Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Mostrando resultados 1 até 20 de 73

Tópico: Tutorial de Lapidação e Polimento de base de Coolers

Hybrid View

Post Anterior Post Anterior   Próximo Post Próximo Post
  1. #1
    Administrador Avatar de GueD'S
    Data de Registro
    Dez 02
    Local
    Sete Lagoas, Brazil
    Posts
    6.504

    Tutorial de Lapidação e Polimento de base de Coolers

    Tutorial de Lapidação e Polimento de Coolers

    Introdução:
    Este tutorial visa ensinar passo a passo e de um modo simples, usuários domésticos interessados ou não em overclock e/ou a penas em melhorar o desempenho de sua máquina diminuindo consideravelmente a temperatura do processador com o simples acabamento da base de seus coolers que na maioria dos casos não vêem de fábrica totalmente bem acabados e polidos. Explicito aqui que todo o material é de minha autoria tanto fotos como descrição de procedimentos. Todo o procedimento informativo foi tirado da Internet e adaptado segundo visualização prática, depois de consultar alguns tutoriais semelhantes, parti para a prática testando materiais e métodos até conseguir o resultado que me agradasse mais e elaborar este tutorial. Não há aqui a intenção de se fazer testes de comparação ou verificação da eficácia de tal método, (até porque o cooler em questão - VeryCom 21B - nunca foi usado, não tendo condições portanto de ter avaliação prévia de desempenho), o intuito principal é de demonstração da técnica pura e simples. O que li a respeito diz que pode contribuir com uma redução de 3 a 10 graus na temperatura. Resultados práticos com certeza serão obtidos e quem tiver a paciência e presteza de fazer testes comparativos e quiser contribuir, será com imenso prazer que incluirei no tutorial, obrigado.


    Material Utilizado:
    - Chave de fenda ou Philips (dependendo dos parafusos do seu cooler)
    - Uma placa de vidro grossa e bem plana e se possível ampla (irregularidades podem interferir no desgaste adequado)
    - 1 ou 2 lixas d’água número 600 (uma folha pode ser dividida em 2)
    - 1 ou 2 lixas d’água numero 1200 (também pode ser dividida em 2)
    - 1 Lata de Brasso, Kaol ou mesmo Silvo (produtos de polimento de metal)
    - Detergente líquido (pode pegar o da sua mãe da cozinha mesmo, de preferência neutro e biodegradável)
    - Álcool isopropílico
    - Água
    - Flanelas limpas e secas
    - Chumaços de algodão
    - Secador de cabelos

    Esta foto mostra o cooler sem nenhum trabalho ainda, será nosso comparativo com o resultado.


    Fases:
    Desmontagem:
    Inicialmente você deve desmontar totalmente seu cooler, separando todas as partes da base, o que facilita a limpeza final, pois terá que limpar somente a base no final, evitando molhar componentes elétricos.




    Acabamento:
    O acabamento visa remover marcas grosseiras e ranhuras de usinagem da superfície principal do cooler, o que evita o contato total e efetivo de sua base com o die do processador. Primeiramente você deve escolher onde realizar o procedimento, uma bancada ou uma mesa firme que não permita interferir na qualidade do seu movimento. Mesas “mancas” podem prejudicar o lixamento. Apóie o vidro sobre a mesa/bancada, molhe a superfície do vidro, coloque a lixa numero 600 sobre o vidro molhado, molhe a lixa com abundância e em seguida coloque uma porção considerável de um dos líquidos polidores indicados (no caso foi usado o Brasso) Esta é uma das diferenças deste tutorial, o produto polidor foi misturado com a água. As fotos evidenciam as diferenças entre as lixas e o procedimento descrito:



    Os movimentos devem ser suaves, com pouca pressão, e em movimentos circulares. Após fazer 10 movimentos circulares, gire a base 90 graus (1/4 de volta) repita esses 10 movimentos circulares e torne a girar 90 graus (1/4 de volta) até que dê uma volta completa na base. Esse procedimento faz com que o desgaste seja regular e evite inclinamentos ou desgaste excessivo em apenas uma porção. Limpe/lave o vidro e a lixa e repita o processo novamente até que não perceba mais ranhuras grosseiras na base e se visualize uma superfície mais lisa ao toque. Você vai perceber que o desgaste se inicia de fora para dentro, sendo que o centro da base é a ultima a ser alisada, (não se preocupe, tenha paciência que está no caminho certo). Isso tem uma explicação lógica, como os movimentos são circulares a distância percorrida por um ponto na porção mais externa da base será maior que a distância percorrida por um ponto no centro da mesma o qual sofrerá um desgaste menor por percorrer uma distância menor também, não desanime até que o centro esteja totalmente acabado. Alterne sempre os movimento renovando sempre a solução. Troque a lixa quando a mesma estiver com esta aparência:

    Quando notar que já tem uma superfície bem lisa independentemente de estar fosca ou com marcas de lixa em diversas direções passe para a lixa de numero 1200 repetindo todo o procedimento de lixamento como descrito, dessa vez utilizando apenas água e detergente líquido. As fotos a seguir demonstram a superfície após ser lixada com a lixa numero 600, é isso mesmo não se assuste.


