PDA

View Full Version : [Tragédia Ambiental] Explosões atingem refinaria de petróleo em Porto Rico



San Andreas
23-10-2009, 15:24:02
Explosões atingem refinaria de petróleo em Porto Rico.

11 tanques explodiram. Voos na região foram desviados.

Bombeiros ainda não conseguem combater o fogo.


http://www.estadao.com.br/fotos/portorico(2).jpg



SAN JUAN- Pelo menos três explosões atingiram uma refinaria de petróleo nos arredores de San Juan, capital de Porto Rico, na madrugada desta sexta-feira, 23. Ao menos três pessoas ficaram feridas.

Enormes labaredas podem ser vistas a grande distância. Os bombeiros ainda não puderam se aproximar da refinaria da Caribbean Petroleum Corporation (CAPECO), no bairro de Bayamón, para combater o fogo.

O superintendente da Polícia, José Figueroa Sancha, explicou que as explosões aconteceram em vários tanques da refinaria logo após a meia-noite e provocaram o pânico de centenas de moradores que residem nos arredores da refinaria situada em Bayamón.

Policiais locais de Bayamón e Guaynabo isolaram a zona, enquanto os bombeiros tentam chegar até o lugar do acidente para apagar o incêndio e confirmar se há vítimas dentro da refinaria.

Por precaução, as autoridades ordenaram o isolamento de várias residências nos arredores da refinaria. Várias equipes de bombeiros estão mobilizadas para poder intervir, mas o calor é tão intenso que ainda não puderam se aproximar o bastante.

O governador porto-riquenho, Luis Fortuño, ordenou que se ativasse o plano de emergência para acidentes graves.

A maioria das reservas de petróleo da Autoridade de Energia Elétrica (AEE) se armazena nos tanques da refinaria da CAPECO e tudo aponta a que os que explodiram se encontravam repletos de combustível.


http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,31076770-FMM,00.jpg

San Andreas
23-10-2009, 15:24:50
O maior incêndio na Europa depois da WWII

http://en.wikipedia.org/wiki/2005_Hertfordshire_Oil_Storage_Terminal_fire


Às 6:03 horas do dia 11 dezembro 2005 uma série de explosões e de fogos subseqüentes engolfou o depósito de combustíveis de Buncefield em Hemel Hempstead, a 40 quilômetros de Londres.

O depósito, operado pela Total e pela Texaco, fornecia para o aeroporto de Heathrow entre outras instalações principais na área.

Este incêndio foi descrito mais tarde como o maior ocorrido na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

Aproximadamente 250 bombeiros, 26 bombas de combate ao fogo e 20 veículos da sustentação combateram as chamas, que duraram diversos dias. Um conglomerado de propriedades de negócios nas proximidades do depósito de combustíveis sinistrado sofreu os danos físicos severos. A integridade estrutural de muitos dos edifícios no local foi posta em dúvida depois da explosão inicial. Mesmo edifícios situados a distâncias superiores a 800 metros do local foram danificados. Os seguradores enfrentaram milhões de libras em perdas.

A explosão sozinha registrou o valor 2.4 na escala de Richter! E o seu ruído foi ouvido do outro lado do Canal da Mancha, na França e na Holanda.

Após uma série de especulações que incluíram a ocorrência de um atentado com o uso de um avião de pequeno porte, visto que o depósito atingido é atravessado por várias rotas aéreas e se localiza próximo a aeroportos a causa real foi determinada. A comissão de investigação oficial chegou à conclusão que a chave bóia de enchimento de um dos tanques emperrou e permitiu que fosse bombeada gasolina por 40 minutos num tanque que já estava cheio.

Adicionalmente e concomitantemente um mecanismo de prevenção de transbordamento de combustível que deveria também emitir uma sinalização de alarme para a sala de comando central do depósito falhou. A nuvem de vapor conseqüente que se criou sobre a área do depósito de combustível foi a origem da terrível explosão inicial que se alastrou por mais de um quilômetro no entorno da área adjacente.

Este acidente certamente ficará nos anais da história de combate a incêndio, controle de catástrofe, especificação de seguro, realização de planos de emergência de empresas, rotinas de segurança de dados, consideração de riscos por lucros cessantes de empresas localizadas próximas a depósitos de combustíveis deste tipo, e assim por diante. O leque de considerações decorrentes deste acontecimento é muito amplo dado às repercussões, técnicas, econômicas, sociais e ambientais decorrentes do fato.

Neste inferno todo que durou vários dias mais de 40 pessoas foram feridas, mas por sorte não se contabilizaram casos fatais.



http://www.wearefine.org/uploads/%5CDISASTER%5C2006614_283636.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/67/Hemel_Hempstead_fuel_explosion_map.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b2/Buncefield015.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3a/Buncefield2.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e0/BuncefieldFire.jpg/800px-BuncefieldFire.jpg

http://www.buncefieldinvestigation.gov.uk/images/gallery/casu02big.jpg

San Andreas
23-10-2009, 15:25:38
O maior incêndio de petróleo da historia


Após ser expulso do Kuwait, o Iraque incendiou 700 poços de petróleo em território Kuwaitiano.

Os incêndios queimavam 950 MILHÕES de litros de petróleo por dia.

Uma companhia americana especializada em incêndios de petróleo foi contratada e conseguiu apagar todos os incêndios 8 meses depois do fim da guerra.

A quantidade de gases lançados na atmosfera foi equivalente a explosão do vulcão Tambora em 1815 na Indonésia.


http://en.wikipedia.org/wiki/Kuwaiti_oil_fires


http://estb.msn.com/i/4E/7292C327D31D5E140B674B7A9D9A.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/79/BrennendeOelquellenKuwait1991.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/04/USAF_F-16A_F-15C_F-15E_Desert_Storm_edit2.jpg/800px-USAF_F-16A_F-15C_F-15E_Desert_Storm_edit2.jpg

http://www.backwoodsweb.com/fire1.jpg

GueD'S
23-10-2009, 19:52:50
Caçapava!!!!

Esse de Porto Rico assusta por ser no meio da cidade, olha de longe o tamanho das labaredas :eek: