PDA

View Full Version : Existe monitor LCD 4:3?



cachaceiro
05-05-2009, 23:16:25
Meu monitor CTR 17 queimou, e não encontro outro pra vender em lugar nenhum. To pensando em pegar um usado, mas se não der vai ser um de LCD mesmo. O problema e que a eu so acho wide screen, formato que não me agrada nem um pouco. To pensando em pegar um LG L1755s (1280x1024), pode ser que deforme um pouco a imagem mas ainda e melhor que widescreen. Tem algum lugar que ainda vende monitores de tubo, ou algum LCD no formato 4:3, ou o melhor que eu faço e comprar esse LG mesmo?

http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2587484&ID=BD6778607D905051524220451

Taturana
05-05-2009, 23:42:15
Acho que até que faziam há um tempo atrás, só que pararam de fazer. Se você for comprar um crt tem que comprar aí perto da sua cidade mesmo, frete de monitor crt ninguém merece. Pergunta, por que o formato wide não te agrada?

GueD'S
06-05-2009, 00:55:45
Acho que até que faziam há um tempo atrás, só que pararam de fazer. Se você for comprar um crt tem que comprar aí perto da sua cidade mesmo, frete de monitor crt ninguém merece. Pergunta, por que o formato wide não te agrada?
Queria saber isso tbm, porque só se vê vantagens tecnicamente falando. Responde ae :)

cachaceiro
06-05-2009, 01:12:08
Por que não, um wide de 17 e mais baixo que um crt, ao menos a resoluçao e menor e olhando da a impressão de ser mais baixo mesmo. Além disso a imagem fica deformada com resoluçoes 4:3 que são as unicas que tem em alguns jogos mais antigos. Acho que vou comprar esse L1755s mesmo, não achei nenhuma opção melhor. O unico problema e que não tem tal o cabo DVI, mas acho que eu nem vou notar a diferença.
Outra vantagem do crt: É bem mais barato!

Taturana
06-05-2009, 01:25:03
Hm, na verdade se o monitor vier com um cabo dvi, você pode configurar nas propriedades do vídeo pra manter o aspecto de resolução da tela. Se for 1024-768, ele vai mostrar como se fosse 1024x768, sem ficar esticado. Daí eu preferia comprar um monitor com cabo dvi.

GueD'S
06-05-2009, 01:31:43
Mas cara, ele é mais baixo mas é mais largo e pra jogos antigos tem o widescreengameforums (http://www.widescreengamingforum.com/wiki/index.php/Main_Page) onde ensinam a colocar games antigos em wide. Longe de querer mudar sua preferência, mas vc talvez ainda não tenha se acostumado a esse padrão que em breve será 100% pra tudo. E esse link pro monitor de 17 que vc postou ele é wide, além de tá caro pacas pra um 17'' Já vi por ae 17'' por 300 pila novo, só procurar melhor que acha.

[EDIT]
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-93124422-monitor-17-samsung-732nw-widescreen-preto-promoco-_JM

cachaceiro
06-05-2009, 01:35:19
Mas se a resolução vertical maxima do monitor for de 900, acho que não tem como ele mostrar em 960 nem muito menos em 1024, ou tem? Além disso com cabo dvi acho que é mais caro.
Eu gostava do meu monitor do jeito que ele era e quanto mais parecido com ele, melhor.
Esse formato 5:4 a largura e a mesma de um 4:3, so aumenta a altura, ou sera que perde em largura também?
E pior que eu preciso ver isso rapido, minha mãe ja ta me enchendo o saco porque eu peguei o monitor dela.

GueD'S
06-05-2009, 01:48:31
Vai depender da resolução nativa, mas se vc quiser por exemplo pode usar 1280x960

http://img8.imageshack.us/img8/7104/06052009004924.jpg

cachaceiro
06-05-2009, 02:49:18
Mas se eu colocar 1280 x 960 num monitor que tem a resoluçao vertical de 900, acontece o que? Encolhe a imagem ou da aquele erro que não aparecer nada na tela? E se dois monitores tem a mesma largura em pixels, vao ter a mesma largura em centimetros?
No padrao 5:4 vai dar uma deformação de menos de 10% pro 4:3, acho que nem da pra notar.
Ja to considerando um 16:9, mas so se tiver entrada DVI e resolução vertical de pelo menos 960. Ou seja, vai ficar caro demais.

GueD'S
06-05-2009, 02:58:10
Mas se eu colocar 1280 x 960 num monitor que tem a resoluçao vertical de 900, acontece o que? Encolhe a imagem ou da aquele erro que não aparecer nada na tela? E se dois monitores tem a mesma largura em pixels, vao ter a mesma largura em centimetros?
No padrao 5:4 vai dar uma deformação de menos de 10% pro 4:3, acho que nem da pra notar.
Nunca tive a aportunidade de fazer este teste, não sei se o que vc falou acontece, será que dá pra ir em uma loja física tentar isso e ver o que rola antes de comprar pela net?

cachaceiro
06-05-2009, 03:12:21
De qualquer jeito não vai ficar tão bom quanto um 4:3, se manter a proporção vai ficar menor tanto em altura quando em largura. Vou ver se consigo um crt usado com o cunhado de um amigo meu, parece que tem pouco uso e ele ta vendendo barato, nem sabe quanto vai cobrar, se eu oferecer uns 50 talves ele aceite. O problema e que ele mora em outra cidade.

agorasim™
06-05-2009, 08:22:16
tenho lcd na caixa syncmaster 743b, no formato que vc gosta com entrada de dvi, porem sem o cabo....dvi apenas o analogico....260R$ mais frete e vai pra sua mão:D

GueD'S
06-05-2009, 08:52:17
Quanto é um cabo DVI??? O meu quando comprei veio junto...

Zorbinha
06-05-2009, 11:10:07
Existe sim, eu tb não gosto de wide, comprei o meu aqui e estou gostando, olhe as especificações: vem com cabo DVI !

Monitor 17" LCD SyncMaster Digital 761BF Samsung

http://www.pernambucanas.com.br/aspx/Catalogo/DetalheProdutoP.aspx?Categoria=&Produto=153273

Taturana
06-05-2009, 12:36:05
O único problema é o preço desse monitor...

cachaceiro
06-05-2009, 20:53:54
Acabei encomendando o LG L1775s. O preço não era dos melhores (R$ 460), mas como eu tava com pressa de resolver isso e deu pra faser em 12 veses sem juros e com frete gratis, não foi um negocio tão ruim assim.

cachaceiro
09-05-2009, 22:06:16
Chegou o monitor hoje. Simplismente uma bosta! Acho que e culpa não é desse modelo especifico mas sim dos LCD em geral. Dependendo do angulo que eu olho as cores mudam, ou fica mais claro ou mais escuro. Naquele teste de cores do painel de controle nVidia, e quase impossivel deixar as barras pretas e cinzas na cor certa, e quando eu deixo, a area de trabalho fica toda fudida. Sobre a resoluçao, se eu coloco 1280x1024 fica um pedaço fora da tela, e o ajuste horizontal não resolve, e não tem como "afinar" a imagem, o jeito e deixar em 1280x960 mesmo. A vontade que me dar e vender essa porcaria por 50 reais e comprar o primeiro CRT usado que aparecer. Não sei se e normal ser assim mesmo ou eu comprei o pior modelo do mercado, se bem que eu procurei e não achei nenhuma reclamação sobre ele.

