PDA

View Full Version : Brasil pode ter conexão de 200Mbps via rede elétrica



Chrno
30-08-2008, 18:59:39
Algo normal em países como o Japão, Estados Unidos e em alguns da Europa, conexões de internet em altíssimas velocidades são praticamente impensáveis no Brasil… Por telefone. Se você achava muito uma conexão de 24Mbps por aqui, conheça a Internet via rede elétrica capaz de alcançar absurdos 200Mbps.

A multinacional japonesa Panasonic já está testando a tecnologia Power Line Communication (PLC) - “Comunicação via rede elétrica” - na cidade de Barreirinhas, no Maranhão, em parceria com a Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistemas Privados de Telecomunicações (APTEL). A Agência Nacional de Telecomunicações, a ANATEL, já colocou em consulta pública no país a proposta da tecnologia oferecia pela Panasonic.

A Panasonic Brasil já beneficiou três (sortudos) estabelecimentos em Barreirinhas que estão testando o equipamento: uma biblioteca pública, um restaurante e uma loja estão acessando a Internet pela rede elétrica através de um modem PLC a uma velocidade de 200Mbps. Outros testes devem ser feitos só no ano que vem, em Recife, no estado Pernambuco (duh!).

É bom lembrar que esse milagre tecnológico já estava em testes por outras empresas em outros Estados brasileiros, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Mas testes públicos não haviam sidos realizados em uma escala considerável como a Panasonic está fazendo.

A idéia é transformar o PLC em um complemento para outras tecnologias de conexão à grande rede, como o Wireless, por exemplo, em áreas que não exista cobertura telefônica. No Brasil, cerca de 20 milhões de lares não tem telefonia fixa. Já energia elétrica, quase 99% das casas têm. Isso torna fácil (e barata) a disseminação da tecnologia.

Os modems que convertem o sinal da Internet para a rede elétrica são fabricados atualmente no Japão e na Malásia. Se a idéia colar aqui no Brasil, a Panasonic espera abrir uma fábrica desses aparelhos no país, já que somos uma das nações que mais acessa a Internet no mundo!


Quanto aos custos, com certeza, serão um tanto elevados no início, já que uma conexão ADSL de 24Mbps no Brasil custa mensalmente por volta de 200 reais. O bom da PLC é o fato de não exigir uma grande infra-estrutura e ter sua instalação rápida e fácil, o que pode baratear os preços. O problema mesmo é quando faltar energia. Além disso, os preços das conexões ADSL (por telefone) no Brasil, que são um dos mais altos do mundo, podem cair drasticamente se a tecnologia da Panasonic tiver uma boa aceitação por aqui, já que a concorrência falará mais alto.

Vamos esperar pra ver!

fonte: guia do pc

-------------

Jeffers
30-08-2008, 19:45:49
espero que não seja uma facada igual as disponíveis atualmente :mad:

Snap
30-08-2008, 20:28:58
Caro vai ser, certeza, mas com o aumento da concorrencia, e da velocidade, a tendencia é cair o preço após um tempo..

Syrrah
30-08-2008, 20:50:25
Cair o preço e a velocidade também...é sempre assim

NeoRSC
30-08-2008, 21:09:48
Cair o preço e a velocidade também...é sempre assim

eh de lei isso aff, to com uma conex de 8Mb, antes era de 4Mb e a unica diferença q eu sinto eh no bolso e nos downloads pq de navegação, games online e talz ta a msm coisa aff Telefonica Sux a lot PQP, soh uso pq naum tem outra coisa aki na minha cidade...

Bolovo
30-08-2008, 21:54:00
Acho que a unica concorrente séria a Telefonica/Speedy agora são essas internet 3G e o escambau.

Vi um note usando net 3G da Claro e putz, bem melhor que meu Speedy 1M.

Sid Vicious
31-08-2008, 00:58:01
já eu, bolovo, ouvi exatamente ao contrário.
ouvi dizerem que é um lixo, quanto mais longe da fonte (seja lá o que for) mais cagada a net fica.

e entra outras coisas também

Sparks
31-08-2008, 02:08:46
la pra 2040 fica popular no brasil

Snap
31-08-2008, 03:02:49
as futuras hubs vãos er baldes de agua!

Skillo
31-08-2008, 04:45:17
net do Brasil sux!

Joker.dc
31-08-2008, 13:21:05
Acho que a unica concorrente séria a Telefonica/Speedy agora são essas internet 3G e o escambau.

Vi um note usando net 3G da Claro e putz, bem melhor que meu Speedy 1M.

Eu utilizo 3G claro e sinceramente é um lixo... quase sempre a Rede 3G não ta funcionando ae fica conectado a EDGE, na edge a velocidade fica praticamente de uma internet discada... acho que tem que melhorar e muito ainda, pra mim implataram ela antes da hora, devia estar era em fase de teste ou aperfeiçomento. :mad:

Meu amigo usa o da Vivo e pelo que puder ver o deles a Edge funciona bem melhor... ja o da Tim não conheço.

GueD'S
31-08-2008, 13:29:38
Mas Joker, ainda tá em fase de testes, é que no Brasil ninguém reclama e eles fazem esse testes com os clientes pagando mesmo, e seja lá o que Deus quiser, infelizmente. Vai mehorar, vai, mas como ninguém fala nada eles vão protelando com o ruim mesmo e gastando nada pra ir implementando os recursos, triste :(

Joker.dc
31-08-2008, 13:44:48
Mas Joker, ainda tá em fase de testes, é que no Brasil ninguém reclama e eles fazem esse testes com os clientes pagando mesmo, e seja lá o que Deus quiser, infelizmente. Vai mehorar, vai, mas como ninguém fala nada eles vão protelando com o ruim mesmo e gastando nada pra ir implementando os recursos, triste :(

Então mas no site entra la nas areas de cobertura, e la diz que aquelas areas estao funcionando, problema que não e bem assim, eu to tentando devolver isso, foda que contrato tem que ficar no minimo 1 ano senao tenho que pegar valor do Modem, alem do mais valor e muito alto.


net do Brasil sux!

Triste verdade :(

GueD'S
31-08-2008, 14:11:42
Se não me engano, qualquer cláusula de fidelidade hj é considerada abusiva pelo código de defesa do consumidor, vê isso ae.

Sacola
01-09-2008, 01:39:47
não entendi o "duh" na parte de recife ?
se viessem pra cá eu dava um filho (que não tenho) por essa internet :)

GueD'S
01-09-2008, 02:04:08
não entendi o "duh" na parte de recife ?
se viessem pra cá eu dava um filho (que não tenho) por essa internet :)
Acho que o "duh!" foi porque cometeram uma redundância, se é Recife subentende-se logicamente que é Pernambuco, não seria necessário a citação :)

Darkcity
01-09-2008, 13:58:19
País atrasado :o

Sid Vicious
01-09-2008, 14:08:13
Se não me engano, qualquer cláusula de fidelidade hj é considerada abusiva pelo código de defesa do consumidor, vê isso ae.

tinha lido sobre isso. entrou em vigor?

Kiko Rigatti
01-09-2008, 14:50:05
tinha lido sobre isso. entrou em vigor?

ueh.. procura na net o codigo de defesad do consumidor..

no http://www.direitonet.com.br/ deve ter... soah naum procuro direito pra ti agora.. pq to no escritorio..

Bolovo
02-09-2008, 00:01:19
Eu utilizo 3G claro e sinceramente é um lixo... quase sempre a Rede 3G não ta funcionando ae fica conectado a EDGE, na edge a velocidade fica praticamente de uma internet discada... acho que tem que melhorar e muito ainda, pra mim implataram ela antes da hora, devia estar era em fase de teste ou aperfeiçomento. :mad:

Meu amigo usa o da Vivo e pelo que puder ver o deles a Edge funciona bem melhor... ja o da Tim não conheço.
Ah, mas daí depende muito também. Tem lugar que vi que é um lixo e tem lugar que vi é uma magavilha.