    Após lixar com a lixa 1200 como descrito, você deverá limpar bem seu cooler com jatos fortes de água corrente para remoção de todo resíduo grosseiro de material polidor, detergente e foligem do resultante do lixamento. Existe no mercado lixas de numero maior que a 1200 (1500, 2000) com granulação menor ainda, quem tiver a sorte de encontrar onde venda pode se valer de mais uma fase de lixamento, apesar de eu não achar necessário e como vocês mesmos poderão constatar no resultado final. Após a limpeza muito bem executada a base deverá ser muito bem seca, pois pode haver oxidação do metal da base, principalmente se for de cobre como no meu caso, o cobre tem alto potencial de oxidação. Para isso utilize um secador de cabelos na potencia máxima no mínimo por 5 minutos, recomendado usar 10 minutos, não há necessidade de ficar mais que isso. CUIDADO, esse procedimento pode deixar seu cooler exageradamente quente com risco de queimaduras, deixe-o esfriar naturalmente, o que vai demorar um pouco.


    Polimento/Espelhamento:
    Umedeça uma flanela limpa e seca com o produto de polimento de metais escolhido e aplique sobre toda sua base:


    Nesta hora você já vai começar a ver resultados, faça movimentos de vai e vem em apenas um sentido, horizontal, e depois vertical por toda a superfície, usando o dedo indicador com o máximo de pressão possível até que não tenha mais vestígios do material sobre a base. Troque seu dedo de lugar na flanela pois ela ficará literalmente preta, repita quantas vezes achar necessário este procedimento.

    Limpeza:
    Para limpar, passe a flanela limpa sem nenhum produto, também com bastante pressão verticalmente e horizontalmente repetindo o procedimento até que a flanela não fique mais suja e passe mais algumas vezes a flanela limpa com pressão.



    Ao final disso passe chumaços de algodão embebidos em álcool isopropílico até que ele saia limpo sem resíduos e seque também com algodão (esta etapa ainda não foi realizada e não há fotografias demonstrando, ainda serão incluídas)

    Ao final de todos estes procedimentos você deverá ver uma superfície reflexiva como um espelho. Livre de sujeira e impurezas, recomenda-se não tocar nesta superfície evitando engorduramento pelo óleo da pele, o que favoreceria a oxidação. Seu cooler está pronto para ser usado. Veja resultados:


    Este cooler ainda vai passar por um polimento mais criterioso com escova de feltro montada em motor de bancada, com pasta de polimento de restaurações metálicas odontológicas, encontradas em qualquer laboratório de prótese dental, um protético pode realizar tal procedimento caso queira aperfeiçoar seu polimento. (Serão adicionadas fotografias quando for realizado tal procedimento).

    IMPORTANTE: se você não tem paciência de realizar este procedimento todo recomendo não fazê-lo, pois o mesmo necessita de paciência, destreza manual e mais paciência e um pouco mais de paciência. Se tiver animado a fazer esteja em um dia tranqüilo, sem stress, disposto a finalizar o polimento. Para se ter noção eu demorei pouco mais que 1 hora para realizar todo o processo, calcule tempo de sobra sem aperto, não faça na correria, tente fazer com muito carinho, pressa não combina com sucesso e perfeição.

    ***Não me responsabilizo por qualquer dano causado ao seu equipamento ou mesmo quanto ao uso dos produtos citados, pois os mesmos em raros casos podem ser potencialmente irritantes a peles mais sensíveis, em todo caso pode-se utilizar luvas para tanto. Realize o procedimento por sua conta e risco.***
    Última edição por GueD'S : 14-04-2004 às 22:28:34
    Desktop - CM Stacker | Core i7 920 + TRUE Cooper 120 | Asus P6TD Deluxe | 3x2GB GSkill Perfect Storm DDR3 2133 | ATI Radeon 5870 1GB GDDR5 | Ultra X3 1000W reais | DVDRW SATA Samsung SH-S223F | SEAGATE SATAII 2TB 32MB Buffer | Samsung Spinpoint SATAII 1TB 32MB Buffer | SEAGATE SATA II 2x250GB 16MB Buffer em RAID0 | Monitor/TV Samsung 240M HDTV 24'' | Logitech G5 + G25 | Razer Lycoza | Fone e-Dimensional Audio FX 5.1 | Net 4MB/600k
    Quer ganhar 15% desconto na Direct2Drive? Use este cupom

  2. #2
    Radeon HD4870 X2 Avatar de -=HeLL_KiNG=-
    Data de Registro
    Mai 01
    Local
    Japan ^^
    Posts
    9.265
    WOWOWOWOOW

    muito bom tut. gueds,voto p/ficar em destaque,relamente perfeito,pena q aqui nao conheço esses produtos senao faria tbm,fico animal alem de ser funcional

    parabens mano

    belo angulo das shots also
    Quote Originalmente postado por peyton Ver Post
    nd e mais velho q o sistem aosolar seu canalha
    jogando: Skyrim (PS3), Uncharted: Golden Abyss, Ultimate Marvel vs Capcom (PSVita)

    Meus Tópicos:
    Fallout 3 - Lista de perks em português.

  3. #3
    GeForce 9800 GT Avatar de Rainor
    Data de Registro
    Out 01
    Local
    Porto Alegre
    Posts
    2.157
    Ótimo serviço GueD'S. Esse tópico deve ficar em destaque.
    Athlon XP 2200+, MoBo ASUS A7V8X-X, 512 DDR 333, Radeon 9500 PRO 128, CD-RW Optorite, HD Sansung 80 GB 7200 rpm, Monitor Sansung 17". Turbo 600 ADSL

  4. #4
    Banido Avatar de Di Doido
    Data de Registro
    Mai 03
    Local
    Slow Night so Long
    Posts
    1.135
    uau!!!


    parabens....

  5. #5
    Equipe GB Avatar de Raybon
    Data de Registro
    Jul 03
    Local
    RS
    Posts
    3.563
    Otimo topico gued's, apesar de dar muito trabalho, acho que compensa sim...ja diminuindo a temp do processador um pokinho ...

    R\B
    .
    .
    "No dia mais claro, na noite mais densa, o mal sucumbirá ante a minha presença. Todo aquele que venera o mal há de penar, quando o poder do Lanterna Verde enfrentar."

  6. #6
    Administrador Avatar de BatZ
    Data de Registro
    Mai 01
    Local
    Redação - GB
    Posts
    6.177
    q beleza, Gued´s!!! ótimo tutorial, já é destaque!!

    []´s
    Claudio "BatZ" Batistuzzo / Equipe GamesBrasil
    http://www.gamesbrasil.com.br

    |Sugestões e Reclamações Sobre o Novo Fórum |

    Coerência acima de tudo!

  7. #7
    Administrador Avatar de GueD'S
    Data de Registro
    Dez 02
    Local
    Sete Lagoas, Brazil
    Posts
    6.504
    Ae galera valeu pelos comentários positivos, espero que com isso aumente um pouco mais o interesse de contribuir com essa parte de hardware, mais massivamente, tá certo q o enfoque da GB é Games, mas uma sessão de hardware mais interessante seria de muita valia pra todos até como fonte de pesquisa, que legal q o tópico foi pra destaque mais gente pode vê-lo e até contribuir para melhorá-lo, já que falta alguma coisa como resultados práticos como testes e tals, vamo aguardar a boa vontade de quem puder testar isso ae pra gente, Valeu
    Desktop - CM Stacker | Core i7 920 + TRUE Cooper 120 | Asus P6TD Deluxe | 3x2GB GSkill Perfect Storm DDR3 2133 | ATI Radeon 5870 1GB GDDR5 | Ultra X3 1000W reais | DVDRW SATA Samsung SH-S223F | SEAGATE SATAII 2TB 32MB Buffer | Samsung Spinpoint SATAII 1TB 32MB Buffer | SEAGATE SATA II 2x250GB 16MB Buffer em RAID0 | Monitor/TV Samsung 240M HDTV 24'' | Logitech G5 + G25 | Razer Lycoza | Fone e-Dimensional Audio FX 5.1 | Net 4MB/600k
    Quer ganhar 15% desconto na Direct2Drive? Use este cupom

  8. #8
    Moderador Avatar de -=|R.R.|=-
    Data de Registro
    Fev 04
    Local
    Rio das Ostras, Brazil
    Posts
    8.918
    ótimo tutorial kra!!!!! deve ter dado um trabalhão hein!?

    Pena q eu num tenho a menor paciencia pra fazer isso...

    Tem cooler q não precisa polir, ou é bom fazer em todos?

    Tem gente q faz esse serviço pra preguiçosos e medrosos como eu???


    Regras do Fórum - Importante

    Core2Quad Q8400@3.00GHz / abit IP35 P / eVGA GTX 460 1GB / 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix Tracer + 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix / 1 TB Samsung SATA II / Ultra X-Connect 500W Black

  9. #9
    GeForce GTX 280 Avatar de Bolovo
    Data de Registro
    Set 03
    Local
    Sampa e Sanja
    Posts
    4.454
    Originalmente enviada por -=|R.R.|=-
    Tem gente q faz esse serviço pra preguiçosos e medrosos como eu???
    Manda pro Gueds msm!!!

    Eu vo manda meu 21B pra ele qnd eu comprar, so pra polir

    A[B]'s
    1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10
    OVOLOB Corporation

  10. #10
    GeForce 9800 GT Avatar de Gera
    Data de Registro
    Ago 03
    Local
    Vinhedo - SP
    Posts
    2.004
    Parabens Gued's!!!

    ainda bem q o meu nao tem q Polir... eu nao teria saco...
    E8400 3Ghz @ 3.6Ghz 1.23v / Zalman CNPS7000A + ZM-CS1 / GigaByte P35-DS3R / MSI OC 8800GT / 2x2Gb Buffalo DDR2 800 @ 800 1.9v / Seagate 500Gb 32MB / Hitachi 80Gb / Satellite 600W / Speedy 2048/320

  11. #11
    Equipe GB Avatar de Raybon
    Data de Registro
    Jul 03
    Local
    RS
    Posts
    3.563
    Qual o custo do material pra polir?

    R\B
    .
    .
    "No dia mais claro, na noite mais densa, o mal sucumbirá ante a minha presença. Todo aquele que venera o mal há de penar, quando o poder do Lanterna Verde enfrentar."

  12. #12
    Radeon HD4870 Avatar de Rafinha
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Ourinhos-SP
    Posts
    3.165

    Simplesmente incrível Gued´s!! Melhor tópico dos últimos tempos aki na GB, sem noção! Parabéns!
    Mas dá um trabalho em hehe, eu nem me animo a fazer isso!
    Q6600@3.0Ghz
    ABIT IP35-PRO
    4GB RAM Corsair XMS2 DDR2800
    XFX 8800GTS 512MB G92

  13. #13
    Equipe GB Avatar de Raybon
    Data de Registro
    Jul 03
    Local
    RS
    Posts
    3.563
    Polir o cooler eh o de menos, pior eh conseguir todo esse material ae ...

    R\B
    .
    .
    "No dia mais claro, na noite mais densa, o mal sucumbirá ante a minha presença. Todo aquele que venera o mal há de penar, quando o poder do Lanterna Verde enfrentar."

  14. #14
    Coladorador Avatar de F0rbIz0n
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    Pennsylvania Avenue, 1.600
    Posts
    4.203
    Originalmente enviada por Raybon
    Qual o custo do material pra polir?

    R\B
    Também quero saber.




    Ótimo tutorial! Parabens
    PC1 - HP DV6358SE - Windows XP SP3 / Ubuntu 8,04
    PC2 - LG 22" L226wt, XP 2400+, 768mb ddr266, Abit ATI Radeon 9550 128mb/128bits, ABIT KV7, 120GB Seagate ATA, Seventeam 420w, Samsung SH203b SATA, WIN XP SP2

  15. #15
    Administrador Avatar de GueD'S
    Data de Registro
    Dez 02
    Local
    Sete Lagoas, Brazil
    Posts
    6.504
    Originalmente enviada por Gera
    Parabens Gued's!!!

    ainda bem q o meu nao tem q Polir... eu nao teria saco...
    Bom vamos lá

    Lixas 600 = R$0,80 Loja de materia de pintura - (residencial ou automotiva)
    Lixas 1200 = R$2,40
    Brasso R$ = R$6,00 (Supermercado)
    Placa de vidro vc não precisa gastar com ela (no meu caso usei aquela tampa de vidro da gaveta de legumes da geladeira UAhuAHUhAUhuAH)
    Alcool isopropilico = R$1,70 (50ml), (farmácia de manipulação)
    Os outros materiais vc encontra em casa mesmo (detergente, flanela, chave de fenda/philips, algodão e secador de cabelo)
    Última edição por GueD'S : 26-05-2004 às 01:51:49
    Desktop - CM Stacker | Core i7 920 + TRUE Cooper 120 | Asus P6TD Deluxe | 3x2GB GSkill Perfect Storm DDR3 2133 | ATI Radeon 5870 1GB GDDR5 | Ultra X3 1000W reais | DVDRW SATA Samsung SH-S223F | SEAGATE SATAII 2TB 32MB Buffer | Samsung Spinpoint SATAII 1TB 32MB Buffer | SEAGATE SATA II 2x250GB 16MB Buffer em RAID0 | Monitor/TV Samsung 240M HDTV 24'' | Logitech G5 + G25 | Razer Lycoza | Fone e-Dimensional Audio FX 5.1 | Net 4MB/600k
    Quer ganhar 15% desconto na Direct2Drive? Use este cupom

