PDA

View Full Version : TV digital estreia dia 2 de dezembro no Brasil



San Andreas
23-11-2007, 12:19:04
http://www.dtv.org.br/


Conversor é o 1º passo para entrar no mundo da TV digital

Escolha do modelo depende do televisor que se tem em casa e das funções que se quer aproveitar



SÃO PAULO - A chegada do sinal digital aos televisores de São Paulo a partir do próximo dia 2 de dezembro traz muitas dúvidas aos consumidores. Mas antes de qualquer coisa, será necessário ter um conversor de TV digital (também chamado set-top box ou caixa conversora), o principal item da revolução tecnológica que está por vir.

O conversor é fundamental porque o que muda com a TV digital é a transmissão do sinal, e não apenas a qualidade da imagem. Cada elemento da tela passará a ser enviado em códigos binários (seqüências de 0 e 1), linguagem igual à dos computadores. Para que os televisores "entendam" o novo sinal será necessário um "tradutor", o tal conversor de TV digital.

Diversas empresas já lançaram seus modelos no mercado, que estarão à venda oficialmente a partir desta sexta-feira, 23. Mas já há como encontrar conversores em lojas de eletrônicos na Rua Santa Ifigênia, por exemplo, na capital paulista, por preços que variam de R$ 400 a R$ 1 mil.

Há diversos tipos de conversor, com funcionalidades diferentes. Para escolher o que mais se adapta ao seu perfil de telespectador, é preciso saber: 1) o que faz o conversor e 2) de que tipo é a sua televisão. Vamos às respostas, mas, antes, uma ressalva.



O conversor



Uma coisa é a exibição digital de televisores de plasma e LCD (já comuns no mercado brasileiro). Outra coisa é o sinal digital que o televisor recebe. Da mesma forma que as televisões de tubo analógicas (as antigas, tradicionais), os monitores digitais (LCD e plasma) também não estão habilitados a receber o sinal - e também precisam de conversor. Conversores têm três funções, de acordo com o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital:


- Converter o sinal digital para recepção nos atuais televisores analógicos ou os de plasma e LCD. A partir de 2008, os monitores já terão o conversor embutido.

- Criar interatividade entre telespectador e programa.

- Gravar programas em um disco rígido chamado PVR (Personal Vídeo Recorder), semelhante aos antigos videocassetes.


Nem todos os conversores têm as três funções habilitadas. Alguns apenas convertem o sinal, outros oferecem também interação e os demais criam recursos adicionais, como gravar programas. É preciso escolher o modelo de acordo com seu perfil: Quer interação? Quer apenas o sinal? Quer todas as funções? Quanto mais recursos, maior o preço (veja lista de produtos abaixo).



O televisor



A segunda questão a se levantar é o aparelho de televisão que se tem em casa/trabalho. É possível que sejam: 1) analógicos (os televisores de tubo tradicional, com imagem analógica); 2) digitais (monitores em LCD ou plasma, que já exibem imagens digitais, mas não conseguem receber o sinal); e 3) integrados (televisores digitais já com o conversor embutido). Veja como proceder em cada caso:


TV NORMAL ANALÓGICA - Será necessário comprar um conversor de TV digital para decodificar o sinal e tornar possível exibi-lo num televisor analógico. As imagens não serão digitais como as de plasma e LCD, mas o sinal digital impedirá a formação de sombras, ruídos e fantasmas, além de o som ser igual ao de CD.

TV NORMAL DIGITAL - Tem as mesmas necessidades da TV analógica, com a diferença de exibir as imagens em padrão digital, por LCD ou plasma. Será necessário comprar o conversor de sinal da mesma forma.

TV DIGITAL INTEGRADA - Como já vem com o conversor embutido, não é necessário comprá-lo. A maioria das TVs integradas são de plasma ou LCD e, por isso, dão excelência gráfica e de sinal. Basta conectar a antena ao televisor para já usar a TV digital.



Como instalar



Em todos os casos, é necessário que a casa/trabalho receba transmissão de sinal UHF (Ultra High Frequency). O cabo da antena deve ser ligado ao conversor de TV digital, e então o conversor ser ligado ao monitor de TV. É simples assim. Em caso de dúvidas ou problemas, contate o fabricante do conversor ou leia o manual de instruções.



