PDA

View Full Version : Duvida com RAM e Placa de vídeo!! HELP



Karpov
06-02-2008, 22:07:55
Galera, acabei de comprar um pc, mas estou com algumas duvidas...
Comprei 4x Memorias DDR2 Kingston 1G 667 Mhz, o windows diz que reconhece somente 3 g, o cara da loja falou que é normal mas que vão funcionar as 4 memórias!! É verídico isso?
E outra, comprei duas ATI Shapphire 2600PRo de 512 mb elas não tem nenhuma conexão entre elas, somente estão instaladas na placa mãe, as propiedades de vídeo acusam 512mb somente, porém as duas estão trabalhando para rodar mais de 1 gb de vídeo?

Como vocês vem preciso muito da ajudas de vocês, agradeço a todos que puderem ajudar!!

06-02-2008, 22:42:24
Windows 32 Bits só vai reconhecer 3 Gb e uns quebrados...é normal sim..

Sobre as VGAs acho que não se soma a Vram...

Karpov
06-02-2008, 22:48:26
Então mesmo o windows reconhecendo 3 Gb o pc vai ter a potência de 4Gb?
E sobre as placas de vídeo eu gastei dinheiro a toa instalando as duas placas!?

gogorgoll
07-02-2008, 03:17:51
deve suportar crossfire sim.... mas vai depender da sua placa mãe suportar crossfire também!

se ela suportar somente sli (nvidia), vc não vai poder fazer bulhufas

tem que ver se sua fonte vai aguentar as duas placas trabalhando juntinhas... pode ser que o micro funcine agora blzinha, mas ao trabalhar com tudo no 100% dê pau

http://www.xsreviews.co.uk/modules/FCKeditor/Upload/Image/Sapphire2600XTXfire/small/2600XT-XfireBridge.jpg

A besteira de comprar duas dessas placas é que mesmo trabalhando com as duas, vc vai ter desempenho inferior a uma hd3850 de 512 mega de 700 reais... e vai ter maior consumo de energia

agorasim™
07-02-2008, 04:07:14
esquece oq falei.....jurava q tinha visto duas x1600pro:(
:sm20:

Karpov
07-02-2008, 08:23:17
A minha placa mãe eh uma Asus M2NE-SLI, e ela já está instalada com as duas VGAs, o que eu acho estranho eh que ela não tem essa "fitinha" ligando as duas placas, e o windows diz que o desempenho de vídeo eh de 512mb, ou seja, somente uma delas!!
O cara da loja falou que mesmo mostrando 512mb as duas estarão funcionando, deixando o pc com um desempenho de vídeo de mais de 1 Gb, essa eh a duvida!

E outra, mesmo o windows mostrando 3Gb de Ram a outra memória de 1Gb esta fazendo alguma diferença, já que estou com 4Gb de memória instalada!?

Mombra
07-02-2008, 10:31:42
O cara da loja falou que mesmo mostrando 512mb as duas estarão funcionando, deixando o pc com um desempenho de vídeo de mais de 1 Gb, essa eh a duvida!

Esse cara é um tremendo sacana :sm24: ...recomendo vc ir ao PROCON pedir orientação, pq vc comprou gato por lebre. Tem direito a devolução do dinheiro referente a placa de vídeo [para mim o negócio todo foi feito sobre erro essencial, logo, teria de desfazê-lo]
O chipset da M2N-E é o nforce 500 [p SLI]...logo, para rodar as duas ATI 2600 PRO vc precisa de uma mobo compatível com o CrossFire [placa-mãe precisaria ser baseada em um chipset da AMD/ATI ou Intel].
Nas ATI 1300 até as 1600s o crosfire é nativo, não precisa de "ponte" externa, pois são conectadas através do barramento PCI Express.

A 2600 PRO precisa de ponte externa sim ligando as duas placas, mas, nessa sua placa mãe a segunda placa de vídeo é praticamente inútil para aumentar desempenho em jogos.
http://www.xsreviews.co.uk/modules/FCKeditor/Upload/Image/Sapphire2600XTXfire/small/2600XT-XfireBridge.jpg
Ainda que fosse possível unir as memórias [como o Lê disse que não dá] ter uma placa a mais só pra agregar mais memória é pilantragem, pois uma HD 3850 faria muito mais com menos memória. Faz vc gastar mais dinheiro pra um resultado inexistente.

O aproveitamento de memória fora da placa de vídeo é do TurboCache pela nVidia [a ATI a chama de HyperMemory]; a placa agrega memória RAM da placa mãe, creio que até o máximo de 256 mb. Esse não é o seu caso.

Karpov
07-02-2008, 13:41:37
Queria agradecer pela resposta, tirou uma grande duvida minha cara, valeu mesmo!!!
O problema eh que a loja que eu comprei eh do Paraguay, e fica meio complicado de eu ir trocar alguma coisa, esse é o risco que agente corre comprando nessa lojas , o negócio é que eu tenho aqui aquela fita de ligação das duas placas de vídeo, se houvesse algum jeito de eu consertar isso seria trocando a placa mãe que eh a ASUS M2NE-SLI ou trocar as placas de vídeo que são ATI Shapphire 2600PRO de 512 mb?? Preciso muito de uma ajuda agora cara, agradeço desde já!! Valeu mesmo

gogorgoll
07-02-2008, 17:27:30
qual a sua fonte amigo?

dependendo é melhor desistir do crossfire...

tenta vender as duas placas e ir pra uma melhor... tenta trocar as duas por uma 8800GS

Karpov
07-02-2008, 18:39:12
Uma fonte Dr. Hank mesmo de 500w reais...
Então com essas duas placas eu não consigo fazer nada? o ideal seria trocar?

gogorgoll
07-02-2008, 19:19:40
nem com essa fonte... melhor desespetar a segunda placa...

essa fonte não deve ser do que chamamos watts REAIS... mostrando o quanto ela aguenta em situações de pico... normalmente essas fontes são de 200 a 250W reais... o que fica bem apertado para usar duas VGA's

manter as placas para crossfire é complicado pq vc precisaria de uma placa mãe nova com suporte a crossfire, o que não é muito comum, as mais baratinhas com isso são caras...

o Ideal agora é se desfazer de uma das placas já que é um peso morto e economizar para
-fonte de watts reais, uns 450w tá de ótimo tamanho...
-uma placa de vídeo mais potente se não estiver satisfeito com o desempenho da atual

solução muito mais simples e satisfatória do que continuar com essas duas placas para um possível crossfire

PS: como o Mombra falou, o cara que te vendeu isso (se te vendeu tudo junto né...) é um tremendo sacana... ou um zé migué que não manja... vc deveria ir atrás dele... falar "ó... não tá funcionando como vc me falou... quero trocar" ou sei lá...
é um pouco revoltante!

Mombra
08-02-2008, 00:18:37
Queria agradecer pela resposta, tirou uma grande duvida minha cara, valeu mesmo!!!Preciso muito de uma ajuda agora cara, agradeço desde já!! Valeu mesmo

"Tamo aqui pra isso brow" :D PY tem isso de duro, não tem pra quem reclamar.
Para aproveitar essas duas placas de vídeo só com uma mobo com Crosfire e uma fonte de no mínimo 500W reais [Huntkey a melhor custo benefício. As Superflower/extream são boas também (tenho uma)]. Como o gogorgoll já disse vai sair caro. Se vc puder esperar um pouco, março a Nvidia tá lançando uma 9600 GT, substituta da 8600 GTS, ou vai de 8800 GS, pq dai vc pode fazer SLI no futuro próximo. Fica com só uma 2600 e depois vende as duas placas.
Pega uma fonte de 500/550W reais pra aguentar o SLI, pq fonte tabajara e alto consumo de energia da m****. ;) Boa sorte.

PS: morei em Campo Grande por 3 anos, lá na Antônio Maria Coelho ;)

Karpov
08-02-2008, 09:47:24
Galera valeu mesmo, acho que vou dar um jeito de vender uma dessas vgas ou esperar uma grana entrar pra trocar mesmo, o negócio eh que eu estou experimentando agora o melhor desempenho gráfico que eu já tive ou ja joguei em qualquer pc mas mesmo assim foi sacanagem o que o cara fez, valeu mesmo pela força!! :D

Chafer
08-02-2008, 16:50:37
E eu posso te jurar que o Vista não aceita meus 4GB de RAM de JEITO NENHUM. Ele trava, dá tela azul, pifa, reinicia, reseta configuração, trava jogo... Não há nada que faça funcionar... E meu Vista é 64 bits...

Karpov
08-02-2008, 17:31:50
O Vista mostra que o seu pc ta rodando com 4gb ou ele não reconhece?

agorasim™
08-02-2008, 18:23:02
E eu posso te jurar que o Vista não aceita meus 4GB de RAM de JEITO NENHUM. Ele trava, dá tela azul, pifa, reinicia, reseta configuração, trava jogo... Não há nada que faça funcionar... E meu Vista é 64 bits...
bug detect?:confused:

Chafer
08-02-2008, 21:07:18
Pode ser, agorasim...(e se tratando de Windows não seria novidade)

Karpov, quando eu colocava os 4 pentes de memória, TODOS eram reconhecidos, o problema é que eu não conseguia mantar o sistema estável, os jogos travavam TODA vez e o pc dava tela azul e despejo de memória... tentei com 3GB, os jogos continuavam travando(travava e embaralhava a tela toda) e dava MENOS tela azul...
Mas como eu montei o pc pra jogo, eu escolhia: ou jogo ou fico com a memória...
Aí passei para 2GB, NENHUM problema, foi um MILAGRE...
Aí vem o teste Professor Pardal... Testei cada pente separado, e cada dupla... NENHUM pente deu 1 problema, passei o memtest, NENHUM problema. TODAS as duplas q eu testei funcionaram 100%.

Aí eu pergunto: onde está o problema?
Abraço

gogorgoll
09-02-2008, 10:08:51
talvez rodar os 4 pentes a 800MHZ juntos dê problema... já tentou em 667? já vi referencias disso em manuais

Chafer
09-02-2008, 10:33:09
gogorgoll,

Vc fala de diminuir essa frequência no setup da BIOS?
Nunca tentei isso, apesar da placa mãe suportar até mais memória do que 4GB e em frequencia 800...
Não custa tentar, nem pensei nisso...
Bom, já que você deu a dica, acha q tem muita diferença de 800 para 667?
Eu fiquei P... qdo não pude usar as coisas que eu comprei... Além do mais com esses problemas que não se sabe de onde nem pq...

Vou testar, obrigado desde já, aceito qq sugestão para que eu, finalmente, possa usar os 4GB.
Abraço

gogorgoll
09-02-2008, 11:48:40
tava vendo no manual da sua placa e parece não ter essa limitação... mas a lista de compatibilidade com dual channel e dual channel duplo está lá na parte de memórias!

usar dois pares de memórias em dual channel é mais complicado do que usar um par,

tente desabilitar o dual channel, deixando em single channel para aumentar a "compatibilidade" para testar os 4 giga depois também

PS: a velocidade da mémória nos jogos vem deixando de ser tão importante devido ao grande aumento do cache dos processadores... só rodar uns testes aí de jogos pesados depois e dizer o que vc sentiu!

[]'s

Chafer
09-02-2008, 11:53:44
Ok, farei isso...
Para testar o desempenho, talvez eu use uns jogos leves: Crysis, WIC, Bioshock... :)

Grande abraço e obrigado novamente