PDA

View Full Version : ATI RADEON 8500LE 128MB X GF3, Minha análise!!



Rodricity
24-09-2002, 13:19:19
Antes tinha uma GF3 clássica de 64m da EVGA agora:
ATI RADEON 8500 LE 128MB (250/250) Build by ATI.

Performance: Em geral a performance foi um pouco superior a GF3 que eu tinha...Pra mim a grande diferença foi nos filtros anisotropic e Antialiasing, com a GF3 ligado essas opçoes o desempenho era horrível em altas resoluções e na Radeon a perda de peformance quase não existe, só pra vc´s terem um ideia no HITMAN 2 ligado o filtro anisotropic eu conseguia 20 fps no max em 1024x768 e na Radeon eu consigo 40 fps em media...

Drivers: Pra mim foi uma grande supresa, os drivers da ATI são bons mesmo nos jogos, aliás eu tinha um problema de textura jogando o HITMAN 2 com a GF3 e na Radeon esse problema sumiu...

Imagem: A qualidade de imagem eu acho igual entre a GF3 e a R8500, pelo menos não percebi diferença visível! Só um detalhe, usando os filtros e Antialising a imagem fica melhor e mais definida na Radeon, isso é bem percebível!!

Jogos: Em geral os jogos não mudaram muito, no MOHAA e Bl.Fied eu ganhei alguns FPS,no GP4 piorou os frames...No UT2003 foi a supresa tmb, dá pra jogar com filtros e antialising com tudo no max e não perde performance e outra coisa boa é o TRUFORM que não tem em nehuma GEFORCE, as texturas do cenários no qual vc está jogando fica mais definido, real e arredondado...

Overclock: Essa placa é muito boa pra overclock consegui 250/250@300/300...Não testei mais do que isso.. mas parece que chega a 320 nas memorias...Na GF3 eu nem consegui ganhar 70 mhz nas memorias mesmo com dissipador nelas!

Estabilidade: Não tive problemas com a R8500 nos jogos, mas no XP deu uns pau estranho algumas vezes...acredito que é problema de drivers..

3D MARK 2001 SE: Consegui 8291 no default e 8995 em overclock de 250/250@300/300. XP 1700+, ASUS A7V266-C, 256 RAM PC 2100(SAMSUNG)

UT2003/benchmarck em 1024x768:
flyby: 121xxxx
botmach: 45xxxx

Bom espero que tenha gostado da minha análise amadora :)

BlackSilver
25-09-2002, 06:41:51
Eu encontrei algumas divergências nesse comparativo

As Gf3 são esmagadoramente mais rápidas ao se usar Fsaa

Faz lógica o que vc disse se estava se referindo ao Fa onde já foi demosntrado várias vezes que a perda de performance de uma Radeon 8500 Le ao usar o Fa de níveis máximos éd e 8% contra uns 40% de uma Gf3

Em compensação a Gf3 da o troco com Fsaa.............

As Radeon tem um problema ao usar o filtro anisotrópico em ângulos inconvenientes(bastante elevados)

Vc notou algo,alguma quebra nas texturas de comparado as Gf3?

Quando vc falou do Truform acho que estava se referindo a redondez e talvez da iluminação dos objetos certo?Que nas texturas o truform não muda nada.....estranho isso

O overclock achei muuuuuuuuuuito estranho.........Até hoje nunca ouvi absolutamente ninguém elogiar as capacidades de overclock de uma Radeon e as Gf3 Ti200 são as melhores placas do mundo para overclock ao lado das Ti4200

Mas foi ótimo ver sua análise,boa sua iniciativa:)

Rodricity
25-09-2002, 11:46:23
Originalmente enviada por BlackSilver
Eu encontrei algumas divergências nesse comparativo

As Gf3 são esmagadoramente mais rápidas ao se usar Fsaa

Faz lógica o que vc disse se estava se referindo ao Fa onde já foi demosntrado várias vezes que a perda de performance de uma Radeon 8500 Le ao usar o Fa de níveis máximos éd e 8% contra uns 40% de uma Gf3

Em compensação a Gf3 da o troco com Fsaa.............

As Radeon tem um problema ao usar o filtro anisotrópico em ângulos inconvenientes(bastante elevados)

Vc notou algo,alguma quebra nas texturas de comparado as Gf3?

Quando vc falou do Truform acho que estava se referindo a redondez e talvez da iluminação dos objetos certo?Que nas texturas o truform não muda nada.....estranho isso

O overclock achei muuuuuuuuuuito estranho.........Até hoje nunca ouvi absolutamente ninguém elogiar as capacidades de overclock de uma Radeon e as Gf3 Ti200 são as melhores placas do mundo para overclock ao lado das Ti4200

Mas foi ótimo ver sua análise,boa sua iniciativa:)

Então quanto ao filtro anisotropico cara, só pra vc ter um ideia no HITMAN 2 com esse filtro ligado eu conseguia em media 15 a 20 fps na GF3 e na R8500 consigo de 40 a 50 fps...em 1024x768...É uma diferença bastante considerável! É O FSAA é a mesma coisa a perda de perfromace na GF3 era enorme em resoluçoes altas..Quanto as texturas aqui está tudo normal, sem problemas... eu acho que os drivers da ATI pelo menos nos jogos está fazendo um bom trabalho... se fosse ruim eu falava... até pq estava com receio de comprar essa placa por causa dos drivers da ATI...Quanto ao overclock a RADEON8500 é superior a minha antiga GF3... na memoria por exemplo eu conseguia na GF3 460@520 na Radeon consigo 500@600...

PS:..A minha GF3 era o modelo clássico e não a TI200 :)

Hiei
25-09-2002, 15:23:12
vc ainda tem a gf3? vai vende ela?

D@rkNick
25-09-2002, 20:05:37
hiei to vendendo uma...

positive vibration
25-09-2002, 21:04:21
quanto dark?

BlackSilver
26-09-2002, 03:31:07
Bom acho que vc deu bastante sorte ao pegar sua Radeon 8500 Le, pois as capacidades de overclock da sua placa são realmente fora do normal e excepcionais!:)

Essa Gf3 comun é de marca?

Pelo overclock que vc conseguiu nela acho que não era de uma marca topo de gama senão daria um pouco mais

Dá para vc disser as frames no Hitman SEM Fa?

Eu quero fazer os cálculos de perda de performance em porcentagem com Fa e sem Fa só que falta os resultados sem Fa

Rodricity
26-09-2002, 12:04:25
Originalmente enviada por Hiei
vc ainda tem a gf3? vai vende ela?

Vendi..o Darnick tem uma!

Rodricity
26-09-2002, 12:08:43
Originalmente enviada por BlackSilver
Bom acho que vc deu bastante sorte ao pegar sua Radeon 8500 Le, pois as capacidades de overclock da sua placa são realmente fora do normal e excepcionais!:)

Essa Gf3 comun é de marca?

Pelo overclock que vc conseguiu nela acho que não era de uma marca topo de gama senão daria um pouco mais

Dá para vc disser as frames no Hitman SEM Fa?

Eu quero fazer os cálculos de perda de performance em porcentagem com Fa e sem Fa só que falta os resultados sem Fa

Acho que vc esta enganado Black Silver, o Prisioneiro tem uma igual a minha e consegue overclock de 300 na memoria, e so perguntar pra ele... Quanto ao FSAA eu conseguia em media ligado na GF3 de 15 a 20 fps em 1024x768 em 32bits na R8500 consigo em media 40 a 50 fps com o mesmo ligado... Quanto sem na GF3 eu conseguai 40 fps em em media na mesma config...na Radeon 8500 consigo 70 a 80fps

Hiei
26-09-2002, 16:54:20
Originalmente enviada por D@rkNick
hiei to vendendo uma...

é....quanto?

BlackSilver
27-09-2002, 22:53:49
Originalmente enviada por Rodricity


Acho que vc esta enganado Black Silver, o Prisioneiro tem uma igual a minha e consegue overclock de 300 na memoria, e so perguntar pra ele... Quanto ao FSAA eu conseguia em media ligado na GF3 de 15 a 20 fps em 1024x768 em 32bits na R8500 consigo em media 40 a 50 fps com o mesmo ligado... Quanto sem na GF3 eu conseguai 40 fps em em media na mesma config...na Radeon 8500 consigo 70 a 80fps

Tem certeza que está tudo bem aí?

Esses resultados não batem com nada que eu já tenha visto, muito estranho, são totalmente anti-lógicos.......

Talvez seja bug do jogo, talvez vc esteja usando Fsaa 4x na Gf3 e
Fsaa 2x na Radeon e não percebeu

Dá para testar em outro jogo e por os resultados?

Tipo o Ut2k3,o Quake3, o RTCW, o Serious Sam2,o Aquamark entre outros execute os benchmarks dele se puder e dê o número de frames com Fsaa 2x e 4x e sem Fsaa porque seus scores não fazem sentido........

Rodricity
28-09-2002, 02:24:49
Originalmente enviada por BlackSilver


Tem certeza que está tudo bem aí?

Esses resultados não batem com nada que eu já tenha visto, muito estranho, são totalmente anti-lógicos.......

Talvez seja bug do jogo, talvez vc esteja usando Fsaa 4x na Gf3 e
Fsaa 2x na Radeon e não percebeu

Dá para testar em outro jogo e por os resultados?

Tipo o Ut2k3,o Quake3, o RTCW, o Serious Sam2,o Aquamark entre outros execute os benchmarks dele se puder e dê o número de frames com Fsaa 2x e 4x e sem Fsaa porque seus scores não fazem sentido........



Cara não sou nenhum newbie, sei que estou fazendo e o resultado são esses.... No HITMAN 2 foi assim mesmo com falei.. se é bug do jogo não sei... Vou testar outros jogos no UT2003 consigo 120 fps no cenarios e 45 fps nos bots em 1024x768 em default

BlackSilver
28-09-2002, 03:15:57
não é questão de ser newbie e sim como as duas placas juntas tem cerca de 15-20 settings de Fa e filtro anisotrópico vc pode não estar testando exatamente igual

Mas se der põe os resultados no Flyby e no Botmatch com e sem Fsaa e Fa, usando eles separados e juntos

E diga qual setting vc usa no Fa na GeForce3 e na Radeon 8500 Le, pois ambas as placas usam settings diferentes, então eu recomendo colocar o Fa no máximo em ambas as placas, porque embora o número possa diferir na abordagem da Nvidia e da Ati, os settings máximos delas se equivalem
O FA 8x que é o máximo a Nvidia é igual ao máximo das Radeon que eu nem sei que número eles usam

No Fsaa avise se vc testa Fsaa 2x,Quincunx ou 4x na Gf3
e na Radeon 8500 Fsaa 2x performance,2x qualidade e 4x performanc e 4x na qualidade