PDA

View Full Version : O quanto os Hertz do monitor pode influenciar?



1berto
30-12-2002, 00:32:12
A pergunta é esta mesmo. Ultimamente vi alguns posts de que monitores que recomenda-se ou suporta até 60htz (que é o caso do meu), limita o V-Sync a disponibilizar e suportar jogos até 60fps. Isso realmente confere ou os fps independe disso?
Se eu aumentar os hertz, pode travar tudo e até perder minha placa ou monitor, como diz no próprio ruindows?

Pacote
30-12-2002, 00:38:28
Quando o monitor esta com 60hz ele so mostra na tela 60 frames por segundo. Se for 70Hz mostra 70 frames por segundo.

Mas isso so com o vsync on... com ele desligado pode haver dessincronização de imagem nos jogos e acontecer a impressao da tela estar dividida ao meio por uma linha de dividisao...

vc tem que ver quanto seu monitor aguenta... 60hz geralmente faz a vista doer pois omonitor parece que fica flickando... a mais apropriada e usada geralmente eh 85hz


algumas pessoas preferem diminuir a resolução para terem mais Hz

BlackSilver
30-12-2002, 03:56:13
É o que o Pacote falou, só que tanto com o V-sync ativado quanto desativado o monitor limita a quantidade de fps ao limite de sua refresh rate, a diferença é que com o V-sync ligado o contador de frames do software é enganado e mostra quantas frames o jogo correria se tivesse um monitor com refresh rate de 1000

Mas isso não tem a menor importância, pois a não ser que vc seja um ciborgue vc não enxerga mais de 60 e poucas frames

As riscas acontecem principalmente quando o V-sync está desativado e a quantidade de fps que a placa de video está processando é o dobro da refresh rate e com V-sync ativado isso ão acontece, mas e geral usar uma boa refresh rate na faixa de 75hz ou melhor impede que isso aconteça

Já aumentei a refresh rate do meu monitor além do que ele suportava sem dano, mas isso provvelmente porque o ruwindows
não estava usando ele em sua capacidade máxima

mas dizem que se vc aumentar mesmo refresh rate além do suportado vc vai ouvir um ligeiro zumbido e em seguida teu monitor vai pro saco e pode até pegar fogo.........

Então não recomendo que alguém faça isso

BatZ
30-12-2002, 11:51:26
mas se vc colocar uma frequencia maior do q o seu monitor funciona, ele não vai simplesmente apagar e aí o Windows vai voltar a configuração anterior pq vc não clicou no "ok" em 15s???

tem como fazer o monitor funcionar usando uma frequencia acima do suportado?? eu sempre achei q não, pq já aumentei uma vez aqui e simplesmente a tela ficou sem sinal, e aí o Windows voltou a cofiguração anterior....

[]'s

1berto
30-12-2002, 13:23:17
Aqui funcionou a 85hz, mas como o pessoal aconselha a não por mais do que isso, evito.
Entretanto, fico chateado que consigo só rodar a 60fps no máximo os jogos...

Diablo.dbl
30-12-2002, 16:27:54
So digo uma coisa... nao tenho certeza.. mais parece que nao se pode pensa assim "Quanto mais melhor" porque la em casa a 72Hz a imagem fica perfeita.. se eu boto a 85Hz que é o limite do monitor de 1024x a imagem ja perde um poco a qualidade, ai seria bom i la e ative aquele icone.. "Ocultar as frequências não suportadas pelo monitor" e i testando elas :)

E porque la em casa se eu jogo em 1024x a 60Hz e atiro a sincronizazação ele fica a 60Hz... e se eu boto 800x600 a 100Hz o CS continua com 60fps.. como isso nao deveria i pra 100 ??

Diablo.dbl
30-12-2002, 16:45:31
nao sei.. o meu monitor eh meio porco eh o LG775N.. 17" mais nao eh plana... em 72Hz fico melhor doque em 85Hz :) deve se do monitor mesmo... :)

Pacote
30-12-2002, 16:46:29
sim deveria ter ido para 100 se a sua placa de video suporta na resolução que vc tava jogado

quem sabe o seu jogo nao estava limitado.. existem varios fatores

mas isso de quano mais hz eh variavel nao
quanto mais melhor

nao tem isso de perde de qualidade de imagem

T-Rodman
30-12-2002, 17:41:40
O interessante é manter pelo menos na casa dos 70 hz para evitar o flicker, que cansa a vista.
Na prática, o flicker free aumenta demais o preço do monitor. Por isso os monitores flat e os mais antigos, profissionais, tendem a ser mais caros. Tem diferenças maiores que R$300,00 pelo mesmo tamanho, por causa deste efeito, e não somente por causa de míseros FPS, que só são notados quando há quedas muito bruscas. Mantendo certo jogo, com uma taxa padrão, acima de 30, já é suficiente. Alguns, dizem que 60 fps seria o ideal.

Fallows

Death
09-01-2003, 00:33:30
V-sync
onde fica isso?

Roma
09-01-2003, 02:24:22
Desktop>Propriedades>Settings>Avançado>Placa X>Configs OpenGL>Vertical Sync

BlackSilver
10-01-2003, 03:10:39
Tem duas possibilidades.........

Uma é que a refresh rate máxima indicada pelo windowsr esteja um pouco abaixo da máxima real e de para aumentar

A outra é que não e se aumentar a tela fica preta e depois volta ao normal como aconteceu aí, isso também acontece colocando uma resolução maior do que suportada

A outra hipótese e ele passar mesmo a funcionar acima da frequência suportada e de um hora para outra vc ouvir um zumbido e "puft" seu monitor ir pro saco

E tem casos de o monitor até pegar fogo...........