Boas compras



Veja alguns modelos de conversor disponíveis no mercado a partir desta sexta-feira, 23.


http://img80.imageshack.us/img80/2442/tvdigital1ax4.jpg

http://img80.imageshack.us/img80/9246/tvdigital2ph9.jpg

San Andreas
23-11-2007, 12:19:54
Philips lança linha de aparelhos para TV digital de olho na classe alta


SÃO PAULO - A Philips lançou hoje em São Paulo sua linha de produtos para TV digital, que começa a funcionar oficialmente na capital paulista no próximo dia 2 de dezembro. Os aparelhos, porém, são voltados principalmente para consumidores de alta renda. A segmentação da linha em produtos para outros perfis de consumidor deve demorar um pouco ainda. Além disso, em menos de um ano, esses equipamentos podem se tornar obsoletos, ultrapassados por uma tecnologia mais avançada, já em desenvolvimento.

Nosso objetivo é lançar a TV digital de forma correta, com calma, e sem frustrações, disse o diretor de Tecnologia da empresa para a América Latina, Walter Duran. Por isso optamos por um produto completo, que permita ao usuário desfrutar de todas as possibilidades da TV digital, completou

Ele reconhece, porém, que isso limita seu público alvo, por conta do alto preço. Com muitas funcionalidades e grande compatibilidade, o conversor para TV digital - a caixinha que codifica o sinal de alta definição e envia para uma TV convencional - terá preço sugerido de R$ 1.099. A aposta, porém, é na experiência do usuário e na segmentação do produto.

Toda segmentação é uma troca. Se tiro um componente, o aparelho fica mais barato, e assim por diante, explica. Para o início das operações, a estratégia da Philips é oferecer tudo o que for possível, para não haver frustrações entre os usuários e uma queda no ritmo de adoção da tecnologia. Para o futuro, explica, não descarta colocar no mercado produtos mais simples e mais baratos.

A Philips é a terceira a lançar seus aparelhos para TV digital no Brasil, e tem alguns dos equipamentos com preço mais alto. O desafio dessas companhias no país será firmar o uso da tecnologia, antes que outras novidades a ultrapassem e a tornem obsoleta. Um possível rival é o Ginga, uma caixinha receptora de TV digital que utiliza software aberto e permite um grande número de funções hoje não cobertas pelos aparelhos lançados pelas grandes fabricantes.

Na prática, ele funcionaria como uma espécie de TiVo, tecnologia que nos EUA permite, por exemplo, que o consumidor programe sua TV para gravar automaticamente apenas aquilo que deseja ver, como um seriado específico ou todos os filmes de determinado diretor. O Ginga está sendo desenvolvido por universidades na Paraíba e no Rio de Janeiro e, segundo o próprio Duran, poderia se tornar um produto comercial já no final de 2008.

O perigo para os receptores já lançados, portanto, é se tornarem obsoletos antes de despontarem, como ocorreu com o vídeo-disco a laser, na década de 1980. Muito caro, teve pouco sucesso e foi logo ultrapassado pelo DVD, mais barato e prático e com maior aceitação entre os consumidores por ser semelhante a um CD comum. O aparelho que deve conter o Ginga, por exemplo, seria basicamente um receptor de TV digital com funcionalidades mais abrangentes.

Segundo o executivo da Philips, porém, quem tem uma tecnologia de boa qualidade disponível não pode deixar de vendê-la apenas porque pode ser suplantada por outra melhor. Se fosse assim, como profissional de pesquisa e desenvolvimento, nunca compraria nada, já que em quatro cinco anos aquilo ficaria obsoleto, afirma. Cada tecnologia tem seu tempo, é um fato com o qual temos que lidar.

O executivo não quis estimar qual será o tamanho do mercado para esses equipamentos no final do ano, alegando que seria um exercício de futurologia baseado em muitos fatores desconhecidos. Ele afirma que é impossível prever algo atualmente, pois não se tem idéia de como será a distribuição do sinal, nem qual será a oferta de conteúdo e nem qual a área total de cobertura. Sem essas informações, não é possível fazer uma estimativa real, afirmou.

