PDA

View Full Version : Engenharia Civil na Estácio de Sá é cilada?



Sizemore
20-01-2011, 20:35:10
Coé galera.Hoje foi o ultimo dia do sisu do enem,e eu nao consegui passar no curso que escolhi.Eu sei que ainda tem as reclassificações e tal,mas com minha nota não consigo nenhum curso top.Não vou ficar de mimim,falar sobre cotas que dão 15% a mais na nota,da correção de redação injusta,do absurdo do TRI e tal,o que passou é passado.

Mas então,estou pensando em entrar em uma faculdade particular mesmo,e como minha familia não tem tanto dinheiro assim,acho que é inviavel eu fazer numa Puc,portanto só me resta as Estácios,Veigas de Almeida e Gama Filhos da vida.No caso,tenho preferencia pela Estácio porque ela é 30 minutos da minha casa,contra as outras que são em outras cidades.

Mas tenho medo de isso "queimar" meu currículo,porque logo de cara eu terei muita desvantagem contra um cara que sai da Puc,da ufrj,da uff.Então tenho minhas dúvidas mesmo se isso é uma cilada.

Tenho 21 anos,e não penso muito em tentar vestibular de novo porque já estou ficando velho em um mercado que é cruel com idade,além de engenharia estar com notas de corte parecidas com medicina.

Queria saber o que vocês acham disso.

Onichi
20-01-2011, 20:44:05
Acho que vale mais os professores do curso que tu vai ter do que a instituição em si. Falo do curso que fiz aqui, em uma Federal: Dentro da universidade, o meu curso (Ciência da Comp.) não tem lá muito prestígio. Na verdade, só no último ano antes de eu me formar que o reitor começou a investir algum dinheiro em instalações e professores. Porém, mesmo sendo um curso meio esquecido pela instituição, alguns professores eram REALMENTE bons e tinham projetos de pesquisa em conjunto com as maiores universidades e instituições de fomento do país. Além de serem professores geniais (e pessoas sensacionais), eles foram capazes de trazer muita coisa pra laboratórios de pesquisa e chegaram a sediar eventos internacionais aqui no interior, só com o nome deles e com o trabalho deles nas costas.

No final das contas, tirando oportunidades de emprego que eu não aceitaria (onde o cara olha o nome da universidade, e não a tua qualificação), não importa se é particular ou federal, desde que o corpo docente seja dedicado e competente. No final das contas, quem vai te ensinar serão os professores (e não a "entidade UFRJ" ou "entidade PUC"), quem vai te apoiar são os professores, e os teus contatos profissionais nessa jornada serão os professores e aqueles envolvidos nas atividades que tu realizar.

Aliás, voltando pro meu caso, aqui na cidade tem uma particular muito ruim, realmente mal vista, mas formou profissionais excelente na minha área - porque o corpo docente que eles tinham, no curso de Comp., era excelente (no final de 2009 o curso praticamente fechou depois que os professores migraram em massa pra universidade federal daqui, mas enfim)

Ah, lembrei: e se for o caso de fazer uma especialização, mestrado ou doutorado no futuro, vai contar muito mais a instituição dessa formação do que da graduação. Mas, repito, isso pra vagas de emprego em lugares que eu não gostaria de trabalhar ("opa, teu mestrado não foi em uma CAPES 7? po foi mal, não tem vaga pra ti. Ah, foi? Então nem me dá teu curriculo, tá contratado")

Sizemore
20-01-2011, 21:01:09
E aí Onichi!

Em relação ao corpo docente da Estácio,a única coisa que sei é que ano retrasado foi preso um "professor" de eng civil do campus do Rio,que era engenheiro porra nenhuma,ele tinha diploma falsificado e dava aulas mesmo assim...Foda né.A verdade a que a Estácio é uma instituição altamente mercenária.

Uma outra opção que vejo para mim é a Mackenzie,mas aí é outro curso,Ciencias Contábeis,pelo que andei vendo,essa é bem mais respeitada e séria.

Sid Vicious
20-01-2011, 21:14:21
Aqui na minha cidade é bem comum preconceito nas particulares. Pq realmente nas particulares daqui o povo é meio... preguiçoso digamos assim. A UFRN é top qualidade e não é tão difícil de entrar assim (concorrência mais alta é 20/1), aí a UNP, entre geralmente concentram a massa mais fraquinha intectualmente e mais forte financeiramente, mesmo com todo o apelo de universidade internacional e patrocínios (em somente esportes de ricos). Geralmente os melhores alunos são os alunos de bolsa, pq eles tem que ralar pra caralho pra manter notas pq se passarem por baixa do média obrigatória da bolsa eles são expulsos do curso.

Mackenzie é mó conceituada até onde sei, o legal do Sul é que realmente as particulares funcionam.

Fenris Wolf
20-01-2011, 23:11:54
Estácio de sá é cilada na certa.

Aqui em floripa é conhecida por "estácio de jah" (em homenagem à banda tribo de jah), porque lá só entra perdido maconheiro playba sem futuro.

ficadica :p

Sid Vicious
20-01-2011, 23:15:50
Sim, gente o que falei ali é pensamento geral. óbvio que não cabe a todos!!

King of Moria
21-01-2011, 01:25:32
Se vc tá preocupado com o mercado, f****-se os professores. Você tem de saber dos seus possíveis empregadores o que eles acham da estácio. Lá pode ser uma MIT, mas se sair com fama de ruim não adianta nada.

Sizemore
21-01-2011, 01:38:18
Coé King Of Moria,os empregadores,os alunos,os próprios professores,todo mundo sabem que a Estácio tem um nome feio no mercado.O próprio diretor geral dela disse,naquela famosa reportagem do fantástico do analfabeto que passou em oitavo lugar pra direito,que era um empresário,não um educador.

E ae Fenris!Aqui a gente chama ela de Estáfácil de sá.Se você tropeçar na escadaria da faculdade você ganha 50% de desconto,se você esquecer o RG do meio fio da faculdade você ganha bolsa integral,o vestibular é realmente mera formalidade.Rsrs.

É,é cilada mesmo!rsrs

Pô,mas vem cá,o que vocês acham da Mackenzie?Essa tem um pouco mais de nome e qualidade né?

Fenris Wolf
21-01-2011, 02:05:05
Olha, não interessa, quer um curso conceituado? Vai pra Federal. UFSC, UFPR, URGS, USP...

King of Moria
21-01-2011, 02:59:44
Tem particulares muito boas tbm... e conceituadas, mas geralmente são da área de humanas.

PUC rio, PUC SP , Mackenzie... pra citar algumas...

Agora, eu nao sei sua nota do enem, mas se quiser se aventurar longe, a federal do ABC em SP tá com notas de boa pra engenharia, me falaram.

GueD'S
21-01-2011, 08:33:15
O lance disso tudo que o cara pode ser fodão tendo estudado na pior das faculs que ele não será visto com bons olhos. Já o contrário, se ele fizer uma facul bem conceituada ele pode ser um manezão e ser contratato como se não fosse.

bluR
21-01-2011, 09:03:37
e quem disse que você precisa fazer o curso todo nessa facul?
começa aí pra não perder mais um ano, estuda pro próximo vestibular.. VÊ SE PASSA e faz transferência..
com sorte você consegue até eliminar uma ou outra matérias =P

Onichi
21-01-2011, 09:46:35
O lance disso tudo que o cara pode ser fodão tendo estudado na pior das faculs que ele não será visto com bons olhos. Já o contrário, se ele fizer uma facul bem conceituada ele pode ser um manezão e ser contratato como se não fosse.

Cara... Pra mim empresa que pensa assim eu dispenso. Gente que contrata pelas origens e não pela qualificação. "É da UFRGS, tá contratado. Não é, nem precisa se apresentar."
Não sei se sou tão "seletivo" porque na minha área sobra emprego pra gente qualificada (tanto pra quem só quer ver o nome da faculdade e das certificações, quanto pra quem realmente sabe fazer alguma coisa), mas isso aí de ser contratado por indicação ou por nome da faculdade (ou deixar de ser contratado) é coisa de empresa mequetrefe, onde o cara vai ter duas opções: ser um profissional ruim (por ter sido contratado sem ser qualificado) ou ser um profissional infeliz (por trabalhar em um lugar onde o chefe é um filho da puta).

Em tempo: fui contratado por uma empresa (http://www.thoughtworks.com) onde o processo de seleção não envolveu em nenhum momento apresentação de certificados, diploma ou o cacete. Participei de várias situações "reais" de trabalho e tive que me virar. Foi minha primeira entrevista de emprego na vida e espero que a última, porque gostei muito das pessoas lá, que valorizam a capacidade do candidato e não só o currículo.

Claro que uma boa instituição faz diferença, afinal é lá que tu vai estudar por vários anos e vai aprender o básico sobre a profissão que tu vai exercer, mas pra mim conta muito mais quem vai te ensinar e o que tu vai aprender do que o NOME do lugar.

Sizemore
21-01-2011, 11:28:56
Coé galera!

Grande Blur!Para você ver,essas faculdades as vezes são tão má conceituadas,que as federais não aceitam eliminar matérias em comum.Por exemplo,a UFRJ não aceita cortar todas as matérias de Cálculo,não importa em quantas faculdades já foi feito,porque ela alega que nas particulares é mais fácil e tal...Não tiro muito a razão dela.

Coé Onichi,a parada é que não sei qual é o seu campo,mas por exemplo,em engenharia civil,você necessita de laboratórios grandes e caros,como o de geotecnia,então se o caboclo se forma numa faculdade aonde só tem o mínimo necessario (aka uma biblioteca e um corpo docente),ele com certeza ficará defasado.E em algums cursos os laboratórios são tão caros que só o govero federal consegue pagar,como no caso de Geologia.

bluR
21-01-2011, 14:04:05
Grande Blur!Para você ver,essas faculdades as vezes são tão má conceituadas,que as federais não aceitam eliminar matérias em comum.Por exemplo,a UFRJ não aceita cortar todas as matérias de Cálculo,não importa em quantas faculdades já foi feito,porque ela alega que nas particulares é mais fácil e tal...Não tiro muito a razão dela.

mas mesmo assim cara..
se tu já tá meio que na cabeça pra ir pra essas aí.. bom cara.. acho que pode ser uma chance.. o que você tem a perder? =)

GENERAL
21-01-2011, 20:09:16
Coé galera...

Malandro é o Pato... que anda sacolejando e falando "Coé, Coé" :o