  16. #16
    Coladorador Avatar de F0rbIz0n
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    Pennsylvania Avenue, 1.600
    Posts
    4.203
    1 litro de Alcool Ispopropilico é 35 reais na farmacia aqui...
    PC1 - HP DV6358SE - Windows XP SP3 / Ubuntu 8,04
    PC2 - LG 22" L226wt, XP 2400+, 768mb ddr266, Abit ATI Radeon 9550 128mb/128bits, ABIT KV7, 120GB Seagate ATA, Seventeam 420w, Samsung SH203b SATA, WIN XP SP2

  17. #17
    Administrador Avatar de GueD'S
    Data de Registro
    Dez 02
    Local
    Sete Lagoas, Brazil
    Posts
    6.504
    Originalmente enviada por F0rbIz0n
    1 litro de Alcool Ispopropilico é 35 reais na farmacia aqui...
    Eita fui hoje numa farmácia de manipulação aqui e comprei 50ml por R$1,70. Farmácia de manipulação ownz!!!
    Desktop - CM Stacker | Core i7 920 + TRUE Cooper 120 | Asus P6TD Deluxe | 3x2GB GSkill Perfect Storm DDR3 2133 | ATI Radeon 5870 1GB GDDR5 | Ultra X3 1000W reais | DVDRW SATA Samsung SH-S223F | SEAGATE SATAII 2TB 32MB Buffer | Samsung Spinpoint SATAII 1TB 32MB Buffer | SEAGATE SATA II 2x250GB 16MB Buffer em RAID0 | Monitor/TV Samsung 240M HDTV 24'' | Logitech G5 + G25 | Razer Lycoza | Fone e-Dimensional Audio FX 5.1 | Net 4MB/600k
    Quer ganhar 15% desconto na Direct2Drive? Use este cupom

  18. #18
    Coladorador Avatar de F0rbIz0n
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    Pennsylvania Avenue, 1.600
    Posts
    4.203
    Originalmente enviada por GueD'S
    Eita fui hoje numa farmácia de manipulação aqui e comprei 50ml por R$1,70. Farmácia de manipulação ownz!!!
    Era 8 pila 100 ml aqui, eu tava pesquisando pra meter na minha lente do cd-r
    PC1 - HP DV6358SE - Windows XP SP3 / Ubuntu 8,04
    PC2 - LG 22" L226wt, XP 2400+, 768mb ddr266, Abit ATI Radeon 9550 128mb/128bits, ABIT KV7, 120GB Seagate ATA, Seventeam 420w, Samsung SH203b SATA, WIN XP SP2

  19. #19
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Brain_RJ
    Data de Registro
    Mar 04
    Local
    Rio de Janeiro
    Posts
    678
    Parabéns GueD'S!!!

    Muito bom o tutorial

    Vou procurar pelos materiais por aqui e ver quanto saem os produtos.

    Valeu!
    "Uma mente que se abre para uma nova idéia, jamais retornará ao seu tamanho original."

  20. #20
    Colaborador Avatar de Fenris Wolf
    Data de Registro
    Jan 03
    Local
    With YO MAMA!
    Posts
    4.129
    Gued's, meus parabéns.
    Tópico de extrema qualidade. Fotos esclarecedoras e tutorial muito bem escrito.
    Só elogios.

    Fiquei pasmo quando vi a moeda de cinqüenta centavos total e perfeitamente refletida na base do cooler.

    Mas tenho apenas uma pergunta: Por que colocar todo o material e executar o polimento sobre uma base de vidro? Somente para não sujar a mesa?

    []s
    Leia a minha coluna - Diário de Estagiário:
    http://www.investidura.com.br/biblio...stagiario.html

    PC:
    Intel Core 2 Duo E6850 - Asus P5K Deluxe - 2x 2GB DDR2 1002Mhz - [OCZ SSD Core Series V2 60Gb + Seagate 500GB SATA 32Mb Buffer] - XFX GeForce 9800GT 512MB GDDR3 - Seventeam 620W Real

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •