PDA

View Full Version : Radeon x1650 Pro (DDR3), duvidas Velo da Fan e temperaturas..



Bronislaw
09-05-2008, 00:52:01
Pessoal comprei essa placa usada por um valor bem baixo até, ela é agp 8x, clock 600mhz e memoria 1400mhz (ddr3).

A questão é que instalando os drivers e ligando o pc, ele funciona a Fan a todo vapor 100%, depois que eu instalei o ati tool, ele diminuiu na hora o barulho da Fan, fui verificar, vi que começou a rodar mais lento do nada, depois mechendo nas configurações do atitools vi que baixou a velocidade da fan, agora esta usando 30%, só que as configurações dele é meio estranha.

0º 30%
60º 40%
75º 50%
80º 65%
85º 80%
100º 100%

Se a placa chegar em 100º para usar o 100% da Fan já era, ela ira queimar não vai?

Bom antes desse programa (que dae agora abilitei 100% de novo). A temperatura da placa sem uso em jogos ficava entre 40º e 48º.

Em jogos jogando por coisa de 2 ou 3 horas, jogos meio pesadinhos como need pro street, não passou de 72º a placa, no uso do atitools para identificar artefatos pelo jeito usa bastante a placa, também não passou de 72º, fazendo o teste por umas 2 horas quase.

Agora a duvida, qual é a temperatura ideal para a placa e deixar a Fan sempre em 100% pode danifica-la mais rapido ou muito rapido ou não tem nada haver isso, fora que quando ela fica mais de vagar, fica bem mais silencioso.

E a outra qual é a temperatura maxima que essa placa ou as placas no geral suportam ou podem suporta, um limite para não utrapassar.

E se eu deixar a Fan em 40% com a placa sem usar (o que fica bastante como a noite baixando jogos), e ela ficar com uma temperatura de 56º a 65º foi o que ficou pelo que testei, vou estragar ou forçar mais a placa, do que deixar a Fan em 100% e a temperatura cravada em 44º?

Obrigado pela atenção pessoal e quem souber um pouco ae pode tentar me explicar que estou meio perdido nessa parte.

09-05-2008, 01:03:39
Questão da temperatura máxima:

Minha 8600 GT chegava brincando a 81ºC, isso com o fan padrão, mechi no Rivatuner e deixe sempre em 50% (algo perto disso)....e acho que deu uma diminuida pra uns 76ºC depois disso..o barulho não fico tão alto assim..

Geralmente quando você liga o PC o fan das VGAs ficam em 100%, na hora que entra no WIndows (isso sem mecher na rotação) cai pra uns 20% (não lembro ao certo),pois no Windows ela fica "em modo 2D" (que não usa recursos tão avançados da VGA)

Acho que com o fan em 100% a vida util dele diminui sim, mas acho que não é necessário 100%, tenta coloca uns 60% (cuidado aqui, pois tem porcetagens pra quando tu usa algo 3D, jogos por exemplo...e 2D...se quiser deixar sempre nessa opção vai depender de vc..no ati tray tools não sei se da pra fazer isso tbm..mas no riva tuner da pra deixar separado sim..)