja passei de 2ghz em over mais agressivos, ou seja, 1333 é "piada" pra essa placa.