Duran disse ainda que vê como saudável a competição com produtos com valores mais baixos, colocados no mercado por concorrentes. Isso vai nos forçar a correr atrás, mas sem perder qualidade, disse. O segredo para o barateamento, explica, será o sucesso da tecnologia, pois, à medida que mais gente passe a utilizá-la e consumi-la, seu preço naturalmente cairá.

Além disso, os preços de lançamento dos produtos Philips devem cair em breve, já que Duran afirmou que esses primeiros aparelhos, lançados para cumprir o prazo de 2 de dezembro dado pelo governo, são importados. No primeiro semestre do ano que vem, porém, esses equipamentos devem começar a ser fabricados no Brasil, na fábrica da empresa em Manaus, o que o deixará mais barato.

Além do receptor, a Philips ainda lançou duas antenas UHF, uma interna e outra externa, necessárias para captar o sinal digital, e duas televisões LCD (de 42 polegadas e 52 polegadas) já com o receptor integrado. Lançou também um outro aparelho, que recebe imagens de TV digital e pode ser usado em computadores.

Ryu
23-11-2007, 12:35:11
Mudem o titulo do tópico, pois em apenas São Paulo que a TV Digital estará chegando.

:rolleyes:

Darkcity
23-11-2007, 13:03:45
aff =/

PreD@tor
23-11-2007, 13:34:02
tanta coisa útil e necessária pra fazer antes, e o governo se ocupando$$ com TV digital pqp, só no Brasil mesmo...

San Andreas
23-11-2007, 13:53:28
Se eu comprar uma TV de plasma ou LCD hoje, não vou precisar comprar o conversor de sinal? Ouvi dizer que elas já são digitais.

Diz-se que as TVs de plasma ou LCD são digitais devido ao processamento interno da imagem, que já é digital. Mas nenhuma das TVs de plasma ou LCD comercializadas até meados de 2007 dispõe de circuito interno de recepção de sinais de TV Digital. Para utilizá-los como displays de TV Digital, será necessário comprar o conversor de sinal. No segundo semestre de 2007, começarão a surgir no mercado TVs de plasma ou LCD com o conversor integrado e aí não será necessário comprar um conversor externo.

F0rbIz0n
23-11-2007, 18:49:35
O USB é interessante...

CesarDRK
23-11-2007, 20:15:35
Nossa que BICA esses decodificadores...

Aliás, gostaria de saber uma coisa, em qual resolução serão as transmissões?! 480p, 720p/i ou 1080p/i ??

Se for abaixo de 720p/1080i vai ser vergonhoso... O ideal seria mesmo 1080p, mas acho bem difícil...

Aliás,


5 - A imagem digital é melhor? A novela vai mudar? O futebol vai mudar?

Sim, a imagem digital é muito melhor. Acabam fantasmas, ruídos, contornos borrados (principalmente nas cores)...

Aff... "Acabam fantasmas", uau !! O mais importante os kras não falam... A resolução é MUITO mas MUITO maior q as atuais transmissões analógicas, a diferença vai ser indescritível (claro, se for no mínimo 720p)...

F0rbIz0n
23-11-2007, 20:21:08
As emissoas da tv digital serão as mesmas da tv aberta atual?

23-11-2007, 21:16:55
To esperando pra saber qual vai ser a resolução...720p??

Chrno
23-11-2007, 22:34:25
e no resto do brasil quando chega?

CARTEIRO
23-11-2007, 22:39:23
e no resto do brasil quando chega?

Tem 10 anos para chegar a 100% do Brasil

c0m4nch3
23-11-2007, 22:39:31
http://lh3.google.com/estatica/Rzz2JhnQ_uI/AAAAAAAAAB4/zcqUKdf6bHE/s400/Picture%20002.jpg

http://lh5.google.com/estatica/Rz3oLhnRAII/AAAAAAAAAGA/t1QFZXMa2HE/s400/Picture%20027.jpg

http://lh3.google.com/estatica/R0TleRnRBAI/AAAAAAAAAO8/KmhW2TgdiyU/s400/Picture%20140_799x599.jpg

http://lh3.google.com/estatica/R0TlfRnRBCI/AAAAAAAAAPM/XYsIexXp-mw/s400/Picture%20146_799x599.jpg

by Estatica com aparelho ZinWell

bluR
23-11-2007, 22:46:58
reza a lenda q por enquanto nao vai ter transmissao HD..
digital nao eh sinonimo de alta definicao..

mas enfim..
reza a lenda (numero 2) q vao comecar a passar algumas coisas em HD, tipo F1, futebol, novela e etc..
e q com o tempo eles vao migrando toda a programacao pra HD..
a resolucao adotada eu nao faco ideia..
mas acredito q seja 720p..

1080p nem nos estados unidos eh usado direito..
apenas em alguns canais e soh quando passa final do super ball =P
e 1080i sao poucos os canais q usam tb..
ficaram tudo na duvida entre 1080i e 720p..

alem do mais..
tah mais doq comprovado..
1080p vs 720p numa tv abaixo de 50" nao tem quase nenhuma diferenca..
temq ter olho de aguia pra ver.. =P
e eh soh minoria q compra algo desse porte..
aquela de 60" de plasma fullhd acho q tah uns 25mil reais.. pra mais..

mas concordo.. se for menos q 720p quando comecar a programacao HD.. aff.. eu vo ficar meio revoltado.. e comprar o set-top box mais chulé q tiver.. :D

Chrno
23-11-2007, 23:58:42
Tem 10 anos para chegar a 100% do Brasil

sério? :eek:

NeoRSC
25-11-2007, 12:00:15
qual a diferença dessa TV digital pra TV paga digital? tipo q muita gente tem Sky e a Sky q era a DirecTV tb... por exemplo aki o unico canal q eu naum pego pela Sky eh o SBT pq a Globo, redetv, band etc... pega sendo assim naum teria vantagem alguma ou teria em termos de melhoria da qualidade? pq acho q ateh transmitirem em HD vai demorar muito acho q por enquanto vai ser soh o sinal digital msm...

CesarDRK
25-11-2007, 17:16:41
qual a diferença dessa TV digital pra TV paga digital? tipo q muita gente tem Sky e a Sky q era a DirecTV tb... por exemplo aki o unico canal q eu naum pego pela Sky eh o SBT pq a Globo, redetv, band etc... pega sendo assim naum teria vantagem alguma ou teria em termos de melhoria da qualidade? pq acho q ateh transmitirem em HD vai demorar muito acho q por enquanto vai ser soh o sinal digital msm...

Sky/DirecTV podem até ter o sinal/transmissão digital, mas a imagem está LONGEEE de ser High Definition... Em ambos a imagem é bem ruim (obvio, superior a TV comum, mas ainda mto ruim com mtos artefatos de compressão e resolução baixa).

Agora Tva Digital/Net Digital nunca vi de perto, mas creio q deve ser a mesma porcaria.

E pelas fotos ae q o Comanche postou, me parece q a transmissão vai ser 720p HD desde o início... magnífico !!

CARTEIRO
25-11-2007, 19:20:04
sério? :eek:

Sério... Esse é o prazo para encerrar as transmissões analógicas, mas acho que bem antes disso o ciclo se complete.

Bolovo
25-11-2007, 20:48:18
Porra.... treco caro esse conversor se fude :eek:

sei que vai ser MUITOOO melhor a imagem, mas mesmo assim, caraleo! Acho melhor comprar uma TV nova!

:D

CARTEIRO
27-11-2007, 07:40:13
Porra.... treco caro esse conversor se fude :eek:

sei que vai ser MUITOOO melhor a imagem, mas mesmo assim, caraleo! Acho melhor comprar uma TV nova!

:D

Caro agora, vai ser igual DVD, daqui a pouco vai estar quase de graça

GueD'S
27-11-2007, 09:34:23
Daqui a pouco nem vai vender, já que vai ter tudo integrado nas TVs/Monitores
Montar fábrica de conversor vai ser um investimento efêmero :p

Fejao_maravilha
27-11-2007, 10:29:02
Para quem não é abonado, acho melhor esperar...

...acredito que lá pro terceiro trimestre do ano que vem uma LCD 42"(sem ser integrada) que hoje custa uns R$3.000,00 vai estar uns R$1500,00, ou até menos.

Pra quem frequenta os Wall MArt, Carrefour, etc da vida, fiquem espertos nas promoções relãmpagos que eles promovem. Conheço uma pessoa que numa dessas promoções pegou uma LCD 42" por R$2.000,00.

Monitor ja é uma coisa que ta baratissima também, tem monitor LCD 19" WIDE por R$650,00. Isso na net, acho que se procurar por "ai" da pra achar mais barato.

É simples, os caras tem estoques gigantes dessas tvs não integradas e eles vão ter que vender. Antes vender barato do que jogar fora :D

CARTEIRO
27-11-2007, 13:25:20
Para quem não é abonado, acho melhor esperar...

...acredito que lá pro terceiro trimestre do ano que vem uma LCD 42"(sem ser integrada) que hoje custa uns R$3.000,00 vai estar uns R$1500,00, ou até menos.

Pra quem frequenta os Wall MArt, Carrefour, etc da vida, fiquem espertos nas promoções relãmpagos que eles promovem. Conheço uma pessoa que numa dessas promoções pegou uma LCD 42" por R$2.000,00.

Monitor ja é uma coisa que ta baratissima também, tem monitor LCD 19" WIDE por R$650,00. Isso na net, acho que se procurar por "ai" da pra achar mais barato.

É simples, os caras tem estoques gigantes dessas tvs não integradas e eles vão ter que vender. Antes vender barato do que jogar fora :D

Pior que semana passada minha TV estragou de vez e tive que comprar outra, gastei 800,00 em uma TV que não é digital... Por que não esperou mais 6 meses...:mad::mad::mad::mad:

Fejao_maravilha
27-11-2007, 15:31:57
Putz carteiro ai é foda ein.


Eu cheguei a pensar em comprar um monitor LCD 19" Wide pra jogar meu X360 nele, só que acho que tb não compensa, ainda acho q vale a pena esperar mais.

Ontém eu liguei o X360 no meu monitor de 17" tela semi plana e tirei umas fotos, ficou loko! Vou usar ele pra minhas reviews :) Só falta eu comprar um cabo pra mim ja q esse q to usando é emprestado :p

c0m4nch3
29-11-2007, 17:11:59
TV Digital no computador

Tectoy
http://idgnow.uol.com.br/idgimages/galerias/imagefolder.2007-11-27.0348338484/Tectoy_antena.jpg

À venda nas Super Casas Bahia, o receptor MobTV, da Tectoy, recebe o sinal da transmissão móvel, oferecendo ainda software para gravar os programas no disco rígido e pausar a programação. Com conexão via USB 2.0, custa 370 reais.

Philips
http://idgnow.uol.com.br/idgimages/galerias/imagefolder.2007-11-27.0348338484/Philips_Receptor%20de%20TV%20Digital%20Movel.JPG

O receptor de TV Digital Móvel da Philips, voltado a laptops e desktops, vem com software de instalação e também permite gravar vídeos e pausar a programação ao vivo. Conexão via USB. Chega às lojas em 2008, com preço sugerido de 370 reais.

Gradiente
http://idgnow.uol.com.br/idgimages/galerias/imagefolder.2007-11-27.0348338484/Gradiente_antena.jpg

Além de gravar e pausar a programação, o receptor da Gradiente permite escolher o tipo de áudio e legenda disponíveis na transmissão. Com conexão USB, custa 399 reais, mas ainda não tem data definida para chegar às lojas.

CesarDRK
29-11-2007, 18:57:41
Assisti ontem no shopping um pedaço de uma novela da globo (seila qual, não assisto merda de novela) numa TV Full-HD 40"...
PQP... Violentíssima a qualidade, humilha DVD (obviamente), tv normal sky/directv/etc melhor nem mencionar de tão gritante q é a diferença...

Acredito q a resolução utilizada seja 720p, mas não tenho certeza.. Soh sei de uma coisa.. eu QUEROOOOOOOOOOO rsrs... :sm53: