PDA

View Full Version : Intel Nehalem: Intel i7 (bloomfield) em outubro \o/



bluR
13-08-2008, 09:18:13
Entusiastas ricos ou pobres de plantão (como eu)..
Antes de você torrar o seu suadinho (ou nao) dinheiro num core2 duo/quad..
leia isso



A Intel, com a confirmação de que os processadores Bloomfield para socket LGA 1366 serão comercializados sob a marca Core i7 durante o quarto trimestre deste ano, completa o quadro de informações. Sabe-se que esses processadores operarão de 2,66 a 3,2 GHz e que serão propostos por preços entre US$ 284 e US$ 999. O mais potente da família será conhecido como Core i7 Extreme Edition e terá como característica coeficiente liberado.

O site HKEPC detalha o cronograma de lançamento dos processadores Bloomfield e a nomenclatura dos modelos. Primeiramente os dois modelos Bloomfield mais modestos serão comercialmente conhecidos da forma “Core i7 9xx” e o mais potente, “Core i7 9xx Extreme Edition”. Por enquanto, os dois últimos algarismos das nomenclaturas dos Bloomfield são desconhecidos.

Além disso, o lançamento dos processadores da linha Core i7 acontecerá na terceira semana de outubro e começarão a ser vendidos imediatamente após o evento. Estava inicialmente programado para setembro, mas devido ao atraso na fabricação de placas-mãe baseadas no chipset Intel X58 com socket LGA 1366, decidiu-se adiar o lançamento da linha Core i7 para a segunda quinzena de outubro.

De acordo com alguns dados, os processadores da linha Core i7 terão uma tecnologia que proporciona economia de energia, como por exemplo a possibilidade de alterar a freqüência de operação dos núcleos proporcionalmente à carga. Detalhes sobre esses processadores deverão ser anunciados durante a IDF 2008 que começará no próximo dia 19.

Fonte: Overclockers.ru

HO HO HO :D

pra quem esta por fora:
* o Nehalem tem novo socket (obviamente não compativel com os atuais, nao apenas pela pinagem, mas tb por requisitos eletricos)

* Possui CSI (ou QuickPath ou mais claramente, um sistema similar ao HTT da AMD (HyperTransport)..

* Controladora de memoria ddr3 on-die triple channel (similar ao k8/k9/10*) - diminuição do L2 (256~512k) e um novo cache L3 (um pouco mais rapido que o da AMD)

* HyperThreading por NUCLEO, ou seja, 4 nucleos = 8 threads.. se no tempo do p4, a intel "criou" este conceito para dar um help no longo estagio de pipeline.. imagine isso @3ghz com estagios menores.. deve dar um help mtoo bom (em aplicativos especificos, eh claro)..

* E mais algumas outra pequenas melhorias na arquitetura (prefetch, desvios e etc)..

sinceramente?
eu QUASE tava gastando ~2.5k em um core2 quad phuderoso..
antes de fazer essa loucura, resolvi dar uma lida pra ver quando ia sair o nehalem.. bom.. acho q vou esperar :D

e sim..
eu sei q se na tecnologia, mais especificamente na "informatica", se vc ficar esperando, nunca vai comprar nada.. mas essa eh uma "dica" pra quem ainda tem um sistema velho (como eu) e ia trocar ele INTEIRO por esses meses..

sem fanboismo aí..
mas eu sinceramente estou com pena da amd (mais especificamente do barcelona, que prometia tanto =/ - resalva, em servidores, ele ainda eh MTO BOM)..
nao sei se o bulldozer vai aguentar o tranco nao..
tem aplicativo que deu +100% (CEM POR CENTO! - memory bound) de melhoria.. outros, 5~10% (cpu bound).. mas a media ficou entre 20~30%..

vai ser coisa do demo! :D

GueD'S
13-08-2008, 12:09:28
Massa, tomara que os preços não nos estuprem :D


Eu demorei quase um ano pra mudar pra C2D depois que foi lançado e não fez diferença pra mim pois o foco aqui do pc é jogo e overclock. Com essa leva ae não vai ser diferente, tbm vo demorar pegar e com certeza pegar coisa mais madura e barata como foi na mudança pra C2D. Só que nesse tempo vai dar pra usufruir da tecnologia antiga (que não tem coisa ruim) por um bom tempo, ainda mais agora que minha mobo foi pro saco e to pegando uma provisória de urgência pra depois escolher uma mais interessante.

Um comentario a parte pra memos DDR3, quem teve ou tem agora, duvido que aproveitou como irão ser aproveitadas nessa nova plataforma ae, além de que serão triple channel :eek: Será que fazem triple channel com 2 pentes :confused:

13-08-2008, 12:46:02
Triple Channel = 3 Modulos de memória..

Provavelmente ele vai ter 3 controladoras de 64 bits para memória, resultando em 192 Bits...vai ser obrigado ter no MINIMO 3 Slots....

GueD'S
13-08-2008, 12:53:17
Triple Channel = 3 Modulos de memória..

Provavelmente ele vai ter 3 controladoras de 64 bits para memória, resultando em 192 Bits...vai ser obrigado ter no MINIMO 3 Slots....
Então pra usar triple channel no mínimo as memos terão o 3 como múltiplo, 384MB, 768MB, 1536MB, 3GB, 6GB, e incríveis 12GB, pois será bem provável agora 6 slots pra memória, pois 3 só dá pra um kit e 4 é sem lógica e sem propósito pra essa novidade. Sinistro...

-=|R.R.|=-
14-08-2008, 23:19:57
enquanto isso continuo com meu 939 imortal :D

bluR
14-08-2008, 23:53:43
enquanto isso continuo com meu 939 imortal :D

veio
eu ainda tenho um socket a e uma 9600xt (RADEON e nao GF =P) :D


por essas e outras q eu disse..
isso aí eh mais pra quem vai trocar de plataforma..
quem aí investiu a pouco tempo no core2.. pqp..
tem um pc phodao por um BOM tempo ainda..
ah nao ser q o cara seja um entusiasta doente.. dae eh outros 500.. aoheaheoa

eu to sinceramente pensando em comprar um sim, pq se eu precisar eh soh trocar uma mobo.. um processador e assim vai.. fica mais barato no futuro..
como eu fiz com o k7 na epoca..
empaquei nele pq nao dava conta.. era mta grana com faculdade e etc, entao nao deu pra seguir pros 939..
e agora q o meu k7 tah se peidando pra rodar alguns encodes 720p, chegou a hora de evoluir.. aoheaheoa
se nao.. nem dava mta bola.. afinal, eu jogo 100% das vezes no xbox360 mesmo \o/