PDA

View Full Version : Civilization III



Rainor
11-12-2001, 09:35:01
Estou jogando o Civ III e tenho uns comentários:

Tenho um PIII 650 com 256 de ram e uma voodoo 3 e, acreditem, o jogo fica pesado às vezes! Li no readme que ele usa suporte à OpenGL (???) mesmo tendo gráficos 2D bastante simplórios. Muito estranho.

Outras coisas:

Não tem mais os filminhos das maravilhas, agora só aparece uma foto xinfrim.

Cansei de ver minhas unidades de rifleman morrer diante de um warrior ( a mais básica unidade de guerra).

Mesmo no modo mais fácil os outros governantes fazem propostas absurdas tipo querer as suas ultimas evoluções científicas em troca de um acordo de paz. Se vc não der eles declaram guerra. E o pior, fazem alianças de todos contra vc.

Os seus súditos vivem fazendo revoltas nas cidades e destruindo tudo o que vc levou horas para construir. O estranho é que, por exemplo, uma catedral deveria reduzir a vontade do povo a se revoltar mas eles se revoltam igual e ainda por cima destroem a catedral. Dá pra entender?

Basta que um selvagem de nada entre numa cidade sua (com universidade, mercado, catedral, etc) e ele pode destruí-la completamente, fazendo-a desaparecer.

Uma frota de Galeões meu foi destruída por um barquinho a remo.

Os conselheiros mais atrapalham que ajudam pois é difícil gerenciar algo nas telas deles.

O pessoal se revolta, vc cria entertainers (palhaços) e eles ficam legais. Mas logo, logo, o pessoal se revolta de novo e vc vai na cidade e vê que não há nenhum cara criado pra divertir o povo. Onde foram parar?

Os bandos de selvagens surgem do nada.

Quando o seu tesouro começa a baixar é uma dificuldade tornar a receita positiva de novo e aquela chata da conselheira fica, A CADA TURNO, dizendo que o seu tesouro está perigosamente baixo.

Meus navios não conseguem atacar cidades.

As catapultas só servem para serem capturadas pelo inimigo pois não atacam nada.

Num jogo em que eu estava bem, com uma civilização bem mais evoluída que a dos outros, o jogo simplesmente acabou e disse que eu havia perdido mostrando uma foto do meu rei todo arrebentado. (Acho que só contou o tamanho dos países e não a sua evolução).

As regras de vitória são confusas e, mesmo que vc queira ir até a corrida espacial (como no Civ II), o jogo resolve, por conta própria, terminar numa determinada data.

Vc começa a contrução de uma maravilha e, na maioria das vezes, quando falta uns poucos turnos para concluí-la, alguma outra civilização constrói a mesma e vc perde um monte de dinheiro e tempo.

Quando alguém declara guerra a vc um monte de cidades entram em revolta como galinhas assustadas.

E outras tantas coisas.

Resumindo: Bola fora. Uma pena.

MadMax
11-12-2001, 13:17:45
Bom, eu não joguei muito o civ 2 pois o CD que tinha o jogo foi "desviado" por um amigo meu mas o civ 3 eu achei bem legal.
Vc disse que as nações mais desenvolvidas demandam uma tecnologia em tropca de paz, isso é até razoável, afinal se ela é mais forte que vc militarmente vc não tem muita escolha.
Quanto a unidades mais fracas vencerem as mais fortes, isso acontece mas é um pouco raro, vc tem que levar em conta quem iniciou o ataque e se a unidade está protegida por uma cidade.
Vc tb tem a opção de governador em cada cidade e eles gerenciam automaticamente os cidadãos
O jogo ficou lento no seu? Vc já instalou o patch?

Phantom
11-12-2001, 13:31:51
Originalmente enviada por Rainor

Estou jogando o Civ III e tenho uns comentários:

1 - Tenho um PIII 650 com 256 de ram e uma voodoo 3 e, acreditem, o jogo fica pesado às vezes! Li no readme que ele usa suporte à OpenGL (???) mesmo tendo gráficos 2D bastante simplórios. Muito estranho.

Outras coisas:

2 - Não tem mais os filminhos das maravilhas, agora só aparece uma foto xinfrim.

3 - Cansei de ver minhas unidades de rifleman morrer diante de um warrior ( a mais básica unidade de guerra).

4 - Mesmo no modo mais fácil os outros governantes fazem propostas absurdas tipo querer as suas ultimas evoluções científicas em troca de um acordo de paz. Se vc não der eles declaram guerra. E o pior, fazem alianças de todos contra vc.

5 - Os seus súditos vivem fazendo revoltas nas cidades e destruindo tudo o que vc levou horas para construir. O estranho é que, por exemplo, uma catedral deveria reduzir a vontade do povo a se revoltar mas eles se revoltam igual e ainda por cima destroem a catedral. Dá pra entender?

6 - Basta que um selvagem de nada entre numa cidade sua (com universidade, mercado, catedral, etc) e ele pode destruí-la completamente, fazendo-a desaparecer.

7 - Uma frota de Galeões meu foi destruída por um barquinho a remo.

8 - Os conselheiros mais atrapalham que ajudam pois é difícil gerenciar algo nas telas deles.

9 - O pessoal se revolta, vc cria entertainers (palhaços) e eles ficam legais. Mas logo, logo, o pessoal se revolta de novo e vc vai na cidade e vê que não há nenhum cara criado pra divertir o povo. Onde foram parar?

10 - Os bandos de selvagens surgem do nada.

11 - Quando o seu tesouro começa a baixar é uma dificuldade tornar a receita positiva de novo e aquela chata da conselheira fica, A CADA TURNO, dizendo que o seu tesouro está perigosamente baixo.

12 - Meus navios não conseguem atacar cidades.

13 - As catapultas só servem para serem capturadas pelo inimigo pois não atacam nada.

14 - Num jogo em que eu estava bem, com uma civilização bem mais evoluída que a dos outros, o jogo simplesmente acabou e disse que eu havia perdido mostrando uma foto do meu rei todo arrebentado. (Acho que só contou o tamanho dos países e não a sua evolução).

15 - As regras de vitória são confusas e, mesmo que vc queira ir até a corrida espacial (como no Civ II), o jogo resolve, por conta própria, terminar numa determinada data.

16 - Vc começa a contrução de uma maravilha e, na maioria das vezes, quando falta uns poucos turnos para concluí-la, alguma outra civilização constrói a mesma e vc perde um monte de dinheiro e tempo.

17 - Quando alguém declara guerra a vc um monte de cidades entram em revolta como galinhas assustadas.

E outras tantas coisas.

Resumindo: Bola fora. Uma pena.







Rainor eu to fazendo o review do jogo pra GB e naum concordo com quase nada do q vc disse.......... vou me explicar:

1 - Aki eu concordo com vc o jogo fica meio lento mesmo, achei isso estranho tambem

2 - Quanto a filme naum tem msm, mas acho q isso naum influencia muito no jogo, mas era legal, bola fora

3 - As unidade ganham pontos de defesa dependendo do terreno, e nas cidades q elas estão defendendo ficam muito mais fortes msm, pq a pop ajuda..
o sistem de combate é explicado no manual do jogo

4 - Com certeza rola altas propostas absurdas, quanto as alianças depende muito da suas açoes, ja fiz aliança com duas nações contra um inimigo meu

5 - As revoltas acontecem porque seu povo não está feliz, vc deve estar disponibilizando pouco dinheiro para a diversão, isso é controlado atravez dos seu conselheiros...

6 - Se a cidade não tiver defesa é assim mesmo, tambem não gostei muito disso

7 - Estranho, vc perder seu galeão....... as vezes ele ja podia estar meio estorado ou ter varios barquinhos no mesmo lugar....

8 - Não acho isso, acho bem facil mecher na tela dos conselheiros

9 - Nunca aconteceu isso comigo, pode ser um bug no jogo

10 - Os selvagens surgens de tempos em tempos long dos seus dominios, onde seu nivel cultural não alcança.

11 - não se preocupe com o dinheiro, não acontece nada se vc perder 700 por turno, mas para aumentar basta diminuir a renda destinada a ciencia e a diversão

12 - Os navios do começo do jogo não podem atacar cidade mas depois aparecem alguns que podem bombardea-las

13- As catapultas são usadas para bombardeios, vc tem q escolher onde q ela vai bombardear, elas não possuem nenhum tipo de defesa.

14 - Não conta só tamanho do pais, alem disso conta cultura e poder.... apertando F8 vc pode ver como está sua cultura e poder em relação aos outros....... o jogo sempre acaba no ano de 2050 e é calculado a vitoria pelo numero de pontos q vc tem (Aperte F8 pra ver)

15 - As regras para vitorias são bem claras e vc tem q cumpri-las antes q o jogo chegue ao fim 2050, se não fosse assim ficaria muito longo e mais facil

16 - Não podem existir maravilhas iguais em dois lugares, e se vc ja conhece a nação, vc eh avisado q ela começoa a construir tal maravilha

17 - As cidades não ficam revoltadas, isso eh falta de administração guerra requer recursos e as vezes se a guerra demora muito tempo o povo fica cansado, como acontece na realidade, ninguem quer ficar em guerra por anos......

