Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Mostrando resultados 1 até 20 de 24

Tópico: Dicas da BIOS- tutorial pra burros como eu!

  1. #1
    Radeon HD4870 Avatar de Rafinha
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Ourinhos-SP
    Posts
    3.165

    Dicas da BIOS- tutorial pra burros como eu!

    Ae!!
    Como sempre foi um negócio que eu nunca soube direito, to criando esse tópico pra ajudar outros que tbm tem o msm problema que eu:
    O que eh exatamente a BIOS?
    Como atualizar a BIOS?
    Algunsa ajustes que podem melhorar o desempenho do PC....
    Ou seja, quem eh mais entendido ae, pode passar pra usuários mais novatos, como eu tudo sobre essa parte essencial do PC!
    Espero que me ajudem e agradeço a todos pela atenção!!
    Q6600@3.0Ghz
    ABIT IP35-PRO
    4GB RAM Corsair XMS2 DDR2800
    XFX 8800GTS 512MB G92

  2. #2
    GeForce 9600 GT Avatar de CarlosR
    Data de Registro
    Jan 02
    Local
    Fortaleza
    Posts
    1.925
    Putz..até agora ninguem em Rafa...
    Vou introduzir ( uuuuuuuiii) as respostão então..
    1)A bios é o programa da placa mãe..

    2)Pra atualizar ( é similar a gravação de um cd) precisa de um software e um arquivo pra gravar....
    Na atualização esse software apaga a bios atual e grava a nova. Nesse momento, desde o começo q apaga a anterior até acabar de gravar a nova, se acontecer algum pau q desligue o pc, a mobo fica sem bios e não funciona mais (até vc conseguir restaurar a bios - deixemos isso pra depois...ok?)

    3) Pra ajuste, geralmente as mobos tem uma opção de configuração mais básica, q seta opções mais lentas pra fsb, hd etc.... (pra tentar solucionar problemas) e uma opção de configuração optimizada....
    Bem, vc pode começar procurando se vc acha essas opções...pode entrar e olhar a vontade...se vc alterar qualquer coisa e não lembrar oq fez e tal...é só teclar ESC e dizer q não quer salvar alterações....
    Vc clica nessas opção optimizada e vê oq mudou ( se mudar alguma coisa, pq já deve estar setada assim. Depois pode tentar ver se a frequencia da tua memoria está mesmo 266 etc....
    Por ae Vae....



    Qto ao processo de atualização (flash) da bios, geralmente leva uns 30-40 segundos no max...muita gente usa nobrake pra evitar problemas... eu nunca usei...
    Vc pode ir no site da fabricante da sua placa e procurar por bios, q lá tem o programa e o arquivo e explica como deve proceder pra atualizar. Geralmente a atualização só eh recomendada pra solucionar algum problema q o pc possa estar enfrentando...mas pra galera ligada em desempenho, é sempre legal atualizar pra melhorar alguns detalhes .... compatibilidades e tal...

    Falow...

    No mais a galera vai completando ae...
    Tem dúvidas quanto ao uso do forum? Leia o FAQ
    Quer evitar tópicos trancados, posts editados ou ser banido? Leias as REGRAS
    Antes de postar, veja se já existe um tópico sobre o assunto, fazendo uma PROCURA
    Quer ser enganado? Então compre na Portal do PC. Quer saber o motivo? Clique aqui!
    Você tá pensando em otimizar o WindowsXP? Comece por esses links aqui e aqui
    Quer fazer uma caridade? Deposite um dim dim na minha conta, mande uma PM para maiores esclarecimentos.


    Você acha o windows uma droga? Acha que nunca vai usar linux? Você pode estar errado. Clique aqui. E se informe sobre o Kurumin Linux !

  3. #3
    GeForce GTX 280 Avatar de Mantrhax
    Data de Registro
    Fev 02
    Local
    Atualpa-Random
    Posts
    4.051

    Yo

    BIOS = Basic Imput Output System

    Como é muita coisa para se explicar em um topico, acho melhor que leiam o Guia da BIOS :

    The Definitive BIOS Optimization Guide Revision 7.7 - Adrian's Rojak

    http://www.rojakpot.com/default.aspx?location=1

    "A crença das pessoas é inversamente proporcional a sua inteligencia."- Mantrhax 2001
    |-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|
    *****************************
    _Mantrhax BattleField 2 Stats_
    *****************************

    |-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|
    .............BattleField 2 Stats............
    RAHaha! e6300+OC > FX62 RAHaha!

