PDA

View Full Version : Ilusão de audio (?)



Chrno
31-07-2008, 23:22:49
ugriWSmRxcM
http://es.youtube.com/watch?v=ugriWSmRxcM

a escala Shepard foi descoberta pelo psicologo Roger Shepard que estudou durante anos um tipo de tom que o cerebro não é capaz de reconhecer e que uma vez que se repita sentimos que o tom varia.

No seguinte vídeo escutaremos sempre o mesmo tom, mas percebemos como se estivesse aumentando, ao terminar dê um replay e verás como segue e segue aumentando!

maxMODE ®
31-07-2008, 23:31:26
Realmente parece que está aumentando. Mas será que a ilusão não ocorre por causa das notas serem oitavadas? Ou seja, temos uma escala com uma nota grave e outra aguda sempre subindo...


:confused:

GueD'S
31-07-2008, 23:52:33
Aqui todas as vezes que reproduzi foi do mesmo jeito, sempre aumentando, parece que tem 3 notas sendo tocadas, 2 oitavadas e uma sempre aumentando o tom, ou a primeira sendo repetida sempre no mesmo tom e a segunda aumentando.

Sacola
31-07-2008, 23:58:46
nops, no primeiro replay deu a impressão de estar aumentando, mas no segundo já notei o padrão, acho que isso é uma pegadinha, a última nota é repetida do começo, se encaixando com a primeira quando você dá o replay. meio difícil de explicar escrevendo, só tendo ouvido mesmo aheioa

KrOz_ROD
01-08-2008, 14:27:53
É o lance das escalas.

Acredito que qdo o sujeito escuta todas as repetições do clipe, o cérebro estabelece um padão(ele ficou acostumado), saca? E eu penso que portanto, ao ouvir novamente, o teu cerebro "filtra" o som, fazendo vc ouvir só a escala contínua.

É exatamente a mesma coisa da ilusão de ótica.

vzSRVgF501M

Bolovo
01-08-2008, 18:31:45
Esse ultimo video zoou meu cerebro, to vendo tudo torto agora ! AUHaO

Syrrah
01-08-2008, 19:35:32
O 1° vídeo é bem esperto. Ja tinha visto isso, mas se você ouvir nas primeiras vezes, é 100% certeza que você vai acreditar, mas ouvindo denovo mais tarde, vc vai notar que o som foi feito no início mais grave, no meio mais agudo e vai afinando e agravando no final, para que fique igual quando você tocar denovo e parecer que o som está sempre ficando cada vez mais agudo. +/- isso

O 2° vídeo foi doido XDD

bluR
01-08-2008, 21:16:20
psicodelico o segundo aheoaheoa :D

Sacola
01-08-2008, 22:27:49
que viagem nesse segundo, fica o video todo olhando pro centro, depois olha pros posts dos outros caras, parece que o monitor virou água, tá tudo 3d se mexendo oO :S

Joker.dc
02-08-2008, 08:28:56
Hhauhahauh doideira esse 2 video, acho que ja tinha visto esse so que depois que vc via esse video vc olhava pra a imagem de uma lareira e parecia que ela estava pegando fogo mesmo.

Sparks
03-08-2008, 13:17:01
o do som e mto foda

ja o segundo video e demais

parece que o quarto aqui ta se mexendo huauha