Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Mostrando resultados 1 até 20 de 72

Tópico: Mini-Tutorial para BiosMod nas placas da nVIDIA...

  1. #1
    GeForce 4 TI Avatar de TrancëJay
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    Ceilândia - DF
    Posts
    155

    Exclamation Mini-Tutorial para BiosMod nas placas da nVIDIA...

    Mini-Tutorial de BiosMod para as GeForce...

    Resolvi fazer esse pequeno tutorial porque sei que tem muita gente que gostaria de fazer BiosMod, mas por algum motivo tem medo, e de certa forma se pessoa não souber das possíveis consequências é melhor que não faça e/ou que se imforme mais primeiro. Não sou muito bom com palavras, qualquer dúvida é só perguntar...[color=red]

    Bem, o quê é BiosMod?
    Basicamente é você alterar as configurações padrões da sua VGA via hardware, para que quando você tiver que reinstalar drivers ou SO, as configurações do 'seu gosto' já estarão como padrão.

    É perigoso fazer BiosMod?
    Sim e não. Sim se você não tiver conhecimento total do que está fazendo, mudar configurações que não devem ser mudadas, colocar um Bios de outra VGA, exagerar no over, etc...caso contrário, faça tranquilamente...de qualquer forma é interessante dar uma lida nessas páginas:

    http://www.x86-secret.com/articles/nvbios.htm
    http://www.guru3d.com/xbios

    O que é preciso para fazer o BiosMod?
    Você tem que baixar esses programas:

    X-Bios Editor (programa para editar o Bios)
    DumpBios (programa para descarregar o Bios da VGA da memória para o HD)
    NVFlash (programa para regravar o Bios)

    Como faço o BiosMod?
    Bem, vou tentar explicar da forma mais simples possível.
    1-Crie uma pasta chamada flash em C:\ (você pode colocar o nome que quiser);
    2-Nela, extraia todo o conteúdo do arquivo nvflash446.zip e copie o arquivo DumpBios.exe;
    3-Instale o programa X-Bios Editor;
    4-Execute o arquivo DumpBios.exe, ele vai descarregar uma imagem do Bios da sua VGA para o mesmo diretório onde o DumpBios.exe está (C:\flash). O nome do arquivo gerado será Bios.bin;
    5-Execute o X-Bios Editor, verifique se o programa está em Português (se não estiver você pode mudar o idioma em 'Opções'. A tradução tá tosca, você escolhe o idioma que quiser). Clique em abrir, vá para o diretório C:\flash e abra o arquivo bios.bin;
    6-Vai aparecer uma tela parecida com essa (para melhor exemplificar vou usar minha VGA, Uma GeForce4 Ti4200 128MB 8x da Asus):


    Antes de começar a edição, faça um back up do Bios da sua VGA. Antes de alterar qualquer configuração, salve um arquivo old.rom (o nome fica ao seu critério).

    Bem, continuando...

    Nessa 1ª tela 'Geral' nós temos basicamente 3 partes: Informações sobre o bloco PCI, Informações mostradas no arranque do dispositivo (que tradução tosca) e Mensagens de entrada.

    Na parte 'Informações sobre o bloco PCI' não iremos fazer nenhuma alteração pois é onde se guardam as informações sobre o Fabricante, o Chip da placa e o modelo (se você alterar isso e tentar gravar, sua VGA não vai dar mais video, isso se você conseguir gravar porque nessa versão do programa ele impede, mas é sempre bom não confiar).

    Na parte 'Informação mostrada no arranque do dispositivo temos 5
    opções:
    Ignorar detecção de Monitor DDC: marcando essa opção você desabilita a detecção de monitores antigos;
    Ativar mensagem de tamanho de memória: mostra a quantidade de memória da VGA (eu acho que fica feio pois só aparece o 'M' do MB...sei lá você que decide);
    Ativar mensagem de entrada: selecionando essa opção, na hora que você estiver ligando o computador vão aparecer as informações sobre a placa;
    Distribuição de planejamento: num serve pra nada!, só aparece uma mensagem tosca junto das outras informações (Engineering Release);
    Force Adapter Scaling: ativando essa e outra opção que veremos mais a frente (Ativar STRAP Overwrite), dizem que o Bios tenta forçar, via hardware (através do registro STRAP, não entendi direito o que é esse registro) a habilitação do FastWrites e do Side Band Addressing, vamos discutir isso depois.

    Bem, sugiro que deixem habilitadas a 1ª, 3ª e 5ª opções mas você faz do jeito que quiser.

    Na 3ª parte dessa tela temos 'Mensagens de entrada'. Também temos 5 opções:
    Mensagem de entrada: Aqui você digita o que quiser, mas como está especificado lá mesmo, há um limite de 80 caracteres;
    Cor da mensagem: você muda o número na opção para que a mensagem aparece em outra cor (não funcionou aqui);
    Contagem de frames: Aqui você escolhe o tempo em que a mensagem será exibida;
    Mensagem de versão da Bios: você també digita o que quiser, há um limite de 23 caracteres;
    Versão da Bios: No primeiro 'quadrado', temos a informação sobre o 'core' da placa, no meu caso 04 pois é uma GeForce4. No segundo temos a informação sobre o chip da placa, no meu caso 28 pois o chip da Ti4200 é o NV28. O terceiro e quarto 'quadrados' indicam a versão da bios em si...cada alteração nos valores indica alguma adição de tweak, resolução de bugs e assim por diante (se você alterar o 3º e/ou 4º, não será exibida a mensagem de Copyright da nVIDIA).

