PDA

View Full Version : Veja quanto custam carros brasileiros no Chile



Chrno
09-07-2009, 14:46:57
(08-07-09) - Quem vinha acompanhando a série “Lá fora” nos últimos tempos deve ter sentido falta das matérias nas últimas terças-feiras. Gostaríamos de nos desculpar pela demora, mas tivemos algumas dificuldades que impediram a atualização como gostaríamos. Uma delas foi conseguir os preços no Uruguai e no Paraguai. Eles não estão inscritos nos sites das empresas naqueles países. Por isso, tivemos de optar por um outro país que também recebe carros brasileiros, o Chile. O que importa, no entanto, é que estamos de volta. E conservamos a mesma pergunta: por que pagamos tanto a mais pelos automóveis, mesmo por aqueles que nós mesmos fabricamos?

Já visitamos dois países nessa jornada em busca de uma explicação. No México, o WebMotors encontrou uma Chevrolet Montana, conhecida por lá como Tornado, a pouco mais de R$ 20 mil. Por aqui, ela, na época da reportagem, começava em R$ 45 mil...

Na Argentina, segundo país que visitamos, encontramos outros exemplos de deixar qualquer um de cabelos em pé. Um VW Gol G4, por exemplo, é vendido por aqui a R$ 25,3 mil. Com motor 1-litro, é lógico. Na Argentina, o mesmo Gol é vendido como Gol Power, mas com motor 1,6-litro e uma longa lista de equipamentos: ar, direção, vidros, retrovisores e travas elétricos, toca-CD com MP3 e entrada USB, rodas de liga-leve de aro 15", dois airbags, faróis de neblina e alarme. Com esse pacote, o carro custa 40,92 mil pesos. Convertendo isso para reais, dá R$ 21.241...

O leitor poderá dizer que isso acontece porque o Brasil tem acordo de livre comércio com esses dois países, o que eliminaria os impostos, mas e no Chile, que não tem nenhum acordo com o Brasil? Quanto custaria um carro feito aqui na Cordilheira dos Andes? Nosso clima pode ser mais ameno do que o chileno, mas nossos preços é que são de arrepiar.

O novo VW Gol, por aqui, é vendido a R$ 27,57 mil. Sem rodas de liga leve, sem ar-condicionado, sem nada. Só o motor 1-litro. No Chile, o mesmo Gol, feito exclusivamente no Brasil, só é vendido na versão Power. Ela inclui motor 1,6-litro, direção hidráulica, vidros elétricos dianteiros e trava elétrica. Custa 5,99 milhões de pesos chilenos, o que, ao câmbio de hoje, dá R$ 21,8 mil. O mesmo carro, no Brasil, custa R$ 33,73 mil.

Se você equipar o Gol Power do Chile com rodas de liga-leve de aro 15”e ar-condicionado, ele sai por 7,09 milhões de pesos, o que daria R$ 25,8 mil. No Brasil, com o mesmo nível de equipamentos, o Gol não custa menos de R$ 38.635.

Que tal mudar de marca e consultar quanto custaria um Fiat Palio na terra de Pablo Neruda? Por lá, o Novo Palio, ainda com os faróis antigos, custa 5,55 milhões de pesos, algo como R$ 20,2 mil. Com motor 1,4-litro, direção hidráulica, vidros dianteiros e travas elétricos. No Brasil, o Palio 1-litro, só com direção hidráulica de série, começa em R$ 28,79 mil. O 1,4-litro parte de R$ 33,11 mil. Equipado como o modelo chileno, ele chega a R$ 34.141. São pouco menos de R$ 14 mil de diferença.

A linha Chevrolet no Chile é muito diferente da brasileira. Aparentemente, naquele país só são vendidos dois produtos feitos por aqui, a Chevrolet S10 e a Montana. No Chile, a picape derivada do Corsa é vendida em duas versões, ambas com motor 1,8-litro: a mais básica, que custa 6.711.600 pesos (R$ 24,43 mil) e a Sport, que sai por 7.794.500 pesos (R$ 28.371). A versão Sport tem os mesmíssimos itens que a Montana Sport vendida no Brasil. Só que, aqui, ela custa R$ 45.086. Em outras palavras, você paga R$ 16.715 a mais do que um chileno para ter o mesmo carro, feito no Brasil.

Passemos à Ford, mais especificamente ao brasileiríssimo EcoSport. Por aqui, ele é vendido, na versão XLT com motor 1,6-litro, a R$ 58.745. A mesma versão, com os mesmos equipamentos (inclusive dois airbags dianteiros), sai no Chile por 9,49 milhões de pesos. Isso dá, em reais, a bagatela de R$ 34.543, ou R$ 24.202 a mais. Sem frete pelos Andes...

Por fim, vale conferir um campeão da relação custo/benefício, o Renault Logan. Em sua versão mais cara, a Dynamique, com motor 1,6-litro 16V, ele é vendido no Chile a 6,99 milhões de pesos, ou R$ 25.442. Essa versão é mais equipada do que a Privilège, a mais completa à venda no Brasil, por trazer também ABS, item que não está à disposição nem como opcional para os brasileiros que fabricam o carro. Mesmo mais pelada, a versão Privilège, nacional, custa R$ 43,59 mil. São R$ 18.148 a mais. Por menos.

Fiquemos apenas nestes exemplos. Sempre haverá quem diga que o Chile é um país que cobra pouquíssimos impostos, o que o igualaria a países com acordo automotivo com o Brasil. Mas, cá entre nós, há custos de transporte e também impostos que incidem sobre nossos produtos até que eles cheguem a consumidores de outros países. Ainda assim, eles pagam menos do que os brasileiros pelos mesmos produtos, quando não por veículos mais completos.

É contra isso que se instituiu, em maio, o Dia da Liberdade de Impostos. Ainda que eles sejam realmente nocivos e atrapalhem os preços, eles não devem ser a única explicação para o problema.

Segundo uma coluna do jornalista Joel Leite, a margem de lucro das fábricas é três vezes maior no Brasil. Se os brasileiros conseguissem distinguir o que é preço e o que é imposto, como os norte-americanos, a resposta seria mais simples. Complicada ou não, é a ela que pretendemos responder ao final dessa série.

http://www.webmotors.com.br/wmpublicador/yahooNoticiaConteudo.vxlpub?hnid=42512

---------------

quando eu tava no chile, o guia tinha dito que o chile não tem uma grande industria de carros, e que todos os carros lá são feitos no brasil, eu pensei que o fato de importar carros, + mas não ter fronteira com o brasil ( mais imposto pra cruzar o país) tornaria o carro bm mais caro, mas não ele disse que era mais barato.:sm20:

:sm43::sm43::sm43::sm43: :sm43:

Sparks
09-07-2009, 15:00:40
meu deus

Skillo
09-07-2009, 15:19:42
sério, to horrorizado!!!!!!!!!!!
tem como comprar um carro fora do Brasil???
tipo eu ir lá e buscar ele... pode? tenho q pagar algo a mais??
q acontece??

Jeffers
09-07-2009, 15:23:51
sério, to horrorizado!!!!!!!!!!!
tem como comprar um carro fora do Brasil???
tipo eu ir lá e buscar ele... pode? tenho q pagar algo a mais??
q acontece??

Ué compra e volta dirigindo, quem vai saber que você acabou de comprar? :D

Sparks
09-07-2009, 15:25:37
Ué compra e volta dirigindo, quem vai saber que você acabou de comprar? :D

bem que poderia ser fácil assim



Qualquer pessoa física ou jurídica pode importar carro e só precisa cumprir com várias determinações da Receita Federal e pagar os impostos cobrados para ingresso do veículo no Brasil.

Para importar o seu carro, primeiro procure a Receita Federal e arrume um despachante aduaneiro para fazer a liberação do carro no porto. O despachante pode ajudar dando instruções dos procedimentos legais corretos, evitando que você tenha problemans com a fiscalização.

Um passo muito importante é ter alguém no país de origem para que negocie o veículo e tenha garantia de que após o pagamento o carro será enviado para embarque, porque o pagamento nestes casos é antecipado. Outra forma de pagamento é que o banco recebe seu pagamento e informa o vendedor que foi pago, mas só libera depois da comprovação pelo BL (Conhecimento de embarque marítimo) que o bem foi embarcado.

Alguns dos modelos que poderão ser importados: Acura, Aston Martin, Audi, Bentley, Buick, Bugatti, BMW, Cadillac, Chevrolet, Chrysler, Citroen, Dodge, Ferrari, Ford, Honda, Hummer, Jaguar, Jeep, Lamborghini, Lexus, Mazda, Mercedes, Mitsubishi, Nissan, Opel, Peugeot, Porsche, Renault, Saab, Skoda, Toyota, Volvo, Volkswagen.

Existe um processo que deverá ser seguido:

* Pedido de autorização da Receita federal
* Emissão da fatura pelo vendedor que é a Pró-Forma e o envio para o brasil para que você apresente na Receita Federal
* Receita federal emite um guia de importação
* Pagamento do valor do carro em um banco autorizado
* A Receita Federal emite um documento autorizando a importação e com este documento o vendedor emite a Nota Fiscal e manda para embarque no porto.

Principais despesas para liberar o carro no valor de 20 mil dólares (R$ 40.000,00) em porto brasileiro:

* Honorários do despachante - R$ 1.000,00
* Taxas portuárias - R$ 3.000,00
* Imposto de Importação - 35% = R$ 14.000,00
* IPI - 25% = R$ 10.000,00
* ICMS - 18% = R$ 7.200,00
* Pis, Cofins e outros - 12% = R$ 4.800,00
* Pagamento do frete marítimo - R$ 6.000,00
* Total geral das despesas: R$ R$ 46.000,00 = 115%

Estes cálculos são aproximados porque não tenho as porcentagens corretas dos impostos, mas pode contar que mesmo variando um pouco vai ficar entre 90 e 120% o valor do carro o valor das despesas.

chega a ser uma vergonha :/

Jeffers
09-07-2009, 15:40:49
bem que poderia ser fácil assim




Não pode ser com a licensa de lá por aqui? nem entendo desses bagulho :o

GENERAL
09-07-2009, 16:10:09
sério, to horrorizado!!!!!!!!!!!
tem como comprar um carro fora do Brasil???
tipo eu ir lá e buscar ele... pode? tenho q pagar algo a mais??
q acontece??

Pior q compensa... acho q eh só ir até la e comprar... pq qdo vc vai pra esses países de carro ninguem fica pedindo os comprovantes de q vc n comprou o carro aqui ou la!

o pai de um amigo meu que tem um Fusion foi até o Paraguay, comprou 5 pneus + rodas pro carro e voltou pra cá...e ainda ficou mais barato q comprar aqui! :sm03:

Skillo
09-07-2009, 17:46:34
tipo, não quero importar, vou só comprar, vou lá e busco...

09-07-2009, 19:16:53
Ja tinha visto sobre

Ve os modelos da Chevrolet, o Astra é o Vectra daqui (o Vectra daqui é um Misto de Astra/Vectra Europeu antigo), o Corsa por fora é diferente, por dentro é semelhante,a Zafira é o modelo Europeu além disso eles ainda tem as Pick-up/SUVs vendidas nos EUA (AVVVAALLAANNCHHEE.)....além do Aveo que deve concorrer com um nicho que a Chevrolet nem tem com o Polo (esse tbm é outro perdido no mercado...)

-=HeLL_KiNG=-
09-07-2009, 21:47:39
é...por isso q o BR nao vai pra frente eim pqp

GueD'S
09-07-2009, 22:30:11
Esqueceram do licenciamento né, pra rodar com um carro sem placa é necessário uma autorização do órgão competente no BR = Detran. Se for pego rodando sem placa além do veículo ser apreendido ainda dá multa(s). Nem é bem assim comprar e dirigir até aqui, senão teriamos infinitos casos desse além de que na argentina por exemplo que o Diesel é usado em carros de passeio era fácil ir lá e comprar um carro a seu gosto na versão diesel e rodar com esse combustível aqui, o que é ilegal pra carros de passeio. Já vi um Marea argentino aqui que era diesel, o cara tinha que ter uma licença pra rodar aqui com carro argentino e além disso licença por ser diesel, é mole?

Skillo
10-07-2009, 02:46:17
então, imaginei q teria alguma coisa, só queria saber oq... preguiça de peskisar!

agorasim™
10-07-2009, 04:02:12
pq vcs acham que os cara lá em brasilia, se pegam sai no tapa morrem e naum querem sair de lá?
BRAZillllll

bluR
10-07-2009, 14:47:58
brasil-sil-sil

a gente tem tudo do bom e do melhor, incluindo os impostos \o/

-=|R.R.|=-
10-07-2009, 23:40:04
:mad:

King of Moria
10-07-2009, 23:44:19
hm,

eu nao sou daqueles que xingam os impostos, acho q uma carga tributária elevada é o necessário para um desenvolvimento plural dentro de um país. Mas é obvio que no Brasil tudo nao funciona como deveria ser e é essa zona q é...

Bolovo
13-07-2009, 00:24:38
Os carros perdem o valor depois de uma viagem até as cordilheiras. Não acreditam? Façam uma e coloquem 'Vende-se, carro com pouco uso, atravessou as cordilheiras apenas uma vez'. E veja quando custa perto do que nunca cruzou. Simples, sou um gênio da economia! :)