PDA

View Full Version : QUADcore x múltiplas tarefas!



Gustavolpe
24-04-2008, 11:01:06
E aí, gurizada.... tamos aí de novo, com problemas!!! hehehehehe

Assim, aqui no trampo, me montaram um PCzinho pra trampar:

-QUADcore Q6600
-Asus P5k SE
-2GB DDR800 kingston
-XFX 8600GT fatal1ty
-HD seagate 320GB
-fonte ST 500W
-Monitor LCD 191

Beleza, é uma maquininha boa e meus trampos tão indo no mínimo 2X mais rápidos que com o dual core anterior (E6300, 2GB DDR667, HD250, ATI X1600)..... mas perde em uma coisa que é MUITO importante pra mim, que é realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo.

No anterior, e no meu de casa, eu renderizo com 3D studio, e enquanto a imagem é feita, vou trabalhando paralelamente no Photoshop, ou Internet, ou e-mail....... sem nenhum problema!!! Só dá lentidão quando o arquivo renderizado tá usando muita memória, ou é muito grande....... de resto, tranquilaço!!!!

Agora, com esse quadcore, no momento que eu começo a renderizar (não interessando se é um arquivo minúsculo ou enorme, ele demora uns 30 segundos só pra começar a renderizar (e o mesmo pra cancelar), pensando, e com a máquina toda parada...... e durante o render, usa 100% do processador e é impossível realizar qualquer tarefa em paralelo, nada..... nem e-mail, nem msn, muito menos photoshop!!!!

ps.: mas o tempo de render é absurdamente mais rápido, o mesmo arquivo que eu renderizava em 22 minutos no dual, vai em 6 min no quad....

Poderia ser algo isolado desse meu..... mas acontece exatamente igual com os outros 2 daqui do trabalho...... e acontecia com os que foram comprados antes desses aqui, e deram isso e achamos que era zica.... e devolvemos!!!!

O que pode ser isso?!!? É alguma configuração?!? É a arquitetura que é MUITO mal projetada?!? 4 cabeças pensam pior que 2?!!?

Pq com meu dual core de casa, com as mesmas peças, e apenas o processador PIOR (E6420), mesmo windows, mesmos programas.... rende muito melhor pra multiplas tarefas?!?! :eek:

CesarDRK
24-04-2008, 15:32:39
Deve ter alguma opção de threading no programa q vc usa... Da uma olhada e tenta ajustar pra usar só 2 cores, ou 3 seilá...

Se não tiver ponha ele pra rodar em prioridade baixa pra vc poder fazer outras coisas pelo menos...

Gustavolpe
24-04-2008, 17:39:06
Deve ter alguma opção de threading no programa q vc usa... Da uma olhada e tenta ajustar pra usar só 2 cores, ou 3 seilá...

Se não tiver ponha ele pra rodar em prioridade baixa pra vc poder fazer outras coisas pelo menos...

Como faz pra botar em prioridade baixa?!? (noob) :(

24-04-2008, 17:55:31
Como faz pra botar em prioridade baixa?!? (noob) :(

Acho que é assim:

http://img113.imageshack.us/img113/9927/priozv8.jpg

Distorção
24-04-2008, 18:20:52
to viciado nesse age ai le aeauzhuazh :D

CesarDRK
24-04-2008, 18:50:01
Acho que é assim:

Exatamente !

Gustavolpe
24-04-2008, 23:02:55
Achei um esquema no 3d studio que diminui a prioridade, mas pouco adiantou.... o PC se transforma numa carroça quando renderiza..... muito pior que o meu dual core de casa, e que o antigo do trampo.......

Testei pelo manager ali também, e nada mudou......

Na real, tô achando uma merda esse processador!!!!

João Ricardo
25-04-2008, 01:33:02
Gustavolpe! O problema da demora não é o processador, é do próprio programa que utiliza que não está preparado para utilização do Quad Core, uma vez eu vi numa revista quando fizeram uma experiência com uma placa mãe que utilizava dois processadores Pentium III, rodaram vários programas fazendo um comparativo com um único processador Pentium III e o resultado é que alguns programas dobravam de performance, outros permaneciam inalterados e outros pioravam.

|RZC|
25-04-2008, 01:35:24
Achei um esquema no 3d studio que diminui a prioridade, mas pouco adiantou.... o PC se transforma numa carroça quando renderiza..... muito pior que o meu dual core de casa, e que o antigo do trampo.......

Testei pelo manager ali também, e nada mudou......

Na real, tô achando uma merda esse processador!!!!

Cara, no 3Ds não tem na hora de renderizar como escolher quantos cores tu quer usar?? No maya tem, aí tu pode escolher opção de "Use all avaliable" ou colocar algum número, que é ilimitado. (Já que é configurado também pra workstations Absurdas e render farms, se tiver 9000 cores pra renderizar em render farm e escolher todos, vão ser usados todos heheh)
Dá uma procurada aí!

Gustavolpe
25-04-2008, 09:27:45
João Ricardo...... não sei se é do programa, pois uso exatamente o mesmo windows e a mesma versão do max (max 9, vray1.5) no trampo e em casa...... sendo que as configuração em casa e no trampo, se diferenciam pelo processador (E6420 x Q6600) e pela placa mãe (P5B plus x P5k SE)...... o resto é igual, HD, VGA, MEMO.......

Não consigo entender essa diferença, já que ambos trabalham com as mesmas configurações de programa, de resolução, de parâmetros do vray.... tudo igualzinho!!!! Só que no quad, o PC vira carroça no render, e no DUO o PC fica perfeitamente utilizável........

Ontem testei os 3 PCs que trabalho..... renderizando o mesmo arquivo, uma loja:

E6300 (1.86ghz - 2mb cache), 2GB DDR2 533, chipset VIA, HD250GB seagate, X1600 512MB - WXP professional SP2 (antigo, que ficou com outro colega) - renderizou em 41 min, em 800x600, sendo que outras tarefas são possíveis enquanto se trabalha (internet, photoshop)...... isso que tá uma carroça essa merda!

E6420 (2.16ghz - 4MB cache), 2GB DDR2 667, chipset intel, HD250GB seagate, XFX 8600GT fatal1ty - WXP professional SP2 (meu de casa) - render em 29 minutos, em 800x600, com o computador perfeitamente utilizável pra outras tarefas......

Q6600 (2.4ghz - 8mb cache), 2GB DDR2 800, chipset P35, HD320GB seagate, XFX 8600GT fatal1ty - WXP professional SP2 (trampo) - render em 20 minutos, em 800x600, com o computador completamente carroça, impossível de executar qualquer outra coisa durante o render.......

Todas as configurações com prioridade normal do programa....... :sm20:

Joker.dc
25-04-2008, 17:28:34
Estou tendo um problema parecido com o seu mas com outro software o MasterCam que utiliza muito simulações 3D.

Montei um Core2 Duo / 4G / GF 8800GT 512MB / HD 250G SATA2 / MOBO ASUS e praticamente não tive diferença alguma pra um Dual Core / 1G / GF 6200 256 / HD 150 IDE o.O

Estou pesquisando aqui pra ver se o MasterCam tem suporte a processadores Core2Duo, porque era pra ter uma melhora significativa de um para outro, já estava pensando em pegar um Quad pra ver se realmente tem mudança, mas depois de ler esse tópico acho que vou pensar melhor.

João Ricardo
26-04-2008, 23:35:53
Gustavolpe! Pelo que pude ver no seu comparativo, talvez vc precise no caso do Quad Core mudar a prioridade normal para baixa no seu 3D Studio max e alta nas demais. Creio eu que a configuração do Quad Core se concentra em trabalhar totalmente em caso de software gráfico desprezando as demais. Talvez (graficamente falando) o Quad Core esteja confundindo o seu software gráfico com um jogo porque pelo que pude ver numa animação demonstrativa do Quad Core no site da Intel quando é um jogo todo os processadores se concentram no jogo. E no site gamespot vi outro teste que utiliza uma placa mãe com dois Quad Cores e aconteceu a mesma coisa como outro comparativo mencionado acima. Foi bom vc ter tocado no assunto pois estou pensando em comprar um Quad Core, e já que vc tem ele, como está e relação aos games? Tá rodando bem?:)

knightlords
27-04-2008, 13:09:33
O Problema Eh O Soft

Gustavolpe
27-04-2008, 13:53:43
João Ricardo....... como o quadcore é lá da minha empresa, o único jogo que eu tenho instalado é o COD4, pra jogar em rede com o pessoal...... e ele roda igual rodo em casa, no dual.... tudo full em 1280x960....... mas não testei em outros jogos mais pesados lá...... pra jogar eu uso o meu de casa!!!!

E não entendo como pode ser o 3Dmax, se o mesmo roda parecido e não trava o pc no dual core....... mas de repente pode ser!!!!

Que merda!!!!

PreD@tor
28-04-2008, 01:08:14
Gustavo, vou te dar uma sugestão que não tem a ver diretamente com o seu problema, mas tenta fazer uma coisa, coloca um S.O. 64bits e instala o 3Dmax versão 64bits tb, e tu vai ver a diferença que vai dar... e de quebra coloca mais 2gb de memo, creio que a memoria esteja dando gargalo no seu sistema..

abraços..

dá uma olhada aqui:

http://www.tomshardware.com/charts/processors/3d-studio-max-9,369.html

Gustavolpe
28-04-2008, 10:43:40
Tô fazendo isso em casa!!! Baixei o CAD 64bit e o 3D studio 64 bits..... o Vista ultimate 64 bits já tá na mão..... só vou colocar esses 2GB a mais pra fazer o teste.....

Sei que uma tosqueira essa versão 64bits resolve, que é a de cair quando o sistema passa de 1.5GB de ram utilizada...... que é muito irritante, por sinal!!! O programa simplesmente cai....... :sm20:

PreD@tor
29-04-2008, 09:09:57
tem uma versão de 64bits do windows XP de repente tu dá um testada tb e vê se é melhor que o Vista, vc vai ganhar em estabilidade e velocidade(teoricamente), o os 2gb a mais de memo tb vão ficar legais, de repente esse problema que esta rolando aí não tem a ver com a memoria?

abraços..

Gustavolpe
29-04-2008, 23:47:24
Não pode ter a ver com memória, pois em todos os casos os PCs tem 2GB.... e o programa usa a mesma quantidade na hora de renderizar..... é CPU, mesmo...... são 4 cabeças pra se baterem durante o processamento.... elas rendem bem, no desempenho bruto, mas não tem um uso inteligente!!! Os dual core são mais inteligentes........

knightlords
30-04-2008, 14:23:09
afff.. eh soft nao optmizado pra quad.. .....zzzzzz.......manda email pa empresa que faz o soft e indaga a mesma coisa que ce indagou aqui