    Bem, a minha ficou assim:

    ______________________________________________________

    Partindo para o segundo menu, 'Inicialização', temos 3 partes:
    Inicialização geral do registro STRAP, Tabela de velocidade de memória e Modos de TV


    Na parte 'Inicialização geral do registro STRAP' temos 3 opções:
    AGP SBA desativado: Desativa o Side Band Addressing via Hardware;
    FW desativado: Desativa o FastWrites via hardware;
    Ativar STRAP Overwrite: Força a ativação do FW e do SBA via hardware.

    Você deixa do jeito que achar melhor. Tem gente que acha que habilitando o FW e o SBA aumenta o desempenho, mas com isso pode causar instabilidade no sistema. Comigo acontece justamente isso, por iisso deixo os 2 desabilitados pois o ganho de performance é mínimo. Para ter ativadas essas funções é válido ressaltar que, tanto a placa-mãe, quanto a Placa de video e o Sistema operacional precisam suportá-las e não necessariamente marcando a caixa 'Ativar STRAP Overwrite' e 'Force Adapter Scaling' significa que o SBA e/ou FW vai ser ativado na VGA. Aqui, sempre aparece que o WinXPPro não suporta o SBA (não sei porque), por isso tem muita gente que se espanta quando abre o AIDA e se depara com a informação que o SBA e/ou o FW é suportado mas está
    desativado.

    Na parte 'Tabela de velocidade de memória', temos duas tabelas: a 1ª é destinada às placas com memória DDR e a 2ª às placas com memória SDR.Para alterar um valor, clique em qualquer valor, digite o valor desejado e após isso clique em DUP para duplicar os valores, tanto da GPU, quanto das memos (é importante que você não esquece de clicar no 'DUP').
    Na parte 'Modos de TV' você tem duas opções:
    Fonte do modo de TV: Você escolhe entre 'Use override' e 'Use Straps'. Se escolher a 1ª opção voê poderá alterar via hardware o formato do Sinal de saída padrão na opção ao lado, que são: Force NTSC-M, NTSC-J, PAL-M, PAL-BDGHI, PAL-N e PAL-NC. Se escolher a 2ª opção o padrão será NTSC-M e você não poderá alterar via software. (aqui não deu para editar essa opção).

    Aqui ficou assim:

    _________________________________________________________

    No 3º menu, 'Fontes (tipo de leitura)' você altera a fonte padrão do Bios da placa...não consegui mudar aqui...

    É importante ressaltar que algumas opções podem não estar disponíveis em algumas placas, como por exemplo a opcão 'TV Mode' que não funciona com as GeForce 4 MX e algumas opções podem ser 'alteráveis' mas não surtirão efeito.

    Ah, o BiosMod pode ser feito tanto em placas AGP como PCI.


    Pronto, agora basta salvar o bios no diretório criado (c:\flash), você coloca no nome que quiser, no meu caso, 4200.rom

    _________________________________________________________

    Ufa...eu sei que teve muita coisa que não expliquei de forma coesa mas vamos a parte principal: a regravação.

    Para isso basta você fazer um disco de inicialização (clique no A:, formatar, criar disco de inicialização, isso no caso do Win2000/XP).
    Reinicie o micro, coloque no setup da sua placa-mãe a 1ª opção de boot para floopy, salve e saia do setup (você pode dar boot pelo CD do Win98/ME também). Depois que os arquivos do floopy tiverem sido carregados, vá para o diretório que você criou onde estão os arquivos.

    c:
    cd flash


    dê um 'dir' para verificar se todos os arquivos necessários para a regrevação estão lá:


    nvflash.exe
    CWSDPMI.EXE
    4200.rom
    (mais uma vez, onde está 4200.rom você colocq o nome que você deu ao salvar o bios :lol: )

    Se sim, digite no prompt:


    nvflash.exe -f 4200.rom

    e dê Enter, lembrando que você digita o nome que você deu ao arquivo quando o salvou no lugar do '4200'.

    O programa nvflash vai conferir a integridade do Bios e se tudo estiver
    certo, o monitor vai piscar por alguns segundos e se não houver nenhum erro durante a regravação, você receberá a mensagem de confirmação que tudo ocorreu 100% (infelizmente não teve como eu postar fotos dessa parte pois não consegui uma câmera, se alguém o fizer agradeço).

    Reinicie o micro e veja as alterações!

    Ah, não tenho informações se tem algum lugar para baixar atualizações de bios de VGAs, por isso é recomendável que você utilize a imagem do seu bios mesmo. Para restaurar o Bios original basta fazer o mesmo processo só que com o arquivo original que você tem é claro...

    É isso...mas não acabou...hehehe...
    E se porventura, quando você reiniciar o micro, não aparecer imagem?

    sacanagem né, mas há solução: lembra que falei que era necessário guardar o Bios original? pois agora vamos precisar do arquivo. Há duas maneira de regravar o Bios se não aparecer imagem depois da 1ª regravação:

    1ª) desligue o PC e coloque uma placa de Video PCI. Entre o Setup e escolha a placa PCI com o 'adaptador VGA primário (Primary VGA Adapter)' ou outro nome que estiver escrito no Setup. Reinicie o micro e repita o processo de regravação.

    2ª)Se ainda não der certo, putz, essa é a última solução:
    Arrume outro PC (de um amigo, sei lá) e faça um arquivo 'config.sys' com essas linhas:



    [menu]menuitem=Restore,Restore origin bios
    menuitem=Def, Default start
    default=Restore,5

    [Restore]

    [Def]


    and autoexec.bat
    goto %config%

    :Restore
    NVFLASH.EXE -s4 /fold.rom -h
    :Def


    Copie o arquivo 'config.sys' para o disquete de inicialização que você criou e reinicie o micro. Onde está escrito 'old.rom' você coloca o nome do bios que você fez de back up. Tem que ter a extensão .rom, não pense que o back up e o arquivo 'bios.bin', por isso antes de começar a editar o Bios, salve um arquivo old.rom (o nome fica ao seu critério OK?). Espere uns 30 segundos e se tudo der certo a regravação vai ser feita automaticamente (sem imagem no monitor). Aê é só reiniciar. Nesse segundo modo, não se esquece de tirar a placa de video PCI que por ventura você tiver instalado.

    Se mesmo assim não der certo, aê meu amigo...minhas condolências...

    Importante: faça por sua conta e risco! se acontecer algo com sua placa não tenho nenhuma responsabilidade, apenas coloquei aqui um tutorial básico.
    Última edição por TrancëJay : 02-11-2005 às 02:16:27
    É nóis no 64-bit!
    linuquis sucks hard... até que me mostrem uma distro que valha a pena...
    Danem-se os anti-Microsoft, os anti-nVIDIA, os anti-ASUS e os anti-Intel!

    暗面是从小对家庭环境所培养的真相。当然你也看得出,
    其实影响我们的成长过程大多是以环境因素培旁


  2. #2
    GeForce 4 TI Avatar de TrancëJay
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    Ceilândia - DF
    Posts
    155

    Arrow Continuando...


    Atualização 1: Atualização de Bios das VGAs
    Se você quer atualizar o bios da sua VGA, visitem essas páginas:
    http://whitebunny.demon.nl/hardware/chipset_nvidia.html
    http://www.mvktech.net/component/option,co...tory/Itemid,26/
    lá tem quase todas bios, mas não são oficiais e as mudanças e melhorias são desconhecidas...

    Atualização 2: Transformar GeForce para Quadro
    Se você quer saber como transformar sua GeForce1, 2, 3, 4 e ou FX para uma Quadro, leia esse tutorial, é excelente:
    http://www.3donline.com.br/forum/viewtopic...2449&highlight=
    essa alteração é via software, estou pesquisando pra saber se tem jeito de fazer via hardware.

    Atualização 3: Mudar os Timings das memos nas GeForce 1, 2 e/ou 3.
    Estou preparando um tutorial sobre isso mais detalhado, estou meio sem tempo agora e sem acesso banda larga à Internet, aê fica meio difícil de ficar baixando alguns arquivos pra testar...mas se vocês quiserem ir mexendo, os programas são esses:
    http://www.nvworld.ru/downloads/gf123edit.zip
    ftp://ftp.ni.com/support/labwindows/cvi/r...win32/disk1.zip
    ftp://ftp.ni.com/support/labwindows/cvi/r...win32/disk2.zip
    Só pode ser feito, como já citei, nas GF 1, 2, 3 e algumas MX

    Atualização 4: logo abaixo

    Atualização 5: 3 programas excelentes para Tweaks nas GeForce:
    RivaTuner 2.0 RC14.3
    nVHardPage
    GeForce Tweak Utility

    Atualização 6: Transformar FX5900 para FX5950...
    aqui tem tudo o que você precisa pra fazer o BiosMod:
    http://forums.extremeoverclocking.com/show...t=bfg+5900+bios

    Atualização 7: Um FAQ gigantesco com quase tudo sobre as GeForce...
    muito bom mesmo:
    http://www.cluboverclocker.com/guides/5900_Flash_Mod/
    http://www.technologyvault.co.uk/geforce/a...g=gef〈=en

    Atualização 8: Editor de BIOS para as GeForce 6!
    http://www.mvktech.net/index.php?option=co...r&filecatid=916


    Bem, é isso, não sou bom redator, sei que ficaram coisas subentendidas e mal explicadas, até mesmo devo ter falado alguma besteira, mas qualquer dúvida é só postar aê, eu e o resto da galera está aqui para ajudar OK?
    Acho que valeu o intuito pois procurei e não vi muita discussão sobre esse assunto aqui no fórum. Ah, esse mini-tutorial só vale para as placas da nVIDIA, espero que alguém tome iniciativa e faça um para nossa queridas Radeon...

    um abraço...

    TrancëJay

    _________________________________________________-
    Atualização 4: Entendendo os recursos das placas de video.
    Com certeza todos, mesmo os usuários mais experts geralmente não sabem o que significam os recursos das VGAs, por exemplo, Z-Buffer, Fog, etc...então aê vão alguns:

    16 e 32-bit rendering:
    32 bits de profundidade de cor são armazenadas na memória da placa de vídeo para cada pixel (ponto na tela). A diferença é que com 16-bit são usadas cerca de 65 mil cores para as texturas, e com 32-bit alcança-se mais do que 4 bilhões de cores, tendo como resultado maior número de tons de cor, tornando as imagens mais reais, vibrantes e vivas. Mas você terá que ter uma boa placa de vídeo com boa memória RAM (ex.:TNT) e um bom processador para não sentir uma perda de performance grande.

    Filtro Anisotrópico:
    Efeito de suavização de bordas de objetos representados em terceira dimensão.
    Serve para reduzir o aspecto serrilhado que tende a ocorrer em bordas muito agudas. Praticamente todos os chips 3D suportam este recurso.

    Dithering:
    É o efeito que encobre mudanças repentinas de cor em ambientes com menor opção de cores (ex.:16-Bit), tornando suave a mudança de tom entre cores. Assim, você tem a impressão de um cenário mais realista do que seria possível com o número de cores disponível.

    Frame Buffer:
    Reside na memória RAM onboard de sua placa de vídeo, onde são armazenadas e mostradas as cores no monitor.

    Double buffering:
    É a técnica de dividir o frame buffer (acima) em duas áreas, a "draw buffer" (buffer p/ armazenamento de cores) e a "display buffer" (para mostrar as cores no monitor). Isso permite ao programa ou jogo mostrar um quadro de animação através do display buffer enquanto escreve o próximo quadro no draw buffer, aumentando a performance fazendo duas coisas ao mesmo tempo.

    Triple buffering:
    É a técnica de dividir o frame buffer em três áreas, sendo duas "draw buffer" e uma "display buffer". Dessa vez, é possível escrever os dois quadros seguintes ao quadro mostrado, aumentando a performance e evitando "quebra" de texturas.

    Texture Thrashing:
    Constantes trocas de textura na memória da placa de vídeo fazem com que ela tenha que "jogar fora" as texturas atuais para poder usar texturas novas, o que causa um decréscimo de performance. Ter mais memória e placa AGP ajudam a eliminar o problema.

    Anti-Aliasing:
    É a técnica de "borrar" os pixels (pontos na tela). É comumente usada para esconder numa cena em menor resolução o efeito de linhas ou pontas protuberantes tornado-as mais suaves.

    Bi-linear filtering:
    Quando pequenas texturas são usadas para preencher um grande polígono, vai ocorrer um efeito de grandes blocos quadrados de pixels. O bi-linear filtering torna mais suave essa diferença nas texturas aplicando um efeito de blur.

    Bump-mapping:
    Efeito que simula rugosidades em uma superfície, através de um jogo de luz e sombras. Mudando a posição de uma fonte de luz as sombras e reflexos se modificam de forma correta, dando uma ilusão bem feita de que a superfície é irregular. Este efeito permite, por exemplo, criar reflexos hiper-realistas na superfície ondulada de uma piscina. O bump-mapping pode ser efetuado por software ou por hardware. Este último método (também conhecido como "true bump mapping") é preferível porque é mais rápido e mais bem feito, mas poucos chips o suportam.

    Fogging:
    Usado para criar um efeito de neblina ou nevoeiro na cena, ou esconder um plano distante, ou seja, ao invés de repentinamente aparecer uma árvore, uma montanha ou um prédio no cenário de uma jogo de corrida, esses objetos distantes aparecem aos poucos, saindo de uma espécie de neblina, o que torna a animação e ambientação mais real.

    FXT1:
    Tecnologia de compactação de texturas criada pela 3Dfx, similar à tecnologia S3TC da S3 (veja explicação acima). A principal diferença entre os dois métodos (FXT1 e S3TC) é que o FXT1 tem código aberto, o que permite usá-lo em jogos para Windows, Macintosh e Linux.

    Gouraud Shading:
    Um "shading algorithm" é um algoritmo que pega três cores definidas para cada ponto do triângulo e suavemente as interpola pela superfície do triângulo. Geralmente é usado para deixar objetos arredondados parecerem realmente arredondados e suaves.

    MIP-mapping:
    Múltiplas texturas de tamanhos crescentes são usadas para representar uma textura. Quando um polígono precisa usá-la para preenchê-lo, essa textura deve ter quase o tamanho exato do polígono, o que é exatamente no que o MIP-mapping se baseia. Isso reduz defeitos de texturas como quebras, desencaixe, quadrados, ou até buracos nas texturas.

    Multitexturing:
    É a capacidade de aplicar mais de uma textura em uma única "passada" em um pixel, ou então aplicar texturas em mais de um pixel ao mesmo tempo. Esse recurso é extremamente importante porque acelera muito a velocidade de exibição de imagens com texturas detalhadas. O primeiro jogo que usou este recurso foi o Unreal, e o primeiro chip 3D a suportá-lo foi o Voodoo2, da 3Dfx.

    Perspective correction:
    Correção de perspectiva; é uma técnica usada para dar a devida ilusão de profundidade quando texturas são usadas para mapear polígonos. Sem a correção de perspectiva, distorções irão ocorrer resultando numa imagem não realista.

    Specular Highlighting:
    É usado para adicionar cores extras a polígonos, com o objetivo de dar a impressão de que são objetos metálicos, úmidos ou brilhantes.

    Stencil buffer:
    Recurso de hardware utilizado para acelerar o desenho de sombras dinâmicas de objetos em tempo real. Jogos mais modernos, como o Quake 3, se beneficiam deste efeito para aumentar o realismo.

    Palettized textures:
    É uma forma de compressão de texturas. Usada para reduzir o tamanho de texturas que não apresentam muitas cores únicas. Texturas com 4-bit de cor podem ter 16 (24) cores diferentes, enquanto que texturas de 8-bit podem ter 256 (2 cores diferentes.

    Texture mapping:
    É o processo de pegar uma figura e inseri-la em um polígono. Podem ser usados para adicionar emblemas, texturas ou fotos a polígonos renderizados.

    Triangle setup engine:
    É uma circuito especial no chipset gráfico que calcula a parte matemática do que é necessário para desenhar imagens 3D na tela. Isso economiza trabalho da CPU, deixando-a livre para realizar outras tarefas e cálculos, aumentando a performance.

    S3TC:
    Tecnologia criada pela S3 para permitir que jogos compatíveis usem enormes quantidades de texturas de alta resolução sem queda de desempenho. Logo após seu lançamento a S3TC foi incorporada pela Microsoft no DirectX, o que é um bom sinal de que esta tecnologia pode se tornar um padrão bem aceito. Por enquanto o único chip 3d compatível com S3TC é o Savage 4, encontrado nas placas Creative 3D Blaster Savage 4 e Diamond Stealth 540.

    True Color (32 bits de cor):
    Suporte a renderização em True Color significa que o chip é capaz de trabalhar com imagens de até 16,7 milhões de cores simultâneas. Este recurso contrasta com o padrão atual de 16 bits (65 mil cores), e tende a se tornar o próximo padrão graças a jogos como o Quake 3 e Nocturne, por exemplo.

    T-Buffer:
    Criado pela 3Dfx, o objetivo deste novo recurso 3D é permitir efeitos inéditos capazes de aumentar o realismo dos gráficos dos jogos, sendo os principais: "Real-time motion blur" - efeito de "embaçamento" que simula o efeito obtido ao filmar-se objetos movendo-se em alta velocidade. Profundidade de campo - permite que em uma mesma cena alguns objetos apareçam desfocados e outros focados, aumentando a sensação de profundidade. Sombras e reflexos suaves - os objetos têm sombras e reflexões suaves e sem limites nítidos, como na vida real. Transform & Lightning (T/L) Este termo se refere à capacidade do processador gráfico de poupar a CPU dos cálculos geométricos referentes à animação e iluminação de objetos 3D. Destaforma o chip 3D pode trabalhar com imagens com maior número de polígonos (mais bem modeladas) e passa a concentrar todas as etapas do processo de renderização, liberando a CPU para se concentrar em outras tarefas (como a iteligência artificial dos personagens do jogo). Por enquanto os únicos chips 3D com este recurso são o Savage 2000 e o GeForce 256.

    Vibrant Color Quality(VCQ):
    Faz uso da exatidão que 32-bits de profundidade de cor proporciona à renderização. Todos os cálculos internos são executados com a precisão dos 32-bit de cor para obter resultados muito realistas e fiéis ao original. Exige muito processamento e poucos aceleradores 3D atuais o suporta com um bom frame-rate (EX.: Diamond Viper 770 com chipset TNT2).

    Vsync:
    Abreviatura de Vertical Syncrony ,ou seja, sincronia vertical, que se baseia em pausar a tela nos milisegundos que se leva para renovar a tela verticalmente.

    Z-buffer:
    Uma estrutura 2D na tela possui duas coordenadas (x,y) uma para altura e outra para largura. Mas uma estrutura 3D possui três coordenadas (x,y,z) pois além de altura e largura possui também a profundidade, que é a coordenada z. Sem ela, a placa não tem como saber que objeto está na frente ou atrás de outro num ambiente 3D, tornando a tela um bagunça indecifrável. Por isso, uma placa só é 3D se suporta bem Z-buffering. Acredito que todas suportam

    T&L:
    Esta tecnologia refere-se a processos que as cenas 3D têm de passar antes de serem mostradas no ecrã. Pondo as coisas a claro, todos os modelos de uma cena têm de ser transformados, o que significa que têm de ser escalonados e rodados para a posição correcta antes de a cena ser mostrada, sendo neste ponto que se aplica a iluminação artificial. O T&L por hardware levou este fardo para bem longe do processador, libertando-o para outras tarefas como a parte física, a IA e outras particularidades relacionadas com os jogos.
    Última edição por TrancëJay : 02-11-2005 às 02:17:45

  3. #3
    Administrador Avatar de BatZ
    Data de Registro
    Mai 01
    Local
    Redação - GB
    Posts
    6.177
    grande trabalho, meu caro!! parabéns!!

    acho q tem tudo mesmo para quem quer partir para os BiosMod nas GeForces!

    essa merece destaque...
    Claudio "BatZ" Batistuzzo / Equipe GamesBrasil
    http://www.gamesbrasil.com.br

    |Sugestões e Reclamações Sobre o Novo Fórum |

    Coerência acima de tudo!

  4. #4
    Coladorador Avatar de F0rbIz0n
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    Pennsylvania Avenue, 1.600
    Posts
    4.203
    Num li tudo pois já sabia pq isso foi muuuuuuuuito comentado em outros foruns, mas vale a pena testar por no minimo uma semana o over por hardware antes de fazelo via bios
    PC1 - HP DV6358SE - Windows XP SP3 / Ubuntu 8,04
    PC2 - LG 22" L226wt, XP 2400+, 768mb ddr266, Abit ATI Radeon 9550 128mb/128bits, ABIT KV7, 120GB Seagate ATA, Seventeam 420w, Samsung SH203b SATA, WIN XP SP2

  5. #5
    Radeon 8500
    Data de Registro
    Mar 02
    Posts
    119
    Eu tenho um sério problema em executar jogos no Win XP com minha GF4 TI4200 128 MB MSI. Consigo jogar por cerca de 3 a 8 minutos, mas aí o computador reinicia do nada. Aparece a tela azul dizando vários possiveis erros, que eu não entendo muito bem, só sei que tem haver com a VGA, pois diz algo com o display. (NVdll..). Em uma das mensagens, o sistema sugere para tentar disabilitar shadows da bios. Há muito tempo venho sofrendo com isso. Atualmente estou usando o DX 9b. Já tentei ´vários drivers da VGA (dos 27.20 ao 44.00 - detonador)
    Acontece que com o Windows 98 não tenho esse problema.

    O QUE SERÁ?????????


    Será algum tipo de incompatibilidade com minha placa mãe no Windows XP?

    Já peguei também os últimos drivers da VIA 4in1.
    .............................................................................................

    Minha configuração é a seguinte:
    - Pentium III 733 Mhz
    - GF4 TI4200 128mb - MSI
    Plc. Mãe - MATSONIC 7117C (chipset VIA)
    Sound Blast AWE32
    320 MB DIMM
    Monistor Sansung 17" 753v
    ..............................................................................................


    OBS.: O único driver que funciona é o 27.20 (bem antigo), e ainda mais, fica muito lento com os jogos atuais.



    Será que eu poderia resolver isso na bios da VGA.


    ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. #6
    GeForce 4 TI Avatar de TrancëJay
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    Ceilândia - DF
    Posts
    155
    Originalmente enviada por Cid
    Eu tenho um sério problema em executar jogos no Win XP com minha GF4 TI4200 128 MB MSI. Consigo jogar por cerca de 3 a 8 minutos, mas aí o computador reinicia do nada. Aparece a tela azul dizando vários possiveis erros, que eu não entendo muito bem, só sei que tem haver com a VGA, pois diz algo com o display. (NVdll..). Em uma das mensagens, o sistema sugere para tentar disabilitar shadows da bios. Há muito tempo venho sofrendo com isso. Atualmente estou usando o DX 9b. Já tentei ´vários drivers da VGA (dos 27.20 ao 44.00 - detonador)
    Acontece que com o Windows 98 não tenho esse problema.

    O QUE SERÁ?????????


    Será algum tipo de incompatibilidade com minha placa mãe no Windows XP?

    Já peguei também os últimos drivers da VIA 4in1.
    .............................................................................................

    Minha configuração é a seguinte:
    - Pentium III 733 Mhz
    - GF4 TI4200 128mb - MSI
    Plc. Mãe - MATSONIC 7117C (chipset VIA)
    Sound Blast AWE32
    320 MB DIMM
    Monistor Sansung 17" 753v
    ..............................................................................................


    OBS.: O único driver que funciona é o 27.20 (bem antigo), e ainda mais, fica muito lento com os jogos atuais.



    Será que eu poderia resolver isso na bios da VGA.


    ME AJUDEM!!!!!!!!!!!!!!!!
    cara, eu acho que o problema não é na VGA e sim com os drivers da MoBO...desinstala os atuais que você tem (da VGA e da MoBo)reinicia o micro e instala esse:
    ftp://downloads.viaarena.com/drivers...1_v451vPro.zip
    reinicia o micro e instala esse:
    http://www.link-empire.com/download/...torm.5303x.exe


    desinstala os da VGA
    É nóis no 64-bit!
    linuquis sucks hard... até que me mostrem uma distro que valha a pena...
    Danem-se os anti-Microsoft, os anti-nVIDIA, os anti-ASUS e os anti-Intel!

    暗面是从小对家庭环境所培养的真相。当然你也看得出,
    其实影响我们的成长过程大多是以环境因素培旁


  7. #7
    Radeon 8500
    Data de Registro
    Mar 02
    Posts
    119
    Já atualizei o driver da placa de vídeo e instalei o da MOBO, mas não adiantou. Continua reiniciando os jogos.

    Será que a atualização da BIOS da MOBO resolverá o problema?

    Tentei atualizar, mas não sei se deu certo:

    Como minha placa-mãe é uma MATSONIC mod. 7117C. (Chipset VIA) Peguei os arquivos bin para atualização no site do fabricante, juntamente com o programa. Só existem dois arquivos bin - 011018 e 011030, onde, creio eu, que se referem à data respectivamente - 18/10/01 e 30/10/01.

    Agora pergunto, na inicialização do meu pc aparece o 18/10/01.
    Isso significa que é a versão da Bios que está instalada?

    Tentei atualizar para 30/10/01 fiz todo o procedimento. Mas continua na mesma.

    Testei minha placa de video em outro pc e o resultado foi surpreendente, o que resta provado que não é problema da placa de vídeo.


    Será que é porque o AGP da minha mobo só suporta 2x?

    E agora?

  8. #8
    GeForce 4 TI Avatar de TrancëJay
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    Ceilândia - DF
    Posts
    155
    Originalmente enviada por Cid
    Já atualizei o driver da placa de vídeo e instalei o da MOBO, mas não adiantou. Continua reiniciando os jogos.

    Será que a atualização da BIOS da MOBO resolverá o problema?

    Tentei atualizar, mas não sei se deu certo:

    Como minha placa-mãe é uma MATSONIC mod. 7117C. (Chipset VIA) Peguei os arquivos bin para atualização no site do fabricante, juntamente com o programa. Só existem dois arquivos bin - 011018 e 011030, onde, creio eu, que se referem à data respectivamente - 18/10/01 e 30/10/01.

    Agora pergunto, na inicialização do meu pc aparece o 18/10/01.
    Isso significa que é a versão da Bios que está instalada?

    Tentei atualizar para 30/10/01 fiz todo o procedimento. Mas continua na mesma.

    Testei minha placa de video em outro pc e o resultado foi surpreendente, o que resta provado que não é problema da placa de vídeo.


    Será que é porque o AGP da minha mobo só suporta 2x?

    E agora?
    Dever ser isso mesmo cara, AGP 2x...sobre o bios da sua MoBo, é isso mesmo que você falou...
    É nóis no 64-bit!
    linuquis sucks hard... até que me mostrem uma distro que valha a pena...
    Danem-se os anti-Microsoft, os anti-nVIDIA, os anti-ASUS e os anti-Intel!

    暗面是从小对家庭环境所培养的真相。当然你也看得出,
    其实影响我们的成长过程大多是以环境因素培旁


  9. #9
    Moderador Avatar de DanW
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Manaus / AM
    Posts
    1.178
    Qual o chipset da sua placa-mãe, Cid? O nome dele?
    [DanW / Equipe GB / www.gamesbrasil.com.br]

  10. #10
    Radeon 8500 Avatar de Brunoolt
    Data de Registro
    Jan 04
    Posts
    144

    Question

    tenho uma pergunta mais basica, acho q n tem muito haver com o topico, mas ae vai...

    tenho uma MSI FX 5700 ultra, ela tem um sistema de overclock dinamico (D.O.T), q funciona com os drivers da MSI...
    no momento estou usando drivers da nVidia... mas vou trocar para para poder fazer esse overclock... a minha duvida é, se eu exagerar posso queimar a placa por superaquecimento?
    ou esse tipo de overclock n tem esse risco?

    valew, desculpa mudar um pouco o topico!
    AMD Athlon XP 2000+ @2.1mhz
    A7V8X-X
    (MSI)FX 5700Ultra [DDRII 906@985, 3DClock 475@520] vendi!! GF4MX440128bits
    RAM 512 latencias mexidas heueue
    HD 80 GB MaXtor 6Y080L0 DiamondMax Plus 9
    Realtek RTL8139 Family PCI fast Ethernet NIC
    Gamind Surface progaming pads
    Microsoft Basic Opstical Mouse
    Windows XP Professional SP2
    Conectiva Linux 10

    Software a gente chinga...
    Hardware a gente chuta...

  11. #11
    Moderador Avatar de -=|R.R.|=-
    Data de Registro
    Fev 04
    Local
    Rio das Ostras, Brazil
    Posts
    8.918
    Originalmente enviada por Brunoolt
    tenho uma pergunta mais basica, acho q n tem muito haver com o topico, mas ae vai...

    tenho uma MSI FX 5700 ultra, ela tem um sistema de overclock dinamico (D.O.T), q funciona com os drivers da MSI...
    no momento estou usando drivers da nVidia... mas vou trocar para para poder fazer esse overclock... a minha duvida é, se eu exagerar posso queimar a placa por superaquecimento?
    ou esse tipo de overclock n tem esse risco?

    valew, desculpa mudar um pouco o topico!
    acredito q naum ate pq pelo q eu sei eh um over garantido pelo fabricante, funcionara numa frequencia prevista pela MSI.
    seria um meio de tirar o maximo da placa numa margem aceitavel.

    num gosto de over em vga mas nesse caso acho valido. Ja vi testes com esse recurso e realmente a performasse melhora.
    se eu num me engano nesse driver da MSI da p escolher se quer um over + leve ou + agressivo

    va em frente e seja feliz
    Regras do Fórum - Importante

    Core2Quad Q8400@3.00GHz / abit IP35 P / eVGA GTX 460 1GB / 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix Tracer + 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix / 1 TB Samsung SATA II / Ultra X-Connect 500W Black

  12. #12
    Administrador Avatar de BatZ
    Data de Registro
    Mai 01
    Local
    Redação - GB
    Posts
    6.177
    Bruno, utilizar qualquer equipamento em overclock sempre traz um risco, mesmo que ele seja quase zero, ele existe! como o R.R. comentou, se vc usar o OC padrão da MSI, as chances de apresentar qquer problema ou diminuir a vida útil da sua placa será mínima, entao eu acredito q até vale a pena correr o "risco"... mas se vc partir para outros overclocks, aumentando ainda mais do que os padrões da MSI, aí sim vc corre um risco maior e significativo de danificar o seu equipamento, e não existe qualquer garantia que cubra esse tipo de problema!

    então é bom não arriscar demais, a não ser q vc tenha grana suficiente para comprar outra no caso da placa ir para o saco...
    Claudio "BatZ" Batistuzzo / Equipe GamesBrasil
    http://www.gamesbrasil.com.br

    |Sugestões e Reclamações Sobre o Novo Fórum |

    Coerência acima de tudo!

  13. #13
    Radeon 8500 Avatar de Brunoolt
    Data de Registro
    Jan 04
    Posts
    144

    Talking

    valew pessoal...

    realmente ficou melhor apos o OC...
    Core clock
    3D clock (475 MHz) consegui aumentar para 600 MHz
    2D clock (300 MHz) consegui aumentar para 500 MHz

    Memory clock
    de 906 MHz para 1080 MHz

    haveria possibilidade de aumentar + os valores mas achei melhor n, pois quando aumento muito da pau na imagem dos games, e tb n quero exagerar...

    agora to bem + feliz!!!
    AMD Athlon XP 2000+ @2.1mhz
    A7V8X-X
    (MSI)FX 5700Ultra [DDRII 906@985, 3DClock 475@520] vendi!! GF4MX440128bits
    RAM 512 latencias mexidas heueue
    HD 80 GB MaXtor 6Y080L0 DiamondMax Plus 9
    Realtek RTL8139 Family PCI fast Ethernet NIC
    Gamind Surface progaming pads
    Microsoft Basic Opstical Mouse
    Windows XP Professional SP2
    Conectiva Linux 10

    Software a gente chinga...
    Hardware a gente chuta...

  14. #14
    Radeon 8500
    Data de Registro
    Mar 02
    Posts
    119
    Originalmente enviada por DanW
    Qual o chipset da sua placa-mãe, Cid? O nome dele?

    Bom, minha placa mãe é uma MATSONIC modelo 7117c com chipset VIA.


    Alguém poderia me dizer porque o problema ocorre?

  15. #15
    GeForce 4 TI Avatar de TrancëJay
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    Ceilândia - DF
    Posts
    155
    Originalmente enviada por Cid
    Bom, minha placa mãe é uma MATSONIC modelo 7117c com chipset VIA.


    Alguém poderia me dizer porque o problema ocorre?
    Bem, depois de muito pesquisar achei a página com as especificações da sua MoBo:
    http://www.matsonic.com/ms7117c.htm
    acho que esqueci de te perguntar: tua Ti4200 é 8x ou 4x? tem aquele lance de incompatibilidade dos slots AGP, pois o da tua placa tem AGP 2x que é 3,3v, se tua VGA for 8x ela é 1,5v...
    É nóis no 64-bit!
    linuquis sucks hard... até que me mostrem uma distro que valha a pena...
    Danem-se os anti-Microsoft, os anti-nVIDIA, os anti-ASUS e os anti-Intel!

    暗面是从小对家庭环境所培养的真相。当然你也看得出,
    其实影响我们的成长过程大多是以环境因素培旁


  16. #16
    Radeon 8500
    Data de Registro
    Mar 02
    Posts
    119
    Obrigado por postar o site.

    O AGP da minha Mobo é de 2x. O da TI4200 é 4x.
    Pode haver alguma incompatibilidade?

  17. #17
    GeForce 4 TI Avatar de TrancëJay
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    Ceilândia - DF
    Posts
    155
    Originalmente enviada por Cid
    Obrigado por postar o site.

    O AGP da minha Mobo é de 2x. O da TI4200 é 4x.
    Pode haver alguma incompatibilidade?
    é cara, tá cabuloso teu problema...que eu saiba não há problema de 'incompatibilidade' entre VGAs 4x e MoBos com AGP 2x...acho que vou ficar devendo essa...vamo esperar o resto da galera pra ver...
    É nóis no 64-bit!
    linuquis sucks hard... até que me mostrem uma distro que valha a pena...
    Danem-se os anti-Microsoft, os anti-nVIDIA, os anti-ASUS e os anti-Intel!

    暗面是从小对家庭环境所培养的真相。当然你也看得出,
    其实影响我们的成长过程大多是以环境因素培旁


  18. #18
    GeForce 4 TI Avatar de TrancëJay
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    Ceilândia - DF
    Posts
    155
    tutorial atualizado...
    É nóis no 64-bit!
    linuquis sucks hard... até que me mostrem uma distro que valha a pena...
    Danem-se os anti-Microsoft, os anti-nVIDIA, os anti-ASUS e os anti-Intel!

    暗面是从小对家庭环境所培养的真相。当然你也看得出,
    其实影响我们的成长过程大多是以环境因素培旁


  19. #19
    Moderador Avatar de DanW
    Data de Registro
    Jun 01
    Local
    Manaus / AM
    Posts
    1.178
    Ô Cid, problema de compatibilidade AGP não é, já botei a minha FX 5600 numa mobo AGP 2X e ela funcionou sem problemas. Pode ser que a sua memória RAM é que esteja causando esses problemas. Se você tiver mais de um pente tente usá-los alternados, tire um e deixe o outro, etc... até descobrir qual o defeituoso, se for ele mesmo.

    Ah, o nome do chipset da sua mobo é VIA Apollo Pro 133. Qualquer coisa procure no www.viaarena.com alguma informação, já dei uma olhada e não achei nenhum link que te ajudasse de verdade.
    [DanW / Equipe GB / www.gamesbrasil.com.br]

  20. #20
    Radeon HD4870 Avatar de Gustavolpe
    Data de Registro
    Jul 03
    Local
    Porto Alegre - RS
    Posts
    3.305
    Por favor......onde eu baixo a bios da fx5950ultra???! tô com o expertbios da gainward e pretendo fazer o bios mod......minha placa é a 1200XP da gainward!!!!!
    PC1: Core i7 920//Intel DX58SO X58//OCZ Gold Low-Voltage 6GB Kit (3 x 2048MB) DDR3 1600MHz//GeForce GTX 275 1792MB DDR3 448-bit //HD 750GB SATA 2 Seagate////St850W//Monitor LG W2053V LCD TFT 20"//Windows 7 Ultimate 64bits

    PC2: Notebook ASUS G73JH-A1 - Core i7 720QM (1.6GHz@2.8Ghz - 6Mb L3)//8GB DDR3 1333mhz//ATI Radeon Mobility 5870 1GB GDDR5//2XHD 500GB 7200RPM//Blueray combo//Tela LED full HD 17.3'//Windows7 Home Premium 64bits

    Blog: http://gustavolpe.blogspot.com/

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •