PDA

View Full Version : Formatação e Instalação de Windows!



Rafinha
13-02-2003, 15:20:31
Bem ,como todos sabem, vou ter que formatar meu Pce estou com medo de fazer isso, por isso preciso da ajuad de vcs!
1º:Como vou formatar o HD?
2º:Como eu instalo o WinXP, o negócioo de boot, eu quero passo a passo de como fazer isso sem eu queimar nada do meu PC
3º:A instalação do OfficeXP eh simples?Se naum, quero que me deem passo a passo
Mas por favor, como sou meio burro, preciso de td MT bem especificado, para eu naum fazer bobagem!
Desde já agradeço a ajuda de vcs!

BlackSilver
14-02-2003, 01:36:58
1) Reinicie no Dos ou então entre nele durante a inicialização do XP apertando ctrl ou F8 e digite "Format C/u"

2) Arranjar um cd com boot é o melhor, nessa caso após formatar é só reinicializar o pc e entrar na Bios aonde diz "boot" e colocar o seu cdrom como númeor 1, na frente do HD
Se for fazer isso por disquete, terá que copiar os drivers de inicialização em 6 disquetes, para fazer isso tem um lugar no site a M$ onde se copia esses aqruivos, depois de feito isso (melhor comprar um cd para isso), reiniciar o pc e mandar ele iniciar com suporte a unidade de disqute como número 1.

3) Nunca fiz, mas se a do 2000 é bem fácil, a do XP deve ser mais ainda

4) Você não é burrom todo mundo não sabia nada disso um dia

Fenris Wolf
14-02-2003, 01:48:08
Originalmente enviada por Rafinha007
Bem ,como todos sabem, vou ter que formatar meu Pce estou com medo de fazer isso, por isso preciso da ajuad de vcs!
1º:Como vou formatar o HD?
2º:Como eu instalo o WinXP, o negócioo de boot, eu quero passo a passo de como fazer isso sem eu queimar nada do meu PC
3º:A instalação do OfficeXP eh simples?Se naum, quero que me deem passo a passo
Mas por favor, como sou meio burro, preciso de td MT bem especificado, para eu naum fazer bobagem!
Desde já agradeço a ajuda de vcs!

1°: enfia o cd do winXP no drive de cd... REinicia o pc e entra na parte de instalação... Quando perguntar se vc quer "deltar uma partição" diz que sim, escolhe qual, cria em cima depois e instala o windwos nessa partição!

Na real não tem segredo... Eu tinha mó medo de fazer isso, mas quando aprendi putz! só essa semana formatei 8 vezes meu hd... É tudo uma questão de logica e de seguir as instruções sabendo o que você quer...

3°: enfia o cd do office no drive e instala! é que nem instalar jogo! não tem segredo!

[]s

BlackSilver
14-02-2003, 01:52:49
Mais prático formatar e instalar o XP do que deletar\criar partição, o que dá bem mais trabalho do meu ponto de vista

mrxrsd
14-02-2003, 02:03:27
Melhor vc fazer um disco de boot do 98 antes de comecar tudo, vai que seu cd do XP não tem boot....ai já era vc vai ter que correr atras de disco de boot, ou inton confirme antes se seu cd do xp tem boot.

Rafinha
14-02-2003, 17:59:23
Mas como vou aber se meu CD tem boot?
E eu ainda to com o Win98, nesse caso como formato o HD?

mrxrsd
14-02-2003, 23:21:04
Bem, olhando somente os arquivos do Cd eu nen sei, eu geralmente testo, mudo o boot para o cd e vejo, se vai dar erro ou não.

Roma
14-02-2003, 23:23:33
Faz assim Rafinha, reinicia o pc e bota um diskete de boot. Qd ele reiniciar vc vai e entra no Setup da Bios. Lá vc escolhe como Boot primary o diskete (floopy disk), dae salva e dá exit. Ele vai reiniciar denovo, dae vai loadiar os bagulho do diskete e vai entrar em modo DOS. Ae dá "cd.." até ficar em "C:/", quando ficar vc digita: "format C", dae ele vai perguntar se vc tem certeza disso, bota que sim e espera a formatação completar os 100%.

Depois de formatado, bote o cd do Xp no Driver de CD-Rom, e entre no Setup da Bios novamente. Bote como Boot primary o CD-Rom dessa vêz, salva e dá o exit. O pc vai reiniciar novamente, espere ele loadiar pelo CD o Booting e siga os passos da instalação do XP (é barbada). Ae pronto, vc vai estar com ele instalado, depois de pronto volte no Setup da Bios e bote o HD como primary Boot :cool:

Rafinha
14-02-2003, 23:37:54
Eu tentei isso God, mas minha placa mãe naum tem suporte pra fikar mudando as posiçoes do disquete e CD-ROM, o Taturana falou isso tbm mas deu nisso, mas agora ele tava me ensinando um metodo que vc poe o disk de boot no PC e instala o Xp pelo DOs, mas num momento da instalação pediu um tal de Smart Drive, e eu com medo de dar pau, cancelei td!
Será que tu sabe o que quer dizer isso?

mrxrsd
15-02-2003, 00:04:12
Ei rafinha, mt estranho isso de não poder mudar a ordem do boot, isso não tem nada a ver não.

E pelo que eu saiba eles indicam a execuçao do smart drive antes da instalação do XP, mas nada obrigatorio

Rafinha
15-02-2003, 00:14:28
Intaum kra, o Tatu me falou td onde tinha que ir pa mudar a ordem dos drives e talz, mas acabei naum achando!
Agora uma coisinha, quer dizer que naum preciso daquele Smart Drive, posso deixar a instalação continuar?
Pq tinha a opção de continuar ou parar e eu com medo de dar pau no PC, acabei cancelando!Intaum posso continuar a instalação normal?
Mas o que é esse Smart Drive?

mrxrsd
15-02-2003, 00:49:46
smartdriver: http://www.smartcomputing.com/editorial/article.asp?article=articles%2Farchive%2Fdos%2Fdos9996%2Fdos9996%2Easp


Resumindo tudo: um programa para armazenamento em cache.

Rafinha
15-02-2003, 10:04:03
Mas se eu tiver ele qual a vantagem??

Taturana
15-02-2003, 11:00:34
Originalmente enviada por mrxrsd
Ei rafinha, mt estranho isso de não poder mudar a ordem do boot, isso não tem nada a ver não.


Não mrxrsd, é que eu não sei se a placa do rafinha não suporta ou ele não soube procurar... Aí no caso ele já tinha deixado o cd dentro do driver e mandou reiniciar o windows, mas não fez boot pelo cd, daí mandei ele olhar pelo dispositivos de boot primário (geralmente floopy) e pelo dispositivo de boot secundário (geralmente hd), mas o rafinha não achou :(

Fenris Wolf
15-02-2003, 14:39:27
Originalmente enviada por BlackSilver
Mais prático formatar e instalar o XP do que deletar\criar partição, o que dá bem mais trabalho do meu ponto de vista

Não sei... No meu cd do windows XP, quando você entra na parte da instalação do XP, não tem nada como "FOramatação", só da pra deletar e criar partição e instalar nela... Estranho...

[]s

BlackSilver
15-02-2003, 14:42:17
Originalmente enviada por Br0lly


Não sei... No meu cd do windows XP, quando você entra na parte da instalação do XP, não tem nada como "FOramatação", só da pra deletar e criar partição e instalar nela... Estranho...

[]s

Nunca tem opção de formatar, tem que entrar no Dos para formatar a partição do Windows, nunca dá para fazer isso diretamente por ele

Rafinha me explica melhor o que você está fazendo que eu estou totalmente confuso

Rafinha
15-02-2003, 15:25:05
Tatu!!!!
fiz uma cagada!
tava lah dizendo que os arquivos estavam sendo gravados, masquantos %, como estava indo naum mostrava e desde as 11:30 até as 3:30 naum tinha acabado e apertei o teclado e dava o bip!
achei que tava travado e desliguei o PC
agora vem se eu quero o Windows 98 ou continuar a instalação do WinXP, mas naum sei o qe fazer!


Olha explicando aos outros como eh essa instalação eh o
seguinte!
Reiniciei o PC com o disk do boot do Wn98 e elecionei a opção de iniciar o PC com suporte a CD-ROM
Acessei o drive de CD-rom e procurei pelo diretório i386 do CD do WInXP
Mandei executar o arquivo winnt!
Aí entrou no setup pra instalação confirmei td e dexei....
aí quando tava dizendo que os arquiivos estavam sendo gravados no HD fikava a luzinha vermelha do gabinete direta, sem piscar e já fazia mais de 3 horas que a instalação ocorria!
Decidi desligar o PC e agora vem se quero continuar a instalação ou entrar no Win98, dái com medo de fazer mais cagada entrei no Win98 e veio aki pedir ajuda!
:(

DanW
15-02-2003, 16:41:55
Bom rafinha, eu já tive numa situação parecida como a sua e a instalação no meu caso daria certo se não fosse pelo cd do win xp danificado. O que eu fiz foi o seguinte:

1 - criei um disquete de inicialização do windows 98. [Painel de controle -> Adicionar ou remover programas -> disco de inicialização]

2 - reiniciei o pc e entrei no bios. Em Advanced CMOS Setup coloquei o disquete pra ser o primeiro dispositivo a dar o boot. Onde essa opção vai estar depende do bios e da plca mãe, mas não é nada que esteja "escondido" nos menus.

3 - coloquei o disquete na unidade e depois do boot escolhi a opção "iniciar o computador com suporte a cdrom". Os arquivos foram carregados e depois de um tempo a linha de comando aparece para que vc digite qq comando.

4 - então só é preciso dar o comando no dos pra formatar rapidamente o hd. Não é necessário fazer uma formatação completa porque o windows xp usa um sistema de arquivos diferente do 98, o 98 usa o FAT32 e o XP usa o NTFS, logo durante a instalação ele vai ter que formatar o hd para NTFS inevitavelmente. O comando é o seguinte:

A:\FORMAT C: /Q

5 - ele vai dizer que vai apagar tudo bla bla bla... quando terminar a formatação, não precisa reiniciar. Coloque o cd do windos XP no drive e acesse o executável de instalação, que se não me falha a memória é o seguinte:

E:\WINNT\setup.exe [me corrijam se estiver errado]

6 - daí pra frente não tem segredo, a instalação vai correr normalmente e quando acabar vc vai ter o windows xp instalado no seu hd limpinho.

7 - e não esquece daquele lance dos e-mails que eu te disse pelo icq...

mrxrsd
15-02-2003, 17:19:48
Originalmente enviada por DanW

5 - ele vai dizer que vai apagar tudo bla bla bla... quando terminar a formatação, não precisa reiniciar. Coloque o cd do windos XP no drive e acesse o executável de instalação, que se não me falha a memória é o seguinte:

E:\WINNT\setup.exe [me corrijam se estiver errado]



Bem no meu cd do xp é diferente

E:\> cd i386
E:\i386\> winnt

ai comeca a instalação

DanW
15-02-2003, 17:23:29
Originalmente enviada por mrxrsd


Bem no meu cd do xp é diferente

E:\> cd i386
E:\i386\> winnt

ai comeca a instalação

Então é isso mesmo...:rolleyes:

Taturana
16-02-2003, 13:00:38
Alguém teve notícias do rafinha? O cara sumiu... tou rpeocupado pq o cara não sabe mexer no dos :(

BlackSilver
16-02-2003, 15:24:31
Originalmente enviada por Taturana
Alguém teve notícias do rafinha? O cara sumiu... tou rpeocupado pq o cara não sabe mexer no dos :(

Também estou achando que deu problema, mas pelo que eu entendi dessa bagunça ele só teria que inicializar o WIn98 caso estivesse dando problema na instalação do XP certo?

