PDA

View Full Version : Placa de video morrendo?



Alec
12-10-2009, 12:07:46
Pessoal, mais uma vez eu e meus problemas com hard rs...
Ontem eu estava jogando Heroes of Newerth normalmente, quando no final de uma partida o jogo deu crash, ficou preto e fechou. Porém quando fui pro Windows, ali no relógio havia uma exclamação falando que o driver de vídeo parou de responder e tinha reiniciado (aí mostrou o nome de uma dll que suponho que seja a responsável pelo driver de vídeo). Até aí tudo bem, achei que tinha sido um bug, porque se não me engano já havia acontecido isso.

Mas aí, corri pra voltar pra partida do HoN e assim que eu entrei na match denovo, mais uma dessa coisa. Aí comecei a ficar grilado, novamente abri o jogo e novamente isso... Achei que pudesse ser algum erro do jogo e fui entrar em outro jogo, no Killing Floor, não consegui sair das opções de vídeo, dava o mesmo pau, tela preta, piscava, ia pro windows e acusava esse erro. Resolvi trocar os drivers de video (eu tava com 186.18), baixei o mais novo, instalei (baixei o 191.07) tudo bem mas piorou o problema, era abrir um jogo e dar BSOD ou então por sorte eu conseguia minimizar antes de dar pau, aí ele só se recuperava do driver e ficou desse jeito. Bom resolvi voltar para um driver que eu tinha mais velho que o atual porém mais novo do que o que eu usava (190.38), mas também não resolveu muita coisa, ele só parou de dar BSOD, mas é abrir um jogo e começar dar pau na tela, começar a piscar e ele acusar que o driver de video se recuperou.

No Windows começou a dar alguns problemas também, vira e mexe a tela começa piscar, os ícones sumir, aparecer coisas pretas pela tela e ele reinicia o driver e para... Mas não dá pra fazer muita coisa até ele começar a ficar zuado. Vou efetuar uma limpeza na VGA agora, mas to postando logo porque as vezes alguém teve algum caso similiar e ao que me parece não sei se limpezas vão resolver. Só para esclarecimentos, também não mexi em nada por dentro do PC ultimamente, nem em drivers, isso aconteceu do nada como relatei, estava jogando e boom... Nunca tinha dado nada parecido. E a VGA é a da assinatura, 8800gt.

valeu pessoal, Abraços.

Edit: Esqueci de mencionar sobre as temperaturas que estao absolutamente normais, 55 a 58 graus idle e nao passava de 75 em full... Entao creio que nao seja nada relacionado a isso.

GueD'S
12-10-2009, 14:24:39
Cara eu ia sugerir que vc reiniciasse antes de tentar algo, vc deve ter feito isso né?
E a segunda opção seria mesmo a atualização de drivers, mas fazendo a limpa geral com o ''Driver Cleaner''. Se ainda não tentou atualizar limpando geral tenta ae que esses paus assim costumam ser conflito de drivers e seus fragmentos, mas com a limpeza de tudo e instalação limpa de novos pode ser que resolva.
Caso isso não dê certo tente testar a VGA em outro PC antes de tentar um format que é menos conservador mas tbm pode resolver. Pelo menos é melhor tirar a cisma de estar perdendo uma VGA formatando do que achar que perdeu mesmo.
Nesse intervalo de seu post e o meu não sei se já limpou, se sim resolveu algo?
[]'s

Alec
12-10-2009, 15:12:15
Ae gueds
Então cara, eu tinha reiniciado já, mas não tinha acontecido nada.
Sobre o procedimento de troca de drivers, eu sempre desinstalo o anterior e uso o DriverCleaner Pro (mas ele nunca termina a limpeza hehe, limpa uns arquivos e para, mas aí eu fecho).

Então, fiz a limpeza aqui de tudo e na hora que fui ligar o PC ele parou na tela do Windows, ai dei um reset e depois disso não saia da tela posterior ao Post Screen (uma que fica Verifying DMI Pool Data acho, a mesma que pergunta se quer acessar o CD do windows quando ele tá no drive)... Aí pensei que tinha dado merda no HD (o meu de 80) do windows e decidi desligar o HD de 500gb (que é o que tem tudo). Quando fui ligar e eis que foi normal, aí deu um puta cagaço porque eu parte da minha vida tá no HD de 500, sem backup ahuehuae (fotos de família, fotos, trabalhos, minhas isos, filmes etc etc etc). Bom aí como tinha ligado e tinha algumas coisas importantes nos Meus Documentos, fiz uns backups e resolvi trocar o cabo Sata do HD de 500 de slot, e quando liguei funcionou. Agora de garantia, antes de tentar qualquer coisa estou fazendo esses backups que me importam muito. Mas após isso vou novamente testar em algum jogo pra ver se resolveu, porque como eu havia dito, até no Windows davam as bixeiras de video que eu havia dito e até agora não aconteceu nada do tipo, mesmo vendo vídeos.

Aí acho que após o backup vou testar num jogo, se der merda, vou testar a placa no PC do meu irmão pra ver logo. De qualquer jeito pretendo formatar o PC, mas se for problema na VGA vou esperar ver o que eu faço, se compro outra aí já formato de uma vez só com a nova VGA e espero que não tenha mais problemas hehehe.

Aceito mais sugestões do que eu deveria fazer, principalmente sobre os HDs agora hehehe

Abraços.

-=|R.R.|=-
12-10-2009, 15:15:49
testa a VGA em outro PC mas antes faça o que Gueds disse!!! Será que a fonte pode está dando pau tbm gueds???

Pq isso parece mais hardware do que software!!! Mas vamos ver...


Estou no aguardo aqui!!! e minha VGA é identica a sua :D



editado: Não vi o post acima do meu!!! será que a fonte mesmo???

GueD'S
12-10-2009, 15:18:21
Como vc mexeu em cabos, tente bootar no HD de 80 novamente, pode ser que estavam com mal contato, ae agora eu já fico com dúvida se o problema do HD (Se for isso) pode interferir no vídeo... :(

[EDIT]Não vi seu post RêRê

Alec
12-10-2009, 15:32:17
Bom fui testar aqui o jogo (heroes of newerth), começou bem mas não durou muito e a tela começou a piscar do mesmo jeito, o jogo travar e logo depois deu BSOD (não consigo ler a mensagem pois é muito rápido, mas cheguei a ler o nome da .dll do driver de video)

Os HDS parece que estão normais agora. O problema de por só o HD de 80gb pra rodar é que não tem nenhum jogo ou algo do tipo pra testar a VGA nele.
R.R eu pensei na fonte também, mas putz, eu sempre usei essa config e estava funcionando por pelo menos 4 meses sem dar defeito algum, do nada começar dar isso? Acho pouco provável ;/ E eu gosto muito dessa VGA hehe nunca fiquei com uma VGA tanto tempo rodando as coisas tudo muito bem e sem nem pensar em trocar, uma pena se for ela o problema.

Acho que daqui a pouco vou testar a VGA no outro PC aqui.

Abraços.

Edit: Aliás, minha assinatura está desatualizada... Não tenho mais essa fonte e sim um C3 Tech 500w hehe a minha Seventeam o cooler parou de rodar e o pc reiniciava, precisava da fonte com urgência e essa tava barata aqui perto de casa, ainda até combinei com o cara que caso não ficasse bom, ele encomendaria outra melhor de marcas mais confiáveis, mas resumiu que a fonte serviu bem, eu nunca tive problemas.

GueD'S
12-10-2009, 15:40:29
Se rodou tudo muito bem por um bom período antes de trocar a fonte testa a VGA em outro PC e depois formata tudo, quem sabe com o pc limpo o problema não acaba?

Alec
12-10-2009, 15:43:31
Pois é, vou testar a VGA no outro PC aqui e ver como fica o problema. Se não der problema, vou formatar esse aqui e testar novamente, se não vou ter que começar ver os outros componentes...

Valeu pela ajuda pessoal, vou postando aqui caso eu obtenha mais algum resultado.

-=|R.R.|=-
12-10-2009, 16:01:01
Por isso mesmo amigão!!! as fontes podem começar a dar problema do nada!!!! Não descartaria essa possibilidade não!

Aproveita e teste as memórias também!!! Elas costumam causar tela azul e reinicializações...

Mas não descarto a fonte de jeito nenhum!!!


Ve aí pra gente!!! Estou curioso pra saber... vai atualizando e que eu lembrar vou passando por aqui!!!

Alec
12-10-2009, 16:50:33
Opa, voltei.
Testei a VGA no PC do meu irmão e não deu outra, mesmos problemas ;/ Infelizmente é ela mesmo, era abrir um jogo e começava alguns artefatos e telas piscando até que ou voltava pro Windows ou dava BSOD. Fiz poucos testes, com 3 jogos só, mas acho improvável ser qualquer outra coisa. Ele inclusive já voltou pra VGA dele (9800GT) e está rodando perfeitamente lá. Há alguma outra coisa que eu possa fazer será? Acho difícil né, problema interno de hardware hehe acho que a única solução é comprando uma nova né? Ao menos consigo usar o Windows aqui, menos usar jogos. Acho que vou começar aceitar sugestões agora de novas placas de vídeo ahuehaueae modelos de até uns 550-600 reais, que sejam melhores que essa 8800GT.


Abraços galera, valeu mesmo a ajuda!!

GueD'S
12-10-2009, 18:17:21
Dependendo da marca da VGA ela é lifetime warranty né não??
Rola tentar o RMA? Ou mesmo ver se tem algum capacitor estufado e se for um que tenha fácil reposição às vezes vc recupera fácil a VGA.

Alec
12-10-2009, 18:23:18
Realmente não observei o estado dos capacitores... Ela é da XFX e eu comprei na Sta. Efigênia em SP, qu aliás me arrependi porque a maioria das coisas que comprei lá não duraram muito tempo, meu pc e do meu irmão foi todo feito de lá e hoje em dia sobrou praticamente só processador e memória de lá hehehe. É difícil pra eu ver isso direto na loja, pois moro em Vitória e acho que não vale a pena mandar por Sedex, os caras da loja são enrolados a lot. Só se for garantia direto da fábrica mesmo como você disse. Tem alguma que eu possa me informar sobre isso?

Edit: Aliás, o que vocês acham? vale a pena testar mais algo? acho que não né, a partir do momento que em outro PC deu os mesmos problemas, acho que não tem mais o que testar, certo?

-=|R.R.|=-
12-10-2009, 19:11:59
pode tentar RMA da XFX!!! Dizem que é uma das melhores senão a melhor que tem para nós brasileiro!!! Não custa tentar!!!

Se for pegar VGA nova tem a GTS250, que não é muito melhor mas está barata!!! E se quiser algo mais forte pode ir de GTX260 ou HD4870!!!

Alec
12-10-2009, 20:59:42
Po, eu gostei da 4870, achei uma loja até aqui perto de casa com preço acessível pelo que to vendo (539 reais).
Mas também to vendo que minha fonte não vai suportar ela, não pelo gasto de energia, mas parece que ela usa 2 conectores PCI-E e a minha só tem um hehe. To vendo que vou acabar comprando uma VGA do mesmo nível ou então gastando a mais com outra fonte que tá de boa ;/

A diferença da GTS 250 pra 4870 é muito grande? Vale a pena eu investir em outra fonte só pra ter a 4870? (tipo uma fonte com 2 conectores e com mais potência) Eu tava querendo gastar o mínimo possível, mas queria pegar uma VGA melhor do que a 8800GT (se é pra trocar hehe), porém não queria sacrificar fonte por causa disso. E quanto ao gasto de energia?

E pelo visto minha 8800GT morreu de vez, tava mexendo pelo Windows e tal, aí começou a ficar tudo feio e amarelo, ai o PC parou de iniciar, só consigo no modo de segurança com rede agora hehehe.

Abraços.

Juquinha
12-10-2009, 23:09:51
Muito embora eu só use NVidia, eu recomendo a Radeon 4850 pra todos. Tem um bom poder de fogo (pouco melhor que a sua 8800 GT e um pouco pior que a GTS250), usa um conector PCI-E e é bem barata. E não é devoradora de fontes como a 4870 e as Geforces GTX

-=|R.R.|=-
13-10-2009, 00:34:08
então vai de GTS250!!! usa conector de 8 pinos mas vem com adaptador e não consome tanto qto a HD4870!!! Se bem que tem gente usando a 4870 com Seventeam 420 BKV que nem tem conector PCI-E de 6 pinos!!! A GTS 250 por exemplo vem com adaptador pra usar o molex de HD e drive óptico mesmo... acredito que a HD4870 também... Mas tudo depende da sorte mesmo!!!

Com os problemas de desempenho que as Radeons estão dando, eu pegaria no mínimo a HD4870 mesmo!!!! Abaixo disso melhor ir de GTS250!!!

HD4850 empata tecnicamente com a GTS250, mas...

Alec
14-10-2009, 18:06:31
Bom só pra atualizar o tópico, optei mesmo pela GTS 250 para nao sacrificar fonte etc. Ainda nao tive oportunidade pra testá-la direito, resolvi dar uma format, comecar do 0, mas eu fiz umas coisas erradas e acabei tendo que formatar denovo... Mas cheguei abrir um jogo com ela, nao sei dizer, mas nao notei tanta diferenca da 8800gt nao hehe Nao sei :X
Paguei 460 nela, da XFX com 512mb

Abracos e valeu galera novamente

-=|R.R.|=-
15-10-2009, 21:41:14
Bom só pra atualizar o tópico, optei mesmo pela GTS 250 para nao sacrificar fonte etc. Ainda nao tive oportunidade pra testá-la direito, resolvi dar uma format, comecar do 0, mas eu fiz umas coisas erradas e acabei tendo que formatar denovo... Mas cheguei abrir um jogo com ela, nao sei dizer, mas nao notei tanta diferenca da 8800gt nao hehe Nao sei :X
Paguei 460 nela, da XFX com 512mb

Abracos e valeu galera novamente

mas a GTS250 não tem tanta diferença mesmo!!! Ela é um G92 de 55nm e clocks mais altos e alguns poucos SP a mais!!! e só....

vai dar mais diferença em resoluções mais altas!!!

Alec
16-10-2009, 13:40:13
É, realmente não tem tantaaaa diferença, esperava encontrar uma perfomance ligeiramente melhor, mas talvez eu que não consegui notar mesmo hehe, como eu disse eu rodava tudo com a 8800gt em configs altas, por isso tava bem satisfeito com ela, mas essa aqui também tá bom para mim. Mas um grande aspecto positivo que eu notei na GTS250 é que ela não é barulhenta, em relação à 8800GT. O barulho aqui do PC diminuiu bastante, ela diminui os clocks e temperatura quando tá idle e o cooler também roda mais ou menos conforme a necessidade.

Abraços.

zhozer
27-10-2009, 18:29:48
Atualiza o drive.

Se não resolver com as dicas do forum tentar mandar num técnico para fazer testes.

-=|R.R.|=-
27-10-2009, 19:17:52
GTS250 = 8800GT com over e alguns poucos SP habilitados!!!

só vale mesmo pra quem for sair de uma VGA mais fraca... aí pelo preço a GTS250 vale muito mais a pena!!!

e como disse, GTS250 aguenta resoluções maiores e mais filtros!!! Dependendo da resolução a diferença é mesmo quase nula :D