PDA

View Full Version : Linux



Luis Eduardo C
17-02-2003, 22:39:50
tipow...

alguem sabe me dizer como eu instalo... pows tipows.... passo a passo okz?

algume pode me ajudar?

BlackSilver
18-02-2003, 01:25:32
Paso a passo não sei dizer,depende muito da distribuição do Linux, algumas são relativamente fáceis e parecidas com o Windows, com opção pára escolher partição e o que vai ser instalado, no Linux escolhe-se milhares de coisa para serem instaladas

mrxrsd
18-02-2003, 01:51:59
Recomendo pra começar usando o conectiva cara, por ser é portugues e de facil uso.

Bem e sobre a instalação vou tentar te dar uma força.

Logo no começo ele vai detectar seu teclado e mouse, na parte do teclado tem uma area de teste em baixo, escreva ali em baixo usando as teclas de acento para ver se está bem configurado, caso não esteja selecione o seu tipo de teclado, que me lembre o teclado sem cedilha deve ser English Internacional w/ deadkeys, e o com cedilha o Portugues ABTN2, vc não deve ter problemas, tem uma hora que não sei ao certo que vai aparecer a opção "Forçar Particionamento Manual" marque-a.

Bem vou pelo mais comum, vc tendo uma partição só, nessa tela tem tipo um grafico em barra das partições, para selecionar vc clica no grafico na parte referente a partição que vc deseja selecionar, vc seleciona a partição existente e clica em Editar, tem uma area de texto que é referente ao tamanho da partição, se vc quiser o linux com 4gb é só dimiuir 4000mb do valor que estar lá, diminua e clique em ok, agora olhando no grafico tem um espaço vazio, clique lá e vá no botão adicionar, não lembro bem o que está escrito na primeiro combo que é referente ao ponto de montagem e seleciona "/", na outra opção selecione ext2, essa partição não pode ocupar os 4000mb pois teremos que ter ainda uma outra partição de swap(troca), a partição de swap recomendam colocar o dobro da sua memoria RAM ou o mesmo valor, se vc tiver 64mb de RAM coloque uma swap de 128mb, se vc tiver 256mb de RAM eu aconselho a colocar 256mb de swap, sem dobrar o valor, portando faça essa partição ext2 sobrando um espaço para a outra partição e marque para formatar essa partição e clique em ok.

Olhando no grafico novamente vai ter um pedacinho vazio, clique nele e vá em adicionar, na primeira combo não vai selecionar nada, na segunda combo selecione linux-swap, nas opções que tem em baixo para marcar vc pode clicar em maximizar, que é a opção para ocupar todo o restante do HD sobrado, se vc fez as contas certinhas deve ter sobrado o dobro da sua ram, ou o mesmo valor, não precisa ser calculando matematicamente, se passar ou faltar um pouquinho deixe. Clique em OK e mande continuar.

Depois disso deve pedir para configurar o video(geralmente detecta automaticamente), escolher o tipo de monitor, tudo bobagem e coisas facies, sem medo.

Na hora de pedir para selecionar o gerenciador de boot, deixe o grub mesmo que é grafico e mais facil de uso e deixa marcada a opção de Master Boot Record msm que já é defaulf(padrão).

PS: Antes de começar é imporante ter um disco de boot do 98, caso algo saia errado vc pode tirar a partição do linux com o fdisk e tirar o grub do MBR usando o comando "fdisk /mbr"

BlackSilver
18-02-2003, 02:24:27
Falam muito mal do Conectiva nas enquetes da melhor distribuição e pelo que as pessoas me falaram, mal mesmo, os melhores são considerados o Red Hat e o Mandrake

mrxrsd
18-02-2003, 02:32:55
Gosto mt do Red Hat e do Slackware, o mandrake foi o primeiro que eu usei pois me indicaram, eu achei uma grande merda hehehehe.

BlackSilver
18-02-2003, 02:44:23
Bom isso é a respeito do Mandrake9, como foi o primeiro que vc usou deve ter sido uma versão bem mais antiga

Luis Eduardo C
19-02-2003, 21:56:09
tipow eu tenhu um conectiva novinho na caixa e um amigo meu me indicou e me falow que o red hat é o melhor tals...

mas pow pra quem ta começando como eu, eu acho melhor eu usar o conectiva 8.0 e tals vcs naum acham\.. pq ele ta todo em portugues e tals


mas uma eu queria saber tipow..... uma lista sei la, o ke eu devo ou naum instalar... tals alguem pode me ajudar???

mrxrsd
20-02-2003, 01:09:58
Aqui eu escolho a opção de forçar escolha manual de pacotes e marco todas as opções menos as referentes a servidor, tipo Servidor de Email, Servidor de Web, Servidor de taulz...