Taturana
16-02-2003, 17:30:12
Não, é pq ele tinha parado a cópia dos arquivos do xp pro hd, pra que a instalação fosse efeituada... Aí tem opção entre poder entrar no windows 98 ou continuar a instalação... Agora se ele tiver feito um format c: ferrou :(

O pior é o que pode acontecer na casa dele :( :(

Rafinha
18-02-2003, 18:10:54
Apareci!!:( :(
Mas do PC dum amigo meu!
Eh o seguinte:
A instalação do WinXP tah dando o negócio que expliquei que fika atela azul da instalação e escrito:
Aguarde enquanto os arquivos estão sendo copiados p/ o disco rígido!
Mas daí em baixo fika a barrinha cinza sem nada escrito e a luzinha no Gabinete naum apara de funcionar!
Achei que era problemas no Cd do TATU, mas comprei outro aki e tah dando a msm coisa!!!!
O WIN2000 dava erros nos arquivos e mesmo que mandasse copiar novamente, ele naum conseguia!
O WIN98 copiei de uma pasta que tinha no HD e que era como se fosse o CD, mas estou sem a serial e já tentei várias mas naum são validas!!!:( :(
Enfim, sqaum mts problemas!
E gostaria de saber quanto tempo demora a instalação do WINXP!!
E por favor, espero ajuda!
SERÁ QUE O PROBLEMA EH A VERSÃO DO DOS?
a MINHA EH 5.0, SERÁ QUE PRECISA DA 6.0 PRA INSTALAR O WINXP?

BatZ
18-02-2003, 19:31:24
Rafinha, tá muito estranho esse problema cara.... nunca ví algo assim! mas te garanto q num tem nada a ver com a versão do DOS, pois o XP não precisa de nenhuma versão do DOS para ser instalado.....

pode ser que ele esteja tendo algum conflito ao tentar reconhecer todas as configurações atuais do 98, se for isso, vc pode tentar passar um Scandisk no 98 e um Norton WinDoctor, para ver se ele encontra algum erro, aí mande corrigir e tente novamente a instalação......

essa luzinha q vc diz q fica acessa, é a luz de leitura do HD, certo????

tenta isso q eu disse, pois realmente o negócio está muito estranho!

Taturana
18-02-2003, 22:07:53
Puxa Rafinha, isso tá estranho, que nem o batz disse... Tou te mandando uma PM com minha key do 98 (foi mal æ, o kra tá precisando de ajuda :) ).

Depois que tu conseguir recuperar æ eu falo com vc pra ver se a gente consegue resolver isso... Mas vem cá, vc não tem nenhum colega que já tenha instalado o windows por æ Rafa? Isso ia ser de uma grande ajuda :)

mrxrsd
19-02-2003, 01:04:51
Quando eu instalo o xp aqui, tem uma hora que a barra cinza fica msm ociosa, sem nenhum texto, mas depois volta ao normal e continua a instalação, não sei dizer porque isso acontece, vc esperou um tempo? Ou foi logo desligando? Vc está fazendo update ou formatou?

Rafinha
19-02-2003, 22:22:27
VOLTEI!!!!!:D
Kra, tive que chamar um tecnico aki!!
Ele fez umas coisas mt lokas e finalmente problema resolvido!
E agora uma novidade MARAVILHOSA!
O HD do P2 do meu pai queimou e o kra convenceu ele a pegar o meu e eu no fim vou ganhar um Athlon XP 1800, 40 GB Seagate e 256DDR Samsung!!!
Soh alegria agora depois de tantos momentos dificeis!:D

faiol.pad
19-02-2003, 22:56:13
aff, vai sair quanto tudo isso? vale a pena o negocio?

BlackSilver
20-02-2003, 02:23:23
Viu só, acabou valendo a pena no final, agora é só lucro.........

BatZ
20-02-2003, 18:31:26
poxa, como diria o "velho deitado": há males que vêm para o bem.... :cool:

boa sorte agora, Rafinha!!

[]'s

Rafinha
20-02-2003, 22:21:36
Hehe pode crer pessoal, mas pelo jeito meu pai s[o vai comprar as pecas depois do carnaval, msm assim ja eh um motivo pra comemorar o carnaval!
Ah, vc perceberam que estou digitando sem acentos e cedila, eh que eu queria a ajuda de vcs pq tah misturando td as teclas, acho que o problema eh a config!Intaum gostaria que me ajudassem!
Ah e ltss da pra parar de querer me tirar, pq meu pai naum quer gastar tanto visto que ja gastou mt com minha placa 3d!
E ve se para de desprezar meu PC so pq agora tu tem uma Radeon 9500 e um baum computador!
Intaum, fika quieto que vc ganha mais!:mad: