PDA

View Full Version : Dicas para quem está começando a jogar...



BatZ
12-06-2009, 18:34:23
Vamos lá, resolvi preparar algumas dicas que eu espero que ajude e incentive aqueles que estão começando ou vão começar a jogar TF2! São dicas totalmente pessoais que podem ser complementadas pela colaboração dos outros usuários:

1) Team Fortress 2 não é um deathmatch ou teamdeathmatch! Não pense em entrar num servidor apenas para matar, pois isso não é o mais importante do jogo. Trata-se de um game com objetivos que dependem demais da colaboração em equipe para ser atingidos, por isso, se você entrar apenas para jogar por si e sem tentar entender o que se passa e ajudar seu time, as chances de obter sucesso serão pequenas, proporcionalmente às chances de vc acabar sendo xingado por todos.

2) Quando começar a jogar, uma das classes que mais devem te ajudar a conhecer o mapa e entender os objetivos é jogar de médico. Em primeiro lugar, porque um médico nunca é demais em um time, e em segundo que é uma forma relativamente simples de pontuar, mesmo sem matar diretamente ninguém. A única coisa que você precisa fazer como médico é curar os seus amigos e se proteger dos tiros. Dê preferência para curar as classes mais pesadas e aqueles que estão gritando por médico ao seu lado. Outro cuidado que você precisa ter neste início é quanto a usar o Ubercharge, uma carga que dá invencibilidade a você e a pessoa que você estiver curando por alguns segundos, ao acionar o botão direito do mouse depois da carga estar completa em 100%. Use o "Uber" sempre que o seu amigo estiver de frente pra uma Sentry-gun, por exemplo, ou se você sentir que poderá morrer, ou quando o seu amigo que estiver sendo curado pedir. Como médico, aproveite para conhecer o mapa e ver como os integrantes do seu time se posicionam, para tentar repetir depois com uma classe de ataque, assim como para ver onde ficam os kits de vida e munição espalhados pelo mapa, eles são essenciais durante as partidas.

3) Saiba identificar um Spy. Um espião inimigo pode passar ao seu lado invisível ou disfarçado de qualquer classe como se fosse um amigo seu, inclusive como um espião de sua equipe. Saber reconhecer um Spy é o ponto chave para não ser uma presa fácil desta classe, que mata rapidamente com uma facada nas costas. Então vc pode estar se perguntando como identificar um Spy? Em primeiro lugar, você deve notar que você consegue "atravessar" o personagem de um membro do seu time, o que não acontece com um Spy, esteja ele invisível ou disfarçado. Então o cuidado que você precisa tomar é: se estiver andando entre seus amigos ou pelo cenário e algo bloquear a sua passagem, como uma parede invisível, muito provavelmente trata-se de um Spy. Atire e avise seus amigos para que possam verificar se realmente é um Spy, mas quando vc de fato trombar em qualquer pesonagem do seu time, tenha certeza que trata-se de um Spy e você deve matá-lo. Outras formas de reconhecer um Spy é notar um personagem da sua equipe indo para o lado contrário do que todos estão indo, já que o Spy sempre buscar pegar todos pelas costas. Se ver dois personagens com o mesmo nome ou mesmo um com o nome igual ao seu, tenha certeza que também trata-se de um Spy.

4) Se você não tiver um headphone, tente arranjar um, pois a comunicação em TF2 é muito importante, e ficar digitando mensagens no meio da batalha torna tudo muito complicado. Com um headphone vc pode ouvir tudo aquilo que os outros estão falando e ainda se comunicar com eles. Não tenha medo de perguntar suas dúvidas no game, pois há muitos jogadores que ajudam com o maior prazer, e não ligue para aqueles que vão te chamar de n00b e brincar com a sua cara, pois isso acontece todos os dias e todos começaram da mesma forma. Só não use microfone com caixa de som, pois senão o som acaba sendo repetido para todos os que estão jogando e causa uma tremenda confusão.

5) Se você estiver morrendo muito com uma classe e não estiver ajudando o time, troque por outra (dê preferência por optar pela que menos tenha naquele momento) e veja se não melhora. Um time bem balanceado muitas vezes se mostra melhor e todos ganham com isso, inclusive você que poderá ganhar mais pontos. Note porém alguns detalhes, como se você está defendendo é melhor classes mais pesadas, enquanto que no ataque uma classe mais leve pode ajudar mais.

6) Jogar como engenheiro não é tão fácil quanto parece. Existe toda uma saberia que você precisa adquirir sobre onde colocar a sua sentry, já que uma muito a mostra fica fácil de ser destruída, e o ideal é que a sentry sempre proteja o seu objetivo, ou ela pouco será útil para o time. Nunca construa também uma sentry do lado de uma já existente, pois duas ou mais sentrys são facilmente destruídas com um único Ubercharge em um Demoman. Primeiro analise e veja onde os engenheiros colocam, para então tentar repetir numa outra vez, e depois quem sabe você encontrar até outros lugares similares que também podem ajudar. Não esqueça também de construir os teleporters (você deve colocar a entrada perto da base e a saída perto do objetivo), que locomovem rapidamente todos do seu time, assim como o Dispenser que fornece vida e metal/munição a todos, inclusive a você. Cada construção pode ser elevada até o Level 3 depois de ser construída, e esta atualização é fundamental para que elas funcionem da melhor forma possível, com destaque para as sentrys. Se você estiver de engenheiro e já tiver um engenheiro construindo uma Sentry, ajude-o a subir a sentry dele primeiro ao level 3 e depois construa a sua, pois duas sentrys level 1 são muito menos mortais do que uma level 3, assim também o outro engenheiro irá lhe ajuda a construir a sua e tudo vai funcionar melhor.

7) Jogando com qualquer outra classe, tenha sempre os seguintes cuidados: saiba onde procurar os kits de vida e munição, cuidado com os spys, tente aprender os melhores caminhos com os integrantes da sua equipe, não seja chato, cuidado com os pontos luminosos que indicam os Spiners em cenários de campo aberto e não fique parado por muitos segundos, ou será uma preza fácil desses atiradores.

Bom, foram as dicas que me vieram na cabeça neste momento. Espero que possam ajudar e vou colocando mais a medida que lembrar, abrindo também a todos os que quiserem colaborar!

:sm03:

Chrno
14-06-2009, 00:55:41
excelente tópico batz : )

mas acho que quem tá começando não é bom começar como médico, geralmente os médicos são os principais alvos dos inimigos, com um médico do lado o heavy é praticamente indestrutível, o pessoal mata o médico primeiro pra depois ir pra o heavy.

esse da sentry é importante também, quando vou pra um mapa novo, eu tento encontrar cantinho-chaves pra sentry, sempre existe um certo cantinho em que todo sentry veterano contrói, se eles controem ali é o indice de morte que a sentry provoca é maior que se tivesse colocado em outro lugar.

Syrrah
17-06-2009, 16:28:53
caramba, mto bom batz!!

Pessoal, sou noob no jogo ainda...sobre jogar com o medic. É só ficar evitando tiroteio e healar o povo? Eu normalmente não duro nem 2min vivo :/

Tentei jogar com o scout e com os outros, não consigo acertar um tiro se quer, mto rapido tudo >.<

Alguém tem dicas para melhorar isso?

BatZ
07-07-2009, 03:50:48
Chrno, eu não acho que seja tão duro jogar de médico assim... basta vc se proteger dos ataques e não querer sair como rambo, apenas ficando na retaguarda salvando seus amigos, que dá pra começar bem e vai pegando os macetes dos mapas e de como jogar com as outras classes, acompanhando como os outros jogando enquanto vc está curando. É importante dizer que como médico vc não precisa curar o cara até o final e se começarem a atirar em vc, pode sair correndo e tentar pegar vida enquanto cura outro cara, ao invés de ficar preso a um cara só.
Especialmente qdo o seu nível de uber estiver acima de 50%, tome mais cuidados para não morrer em vão até chegar nos 100% e usar o poder de invulnerabilidade! o importante aí é só não soltar o uber sem avisar o cara, pois se for um soldier ou demon, por exemplo, e ele não estiver esperando, só o tempo do cara recarregar a arma o uber será praticamente perdido... o ideal é vc avisar que vai soltar ou esperar que ele peça para soltar! ainda assim, se estiver com o uber completado e começarem a te atacar com chances de vc morrer, solte sem dó, pois é melhor do q morrer com o uber cheio!

Syrrah, jogar de Scout não é nem um pouco recomendável para um iniciante! trata-se de uma classe mto vulnerável, pois tem a menor vida de todas, e é necessário conhecer mto bem as particularidades do mapa para saber como se sair bem, se escondendo e fazendo uns pulos duplos que lhe dão boas vantagens! médico, como eu disse, é uma classe que sempre ajuda mais a equipe e vc tem chances mto maiores de pontuar e permanecer vivo por mais tempo, bastando saber se proteger qdo for necessário!

Soldier e heavy são outras classes que eu considero não mto difíceis de começar, mas vai depender mais do balanceamento do time e dos objetivos e características do mapa. um heavy sem médico em um mapa mto aberto, por exemplo, é uma presa fácil para um Sniper, enquanto que para jogar de Soldier é preciso saber atirar no chão e usar as vantagens do rocket jump!

Vou preparar mais umas dicas em breve... quem tiver mais dúvidas, posta ai!

[]'s

Sid Vicious
13-08-2009, 01:57:14
Po, eu aprendi a jogar TF2 com scout. Ralei muuuuuuuuuuito, mas hoje em dia nem chego perto dele. A última vez que joguei foi no update do Heavy
Tou voltando essa semana ou semana que vem!!

BatZ
16-09-2009, 18:26:02
Po... a galera anda meio sumida!!! O que houve?!? Só tenho visto o Jagged e o Daniel-GO, e ainda assim bem raramente!! os últimos updates ficaram bem divertidos, assim como os novos mapas!!!

vale a pena voltar a jogar, moçada!! vamos animar ae!!

[]'s

GueD'S
16-09-2009, 20:48:15
Po... a galera anda meio sumida!!! O que houve?!? Só tenho visto o Jagged e o Daniel-GO, e ainda assim bem raramente!! os últimos updates ficaram bem divertidos, assim como os novos mapas!!!

vale a pena voltar a jogar, moçada!! vamos animar ae!!

[]'s
E eu tenho que começar ainda :D
Foda que vem CoD MW2 por ae... :(