EDIT: Baixei a taxa de atualização pra 60hz e agora a imagem ao menos encaixa na tela! Mas ainda vai demorar pra eu me acostumar com o resto.
Sobre o problema do arrasto, disem que é imperceptivel abaixo de 8ms. Aqui e 5ms e eu to notando...

bluR
10-05-2009, 00:09:56
e o trofeu "mimimi" vai para: CACHACEIRO!

cara, antes de ter comprado, tu devia ter passado em uma loja fisica e ter visto o bagulho funcionando pelo menos..

eu tenho dois lcds em casa..
sucesso.. e eu sou bem CHATO com questao de cor e etc..
por isso q eu digo, barato sai caro.. 90% das vezes..

boa sorte com o monitor..
devolve ele pra loja, diz q nao atendeu as espectativas..

cachaceiro
10-05-2009, 01:14:52
Pior que eu pesquisei, não achei reclamação nenhuma. Olhei nas lojas fisicas aqui da cidade, so tinha 16 :10, tempo de resposta 8ms, tudo de 500 reais pra cima. Procurei bastante por um monitor crt e não achei nenhum.
Outra coisa e que aqui em casa tem 2 pcs, e o unico monitor tava no meu quarto e minha mãe passava a noite pesquisando pros trabalhos da faculdade dela e não me deixava dormir. Ai tive que deixar o monitor no pc dela e ficar sem nada. Ja faz umas 2 semanas desde que o outro montior queimou, mandei pra um amigo do meu pai que mexe com eletronica e ele não conseguiu consertar.
Outra coisa que me irrita muito é que, ao contrario do que diz no manual, aparentemente não tem como ajustar a posição da tela, fica meio inclinada é e isso que deixa as cores piores ainda.
Pelo menos a qualidade da imagem e boa, e ja aprendi a colocar a tela na posição certa (tem um botão de auto ajuste), e deformação e praticamente imperceptivel. Não e que seja horrivel, mas eu gostava mais do meu monitor antigo.
Quanto a devolver nem adianta, eu ia acabar pegando outro que ia ser praticamente a mesma coisa, se não fosse pior.

Juquinha
10-05-2009, 02:29:18
desculpem a ignorância, mas o padrão widescreen tem qual aspect ratio? 16:9 ou 16:10 ou os 2??? :D

cachaceiro
10-05-2009, 03:06:29
Retirado da wikipedia:

"LCDs appear to exhibit motion blur as the human eye follows moving objects, where some CRT screens do not. This is because an individual LCD pixel is constantly visible for the entire duration of a frame (typically 16.7ms), whereas a CRT pixel is lit for only a fraction of a microsecond once per frame as the electron beam scans past it. The means that even on a hypothetical LCD panel with a response time of zero, a panning image will appear to have motion blur whereas a panning image on a CRT monitor will not."

"LCD panels using TN tend to have a limited viewing angle relative to CRT and plasma displays. This reduces the number of people able to conveniently view the same image – laptop screens are a prime example. Usually when looking below the screen, it gets much darker; looking from above makes it look lighter. This distorts the colors and makes consumer grade LCD monitors unsuitable for work where color is important (photography, fashion, etc) as the colors change when one moves one's eyes slightly up or down, or when looks at the top of the screen or at the bottom from a fixed position."

Pelo menos agora eu sei que mesmo que eu compresse o melhor monitor do mercado, eu não ia gostar do mesmo jeito...

GueD'S
10-05-2009, 05:04:42
desculpem a ignorância, mas o padrão widescreen tem qual aspect ratio? 16:9 ou 16:10 ou os 2??? :D

Tem os 2 :)

Taturana
10-05-2009, 11:22:25
Se você tivesse comprada um monitor com 2ms você não ia notar diferença. Quando eu sai do meu crt 19 pro lcd 22 eu não vi diferença, só que a tela ficou beeeeeeem maior.

O padrão 16:10 foi inicialmente criado mais pra designers gráficos, pra eles terem a área de trabalho do 16:9 e mais um espaço pra deixar a barra de ferramentas que eles utilizariam. Hoje parece que alguns desenvolvedores de software estão querendo que o padrão seja o 16:9 mesmo, acredito mais que isso acontece porque os jogos hoje são multiplataforma, ou seja, os televisores widescreen todos, pelo que eu saiba, são no padrão 16:9. Isso simplesmente pra não "perder tempo" criando mais configurações de resolução. Eu acho isso uma idiotice, ficar com aquela barra preta num monitor de 16:10.