Mostrando resultados 1 até 7 de 7

Tópico: Jogos de violência Fazem Mal??

  1. #1
    Radeon 7500 Avatar de CroWbar_666
    Data de Registro
    Abr 03
    Local
    Votorantim, SP
    Posts
    94

    Exclamation Jogos de violência Fazem Mal??

    Foi tirado do 3dVirtua, postado por Noturno.:

    ***********************************
    Jogos de violência fazem mal??
    -----------------------------------------------------------------------------------

    Professor da PUC-SP desabafa:

    É difícil encontrar um adolescente ou um adulto jovem que não tenha tido contato com os videogames. Desde meados dos anos 80, quando os jogos eletrônicos começaram a se popularizar no Brasil (lembram o Atari e o Odissey?), a nova mania teve rápida difusão, assim como foi com a televisão e está sendo com a internet. É curioso constatar que mesmo a internet, criada para fins científicos e militares, hoje é mais usada para o lazer: incluindo aí o acesso a mais games.

    Alguns pais ficam assustados com a explosão da oferta desses jogos. Acreditam que seus filhos são de alguma forma hipnotizados por esses programas, escravos dos cada vez mais sofisticados equipamentos que chegam ao mercado. Com a internet, essa “hipnose” agora estaria influenciando simultaneamente várias crianças, já que pessoas de diversos países podem jogar conectadas. São formados verdadeiros clãs, equipes disputando pontos dentro do mesmo cenário, jogando em tempo real com uma tecnologia semelhante à usada nas videoconferências.

    Enquanto os jogos eletrônicos são uma diversão fácil e prazerosa para as crianças que não precisam de nenhum curso para se tornarem experts no assunto, os adultos têm mais dificuldade para jogar. E, por isso, os encaram como algo desconhecido e ameaçador. Desconfio que essa é a origem das acusações do tipo: “as crianças passam tempo demais diante do videogame”; “os jogos são alienantes”; “prejudicam o desenvolvimento infantil”; e, o mais recorrente: “a violência desses jogos pode desencadear uma onda de agressividade em nossa sociedade”.

    Tenho 73 anos, sou avô de cinco netos e acompanho a evolução do videogame desde os seus primórdios. Nunca soube de nenhuma epidemia de violência que pudesse ser atribuída a esse tipo de diversão. Nem de abuso de drogas e álcool decorrentes desses jogos. E não adianta citar aqueles casos de um jovem que estourou os miolos de seus colegas de escola dizendo que foi influenciado por um jogo sanguinolento. Sou psiquiatra, advogado e sei o que é um distúrbio mental, assim como sei que, depois de um surto de psicose acompanhado de violência, até o Tom & Jerry pode ser culpado. Afinal, eles também tinham sua dose de perversão. É só lembrar as cenas cruéis em que o Jerry coloca fogo no rabo do Tom ou em que esfola a sua pele. E tudo era motivo de gargalhadas.

    A mesma geração de pais e avós que critica o videogame (e eu me incluo nessa geração) parece se esquecer dos filmes em preto e branco de 60 anos atrás em que os índios eram os vilões e abriam, com um machado, a cabeça dos fazendeiros. Era então mais que justificado disparar centenas de tiros de revólver e carabina sobre os nativos. Quando veio o tecnicolor, o sangue dos índios ganhou cor e aplausos da platéia, que gritava: “Mata... mata...” E nunca ouvi alguém dizer que esses filmes e desenhos prejudicaram a vida adulta dessa geração.

    Como psiquiatra pude comprovar a falsidade dos males provocados pelos videogames depois de fazer algumas pesquisas. Os dados mostraram que esses jogos, na verdade, ajudavam no desenvolvimento da personalidade das crianças, principalmente entre os meninos (80% dos aficionados pelos jogos são homens).

    Constatei que a maioria dos adultos que jogaram videogame na infância e na adolescência fizeram cursos em áreas de exatas, administração e comunicação. E quase todos concordaram que o videogame aumentou suas habilidades em estratégia e lógica.

    Não concordaram que a violência dos jogos os tenha contaminado. Quando perguntamos o que significava para eles cortar a cabeça ou arrancar o coração de um inimigo nos jogos, a resposta foi a mesma: apenas um meio para chegar à próxima fase do seu jogo predileto.

    Outros trabalhos confirmaram que o videogame não é um catalisador da violência. Uma pesquisa feita pela polícia de São Paulo no fim dos anos 80 para detectar a distribuição de drogas entre jovens que freqüentavam fliperamas (e não praticavam esporte) revelou que eles não cometiam atos de violência em número maior do que os grupos que não jogavam fliperama. Estudos com as agressivas torcidas de futebol de Inglaterra, Holanda e Bélgica mostraram que esses torcedores foram esportistas na puberdade e não aficionados por games violentos.

    Em vez de procurar um bode expiatório para o mau comportamento dos seus filhos, os pais deviam estar mais preocupados em melhorar o relacionamento com eles, demonstrando afeto e procurando conhecê-los melhor. Sentar com eles para uma partida de videogame talvez seja um bom início de conversa...

    Haim Grunspun
    Psiquiatra, psicólogo clínico, bacharel em direito e professor da PUC-SP.

    ------------------------------------------------------------------------------------

    O melhor tópico que li até hoje na minha vida, foi este ae.

    FLW!
    §§ - KILLMUTIACTYNO - §§


  2. #2
    Banido Avatar de Du Doido
    Data de Registro
    Mai 03
    Posts
    0
    Concordo 100% com o colega psicologo. Alias, se nao fosse pela chatice que é a faculdade em que estou fazendo minha pós, eu teria escolhido trabalhar exatamente com este tema. Só que os babacas catedraticos de lá falaram que este tema era mais da area de comunicação do que da psicologia. Resultado: to trabalhando com um outro lance lá, bacana tb, mas nao o que eu queria. Em todo caso, pela primeira vez pude ver um artigo sério sobre este tema, e fico feliz por ver que tem gente que ainda pensa neste mundo!
    E falo mais, programas como Cidade Alerta (acho que é isso) e o tal do Jackass influenciam muito mais (negativamente) a cabeça dos jovens de hoje em dia do que os jogos. Em outras palavras, quando pego meu GTA VC e saio dirigindo como louco pela cidade atropelando todo mundo é justamente para eu nao fazer na vida real!

  3. #3
    Radeon 7500
    Data de Registro
    Jul 02
    Local
    Macaé
    Posts
    92
    Jogos violentos são apenas mais um meio de extravassar a raiva. Alguns batem a cabeça na parede, outros socam almofadas, outros fazem mal aos outros e alguns outros jogam video game! É simples!
    Se você não entrou, entre! Se já entrou, entre de novo! Cafofo Cultural... www.cafofocultural.kit.net ...novo visual, novos assuntos... agora muito mais cafofo e muito mais cultural...

  4. #4
    GeForce 8800 GS Avatar de Snoopy
    Data de Registro
    Jun 02
    Local
    Niterói
    Posts
    1.465
    Depende da cabeça de cada pessoa. Existe louco que é influenciado por qq coisa.
    Intel C2D E4300 | Asus P5N-E SLI | A-Data 2x1GB 800 Mhz | XFX 8800GTS Extreme 320MB | Huntkey 450W

  5. #5
    Radeon HD4870 X2 Avatar de -=HeLL_KiNG=-
    Data de Registro
    Mai 01
    Local
    Japan ^^
    Posts
    9.265
    jogo violento só faz mal se o cara for demente ou ter tendencias psicodelicas a violencia ,bah nao entendi nada do q escrevi mas é isso ae heehheeh
    Quote Originalmente postado por peyton Ver Post
    nd e mais velho q o sistem aosolar seu canalha
    jogando: Skyrim (PS3), Uncharted: Golden Abyss, Ultimate Marvel vs Capcom (PSVita)

    Meus Tópicos:
    Fallout 3 - Lista de perks em português.

  6. #6
    Radeon 7500 Avatar de PC-Fãn
    Data de Registro
    Jul 02
    Local
    Campinas-SP
    Posts
    89
    HuAUhUHAUhUA!
    eu tb acho isso, se a pessoa tem kbça fraka o negócio influencia, tipo se o cara c "baseasse" em GtA 3 e VC ele seria um doente!!!


    OBS:nossa, como eskreve issu ???(Baseasse)
    afff
    Stefano, stefano.galani@uol.com.br
    AMD Athlon XP 1800+
    512ddr333
    ASUS A7S333
    HD 60GB Quantum Fireball
    Geforce 4 Ti4400 128ddr
    Cambridge Soundworks
    CDRW LG 32x16x8x
    DVD 16X LG
    LG Studiworks 775N
    -------------------------

  7. #7
    Banido Avatar de Du Doido
    Data de Registro
    Mai 03
    Posts
    0
    Originalmente enviada por -=Hell()weeN=-
    jogo violento só faz mal se o cara for demente ou ter tendencias psicodelicas a violencia ,bah nao entendi nada do q escrevi mas é isso ae heehheeh

    Eu tb nao!!! O que é tendencia psicodelica?! Tendencia a tomar acido ou cha de cogumelo!?

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •