Mini-Tutorial de BiosMod para as GeForce...
Resolvi fazer esse pequeno tutorial porque sei que tem muita gente que gostaria de fazer BiosMod, mas por algum motivo tem medo, e de certa forma se pessoa não souber das possíveis consequências é melhor que não faça e/ou que se imforme mais primeiro. Não sou muito bom com palavras, qualquer dúvida é só perguntar...[color=red]
Bem, o quê é BiosMod?
Basicamente é você alterar as configurações padrões da sua VGA via hardware, para que quando você tiver que reinstalar drivers ou SO, as configurações do 'seu gosto' já estarão como padrão.
É perigoso fazer BiosMod?
Sim e não. Sim se você não tiver conhecimento total do que está fazendo, mudar configurações que não devem ser mudadas, colocar um Bios de outra VGA, exagerar no over, etc...caso contrário, faça tranquilamente...de qualquer forma é interessante dar uma lida nessas páginas:
http://www.x86-secret.com/articles/nvbios.htm
http://www.guru3d.com/xbios
O que é preciso para fazer o BiosMod?
Você tem que baixar esses programas:
X-Bios Editor (programa para editar o Bios)
DumpBios (programa para descarregar o Bios da VGA da memória para o HD)
NVFlash (programa para regravar o Bios)
Como faço o BiosMod?
Bem, vou tentar explicar da forma mais simples possível.
1-Crie uma pasta chamada flash em C:\ (você pode colocar o nome que quiser);
2-Nela, extraia todo o conteúdo do arquivo nvflash446.zip e copie o arquivo DumpBios.exe;
3-Instale o programa X-Bios Editor;
4-Execute o arquivo DumpBios.exe, ele vai descarregar uma imagem do Bios da sua VGA para o mesmo diretório onde o DumpBios.exe está (C:\flash). O nome do arquivo gerado será Bios.bin;
5-Execute o X-Bios Editor, verifique se o programa está em Português (se não estiver você pode mudar o idioma em 'Opções'. A tradução tá tosca, você escolhe o idioma que quiser). Clique em abrir, vá para o diretório C:\flash e abra o arquivo bios.bin;
6-Vai aparecer uma tela parecida com essa (para melhor exemplificar vou usar minha VGA, Uma GeForce4 Ti4200 128MB 8x da Asus):
Antes de começar a edição, faça um back up do Bios da sua VGA. Antes de alterar qualquer configuração, salve um arquivo old.rom (o nome fica ao seu critério).
Bem, continuando...
Nessa 1ª tela 'Geral' nós temos basicamente 3 partes: Informações sobre o bloco PCI, Informações mostradas no arranque do dispositivo (que tradução tosca) e Mensagens de entrada.
Na parte 'Informações sobre o bloco PCI' não iremos fazer nenhuma alteração pois é onde se guardam as informações sobre o Fabricante, o Chip da placa e o modelo (se você alterar isso e tentar gravar, sua VGA não vai dar mais video, isso se você conseguir gravar porque nessa versão do programa ele impede, mas é sempre bom não confiar).
Na parte 'Informação mostrada no arranque do dispositivo temos 5
opções:
Ignorar detecção de Monitor DDC: marcando essa opção você desabilita a detecção de monitores antigos;
Ativar mensagem de tamanho de memória: mostra a quantidade de memória da VGA (eu acho que fica feio pois só aparece o 'M' do MB...sei lá você que decide);
Ativar mensagem de entrada: selecionando essa opção, na hora que você estiver ligando o computador vão aparecer as informações sobre a placa;
Distribuição de planejamento: num serve pra nada!, só aparece uma mensagem tosca junto das outras informações (Engineering Release);
Force Adapter Scaling: ativando essa e outra opção que veremos mais a frente (Ativar STRAP Overwrite), dizem que o Bios tenta forçar, via hardware (através do registro STRAP, não entendi direito o que é esse registro) a habilitação do FastWrites e do Side Band Addressing, vamos discutir isso depois.
Bem, sugiro que deixem habilitadas a 1ª, 3ª e 5ª opções mas você faz do jeito que quiser.
Na 3ª parte dessa tela temos 'Mensagens de entrada'. Também temos 5 opções:
Mensagem de entrada: Aqui você digita o que quiser, mas como está especificado lá mesmo, há um limite de 80 caracteres;
Cor da mensagem: você muda o número na opção para que a mensagem aparece em outra cor (não funcionou aqui);
Contagem de frames: Aqui você escolhe o tempo em que a mensagem será exibida;
Mensagem de versão da Bios: você també digita o que quiser, há um limite de 23 caracteres;
Versão da Bios: No primeiro 'quadrado', temos a informação sobre o 'core' da placa, no meu caso 04 pois é uma GeForce4. No segundo temos a informação sobre o chip da placa, no meu caso 28 pois o chip da Ti4200 é o NV28. O terceiro e quarto 'quadrados' indicam a versão da bios em si...cada alteração nos valores indica alguma adição de tweak, resolução de bugs e assim por diante (se você alterar o 3º e/ou 4º, não será exibida a mensagem de Copyright da nVIDIA).
Bem, a minha ficou assim:
______________________________________________________
Partindo para o segundo menu, 'Inicialização', temos 3 partes:
Inicialização geral do registro STRAP, Tabela de velocidade de memória e Modos de TV
Na parte 'Inicialização geral do registro STRAP' temos 3 opções:
AGP SBA desativado: Desativa o Side Band Addressing via Hardware;
FW desativado: Desativa o FastWrites via hardware;
Ativar STRAP Overwrite: Força a ativação do FW e do SBA via hardware.
Você deixa do jeito que achar melhor. Tem gente que acha que habilitando o FW e o SBA aumenta o desempenho, mas com isso pode causar instabilidade no sistema. Comigo acontece justamente isso, por iisso deixo os 2 desabilitados pois o ganho de performance é mínimo. Para ter ativadas essas funções é válido ressaltar que, tanto a placa-mãe, quanto a Placa de video e o Sistema operacional precisam suportá-las e não necessariamente marcando a caixa 'Ativar STRAP Overwrite' e 'Force Adapter Scaling' significa que o SBA e/ou FW vai ser ativado na VGA. Aqui, sempre aparece que o WinXPPro não suporta o SBA (não sei porque), por isso tem muita gente que se espanta quando abre o AIDA e se depara com a informação que o SBA e/ou o FW é suportado mas está
desativado.
Na parte 'Tabela de velocidade de memória', temos duas tabelas: a 1ª é destinada às placas com memória DDR e a 2ª às placas com memória SDR.Para alterar um valor, clique em qualquer valor, digite o valor desejado e após isso clique em DUP para duplicar os valores, tanto da GPU, quanto das memos (é importante que você não esquece de clicar no 'DUP').
Na parte 'Modos de TV' você tem duas opções:
Fonte do modo de TV: Você escolhe entre 'Use override' e 'Use Straps'. Se escolher a 1ª opção voê poderá alterar via hardware o formato do Sinal de saída padrão na opção ao lado, que são: Force NTSC-M, NTSC-J, PAL-M, PAL-BDGHI, PAL-N e PAL-NC. Se escolher a 2ª opção o padrão será NTSC-M e você não poderá alterar via software. (aqui não deu para editar essa opção).
Aqui ficou assim:
_________________________________________________________
No 3º menu, 'Fontes (tipo de leitura)' você altera a fonte padrão do Bios da placa...não consegui mudar aqui...
É importante ressaltar que algumas opções podem não estar disponíveis em algumas placas, como por exemplo a opcão 'TV Mode' que não funciona com as GeForce 4 MX e algumas opções podem ser 'alteráveis' mas não surtirão efeito.
Ah, o BiosMod pode ser feito tanto em placas AGP como PCI.
Pronto, agora basta salvar o bios no diretório criado (c:\flash), você coloca no nome que quiser, no meu caso, 4200.rom
_________________________________________________________
Ufa...eu sei que teve muita coisa que não expliquei de forma coesa mas vamos a parte principal: a regravação.
Para isso basta você fazer um disco de inicialização (clique no A:, formatar, criar disco de inicialização, isso no caso do Win2000/XP).
Reinicie o micro, coloque no setup da sua placa-mãe a 1ª opção de boot para floopy, salve e saia do setup (você pode dar boot pelo CD do Win98/ME também). Depois que os arquivos do floopy tiverem sido carregados, vá para o diretório que você criou onde estão os arquivos.
c:
cd flash
dê um 'dir' para verificar se todos os arquivos necessários para a regrevação estão lá:
nvflash.exe
CWSDPMI.EXE
4200.rom (mais uma vez, onde está 4200.rom você colocq o nome que você deu ao salvar o bios :lol: )
Se sim, digite no prompt:
nvflash.exe -f 4200.rom
e dê Enter, lembrando que você digita o nome que você deu ao arquivo quando o salvou no lugar do '4200'.
O programa nvflash vai conferir a integridade do Bios e se tudo estiver
certo, o monitor vai piscar por alguns segundos e se não houver nenhum erro durante a regravação, você receberá a mensagem de confirmação que tudo ocorreu 100% (infelizmente não teve como eu postar fotos dessa parte pois não consegui uma câmera, se alguém o fizer agradeço).
Reinicie o micro e veja as alterações!
Ah, não tenho informações se tem algum lugar para baixar atualizações de bios de VGAs, por isso é recomendável que você utilize a imagem do seu bios mesmo. Para restaurar o Bios original basta fazer o mesmo processo só que com o arquivo original que você tem é claro...
É isso...mas não acabou...hehehe...
E se porventura, quando você reiniciar o micro, não aparecer imagem?
sacanagem né, mas há solução: lembra que falei que era necessário guardar o Bios original? pois agora vamos precisar do arquivo. Há duas maneira de regravar o Bios se não aparecer imagem depois da 1ª regravação:
1ª) desligue o PC e coloque uma placa de Video PCI. Entre o Setup e escolha a placa PCI com o 'adaptador VGA primário (Primary VGA Adapter)' ou outro nome que estiver escrito no Setup. Reinicie o micro e repita o processo de regravação.
2ª)Se ainda não der certo, putz, essa é a última solução:
Arrume outro PC (de um amigo, sei lá) e faça um arquivo 'config.sys' com essas linhas:
[menu]menuitem=Restore,Restore origin bios
menuitem=Def, Default start
default=Restore,5
[Restore]
[Def]
and autoexec.bat
goto %config%
:Restore
NVFLASH.EXE -s4 /fold.rom -h
:Def
Copie o arquivo 'config.sys' para o disquete de inicialização que você criou e reinicie o micro. Onde está escrito 'old.rom' você coloca o nome do bios que você fez de back up. Tem que ter a extensão .rom, não pense que o back up e o arquivo 'bios.bin', por isso antes de começar a editar o Bios, salve um arquivo old.rom (o nome fica ao seu critério OK?). Espere uns 30 segundos e se tudo der certo a regravação vai ser feita automaticamente (sem imagem no monitor). Aê é só reiniciar. Nesse segundo modo, não se esquece de tirar a placa de video PCI que por ventura você tiver instalado.
Se mesmo assim não der certo, aê meu amigo...minhas condolências...
Importante: faça por sua conta e risco! se acontecer algo com sua placa não tenho nenhuma responsabilidade, apenas coloquei aqui um tutorial básico.
Bookmarks