PDA

View Full Version : Open Gl ou D3D?????



CarlosR
27-09-2002, 02:43:43
Como eu sei se o jogo usa um ou outro????

RSP
27-09-2002, 15:59:23
Normalmente tu pode ver isso no proprio jogo antes de começar...., se ele funcionar em mais de uma api (direct 3d ou open gl) feito o Unreal tournament Original..., tu simplesmente pode escolher qual api quer usar..., (normalmente o open gl é mais rapido e comparativamente (no mesmo jogo) costuma ser também mais bonito....,

se o jogo só rodar em uma api..., basta saber qual a engine do jogo....,

pra fins de ajuda todos esses jogos que aparecem uma janela carregando os drives antes de iniciar o jogo costuma ser openGL...,

Exemplos de jogos opengl....

Quake 1, 2, e 3..., e todos os que usam a mesma engine....exemplo.... SIN, half life, wolfesinstein, mohaa

serious Sam 1 e 2 (no 2 e no 1 versão 1.5 da pra escolher a engine opengl ou direct3d)

ut pega todas as apis

ned for speed diret3d fifa
etc....

BlackSilver
27-09-2002, 22:48:05
OpenGl ROX

Direct3d é da Microsoft e é uma porcaria para se programar shaders por isso ele SUX!

-=HeLL_KiNG=-
27-09-2002, 23:32:06
realmente opengl dexa o game muito mais interessante mas tenho uma duvida: o game rodando em opengl fica mais lento do q em direct3d né ou nao ???

[]'s

BlackSilver
28-09-2002, 01:35:06
Nada a ver

De onde vc tirou isso?

Juquinha
28-09-2002, 02:11:34
ainda mais em pracas da NVidia... gostam de OpenGL enquanto as da ATi tem melhor desempenho com D3D (me corrijam se estiver errado)

-=HeLL_KiNG=-
28-09-2002, 02:17:28
Originalmente enviada por BlackSilver
Nada a ver

De onde vc tirou isso?

aow meu Rei ,é uma duvida,nao tirei de lugar nenhum nao,é duvida da minha cabeça de agrião ehehehheehehe :P

[]'s

BlackSilver
28-09-2002, 03:07:21
Nada de bajulações senão meu ego fica muito inflado!

A Nvidia especialmente se sai melhor com Opengl, e a Ati tem um pouco de vantagem no direct3d, mas no geral a capacidade de ambas as apis é igual, só que o Opengl é bem melhor, tudo que é programador gráfico defende ele, tem um código bem menos enrolado e é mais fácil de programar

CarlosR
28-09-2002, 15:28:18
Configurando o RivaTuner descobri um jeito de saber se o jogo funciona com D3D ou OpenGl.......

Gangstar
28-09-2002, 15:43:23
Voltamos a discursão de d3d X open gl. heheheheehheheeh
Qd a imgadem estiver nitida pode ter certeza q é open gl.

Taturana
28-09-2002, 17:02:17
nem tanto... já jogou o ut2k3? num tem tanta diferença não

D@rkNick
29-09-2002, 01:19:44
hmmm black.... opengl num tem shaders ainda nao.... soh o 2.0 q tem... e ele ainda nem saiu direito... :(

DanW
29-09-2002, 01:38:32
Antigamente o OpenGL não era tão popular entre as placas de vídeo, era raro um jogo OpenGL rodar em determinadas placas, havia muita incompatibilidade... hoje em dia o suporte completo é quase que obrigatório...certo Blacksilver?

Roma
29-09-2002, 02:08:10
Bom, eu prefiro jogar games em OpenGL, mas tb não sei quando um game usa OpenGL ou D3D, à não ser os games que vc escolhe como cs, ut e etc. A maioria dos games pede suporte ao directx, os games mais atuais obviamente ao 8.1, mas não sei se isso quer dizer que esse game só rode em D3D. MoHaa se não me engano é obrigatório ter directx 8.1, mas vi tb que tem que ter openGL na hora em que vc aplica o game pela primeira vez e abre akela janelinha verificando se seu sistema atende à todas as necessidades do jogo.

Mas ae, em que versão tá o openGL, 1.5? E à partir de qual detonator tem a última versão incluída?

Hiei
29-09-2002, 02:21:24
tem otimos games em d3d...max payne se nao me engano eh feito inteiramente em d3d...e se nao me engano open gl nao tem shaders ainda, soh d3d, nao eh isso? e comanche 4 nao eh feito em d3d tbm?
axo q eh besteira falar q open gl detona d3d...

BlackSilver
29-09-2002, 05:26:08
He He He He.......

Hã Hã Hã.............

Na Na Ni Na Nã..........

Opengl tem sim suporte a shaders!!!!!!

Aposto que esse ninguém sabia

Darknick e Hiei OpenGl suporta sim shaders só que através de instruções, mas elas não são muito práticas de se usar e é por isso que quando um jogo usa shaders eles usam o direct3d que tem uma implementação melhor..........apesar de ser péssima
também uma péssima implementação e a razão pela qual só 1/50 jogos usarem shaders.......

O OpenGl 1.4 está voltado para suporte a shaders e deve ajudar bem o suporte disso no opengl, depois vem a revisão 1.5 melhorando ainda mais e em algum ponto entre o final de 2003 e 2004 chegará o revolucionário OpenGl2.0 que pretende mudar para sempre o modo como os jogos são feitos e a facilidade como isso é feito

E querem ver um jogo de OpenGl com gráficos destruidores( já tem é o Serious Sam que dá porrada em qualquer coisa do directX
com shaders com a exceção do Aquanox e o Ut2k3 funciona em OpenGl) que use shaders?


DOOOOOOOOOOOM3!!!!!!!!!!!1

Ou vcs acha, que ele iria usar shaders?

Até onde eu sei John Carmack odeio MUITO direct3d e isso é um peso enorme contra essa api

God Roma o MOHAA é baseado na engine do Quake3, ele é 97% OpenGl só usa o directX por causa do direct Input que serve para detectar os controles e acho que por causa do directsound para a detecção da placa do som, mas o grosso da engine é 100% opengl

E Danw...........em 99 suporte a OpenGl era um problema, as Voodoo nem tinham um suporte nativo para OpenGl, um peso enorme contra a Api, o suporte da Matrox a ATi não era grande coisa.........Mas aí veio as TNT2 com fortíssimo suporte a OpenGl já que a Nvidia sempre apoiou a Api e o Quake3 e então o jogo começou a virar

D@rkNick
29-09-2002, 09:16:19
a implementacao de PIXEL shaders no opengl ainda eh muito pouco desenvolvida..... o doom3 sera 70% Stencil shader cara... :)

CarlosR
29-09-2002, 12:00:57
????? :eek: :eek: Viagem total.....ou eu tô lombrado, ou não sei nada q esses caras tão falando :eek:



Só perguntei como sabia q o jogo era d3d ou opengl e os cara começam com uma aula heheehehehehe

:D :D :D

BlackSilver
29-09-2002, 22:40:14
Originalmente enviada por D@rkNick
a implementacao de PIXEL shaders no opengl ainda eh muito pouco desenvolvida..... o doom3 sera 70% Stencil shader cara... :)

Bom eu nunca ouvi falar de stencil shader e sim stencil SHADOW volumes e isso pode ser implementado em ambas as apis, já que nem é coisa de pixel shader mesmo

Se Doom3 é em OpenGl isso já é suficiente para afundar o directx
até a versão 8.1

Kain
29-09-2002, 23:09:47
o q é stencil shader?

BlackSilver
29-09-2002, 23:19:20
Não é Stencil Shader e sim Stencil SHADOW Volumes

O método de iluminação mais realista possível de ser aplicado a um jogo 3d atualmente, superior a qualquer lightmaps com algorítimos de radiosidade

O Doom3 lógico que tinha de ser o primimeiro jogo a implantar isso

Se quiser mais detalhes a respeito é só perguntar

Kain
29-09-2002, 23:25:30
engraçado é q é só a ID Software que traz imensas inovaçoes
Quake foi o primeiro FPS baseado em polígonos, depois o Quake 2 com seus efeitos de luz projetados, o Quake III com arquitetura maravilhosa!
ah e o Doom com o desenho das armas!
esse jonh carmack é estupendo!

BlackSilver
29-09-2002, 23:34:39
Lógico.......Eles tem John Carmack que é o programador mais talentoso do mundo.........

D@rkNick
30-09-2002, 01:08:22
poutz eh memo... viajei... vivendo e aprendendo... mesmo assim os pixel shaders do OGL sao imaturos demais ....

RSP
01-10-2002, 01:45:33
Bom gnte essa discursão é velha e serve mais pra quem programa do que pra quem joga apenas....,

no entanto na minha opnião o directx é fundamental e preciso por que permite direto e rapido acesso do jogo aos recursos do computador...., placa se som, video, modem etc....

A api Opengl ao meu ver é melhor que o direct 3d por ser em geral mais leve e por ser facil de ser programada acaba recebendo melhores retoques na programação final do jogo. o que acaba proporcionamdo melhores graficos..., e por ser menos complexa acaba sendo mais "fluida".

O UT2k3 não é direct3d e sim opengl...., façam seus testes...., (eu tenho aversão completa 2 CDs (só não sei se é beta final ou não) mais tem diversos mapas e personagems e ocupa mais de 2.2 gigas de HD...., om graficos lindos...., e é OpemGL......

Acredito que por enquanto qualquer uma das apis fazem as mesmas coisas..., tem o mesmo resultado..., vai mudar apenas o trabalho de serem fabricados e a paciência pra fazer igual um ao outro....,

No entanto o Opengl 2.0 esse sim é revolucionário...., nem o directx 9 vai ser tão radical...., o nove tendo em vista compatibilidade não se tornou uma ferramenta totalmente programavel, Diga-se semi programavel..., já o Opengl 2.0 esse sim é totalmente programavel.... Ai sim placas como a Wildcast (P10) da 3dlabs que é de uso profisional vai dar o que falar.....

mrxrsd
01-10-2002, 01:53:57
eu vou construir uma nova API revolucionaria e um jogo para mostrar o potencial da API vai ser tudo desenvolvido em pascal, tanto a api quanto o jogo :P

BlackSilver
01-10-2002, 02:55:28
O OpenGl2.0 é muito mais programável que o directX9.0 e muito mais evoluido, mas tem o problema de ser muito difícil fazer suporte a ele e a apis antigas ao mesmo tempo

Por isso que primeiro vai começar a ser usado o OpenGl2.0 que não á a versão "Pure" que traz uma boa quantidade de características revolucionárias, e depois gradualmente deve ser introduzida a versão Pure

O OpenGl deve facilitar muito a vida de todos.......do programador que vai ter a vida repentinamente mudada, pois deverá ficar bem + fácil programar até ao usuário final que vai ver os jogos serem completados com rapidez maior do que dos jogos atuais e com efeitos gráficos MUITO superior a qualquer efeito pixel shader que possa ser utilizado hoje