Tutorial de Lapidação e Polimento de Coolers
Introdução:
Este tutorial visa ensinar passo a passo e de um modo simples, usuários domésticos interessados ou não em overclock e/ou a penas em melhorar o desempenho de sua máquina diminuindo consideravelmente a temperatura do processador com o simples acabamento da base de seus coolers que na maioria dos casos não vêem de fábrica totalmente bem acabados e polidos. Explicito aqui que todo o material é de minha autoria tanto fotos como descrição de procedimentos. Todo o procedimento informativo foi tirado da Internet e adaptado segundo visualização prática, depois de consultar alguns tutoriais semelhantes, parti para a prática testando materiais e métodos até conseguir o resultado que me agradasse mais e elaborar este tutorial. Não há aqui a intenção de se fazer testes de comparação ou verificação da eficácia de tal método, (até porque o cooler em questão - VeryCom 21B - nunca foi usado, não tendo condições portanto de ter avaliação prévia de desempenho), o intuito principal é de demonstração da técnica pura e simples. O que li a respeito diz que pode contribuir com uma redução de 3 a 10 graus na temperatura. Resultados práticos com certeza serão obtidos e quem tiver a paciência e presteza de fazer testes comparativos e quiser contribuir, será com imenso prazer que incluirei no tutorial, obrigado.
Material Utilizado:
- Chave de fenda ou Philips (dependendo dos parafusos do seu cooler)
- Uma placa de vidro grossa e bem plana e se possível ampla (irregularidades podem interferir no desgaste adequado)
- 1 ou 2 lixas d’água número 600 (uma folha pode ser dividida em 2)
- 1 ou 2 lixas d’água numero 1200 (também pode ser dividida em 2)
- 1 Lata de Brasso, Kaol ou mesmo Silvo (produtos de polimento de metal)
- Detergente líquido (pode pegar o da sua mãe da cozinha mesmo, de preferência neutro e biodegradável)
- Álcool isopropílico
- Água
- Flanelas limpas e secas
- Chumaços de algodão
- Secador de cabelos
Esta foto mostra o cooler sem nenhum trabalho ainda, será nosso comparativo com o resultado.
Fases:
Desmontagem:
Inicialmente você deve desmontar totalmente seu cooler, separando todas as partes da base, o que facilita a limpeza final, pois terá que limpar somente a base no final, evitando molhar componentes elétricos.
Acabamento:
O acabamento visa remover marcas grosseiras e ranhuras de usinagem da superfície principal do cooler, o que evita o contato total e efetivo de sua base com o die do processador. Primeiramente você deve escolher onde realizar o procedimento, uma bancada ou uma mesa firme que não permita interferir na qualidade do seu movimento. Mesas “mancas” podem prejudicar o lixamento. Apóie o vidro sobre a mesa/bancada, molhe a superfície do vidro, coloque a lixa numero 600 sobre o vidro molhado, molhe a lixa com abundância e em seguida coloque uma porção considerável de um dos líquidos polidores indicados (no caso foi usado o Brasso) Esta é uma das diferenças deste tutorial, o produto polidor foi misturado com a água. As fotos evidenciam as diferenças entre as lixas e o procedimento descrito:
Os movimentos devem ser suaves, com pouca pressão, e em movimentos circulares. Após fazer 10 movimentos circulares, gire a base 90 graus (1/4 de volta) repita esses 10 movimentos circulares e torne a girar 90 graus (1/4 de volta) até que dê uma volta completa na base. Esse procedimento faz com que o desgaste seja regular e evite inclinamentos ou desgaste excessivo em apenas uma porção. Limpe/lave o vidro e a lixa e repita o processo novamente até que não perceba mais ranhuras grosseiras na base e se visualize uma superfície mais lisa ao toque. Você vai perceber que o desgaste se inicia de fora para dentro, sendo que o centro da base é a ultima a ser alisada, (não se preocupe, tenha paciência que está no caminho certo). Isso tem uma explicação lógica, como os movimentos são circulares a distância percorrida por um ponto na porção mais externa da base será maior que a distância percorrida por um ponto no centro da mesma o qual sofrerá um desgaste menor por percorrer uma distância menor também, não desanime até que o centro esteja totalmente acabado. Alterne sempre os movimento renovando sempre a solução. Troque a lixa quando a mesma estiver com esta aparência:
Quando notar que já tem uma superfície bem lisa independentemente de estar fosca ou com marcas de lixa em diversas direções passe para a lixa de numero 1200 repetindo todo o procedimento de lixamento como descrito, dessa vez utilizando apenas água e detergente líquido. As fotos a seguir demonstram a superfície após ser lixada com a lixa numero 600, é isso mesmo não se assuste.
