PDA

View Full Version : Colapso de iceberg cria mini-tsunami em praia da Groenlândia [Vídeo]



San Andreas
10-04-2009, 15:50:44
Em 1995, em uma praia da Groenlândia, um colapso estrutural fez a parte emersa de um iceberg mergulhar na água. O grande deslocamento de água gerou uma onda de pequena altura que quando se aproximou da beira da praia aumentou de tamanho, arrastando barcos de pesca e iates como se fossem de brinquedo.

_2NvwlnKVtU





Tsunami do Oceano Indico - 2004

C4lpIaSraPE

San Andreas
10-04-2009, 15:51:31
http://en.wikipedia.org/wiki/Pacific_Tsunami_Warning_Center


http://www.noaanews.noaa.gov/stories2004/images/tsunami-buoy-deployment2.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/87/Tsunami-dart-system2.jpg

http://www.globalsecurity.org/eye/images/tsunami-1.jpg


http://www.globalsecurity.org/eye/images/tsunami-3.jpg


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/d/d0/IMG_5028.jpg
Tsunami hazard sign at The Wedge in Balboa Peninsula, Newport Beach, California.



Papua New Guinea, 17 July 1998

http://www.globalsecurity.org/eye/images/png-1998-1.jpg

Ondas gigantescas arrasam aldeias e matam milhares em Papua Nova Guiné, no sul do Pacífico

Parecia o fim do mundo. Primeiro o chão tremeu. Depois se ouviu um estrondo e três ondas gigantescas, a maior delas com 10 metros de altura, encobriram sete aldeias à beira-mar na ilha de Papua Nova Guiné, um país no Pacífico Sul. Aterrorizada, a população tentou fugir, mas não deu tempo. Em segundos, a violência da água arrastou casas, árvores, animais e pessoas na noite de sexta, 17. Quando a maré baixou, a devastação era total. Como se uma enorme vassoura tivesse varrido a paisagem. Havia cadáveres em meio a troncos e restos de construções. Dos 10.000 habitantes da região, 6.000 estavam mortos ou desaparecidos. As tsunamis, como são chamadas as ondas gigantescas formadas por terremotos no fundo do mar, são um fenômeno conhecido na região, mas raramente os efeitos são tão devastadores.

As ondas que engoliram as aldeias foram formadas por um terremoto que chacoalhou o subsolo do mar, a 30 quilômetros da costa. A energia liberada pelo tremor levantou tsunamis tão altas quanto as melhores ondas para a prática do surfe, com a diferença que, em vez de quebrar na praia, elas avançaram por terra firme. Ao se formar, em águas profundas, uma tsunami é apenas uma marola imperceptível. Só ganha altura e se torna potencialmente destruidora quando atinge águas rasas. Para os moradores do litoral, o único aviso de aproximação de uma tsunami é o brusco e acentuado recuo da maré, minutos antes. Quase sempre é tarde demais para fugir. Nenhuma região litorânea está a salvo dessas marés gigantes. O risco, contudo, é maior no Oceano Pacífico devido à grande atividade sísmica.



Indian Ocean Tsunami – 2004

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/36/KataNoiReceding.jpg
Maximum recession of tsunami waters at Kata Noi Beach, Thailand, before the third, and strongest, tsunami wave (sea visible in the right corner, the beach is at the extreme left), 10:25 a.m. local time.