PDA

View Full Version : Paulistano gasta, em média, 2 horas e 42 minutos no trânsito por dia



San Andreas
13-02-2011, 19:08:47
Paulistano gasta, em média, 2 horas e 42 minutos no trânsito todos os dias

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/09/paulistano-gasta-em-media-2-horas-e-42-minutos-no-transito-todos-os-dias.html


Paulistano passa 30 dias no trânsito por ano, diz pesquisa

http://www.redebrasilatual.com.br/temas/cidades/2010/09/paulistano-passa-30-dias-no-transito-por-ano-diz-pesquisa-1



http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/foto/0,,37358735-FMM,00.jpg





Frota de veículos cresce 119% em dez anos no Brasil, aponta Denatran

País fechou ano de 2010 com 64,817 milhões de veículos registrados.

Neutralizar todo CO2 exigiria área 11 vezes maior de Mata Atlântica (945 mil quilômetros ou 11,1 % da superfície do Brasil).


http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/02/frota-de-veiculos-cresce-119-em-dez-anos-no-brasil-aponta-denatran.html


http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/02/11/300x230-grafico-evolucao_.jpg


A lista dos estados brasileiros, de acordo com o tamanho da frota, segue a seguinte ordem: São Paulo (20.537.980 milhões), Minas Gerais (7.005.640), Paraná (5.160.354), Rio Grande do Sul (4.808.503), Rio de Janeiro (4.489.680), Santa Catarina (3.414.195), Goiás (2.428.705), Bahia (2.308.978), Pernambuco (1.774.389), Ceará (1.711.998), Espírito Santo (1.262.848), Distrito Federal (1.245.521), Mato Grosso (1.173.125).

Outros 14 estados somam frotas que não ultrapassam o total de 1 milhão de carros. São eles: Mato Grosso do Sul (972.529), Pará (969.667), Maranhão (796.083), Rio Grande do Norte (731263), Paraíba (698.556), Piauí (582.777), Rondônia (561.811), Amazonas (530.814), Alagoas (438.788), Sergipe (427.048), Tocantins (394.628), Acre (151.320), Roraima (125.451), Amapá (115.323).

Cidades

Segundo o Denatran, há carros licenciados em 5.567 cidades do país. As cidades no topo do ranking de veículos são São Paulo (6,390 milhões), Rio de Janeiro (2,063 milhões), Belo Horizonte (1,340 milhões), Curitiba (1,247 milhões) e Brasília (1,245 milhões).


http://img808.imageshack.us/img808/7857/frota.jpg





Estatísticas da OICA (International Organization of Motor Vehicle Manufacturers), com sede em Paris, na França


• PSA = Citroen + Peugeot
• CARS = Automóveis
• LCV = Light Commercial Vehicles
• HCV = Heavy Commercial Vehicles
• HEAVY BUS = Ônibus


http://img19.imageshack.us/img19/4131/oica.jpg

Sid Vicious
13-02-2011, 20:07:31
Isso é o que dá ter transporte público lixo e extremamente caro.

Como é na cidade de vcs? Aqui na minha são R$ 3,00 pro ônibus andar 15km. Mais 3,00 paus pra vc voltar os 15km. Ao todo todo santo dia se vão 6 reais.
O que torna muito melhor e confortável à longo prazo o cidadão comprar um carro ou uma moto. Aí a cidade começa crescer, crescer e ninguém mais anda. Sem contar na concentração de gás por conta do aglomerado de carro.
A facilidade de comprar um carro (consórcio e etc) só fez aumentar mais ainda. Lembro que quando vim morar aqui a passagem de ônibus era 0,50 centavos e TREM era 0,25 e quase não se via tantos carros na rua.

GueD'S
13-02-2011, 20:50:16
A tendência é piorar, infelizmente.
A partir do momento que existirem políticas sérias que promovam o desenvolvimento do transporte público o problema ''começa'' a ser minimizado.

Sparks
13-02-2011, 20:52:28
Gasto R$5,80 por dia de condução para ir e voltar do trabalho. O transporte público em Guarulhos virou uma piada de mal gosto em 2011. Implementaram o bilhete único e remanejaram várias rotas de ônibus. Eu tinha quatro opções de ônibus para ir ao serviço, com intervalos de 10-15min entre cada ônibus. Com a mudança eu passei a ter apenas duas opções, com intervalos que chegam a 30-45min. Fora que agora sempre vou em um ônibus totalmente lotado. Depender de transporte público BRASILEIRO e uma merda. Cheguei em Guarulhos em 2002 e pagava R$1,50 pela passagem, hoje, quase 9 anos depois, pago R$2,90 pela passagem, e a qualidade do serviço caiu muito, más muito mesmo.

GENERAL
13-02-2011, 21:40:39
Mas isso não é só em Sampa não... aqui em Campinas é a mesma merda... claro...numa escala menor... até mesmo em Valinhos onde moro q tem 100.000 habitantes o transito ta foda!! :sm20:

Onichi
13-02-2011, 23:26:19
Eu acho isso totalmente fora da realidade... Muito absurdo! Uma vez passou n'A Liga uma matéria sobre isso, quem quiser procure no youtube que é interessante. Mostrava trabalhadores que dependiam de diferentes transportes (bicicleta, carro, transporte publico, etc). Enquanto quem tava de carro passava HORAS parado, quem dependia de transporte publico gastava uma grana preta pra pegar diversas conduções em condições vergonhosas. Trabalhador viajando 2h pra ir pro trabalho e 2h pra voltar, tendo que acordar 4 e pouco da manhã pra chegar a tempo no serviço e viajando de pé, espremido. Sério, vergonhoso.

Eu não entendo como ou por qual razão até hoje não se tocaram que a solução é investir em um transporte público de qualidade. Não é possível que a situação atual gere tanto lucro que valha a pena prejudicar a vida da imensa maioria da população nas grandes cidades (e até nas menores). Tem alguns lugares com iniciativas bacanas (em POA, por exemplo, em vários lugares os ônibus tem faixa própria. Apesar de todos os problemas, pelo menos tu foge do congestionamento), mas tamo longe ainda de resolver esses absurdos.

agorasim™
14-02-2011, 22:36:09
aqui em sampa, quem depende do transporte publico...se cansa mais pra ir e vim do trabalho...que propriamente trabalhando.
passei um mês trampando com um colega...onde era 3 horas pra ir e 3 pra voltar. e a distancia de casa pro local naum passa de 60 kilometro isso chutando alto....3 horas em pé em um busão lotado....é uma tortura.

King of Moria
14-02-2011, 23:35:17
3 reais é pra chutar o pé de madioca, pqp!

Sid Vicious
15-02-2011, 10:55:20
Eu acho isso totalmente fora da realidade... Muito absurdo! Uma vez passou n'A Liga uma matéria sobre isso, quem quiser procure no youtube que é interessante. Mostrava trabalhadores que dependiam de diferentes transportes (bicicleta, carro, transporte publico, etc). Enquanto quem tava de carro passava HORAS parado, quem dependia de transporte publico gastava uma grana preta pra pegar diversas conduções em condições vergonhosas. Trabalhador viajando 2h pra ir pro trabalho e 2h pra voltar, tendo que acordar 4 e pouco da manhã pra chegar a tempo no serviço e viajando de pé, espremido. Sério, vergonhoso.

Eu não entendo como ou por qual razão até hoje não se tocaram que a solução é investir em um transporte público de qualidade. Não é possível que a situação atual gere tanto lucro que valha a pena prejudicar a vida da imensa maioria da população nas grandes cidades (e até nas menores). Tem alguns lugares com iniciativas bacanas (em POA, por exemplo, em vários lugares os ônibus tem faixa própria. Apesar de todos os problemas, pelo menos tu foge do congestionamento), mas tamo longe ainda de resolver esses absurdos.

Na verdade, Onichi, faz total sentido o descaso com o transporte público. É um carro movido à diesel que leva 40 pessoas ou mais.
Um carro usa gasolina (relativamente gasta mais) e leva no máximo 5 pessoas, mas o comum é 1 pessoa por carro.
A cidade se torna totalmente dependente da venda de combustível. "3 paus o litro? Posso fazer nada, vou pro trabalho de carro". Pré-Sal pode achar uma quantidade infinita de petróleo mas o preço da gasolina não vai baixar, até o Chris Rock já brincou com isso.
Brasil é muito bem visto lá fora pela quantidade de petróleo e técnica inovadora na extração. Não vai ter sentido lançarem carros elétricos à preço de gasolina pq ele não alimenta o mercado de combustíveis fósseis.
Então pra eles vale MUITO a pena prejudicar os outros, afinal eles vão pro shopping de helicóptero, avião ou limousine cheia de prostitutas heuaheuhaeuae. Então acredite transporte público não vai mudar nunca. A tendência é realmente só piorar como GueD's falou. Ninguém fará nada, brasil tem território muito disperso. Brasília é no fim do mundo e na casa do caralho. Quem vai sair de suas casas pra bater no planalto?
Eu só não uso bicicleta pq eu moro ao lado de Natal e é muito longe, fora que é perigoso pq não tem ciclovia, teria que dividir a pista com os carros como fazem muitos ciclistas aqui.
Hoje em dia eu uso moto, mas eu confesso que prefiro ônibus pq posso ir escutando música e viajando :)

King of Moria
15-02-2011, 18:48:24
Um exemplo.

Ano passado inteiro eu fui pra minha cidade nos fins de semana (120km de são carlos, onde estudo) de carro. as vezes ia até sozinho no carro.

Esse ano voltei a ir de onibus, e putz, é muito mais confortável.... eu deito e durmo, ou escuto musica, ou leio ou jogo PSP. Prefiro bem mais ir de onibus.


isso sem contar a grana....

o percurso indo de onibus sai, ida e volta, uns 25 reais (carteira de estudante)... de carro sai 30 (pedágio) + uns 40~50 de combustível....

Fenris Wolf
16-02-2011, 00:13:03
Não é possível que a situação atual gere tanto lucro que valha a pena prejudicar a vida da imensa maioria da população nas grandes cidades (e até nas menores).

Pô, Onichi... Achei que vc não era tão inocente... :sm25: É claro que dá. Quantos carros são vendidos anualmente? Quanto os bancos e instituições financeiras não lucram com os financiamentos? Quanto as seguradoras e oficinas mecânicas não genham e empregam pra manter esse sistema? Quanto as empresas que são licitadas pra fazer estradas também não tiram? É um sistema extremante complexo e viciado.

Aqui em Floripa sabe qual é o meio de transporte que tá ficando popular? Helicóptero. Diz que tá dando GRANA aqui o transporte aéreo intramunicipal. Pilotos não param o dia todo. Tipo, o milionário olha lá de cima pro povo na sinaleira "byeee, bitches!"