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View Full Version : Bell-Agusta BA609 - Primeiro Avião/Helicóptero Civil do Mundo [FOTOS]



San Andreas
24-12-2009, 00:26:59
O Bell/Agusta BA609 está sendo desenvolvido pela Bell em parceria com Agusta. Fez seu primeiro vôo em 2003 e será certificado pela FAA em 2011.

Será a primeira aeronave civil a decolar/pousar na vertical (VTOL) e em pistas curtas (STOL).

O Bell/Agusta BA609 será capaz de transportar 9 passageiros, terá um alcance de 1850 km e uma velocidade máxima de cruzeiro de 509 km/h.

Custará US$ 10 milhões e será uma excelente opção para o mercado da aviação regional e executiva (fazendas, hospitais, plataformas de petróleo, etc).

O Bell/Agusta BA609 é um versão civil modificada do V-22 Osprey (desenvolvido pela Bell em parceria com a Boeing), que entrou em serviço em 2005.



As Turbinas Revolucionaram os Helicópteros

Os primeiros helicópteros voaram no inicio do século XX, mas até meados da década de 50 não eram muito úteis devido ao grande peso dos motores a pistão.

Em 1951, o Kaman K-225 realizou o primeiro vôo de um helicóptero com uma turbina (Boeing T50).

A substituição dos pesados motores a pistão pelas leves e potentes turbinas revolucionou a industria dos helicópteros.



Maiores Fabricantes de Helicópteros do Mundo

• Agusta - Italy
• Westland - United Kingdom
• Bell - United States
• Sikorsky - United States
• Robinson - United States
• Eurocopter (EADS) - European Union



http://en.wikipedia.org/wiki/Bell/Agusta_BA609

http://en.wikipedia.org/wiki/V-22_Osprey





Bell-Agusta BA609 - AirVenture 2007

http://cdn-www.airliners.net/aviation-photos/photos/7/3/6/1253637.jpg



http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/BA609_01.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/BA609_02.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/BA609_03.jpg

San Andreas
24-12-2009, 00:28:30
V-22 Osprey


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/aa/Osprey_at_Pensacola.jpg/800px-Osprey_at_Pensacola.jpg
V-22 Osprey of Marine Squadron VMX-22 on static display at NAS Pensacola. Date 10 October 2006


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/45/CV-22_Osprey_flies_over_the_Emerald_Coast.JPG/800px-CV-22_Osprey_flies_over_the_Emerald_Coast.JPG
A CV-22 Osprey aircraft from the 8th Special Operations Squadron flies over the Emerald Coast outside Hurlburt Field, Fla., on Jan. 31, 2009. While over the water, the crew practiced using a hoist, which is used to rescue stranded personnel. Date 31 January 2009


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e0/V-22-166480-FAR01.jpg/800px-V-22-166480-FAR01.jpg
United States Marines MV-22B 166480 on display at Farnborough Air Show 2006. Date 18 July 2006


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d5/V-22_Osprey_wing_rotated.jpg
First production Osprey to join the V-22 flight test program since resumption of flight evaluations in May of 2002. Date 29 October 2002



Um eixo atravessa toda a asa conectando as turbinas e um sistema de engrenagens em cada motor.

As engrenagens são usadas para reduzir a rotação do eixo da turbina (que é muito maior que a rotação do rotor) e para transmitir a rotação de cada turbina para os dois rotores.


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/V-22_concept.jpg



http://www.flightglobal.com/airspace/photos/cutawayposters/images/14477/bell-boeing-mv-22b-osprey-cutaway-poster.jpg

San Andreas
24-12-2009, 00:29:37
Sikorsky CH-148 Cyclone

http://en.wikipedia.org/wiki/CH-148_Cyclone


http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_H-92_CH-148_Concept_lg.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4f/Sikorsky_S-92_rotor_P1230176.jpg/800px-Sikorsky_S-92_rotor_P1230176.jpg





NHI NH90

http://en.wikipedia.org/wiki/NHI_NH90


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/2/28/NH-90_ILA-2006_2.jpg/800px-NH-90_ILA-2006_2.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fd/Nh90_cockpit.jpg/800px-Nh90_cockpit.jpg




Sikorsky S-92

http://en.wikipedia.org/wiki/Sikorsky_S-92


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1b/CHC_S-92.jpg/800px-CHC_S-92.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/14/Sikorsky-S-92-N492SA-far2008-01.jpg/800px-Sikorsky-S-92-N492SA-far2008-01.jpg

http://www.flightglobal.com/airspace/photos/civilhelicoptercutaways/images/14352/sikorsky-s-92-cutaway.jpg





AgustaWestland EH101

http://en.wikipedia.org/wiki/AgustaWestland_AW101


http://www.airforce-technology.com/projects/eh101/images/eh2.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/1c/Westland.eh101.merlin.fairford.arp.jpg/800px-Westland.eh101.merlin.fairford.arp.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/82/EH101_Merlin_HMS_Monmouth_2007.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a0/M-509-merlin.JPG/800px-M-509-merlin.JPG

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/EH101_JMSDF.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4a/Ehi_aw101_merlin_zj123_arp.jpg/800px-Ehi_aw101_merlin_zj123_arp.jpg





Eurocopter EC 725

http://en.wikipedia.org/wiki/Eurocopter_EC_725


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/cb/Caracal2552.jpg/800px-Caracal2552.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b0/Eurocopter_EC-725_Cougar_MkII.jpg/800px-Eurocopter_EC-725_Cougar_MkII.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/8/89/Paris_Air_Show_2007-06-24_n23.jpg/800px-Paris_Air_Show_2007-06-24_n23.jpg

San Andreas
24-12-2009, 09:14:19
Bônus


Excelente cutaway do Boeing EA-18G Growler, versão modificada do F-18 para guerra eletrônica equipado com avançado Radar de Varredura Eletrônica Ativa (AESA - Active Electronically Scanned Array Radar)

http://www.flightglobal.com/airspace/media/militaryaviation1946-2006cutaways/images/38301/boeing-ea-18g-growler-cutaway.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d7/EA-18G_VX-31_over_Ridgecrest_CA_2009.jpg

http://www.globalsecurity.org/military/systems/aircraft/images/ea-18g-image100.jpg

San Andreas
24-12-2009, 16:25:13
Voar como um avião gasta menos combustível do que voar como um helicóptero.

Em um avião as asas dão a sustentação e os motores apenas empurram o avião para frente.

Em um helicóptero a maior parte da potência dos motores é usada para sustentar o helicóptero, pois a sua asa é o rotor.

Por isso os helicópteros são mais lentos do que aviões.

Um helicóptero que tenha o mesmo peso de um avião precisará de um motor mais potente para voar e ainda assim será mais lento.

A maioria dos helicópteros voam entre 200 e 300 km/h e tem autonomia inferior a 1000 km.

San Andreas
27-12-2009, 18:43:03
Quanto maior a área das pás do rotor de um helicóptero maior a sustentação, logo quanto mais comprida a pá, maior a área e maior a sustentação.

O problema é que quanto maior o comprimento da pás, maior será a velocidade do vento na pá que avança e menor será a velocidade do vento na pá que recua.

A solução é diminuir o comprimento das pás e aumentar o numero de pás do rotor do helicóptero para assim aumentar a área total e por conseqüência a sustentação sem ter que aumentar o comprimento das pás.

O problema é que aumentando o numero de pás aumenta a vibração, o arrasto aerodinâmico e a complexidade do cubo, o que também torna o helicóptero mais caro.



O avançado avião de transporte militar Airbus A400M utiliza uma hélice de 8 pás

A solução de 8 pás foi adotada para se aumentar o empuxo sem ter que aumentar o comprimento das pás.

http://p1.trrsf.com.br/image/get?o=cf&w=619&h=464&src=http://img.terra.com.br/i/2009/12/11/1384721-2801-atm14.jpg



Os C-130J Super Hercules tem hélices de 6 pás ao invés de 4 pás de modelos antigos do C-130

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c3/Hercules.propeller.arp.jpg/800px-Hercules.propeller.arp.jpg
RAF Hercules C.4 (C-130J-30) in 2004



Dissimetria de Sustentação e Precessão Giroscópica


Os rotores dos helicópteros estão sujeitos as mesmas leis da física que regem o movimento dos giroscópios.

Um dos fenômenos mais importantes associados ao movimento dos giroscópios é a precessão giroscópica.

Devido a precessão giroscópica, quando uma força é aplicada a um disco que gira em torno de um eixo, essa força irá atuar 90º adiante na mesma direção da força original.

Se um giroscópio (ou uma roda de uma bicicleta girando em um pedaço de madeira) sofrer uma força A que tenda a girar o seu eixo de rotação, uma força B surgira para girar o eixo de rotação 90º adiante em relação ao sentido da força A.

Se um helicóptero está pairado no ar sem ventos, a velocidade e sustentação das pás que avançam e recuam é igual.

Se um helicóptero se move na horizontal, a sustentação produzida pelas pás que avançam é maior que a sustentação produzida pelas pás que recuam, fenômeno conhecido como dissimetria de sustentação, causado pela diferença de velocidade do ar que atinge as pás que avançam e que recuam.

Suponha que a velocidade da ponta das pás de um helicóptero em vôo pairado é de 700 km/h. Se o helicóptero está se movendo para frente a 200 km/h, a velocidade da ponta da pá que avança será de 900 km/h e a velocidade da ponta da pá que recua será de 500 km/h.

Na medida em que a velocidade do helicóptero vai aumentando, a velocidade do vento nas pás que recuam tende a zero e nas pás que avançam tende a velocidade do som e ambas as pás perdem sustentação, o que estabelece um limite fisico de velocidade para os helicóptero.

A dissimetria de sustentação faz com que as pás que avançam tenham maior força de sustentação que as pás que recuam, criando uma força para cima nas pás que avançam e uma força para baixo nas pás que recuam.

Devido a precessão giroscópica, uma força irá levantar o bico do helicóptero e uma outra força irá abaixar a cauda do helicóptero.

Para compensar o efeito da precessão giroscópica devido a dissimetria de sustentação é necessário diminuir o ângulo de passo da pá que avança e aumentar o ângulo de passo da pá que recua.



Gyroscope precession

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/8/82/Gyroscope_precession.gif



Giroscópios

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GueD'S
27-12-2009, 22:46:50
Essa teoria da dissimetria de sustentação e precessão giroscópica é uma coisa de louco e ao mesmo tempo muito interessante, e paguei pau pra esses giroscópios :eek:

San Andreas
27-01-2010, 23:19:06
A aeronave VTOL mais incrível é o Harrier, que fez o primeiro vôo em 1967 :eek:, e entrou em operação em 1969. Um único motor (Rolls-Royce Pegasus) fornece o empuxo para decolagem e pouso vertical.

Quando totalmente carregado de armas e combustível, o peso do Harrier é maior que o empuxo da turbina e assim ele precisa de pista para decolar.

Para o Harrier girar quando ele está pairando no ar, existem saídas de gases na ponta das asas e na cauda.

Quando o Harrier está pairando no ar, pequenas aletas se abrem na entrada da tomada de ar do motor para aumentar o fluxo de ar.



http://en.wikipedia.org/wiki/Hawker_Siddeley_Harrier -> 1st generation Harrier

http://en.wikipedia.org/wiki/BAE_Sea_Harrier -> Maritime strike/air defence fighter

http://en.wikipedia.org/wiki/AV-8_Harrier_II -> 2nd generation Harrier

http://en.wikipedia.org/wiki/BAE_Harrier_II -> 2nd generation Harrier used by the UK



Nesse vídeo o motor falhou e o piloto teve que ejetar

YouTube- Harrier Pilot Eject (http://www.youtube.com/watch?v=6zc2cf-MMkI)


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/thumb/6/68/RAF_Harrier_GR9.JPG/800px-RAF_Harrier_GR9.JPG

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/68/Harrier_gr9_zg502_closeup_arp.jpg/800px-Harrier_gr9_zg502_closeup_arp.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/1/13/RR-408_Pegasus.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/d/da/Rolls_Royce_Pegasus.JPG/800px-Rolls_Royce_Pegasus.JPG


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/b1/Rolls-royce_pegasus_engine_arp.jpg/800px-Rolls-royce_pegasus_engine_arp.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Aircraft_engine_RR_Pegasus_cut-out_RH.jpg

San Andreas
01-03-2010, 00:23:41
http://en.wikipedia.org/wiki/F-35



http://uscockpits.com/Jet%20Fighters/F-35_Cockpit_(dusk_with_virtual_HMD).jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/0/0e/Engine_of_F-35.jpg/800px-Engine_of_F-35.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/c/c8/F35A_Prototyp_AA1_2.jpg/800px-F35A_Prototyp_AA1_2.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/0/0a/F-35.jpg

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ec/F35ctolstores.jpg

http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_F-35B_Cutaway_lg.jpg

San Andreas
30-03-2010, 20:10:02
http://en.wikipedia.org/wiki/Radial_engine


Motores Radiais

São motores de combustão interna de simetria radial, com pistões dispostos em torno de um ponto central na árvore de manivelas. Esta configuração foi muito utilizada para mover as hélices de aeronaves.

Estes motores têm sido de utilização principalmente aeronáutica, sendo raros em outros tipos de veículos. Um exemplo de aplicação de um motor de 9 cilindros radial num veículo terrestre foi o tanque M4 Sherman. Um motor deste tipo foi utilizado na pouco convencional motocicleta Megola.


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/ab/Radial_engine.gif


History


Pratt & Whitney R-1340 radial engine mounted in Sikorsky H-19 helicopterCharles Manly constructed a water-cooled 5-cylinder radial engine in 1901, a conversion of one of Stephen Balzer's rotary engines, for Langley's Aerodrome aircraft. Manly's engine produced 52 hp (39 kW) at 950 rpm.

In 1903-04 Jacob Ellehammer used his experience constructing motorcycles to build the world's first air-cooled radial engine, a 3-cylinder engine which he used as the basis for a more powerful 5-cylinder model in 1907. This was installed in his triplane and made a number of short free-flight hops. During 1908-9, Ellehammer developed another engine, which had six cylinders arranged in two rows of three. His engines had a very good power-to-weight ratio, but his aircraft designs suffered from his lack of understanding of control. If he had concentrated on his engines, he might have become a successful manufacturer.

Another early radial engine was the 3-cylinder Anzani, originally built as a "semi-radial" W3 configuration design, one of which powered Louis Blériot's Blériot XI in his July 25, 1909 crossing of the English Channel. By 1914 Anzani had developed their range, their largest radial being a 20-cylinder engine of 200 hp (150 kW), with its cylinders arranged in four groups of five. One of the three-cylinder "fully radial", 120º cylinder angle Anzani powerplants still exists today, in fully running condition, in the nose of Old Rhinebeck Aerodrome's restored and flyable 1909 vintage Blériot XI. There is also another running Anzani at Brodhead airfield to go on a replica Blériot XI.

The radial engine was not developed in Germany: two radial engines were made there before World War I, but the Germans seemed to lose faith in the type under war conditions, or it may have been that insistence on standardization ruled out any but proven engine types.

During WWI, most of the French aircraft flew with Gnome Rhone rotary radial engines, the ultimate examples of which produced 240hp.




Moto com motor radial exposta em show aéreo nos EUA


http://www.soscomputer.com/motociclista/albuns/Customizacoes/Motor_Radial.jpg

San Andreas
02-06-2010, 23:41:29
Kaman K-225: o primeiro helicoptero que usou uma turbina no lugar de um motor a pistão

http://en.wikipedia.org/wiki/Kaman_K-225


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/1/15/Kaman_K-225_Windsor_Locks_CT_09.06.05R.jpg/800px-Kaman_K-225_Windsor_Locks_CT_09.06.05R.jpg

San Andreas
27-09-2010, 21:13:34
27 de Setembro de 2010

Eurocopter lança o X3, o helicóptero mais veloz do mundo: velocidade máxima de 220 nós (407 Km/h)

http://www.eurocopter.com/site/en/press/Flight-testing-of-Eurocopter-s-X3-high-speed-hybrid-helicopter-demonstrator-marks-a-new-milestone-in-the-company-s-innovation-roadmap_719.html


http://www.eurocopter.com/publications/img_wsw//X3_DIGIT-03665_001s.jpg

http://p2.trrsf.com.br/econ/imgauto/helicoptero2_x3_afp-619.jpg

San Andreas
16-05-2011, 20:07:48
Marrone tem medo de avião e achava helicóptero ‘mais seguro’ :bolha:, diz irmão

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/marrone-tinha-medo-de-aviao-e-achava-helicoptero-mais-seguro-diz-irmao.html



Marrone admite que costumava pilotar o helicóptero

Em gravação feita há um mês, o cantor sertanejo diz já ter mais de mil horas de voo.


Antes das aulas práticas de pilotagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exige um teste teórico.

Fantástico: Você chegou a fazer alguma prova?
Marrone: Não, eu não. Eu não fiz prova.

Mas um documento mostrado a Marrone, que também está disponível na internet, diz o contrário.

Fantástico: Por esse documento oficial da Anac, você fez o exame teórico e você passou! Essa pessoa é você, José Roberto Ferreira? É seu nome?
Marrone: Aqui está escrito, né?
Fantástico: Você nunca fez uma prova pra Anac? Oficial?
Marrone: Que eu saiba, não. Eu vou dar uma olhada depois.
Fantástico: Que você se lembre, não? Quem fez então? Quem pode ter feito?
Marrone: Isso aí eu não posso te responder agora.

Mais um detalhe: para fazer essa prova, o candidato precisa ter o Ensino Fundamental completo, o que Marrone não tem.

Fantástico: O que passa pela sua cabeça? O que pode ter acontecido?
Marrone: Não sei, é um tumulto de coisa que vem na cabeça da gente, aparece uma coisa, aparece outra, não sei. Não estou sabendo, não.

Certo mesmo, por enquanto, é a retomada dos shows. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Aeronáutica. Só depois disso a Anac vai decidir se cabe punição ao piloto que voava com Marrone.


Manaus, sexta-feira à noite, 30 mil pessoas aguardam a volta de Marrone aos palcos para o primeiro show aberto ao grande público desde o acidente de helicóptero que o cantor sofreu no dia 2 de maio.

O helicóptero caiu depois de decolar de São José do Rio Preto, São Paulo. O piloto, Almir Bezerra, teve parte da perna esquerda amputada e está internado. Jardel Borges, primo e secretário de Marrone, sofreu traumatismo craniano e permanece em estado grave.

Já sobre o cantor, que teve ferimentos leves, ficaram várias dúvidas: por que ele estava sentado do lado direito da aeronave, destinado ao piloto? Isso teria atrapalhado alguma manobra? Marrone estaria no comando do helicóptero recebendo instruções de voo de um piloto sem certificação para dar aulas?

As explicações começam ainda no aeroporto, em São Paulo, e seguem durante toda a viagem até Manaus.

Fantástico: Você pilotava?
Marrone: Pilotava, lá em cima, sim, mas pilotar embaixo não. Decolar, fazer essas coisas, eu não fazia, não.
Fantástico: Mas você pilotava sem ter brevê? Sem ter licença?
Marrone: Eu segurava o manche, isso aí é normal.
Fantástico: Lá em cima não tem problema você pilotar?
Marrone: Não, não tem.
Fantástico: Mesmo sem licença?
Marrone: Não, não tem não. Não tem problema.
Fantástico: Quem falou isso pra você, Marrone?
Marrone: Meu piloto, o comandante.

Há perigo, sim, em segurar o manche, um dos comandos do helicóptero, como o cantor assumiu que fazia. É o que explica o especialista Jorge Barros.

“Uma pessoa não habilitada, ao tocar os comandos, está sendo um intruso perigoso para a segurança do voo. Ela está limitada apenas a se comportar como passageiro”, afirma Jorge Barros.

Mas a posição do passageiro não era a ocupada pelo cantor no dia do acidente. Ele estava sentado à direita, lugar do piloto.

Fantástico: Você está consciente de que você não deveria estar do lado direito no momento do acidente?

Marrone: Eu estou consciente, eu já estava consciente e estou consciente. Porque não sou eu que deixou eu ir lá do lado direito. Quem me liberou foi o meu piloto, o Almir. Ele falou: ‘Você pode ir aí que não tem problema. Para mim, eu pilotar do lado esquerdo, do lado direito, tanto faz. Pode sentar aí que eu vou explicando para você’.

Sentado à esquerda, o piloto Almir tinha menos acesso aos equipamentos do helicóptero. Só pode pilotar nesta posição um piloto instrutor de voo, o que Almir não é. “Ele falou para mim: ‘Fica tranquilo, a responsabilidade era minha, é minha, eu sabia o que estava fazendo, então fica tranquilo, entendeu? Estou tranquilo”, disse o cantor.

Já no hotel em Manaus, pouco antes do show, o Fantástico mostrou para Marrone imagens feitas em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, do o helicóptero que o cantor tinha e que se acidentou.

“Tirou as fotos e embarcou do lado direito do piloto. Ele sentou do lado direito”, disse.

Marrone confirma que é ele quem aparece no vídeo, de outubro do ano passado.

Fantástico: Você entra do lado direito, o lado que normalmente é de quem pilota?
Marrone: Já aconteceu de eu ir algumas vezes, mas não era sempre, não.
Fantástico: Você pedia para ir?
Marrone: Pedia. Falava: ‘Almir, posso ir aqui pra ir aprendendo?’. ‘Pode, pode, fica tranquilo’.
Fantástico: E aprendendo significava ir como?
Marrone: Mexendo nos relógios
Fantástico: No manche?
Marrone: Às vezes pegava no manche também, quando estava nivelado lá em cima.

Outra gravação foi feita há um mês e mostra o cantor em pleno voo. Nela, Marrone explica o que fazia no Aeroclube de Umuarama, Paraná: “Quando eu posso eu estou com meu piloto fazendo algumas aulas. Eu já piloto todos os dias com ele, já estou com mais de mil horas já, já estou tirando minha brevê, inclusive”, declarou o cantor.

Fantástico: Nesse vídeo, o piloto Almir é que dá as aulas práticas para você. Todas essas mil horas foram feitas de maneira irregular?
Marrone: Mil horas? Quem disse isso?
Fantástico: Você, nessa entrevista.
Marrone: eu disse?
Fantástico: Disse, e deu detalhes sobre a aula.

“Estou fazendo as emergências. Perda de motor, é muita coisa. A gente tem que passar, porque quando acontecer uma pane na aeronave a gente tem que estar ciente do que a gente está fazendo para não morrer”, continuou Marrone no vídeo.

Qual a explicação que o cantor dá? “Às vezes a gente fala de uma maneira não dizendo que eu seja piloto, nada. Não é que eu estava falando que eu era piloto, a gente aumenta”, alegou Marrone.

Antes das aulas práticas de pilotagem, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) exige um teste teórico.

Fantástico: Você chegou a fazer alguma prova?
Marrone: Não, eu não. Eu não fiz prova.

Mas um documento mostrado a Marrone, que também está disponível na internet, diz o contrário.

Fantástico: Por esse documento oficial da Anac, você fez o exame teórico e você passou! Essa pessoa é você, José Roberto Ferreira? É seu nome?
Marrone: Aqui está escrito, né?
Fantástico: Você nunca fez uma prova pra Anac? Oficial?
Marrone: Que eu saiba, não. Eu vou dar uma olhada depois.
Fantástico: Que você se lembre, não? Quem fez então? Quem pode ter feito?
Marrone: Isso aí eu não posso te responder agora.

Mais um detalhe: para fazer essa prova, o candidato precisa ter o Ensino Fundamental completo, o que Marrone não tem.

Fantástico: O que passa pela sua cabeça? O que pode ter acontecido?
Marrone: Não sei, é um tumulto de coisa que vem na cabeça da gente, aparece uma coisa, aparece outra, não sei. Não estou sabendo, não.

Certo mesmo, por enquanto, é a retomada dos shows. As causas do acidente estão sendo investigadas pela Aeronáutica. Só depois disso a Anac vai decidir se cabe punição ao piloto que voava com Marrone.


http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL1662117-15605,00-MARRONE+ADMITE+QUE+COSTUMAVA+PILOTAR+O+HELICOPTERO.html


http://i1.r7.com/data/files/2C95/948F/2FB2/2A33/012F/B24D/EDBB/0AD0/frame%20helic%C3%B3ptero%20Marrone%20700x525.jpg