Após lixar com a lixa 1200 como descrito, você deverá limpar bem seu cooler com jatos fortes de água corrente para remoção de todo resíduo grosseiro de material polidor, detergente e foligem do resultante do lixamento. Existe no mercado lixas de numero maior que a 1200 (1500, 2000) com granulação menor ainda, quem tiver a sorte de encontrar onde venda pode se valer de mais uma fase de lixamento, apesar de eu não achar necessário e como vocês mesmos poderão constatar no resultado final. Após a limpeza muito bem executada a base deverá ser muito bem seca, pois pode haver oxidação do metal da base, principalmente se for de cobre como no meu caso, o cobre tem alto potencial de oxidação. Para isso utilize um secador de cabelos na potencia máxima no mínimo por 5 minutos, recomendado usar 10 minutos, não há necessidade de ficar mais que isso. CUIDADO, esse procedimento pode deixar seu cooler exageradamente quente com risco de queimaduras, deixe-o esfriar naturalmente, o que vai demorar um pouco.
Polimento/Espelhamento:
Umedeça uma flanela limpa e seca com o produto de polimento de metais escolhido e aplique sobre toda sua base:
Nesta hora você já vai começar a ver resultados, faça movimentos de vai e vem em apenas um sentido, horizontal, e depois vertical por toda a superfície, usando o dedo indicador com o máximo de pressão possível até que não tenha mais vestígios do material sobre a base. Troque seu dedo de lugar na flanela pois ela ficará literalmente preta, repita quantas vezes achar necessário este procedimento.
Limpeza:
Para limpar, passe a flanela limpa sem nenhum produto, também com bastante pressão verticalmente e horizontalmente repetindo o procedimento até que a flanela não fique mais suja e passe mais algumas vezes a flanela limpa com pressão.
Ao final disso passe chumaços de algodão embebidos em álcool isopropílico até que ele saia limpo sem resíduos e seque também com algodão (esta etapa ainda não foi realizada e não há fotografias demonstrando, ainda serão incluídas)
Ao final de todos estes procedimentos você deverá ver uma superfície reflexiva como um espelho. Livre de sujeira e impurezas, recomenda-se não tocar nesta superfície evitando engorduramento pelo óleo da pele, o que favoreceria a oxidação. Seu cooler está pronto para ser usado. Veja resultados:
Este cooler ainda vai passar por um polimento mais criterioso com escova de feltro montada em motor de bancada, com pasta de polimento de restaurações metálicas odontológicas, encontradas em qualquer laboratório de prótese dental, um protético pode realizar tal procedimento caso queira aperfeiçoar seu polimento. (Serão adicionadas fotografias quando for realizado tal procedimento).
IMPORTANTE: se você não tem paciência de realizar este procedimento todo recomendo não fazê-lo, pois o mesmo necessita de paciência, destreza manual e mais paciência e um pouco mais de paciência. Se tiver animado a fazer esteja em um dia tranqüilo, sem stress, disposto a finalizar o polimento. Para se ter noção eu demorei pouco mais que 1 hora para realizar todo o processo, calcule tempo de sobra sem aperto, não faça na correria, tente fazer com muito carinho, pressa não combina com sucesso e perfeição.
***Não me responsabilizo por qualquer dano causado ao seu equipamento ou mesmo quanto ao uso dos produtos citados, pois os mesmos em raros casos podem ser potencialmente irritantes a peles mais sensíveis, em todo caso pode-se utilizar luvas para tanto. Realize o procedimento por sua conta e risco.***
Bookmarks