Pronto é isso, eu recomendo esse jogo para qualquer um que goste de estrategias........

Rainor se tu tiver mais alguns comentarios pode colocar ai pra nosi discutir...... o jogo é muito bom eh só saber jogar :PPPP

Ponto Negativo:

Musica enjoativa pra Kct

BGen_Cataclsim
11-12-2001, 22:21:28
é por isso que o próximo jogo de estratégia que eu kero meter a m~çao vai ser só láh no
warcraft 3 :)))

Rainor
12-12-2001, 04:21:12
Agora é 4 horas da madrugada e eu, como se não tivesse nada pra fazer pela manhã, fiquei jogando aquela coisa horrível chamada Civilization III.

Eu estava jogando com os Persas, que eu acho um povo legal no jogo, fiz uma aliança com a Inglaterra e tudo ia bem. Disparei na frente dos outros na pesquisa de tecnologias e logo eu já era uma democracia, que dá mais dinheiro. Mas fiz uma idiotice e aceitei um pacto de defesa mútua com a Inglaterra. Ora, aquela rainha louca não demorou muito para entrar em guerra com os Astecas e eu acabei tendo que entrar na luta por causa do acordo. Desta vez eu estava preparado e todas as minhas cidades estavam guarnecidas. Pensei, essa noite eu não durmo mas eu venço esta joça. Doce ilusão. Embora dominando o cenário da guerra, os mentacaptos moradores das minhas cidades começaram o seu esporte favorito, ou seja, DESORDEM CIVIL. Mudei para o Comunismo e adiantou durante um tempo pois as revoltas pararam, mas daí (êta propaganda americana) eu tinha prejuízo financeiro a cada turno. Voltei pra democracia e daí mesmo que o pessoal fez a festa e destruiu tudo o que havia nas cidades.

Odeio esse jogo. Quando vc pensa " dessa vez vai ", a "inteligência" artificial puxa o tapete e o jogo vira um caos.

E que palhaçada é essa do jogo sempre terminar em 2050? Aposto que isso é pra não dar tempo de vc desenvolver caças a jato e naves espaciais, que nem devem existir no jogo, por isso os caras vieram com essa história de 2050. Onde já se viu Galeão e Cavaleiro em 2050?

No Civ II eu fica jogando até chegar em outro planeta, fica jogando semanas e isso era legal.

CIV III SUX. ODEIO ESSE JOGO !!!

MadMax
12-12-2001, 13:04:32
Como não tem tecnologias avançadas? Eu, em 1890, já tinha o F15 dos americanos e o povo mais avançado (os egípcios), em 1900 e alguma coisa, já estavam construindo a nave.
Eu estava jogando no nível médio de dificuldade. Esse é um ótimo jogo, sem dúvidas :)

Rainor
12-12-2001, 14:34:42
Como vc conseguiu isso? Quando eu jogo as pesquisas demoram um monte pra ficarem prontas. Qual a percentagem que vc utiliza dos recursos pra pesquisa? Eu sei que não devo pesquisar tudo que aparece pela frente mas, numas de conseguir armas mais modernas, qual a linha de pesquisa que devo usar?

Entendam que o meu ódio pelo Civ III é algo de apaixonado, que fica horas e horas tentando e fica puto da vida quando os imbecis dos moradores fazem revolta. Será que o meu jogo tá com bug, ou será que eu desaprendi a jogar Civ?

Agora, como diz o Phantom, que musiquinhas pé-no-saco.

mrxrsd
13-12-2001, 01:01:09
Bem, afinal de contas vale a pena comprar CIV III Original ? ou é um joguin pra ter um pirata basico? Afinal eu gostei do CIV II mas estou em duvias de acordo com o que estou lendo no forum :/

BGen_Cataclsim
13-12-2001, 01:18:07
eu não compraria nem o original nem o alternativo... esse tipo de jogo, na minha mão, assim como akeles Caesar da vida enjoam muito rápido....

ELFO
13-12-2001, 01:30:34
acho que vale a pena um piratinha, vc poode conferir se gosta ou não e não ficará privado de jogar na net, pois não tem multiplayer, além disso vem uma cópia do manula em pdf no cd (só q inglês) por essas e outras, não tem pq comprar o o riginal

MadMax
13-12-2001, 10:46:17
Bom um motivo para comprar o original seria o de incentivar os produtores a continuar lançando bons jogos :)

Quanto a pesquisa, eu costumo colocar 40 % da verba na pesquisa e 10% na diversão, quando eu vou perdendo grana chega em um turno que eu zero as pesquisas e fico assim por duas jogadas até recuperar tudo.

Quanto a revolta nas cidades é bem simples, se vc ficar muito tempo em guerra os cidadãos vão reclamar (não importa o regime de governo), é só vc entrar em um acordo de paz.
PS Isso tudo tem no manual

Rainor
13-12-2001, 16:09:42
Eu pretendo comprar mas gostaria de saber se vai sair em português.

Consegui que minhas cidades não se revoltassem tanto. O problema que continuo tendo é o de não conseguir evoluir suficientemente rápido pra ter caças a jato antes do famigerado ano de 2050.

MadMax
13-12-2001, 17:28:33
Eu costumo investir muito em técnologia no jogo e a parte militar fica para segundo plano, se vc evitar a guerra o máximo possível e sempre que tiver uma descoberta trocar por outra acho que vc consegue chegar fácil nas técnologiam mais avançadas.

Phantom
13-12-2001, 23:28:29
Vocês andam se preocupando muito com dinheiro :P......... naum sei se eh um bug, mas não acontece nada se vc ficar devendo muito...... eu perco 220 por turno, deixo 20% na diversão e 80% na ciencia, assim eu consegui tanques antes de todo mundo e sai destruindo a galera, antes de 2050 eu ja tinha destruido a Inglaterra e a Russia.

Agora to vendo se eu consigo o satelite antes de 2050, isso vai ser dificil...... ja estou no ano de 2130 e ateh agora não construi um satelite....

Rainor
14-12-2001, 00:00:41
Ué, como vc chegou em 2130?

Phantom
14-12-2001, 00:10:45
Quando chega em 2050, depois de dar os seus pontos o jogo pergunta se você deseja continuar jogando............ mas avisa que o pontos não serão computados........

Então eh jogar só por jogar mesmo, ja que não te dara um rank melhor

MadMax
14-12-2001, 13:11:24
no meu caso, se o saldo fica negativo em dinheiro eu perco unidades militares. Se bem me lembro, um ouro por unidade. Vc deve estar na Monarquia, né?

Andre Zan Ramos
01-01-2002, 05:06:50
:) Olá, eu sou novo aqui e gostaria de compartilhar sobre o melhor jogo de estratégia já lançado...
Rainor, não sei se vc já tentou isto para fazer com que sua ciencia evolua rapidamente, mas é indispensável criar uma rede de comercio grande construindo estradas em todas as cidades e intrligando-as, além construir muitas cidades e construir nas cidades melhoramentos como biblioteca, marketplace e universidade...
Espero que eu possa ajudá-lo a acabar com seu odio pelo civ3...:)

Rainor
01-01-2002, 11:03:22
Agora estou bem melhor no jogo e já venci algumas partidas. Já sei controlar e evitar revoltas nas cidades e desenvolver a ciência de modo mais rápido. O que eu continuo não gostando é do mecanismo de ataque e defesa, que faz com que um Battleship perca para um galeão ou um submarino nuclear seja destruído por um ironclad, isso é ridículo. Outra coisa que não entendo é que, quando eu bombardeio um barco inimigo ele vai perdendo pontos até ficar com um e daí eu não consigo mais acertar ele e afundá-lo, um saco. Li que o submarino teria um ataque nuclear mas não acontece nada quando tento atacar uma cidade, realmente o submarino nuclear é uma unidade inútil.

Gosto do jogo, de desenvolver tecnologias e cidades, mas a parte de combate é uma piada, que acaba estragando todo o resto.

MadMax
01-01-2002, 11:18:53
Vc pode carregar o submarino nuclear com armas nucleares.

Andre Zan Ramos
01-01-2002, 17:50:38
O sistema de ataque e defesa foi mudado, mas as alterações foram boas... um battleship pode ate perder para um galeao, mas isso é raro e pode acontecer para os dois lados... o sistema é o seguinte: agora a luta é dividida em rounds... numa luta entre uma unidade atacante com força 10 e uma defensora com força 5 (sem contar os bonus de defesa, q são muito importantes), o atacante tera 10 em 15 chances de vencer o round (67%) e o defensor tera 5 em 15 (33%)... quem perder o round, perde uma barrinha de sangue... eh super simples... mas pode ser q aconteca que os 33% se sobressaia aos 67%... eh meio raro, mas acontece...
Quanto aos bombardeios, realmente vc naum destroi nenhuma unidade simplesmente borbadeando... no caso de guerras navais, alem de bombardear vc precisa de utilizar aquele velho e bom ataque mesmo... a função do bombardeio, tanto no jogo como na vida real, naum é destruir uma unidade de guerra, e sim enfraquece-la...