  4. #4
    Radeon HD4870 Avatar de Rafinha
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Ourinhos-SP
    Posts
    3.165
    Valeu pelos dois..mas ae Mantra..meu ingles não é perfeito ainda....
    Vamos movimentar mais esse tópico, pois tenho certeza que pessoas tem tantas dúvidas quanto eu!
    Q6600@3.0Ghz
    ABIT IP35-PRO
    4GB RAM Corsair XMS2 DDR2800
    XFX 8800GTS 512MB G92

  5. #5
    GeForce 9600 GT Avatar de CarlosR
    Data de Registro
    Jan 02
    Local
    Fortaleza
    Posts
    1.925
    Ae Rafa, o gdh.net é um site com alguns tutos e um furom legal pra parte de hardware...recomendo.... veja ae um tuto sobre bios q achei por lah..
    http://www.guiadohardware.net/tutoriais/bios/index.asp

    PS: nem li, mas acho q vai ajudar vc..
    Falow
    []'s
    Tem dúvidas quanto ao uso do forum? Leia o FAQ
    Quer evitar tópicos trancados, posts editados ou ser banido? Leias as REGRAS
    Antes de postar, veja se já existe um tópico sobre o assunto, fazendo uma PROCURA
    Quer ser enganado? Então compre na Portal do PC. Quer saber o motivo? Clique aqui!
    Você tá pensando em otimizar o WindowsXP? Comece por esses links aqui e aqui
    Quer fazer uma caridade? Deposite um dim dim na minha conta, mande uma PM para maiores esclarecimentos.


    Você acha o windows uma droga? Acha que nunca vai usar linux? Você pode estar errado. Clique aqui. E se informe sobre o Kurumin Linux !

  6. #6
    Radeon HD4870 Avatar de Rafinha
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Ourinhos-SP
    Posts
    3.165
    Ae, brigadão CarlosR!!!
    MAs agora eu queria que alguém passasse algum tutorial pra melhorar a BIOS e como nesse próprio tutorial diz, pode melhorar em até 20% se mexer direitinho na BIOS...Álias naum sei me uqe versão tá a minha BIOS...to querendo autorizar!
    Q6600@3.0Ghz
    ABIT IP35-PRO
    4GB RAM Corsair XMS2 DDR2800
    XFX 8800GTS 512MB G92

  7. #7
    Radeon HD4870 Avatar de Rafinha
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Ourinhos-SP
    Posts
    3.165
    Ae, quem tem a MOBO igual a minha..qual a melhor versão da BIOS??E como eu instalaria...
    Agradeço desde já a ajuda de vcs!
    Q6600@3.0Ghz
    ABIT IP35-PRO
    4GB RAM Corsair XMS2 DDR2800
    XFX 8800GTS 512MB G92

  8. #8
    GeForce 9600 GT Avatar de CarlosR
    Data de Registro
    Jan 02
    Local
    Fortaleza
    Posts
    1.925
    Originalmente enviada por Rafinha007
    Ae, quem tem a MOBO igual a minha..qual a melhor versão da BIOS??E como eu instalaria...
    Agradeço desde já a ajuda de vcs!
    Pô rafa...já disse...se vai atualizar pega a ultima bios .... e como faz tem no site do fabricante....
    Tem dúvidas quanto ao uso do forum? Leia o FAQ
    Quer evitar tópicos trancados, posts editados ou ser banido? Leias as REGRAS
    Antes de postar, veja se já existe um tópico sobre o assunto, fazendo uma PROCURA
    Quer ser enganado? Então compre na Portal do PC. Quer saber o motivo? Clique aqui!
    Você tá pensando em otimizar o WindowsXP? Comece por esses links aqui e aqui
    Quer fazer uma caridade? Deposite um dim dim na minha conta, mande uma PM para maiores esclarecimentos.


    Você acha o windows uma droga? Acha que nunca vai usar linux? Você pode estar errado. Clique aqui. E se informe sobre o Kurumin Linux !

  9. #9
    Radeon HD4870 Avatar de Rafinha
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Ourinhos-SP
    Posts
    3.165
    Valeu Carlos, e se der alguma zebra?
    Ai fico sem pc?
    Q6600@3.0Ghz
    ABIT IP35-PRO
    4GB RAM Corsair XMS2 DDR2800
    XFX 8800GTS 512MB G92

  10. #10
    GeForce 9600 GT Avatar de CarlosR
    Data de Registro
    Jan 02
    Local
    Fortaleza
    Posts
    1.925
    É aquela historia...tem um risco...pequeno mas tem...se der algum pau, sua mobo fica sem bios....Dae tem q fazer um lance de tirar uma peça onde ela fica, de uma mobo pra outra e tal...
    Tem dúvidas quanto ao uso do forum? Leia o FAQ
    Quer evitar tópicos trancados, posts editados ou ser banido? Leias as REGRAS
    Antes de postar, veja se já existe um tópico sobre o assunto, fazendo uma PROCURA
    Quer ser enganado? Então compre na Portal do PC. Quer saber o motivo? Clique aqui!
    Você tá pensando em otimizar o WindowsXP? Comece por esses links aqui e aqui
    Quer fazer uma caridade? Deposite um dim dim na minha conta, mande uma PM para maiores esclarecimentos.


    Você acha o windows uma droga? Acha que nunca vai usar linux? Você pode estar errado. Clique aqui. E se informe sobre o Kurumin Linux !

  11. #11
    Radeon HD4870 Avatar de mrxrsd
    Data de Registro
    Out 01
    Local
    São Gonçalo..a terra do funk e tambem do carnaval...
    Posts
    3.166
    Rafinha, no cd da sua placa mae vem um software que faz o download da nova versão da bios, acho que ele faz a instalação tb não sei, pois nunca usei.

    Caso não instale automaticamente pois acho mt complicado dele fazer isso, basta vc pegar o "Flash Memory Writer" que deve ter no cd da sua placa mae, creio eu, copiar pra um disquete, criar um disquete de boot, copiar a nova bios pra um disquete tb, dah boot pelo disquete e iniciar o programa, não tem mt misterios mas não recomendaria vc fazer, pois tudo está funcionando em ordem não está? Vc pretende colocar agora um novo processador que só será suportado com a nova bios? senão deixe como estar, como falam "Time que está ganhando nào se muda" :P heheheheh e é melhor vc deixar um tecnico fazer, pq se der merda ele q vai ter q ralar pra voltar ao normal heheheh.

    Agora quanto a uso da bios, ela variam de placa pra placa e tudo, mas não tem mt misterio no uso, é soh usando o teclado e mudando as opções de facil uso msm, vc pode entrar na bios e dah uma olhada, na hora que tiver fazendo check da memoria aperte del, apenas não recomendo vc mandar salvar as alterações na hora que sair da bios heheheh
    #include <todas_economias.h>
    typedef struct pc {
    cpu C2D 6600;
    mem 2gb ddr2 800mhz ;
    gpu gf 8800GTX;
    mobo GA P35-DQ6;
    }pc;
    "O problema do mundo é a carencia de amigos"

  12. #12
    Radeon HD4870 Avatar de Rafinha
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Ourinhos-SP
    Posts
    3.165
    Originalmente enviada por mrxrsd
    Rafinha, no cd da sua placa mae vem um software que faz o download da nova versão da bios, acho que ele faz a instalação tb não sei, pois nunca usei.

    Caso não instale automaticamente pois acho mt complicado dele fazer isso, basta vc pegar o "Flash Memory Writer" que deve ter no cd da sua placa mae, creio eu, copiar pra um disquete, criar um disquete de boot, copiar a nova bios pra um disquete tb, dah boot pelo disquete e iniciar o programa, não tem mt misterios mas não recomendaria vc fazer, pois tudo está funcionando em ordem não está? Vc pretende colocar agora um novo processador que só será suportado com a nova bios? senão deixe como estar, como falam "Time que está ganhando nào se muda" :P heheheheh e é melhor vc deixar um tecnico fazer, pq se der merda ele q vai ter q ralar pra voltar ao normal heheheh.

    Agora quanto a uso da bios, ela variam de placa pra placa e tudo, mas não tem mt misterio no uso, é soh usando o teclado e mudando as opções de facil uso msm, vc pode entrar na bios e dah uma olhada, na hora que tiver fazendo check da memoria aperte del, apenas não recomendo vc mandar salvar as alterações na hora que sair da bios heheheh
    Tem razão..fui la no site da ASUS e vi o tutorial de como instalar a nova versão da BIOS...putz coisa complicada...Tá bom assim, não to tendo problemas...Mas eu vi lá no GDH que dependendo no que muda a BIOS, o PC pode ficar até 20% mais rápido...eu até duvidei....mas se tem jeito, existiria algum tutorial ensinando quais mudanças na BIOS deixaria o PC melhor?
    Q6600@3.0Ghz
    ABIT IP35-PRO
    4GB RAM Corsair XMS2 DDR2800
    XFX 8800GTS 512MB G92

  13. #13
    GeForce 9600 GT Avatar de Kiko Rigatti
    Data de Registro
    Abr 03
    Local
    Farroupilha (quase Caxias do sul :P) - RS
    Posts
    1.620
    dae rafa blz??
    kra atualizar a bios pra essa tua placa eh muito facil eu atualizei a minha ontem (a minha mobo eh igual a tua)

    baixa a bios versão 1006(certifique-se q seje pro modelo da sua mobo) eh nova saiu a uma semana,,,,faz o download apartir do site mesmo...naum use progamas do tp dap pra baixar esse arkivo

    dae usa o programa "asus update" q vem no cd da placa... vai nesse programa e clica em update from a file (ou algo do tp) e indica o lokal aonde tu salvou esse arkivo e dae eh soah ir seguindo os procedimentos normais do next ...

    boa sorte

  14. #14
    GeForce 9600 GT Avatar de Kiko Rigatti
    Data de Registro
    Abr 03
    Local
    Farroupilha (quase Caxias do sul :P) - RS
    Posts
    1.620
    mas e ae galera quais as opçoes q daum uma turbinada no pc?? eu tava olhando o manual da minha mobo mas lah soah fala as opçoes padraum da bios



    Quem souber as opçoes q melhoram o desempenho poste aki ... (esse tópico veio numa boa hora)

  15. #15
    Radeon HD4870 Avatar de Rafinha
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Ourinhos-SP
    Posts
    3.165
    Originalmente enviada por Kiko Rigatti
    dae rafa blz??
    kra atualizar a bios pra essa tua placa eh muito facil eu atualizei a minha ontem (a minha mobo eh igual a tua)

    baixa a bios versão 1006(certifique-se q seje pro modelo da sua mobo) eh nova saiu a uma semana,,,,faz o download apartir do site mesmo...naum use progamas do tp dap pra baixar esse arkivo

    dae usa o programa "asus update" q vem no cd da placa... vai nesse programa e clica em update from a file (ou algo do tp) e indica o lokal aonde tu salvou esse arkivo e dae eh soah ir seguindo os procedimentos normais do next ...

    boa sorte
    Valeu Kiko, eh que lá no site da ASUS o tutorial eh muito complicado...
    Se puder passa o link ae com o download da nova versão da BIOS...Tu sentiu alguma diferença de performance?
    Qual o teu PC?
    Q6600@3.0Ghz
    ABIT IP35-PRO
    4GB RAM Corsair XMS2 DDR2800
    XFX 8800GTS 512MB G92

  16. #16
    GeForce 9600 GT Avatar de Kiko Rigatti
    Data de Registro
    Abr 03
    Local
    Farroupilha (quase Caxias do sul :P) - RS
    Posts
    1.620
    Originalmente enviada por Rafinha007


    Valeu Kiko, eh que lá no site da ASUS o tutorial eh muito complicado...
    Se puder passa o link ae com o download da nova versão da BIOS...Tu sentiu alguma diferença de performance?
    Qual o teu PC?
    Fikou um poko melhor sim....mas nada extraodinario
    meu pc eh um

    ATHLON XP 1800+
    128DDR333
    A7S333
    NVIDIA GEFORCE 4 MX440 64DDR

    tah aki o link http://www.asus.com.tw/support/downl...e=as331006.zip

    eh pra bios da A7S333 eh a ultima versão

  17. #17
    Colaborador Avatar de Fenris Wolf
    Data de Registro
    Jan 03
    Local
    With YO MAMA!
    Posts
    4.129
    Eu tava a fim de atualizar a minha tb... MAs to mto inseguro, pro caso de dar pau e tb pelo fato de eu não saber fazer

    Mas acho que eu vo faze que nem o CarlosR falou, chamar técnico, pagar nem 20 pila, pra se, no caso de dar pau, ele pagar o pato

    []s
    Leia a minha coluna - Diário de Estagiário:
    http://www.investidura.com.br/biblio...stagiario.html

    PC:
    Intel Core 2 Duo E6850 - Asus P5K Deluxe - 2x 2GB DDR2 1002Mhz - [OCZ SSD Core Series V2 60Gb + Seagate 500GB SATA 32Mb Buffer] - XFX GeForce 9800GT 512MB GDDR3 - Seventeam 620W Real

  18. #18
    Radeon HD4870
    Data de Registro
    Fev 02
    Posts
    3.560
    Vcs dois usam ASUS..o método dela é bem mais fácil e mais seguro do que o método tradicional de atualização de BIOS de outras marcas, lembro que quando atualizei foi bem fácil e rápido
    You can be powerful...........
    But like all the others..........
    You don't admit that I am more!

  19. #19
    Radeon HD4870 Avatar de Rafinha
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Ourinhos-SP
    Posts
    3.165
    Certo, Black, intaum pelo Asus UPDATE eh totalmente seguro???
    Q6600@3.0Ghz
    ABIT IP35-PRO
    4GB RAM Corsair XMS2 DDR2800
    XFX 8800GTS 512MB G92

  20. #20
    GeForce 9600 GT Avatar de Kiko Rigatti
    Data de Registro
    Abr 03
    Local
    Farroupilha (quase Caxias do sul :P) - RS
    Posts
    1.620
    Originalmente enviada por Rafinha007
    Certo, Black, intaum pelo Asus UPDATE eh totalmente seguro???
    Nao eh totalmente seguro pois pode ocorrer de dar uma queda de energia e o pc reiniciar ae fudeu....mas fora isso kra eh totalmente seguro....soah pegar a bios certa (obvio) que naum tem problema

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •