PDA

View Full Version : Existe algum mod como o tenebrai pra o Quake 2????



RSP
10-12-2002, 15:41:18
Ia gente eu vi esses ultimos posts sobre o quake 2 e seus mods...., muito legal e talz, mas nada se compara ao que fizeram com o tenebrai.... (quem não viu trate de ver).

A pergunta é existe algum mod pra quake 2 tão fantástico como o tenebrae????

Pra quem ainda não viu ou sabe..., o tenebrai não apenas muda os efeitos de sombra e iluminação..., como também existem diversos patches de texturas novas que podem ser instalados depois e que tem qualidade quase de UT (Só as texturas novas)...

Um porém desse mod é que pra roda-lo com eficiência VC precisará de um PC de pelo menos 700Mhz e placa de video geforce 4 TI....

Não sei sobre essa versão que saiu agora..., mas a versão antiga já era muito boa..., mas pra VCS terem ideia de como era pesada, instalei na casa de um amigo meu que tem um ATLON XP 2100+ e uma Geforce 4 TI 4200 e só fez em 1024x768x32 bits apenas 30FPS (sem ANTIALISING) e com a placa overclocada para uma TI 4600 (acreditem ele consegue isso, graças a dissipadores extras nas memorias e um ventilador ligado no gabinete aberto) ele fez apenas 36FPS.

BatZ
11-12-2002, 01:05:46
não tenho certeza absoluta, mas nunca ouvi falar numa outra versão do Tenebrai q não fosse do Quake 2, então não acredito q vc vá encontrar....

até pq, para realizar todos os efeitos de luz/sombra e aplicar as novas texturas, é preciso de uma engine bem leve, pois o código não é tão trabalhado e otimizado como o Doom III, e por isso deve ser mais difícil de aplicar esses efeitos no Quake 2, q é bem mais pesado q o primeiro!

[]'s

BlackSilver
11-12-2002, 01:38:14
ATé onde eu sei não existe tal mod e tem grandes chances de não aparecer nada do gênero

O Tenebrai utiliza-se de um método de iluminação chamado de Stencil Shadows Volumes de dificílima implementação, pois apresenta vários problemas relacionados ao auto sombreamento dos personagens e a beirada da sombra dos objetos, isso só é corrigido com técnicas muito eficientes para contornar essas falhas, coisas que poucos programadores gráficos sabem e coisa que nem todos tem talento para resolver.

Sem contar que é pessadíssimo, pois necessita de muitos passos para renderização da placa gráfica

ATé hoje o Tenebrea é o único mod que implementa esse método de iluminação em um jogo, fora isso só demos tecnlógicas conseguem fazer o mesmo

Tanto que só John Carmack conseguiu resolver problemas com esse método de iluminação, algo que pelo que me falaram, todos os cientistas de computação do mundo e programadores achavam impossível

Então as chances de ver outro mod igual ao Tenebrai para o Quake2, a não ser que a mesma equipe o faço são muito pequenas, tanto que só quando a engine de Doom3 for licenciada e os porgramadores verem como é o código do Doom3 que esse sistema de iluminação deve implementado em massa evai levar uns anos

Aqui no meu P3 700Mhz, Ti4200, 128mb de ram consigo médias entre de uns 20fps, caindo para 15 nas cenas mais pesadas

BlackSilver
11-12-2002, 02:01:05
Acabei de ver lá que ele não tem intenções de fazer um mod para o Quake2 devido ao fato de o código ser dividido em diversos dlls e ele não gosta disso.

Juquinha
11-12-2002, 11:19:35
Stencil shadows vc pode encontrar no Q2 Evolved...

www.planetquake.com/blur