Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Mostrando resultados 1 até 20 de 31

Tópico: Caso dos exploradores de Caverna

  1. #1
    Equipe GB Avatar de Phantom
    Data de Registro
    Mai 01
    Posts
    174

    Caso dos exploradores de Caverna

    Galera quem aqui fez ou faz Direito? Acho que praticamente todo estudante de Direito deve ter lido o livrinho sobre esse caso. Comigo não seria diferente. hehehe =P

    Pois bem pra quem não sabe o caso é o seguinte (resumidamente):

    Um grupo de 5 jovens resolvem explorar uma caverna, mas durante o tempo que eles permanaceram lá dentro a entrada da caverna desmorona e eles ficam presos. Após alguns dias o resgate chega e com um rádio eles conseguem se comunicar com o mundo exterior. Através do rádio eles descobrem que se levaria aproximadamente 30 dias pra serem retirados lá de dentro, massssss a comida só ia durar uns 15.

    Então um deles propoe que escolham na sorte qual dos integrantes do grupo será morto para servir de alimento para os outros. Só que um pouco antes de começar o sorteio o kra que propos desiste de participar, falando que eles deviam esperar um pouco mais, o resto não aceita e decidem continuar o sorteio. No fim o que propos o jogo acabou perdendo e sendo morto.

    Assim que eles são libertados o ministério público os acusa de assassinato. Cuja pena é a morte.




    Ai fica a pergunta, o que vocês fariam? Condenariam os jovens a morte, ou considerariam eles inocentes???

    Eu tenho que fazer um trabalho condenando eles a morte. Assim que tiver pronto meu parecer eu posto pra vocês.


    Membro vitalício da GB!

  2. #2
    Banido Avatar de Du Doido
    Data de Registro
    Mai 03
    Posts
    0

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Quote Originalmente postado por Phantom
    Eu tenho que fazer um trabalho condenando eles a morte. Assim que tiver pronto meu parecer eu posto pra vocês.
    AuahUhAUhAUIH Naturalismo RULA!!!!

    Uai, claro que eles tem que ser condenados a morte, afinal, violaram um direito natural do homem, que eh a vida. Nao importa se com a carne de outro eles sobreviveriam por mais tempo. Nao se pode tirar a vida de um, mesmo que seja em beneficio de outros, a nao ser em casos de tragedia e bla, bla, bla... mas ae eu to indo longe demais. O importante eh isso, no direito natural a vida do homem eh algo inviolavel em qlq circunstacia!

  3. #3
    GeForce GTX 280 Avatar de Bolovo
    Data de Registro
    Set 03
    Local
    Sampa e Sanja
    Posts
    4.454

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Eu comeria o cerebro do Juiz!

    huaeuhIAEIuhAEOINK
    1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10
    OVOLOB Corporation

  4. #4
    Equipe GB Avatar de Phantom
    Data de Registro
    Mai 01
    Posts
    174

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Quote Originalmente postado por Du Doido
    AuahUhAUhAUIH Naturalismo RULA!!!!

    Uai, claro que eles tem que ser condenados a morte, afinal, violaram um direito natural do homem, que eh a vida. Nao importa se com a carne de outro eles sobreviveriam por mais tempo. Nao se pode tirar a vida de um, mesmo que seja em beneficio de outros, a nao ser em casos de tragedia e bla, bla, bla... mas ae eu to indo longe demais. O importante eh isso, no direito natural a vida do homem eh algo inviolavel em qlq circunstacia!
    Hummm bem assim não. Isso ai da muita discução, só pra você ter idéia eu vou defender o positivismo, que no caso é a pena de morte. Já os Naturalista vão defender a não condenação ou uma pena mais branda por pensar no quesito de justiça acima de tudo. Seria justo os 5 morrerem? Ou seria mais justo um morrer para salvar 4? E no caso foi um sortei em que os 5 a principio aceitaram, logo o que ia morrer estava ciente dessa possibilidade.

    Seria muito bom ler os 5 pareceres que tem no livro, 2 a favor, 2 contra e uma abstenção.


    Membro vitalício da GB!

  5. #5
    Banido Avatar de Du Doido
    Data de Registro
    Mai 03
    Posts
    0

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Quote Originalmente postado por Phantom
    Hummm bem assim não. Isso ai da muita discução, só pra você ter idéia eu vou defender o positivismo, que no caso é a pena de morte. Já os Naturalista vão defender a não condenação ou uma pena mais branda por pensar no quesito de justiça acima de tudo. Seria justo os 5 morrerem? Ou seria mais justo um morrer para salvar 4? E no caso foi um sortei em que os 5 a principio aceitaram, logo o que ia morrer estava ciente dessa possibilidade.

    Seria muito bom ler os 5 pareceres que tem no livro, 2 a favor, 2 contra e uma abstenção.
    verdaaaaadeee aiuhaiuhaiau troquei as bolas... normal, Filosofia do Direito nunca foi meu forte nao! Parei na Republica de Platão (ce deve ter lido)!

    Mas dando continuidade ao assunto, me diz exatamente qual eh sua posiçao pessoal em relaçao a isso... ae a gente discute! hehehe

  6. #6
    GeForce GTX 280 Avatar de Mantrhax
    Data de Registro
    Fev 02
    Local
    Atualpa-Random
    Posts
    4.051

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Mas sao Burros hein ?

    Porque nao foram tirando filezinho aos poucos, inguem ia morrer e dava pra comer pelos 15 dias

    Bah.... condenados por burrice
    "A crença das pessoas é inversamente proporcional a sua inteligencia."- Mantrhax 2001
    |-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|
    *****************************
    _Mantrhax BattleField 2 Stats_
    *****************************

    |-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|-|
    .............BattleField 2 Stats............
    RAHaha! e6300+OC > FX62 RAHaha!

  7. #7
    Moderador Avatar de -=|R.R.|=-
    Data de Registro
    Fev 04
    Local
    Rio das Ostras, Brazil
    Posts
    8.918

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Sim eu tenho o livro aqui tive que comprar hehehehe fizemos um tribunal durante a aula e eu era um dos promotores hehehehe ah foram condenados a morte na forca hauhauahuahuahuahuah a defesa se fudeu hauahauhahauhauahuha
    Regras do Fórum - Importante

    Core2Quad Q8400@3.00GHz / abit IP35 P / eVGA GTX 460 1GB / 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix Tracer + 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix / 1 TB Samsung SATA II / Ultra X-Connect 500W Black

  8. #8
    Colaborador Avatar de bluR
    Data de Registro
    Nov 03
    Posts
    3.069

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    deviam ter dito q o kara perdeu e se matou..
    e nao q eles mataram o kara
    aehaiuhauuia hau
    bluR@Flickr
    bluR@Last.fm

    PSN ID: felipelutz

  9. #9
    Radeon X1900 XTX Avatar de #$pectru$#
    Data de Registro
    Mai 02
    Local
    Ourinhos - SP|Arapongas - PR
    Posts
    1.139

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Quote Originalmente postado por bluR
    deviam ter dito q o kara perdeu e se matou..
    e nao q eles mataram o kara
    aehaiuhauuia hau

    existe um negocio chamado PERÍCIA da polícia q geralmente investiga corpos,evidencias em geral.....acho q seria possivel ver a marca de um dente humano ou de uma faca na carne/osso do cadaver


    qto ao tema principal do tópico, acho q se o cara "desistiu" entaum ele não deveria ter sido "comido" e tb não teria do direito de "comer"




    #$pectru$#
    #$pectru$#

  10. #10
    Colaborador Avatar de bluR
    Data de Registro
    Nov 03
    Posts
    3.069

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Quote Originalmente postado por #$pectru$#
    existe um negocio chamado PERÍCIA da polícia q geralmente investiga corpos,evidencias em geral.....acho q seria possivel ver a marca de um dente humano ou de uma faca na carne/osso do cadaver


    qto ao tema principal do tópico, acho q se o cara "desistiu" entaum ele não deveria ter sido "comido" e tb não teria do direito de "comer"




    #$pectru$#
    ué..
    ele se "matou", e eles comeram depois..
    ele se "sacrificou"..
    pronto..

    soh nao vai tb matar o kara com 4 punhaladas nas costas e dizer q foi suicidio neh..
    bluR@Flickr
    bluR@Last.fm

    PSN ID: felipelutz

  11. #11
    Equipe GB Avatar de Phantom
    Data de Registro
    Mai 01
    Posts
    174

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Quote Originalmente postado por Du Doido
    verdaaaaadeee aiuhaiuhaiau troquei as bolas... normal, Filosofia do Direito nunca foi meu forte nao! Parei na Republica de Platão (ce deve ter lido)!

    Mas dando continuidade ao assunto, me diz exatamente qual eh sua posiçao pessoal em relaçao a isso... ae a gente discute! hehehe

    Ainda não li a Republica não, mas pretendo, assim como um monte de outros livros.

    Quando eu tiver meu argumento fundamentado eu posto aqui pra vc dar uma olhada.


    Membro vitalício da GB!

  12. #12
    Radeon 7500 Avatar de Sarge
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    São Paulo - SP
    Posts
    50

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Fala cara, faço Direito também.

    Que ano vc tá?

    Como você disse, temos 2 opções pro caso...

    A necessidade pra sobreviver em situações de emergência, permite até que você mate o outro. Por outro lado, acredito que mesmo na necessidade o trauma de matar alguém ou de ao menos pensar e planejar em algum modo de matar merece atenção. Essas pessoas deveriam passar por algum tipo de recuperação, não? Não digo carcerário, mas quem sabe com algumas consultas com o Du Doido!

    Abraços!
    AMD Athlon XP3000+
    2048MB
    Radeon 9800

  13. #13
    GeForce 8800 GS Avatar de Sizemore
    Data de Registro
    Jul 04
    Posts
    1.437

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Quote Originalmente postado por Sarge
    Essas pessoas deveriam passar por algum tipo de recuperação, não? Não digo carcerário, mas quem sabe com algumas consultas com o Du Doido!
    Abraços!
    Porra,aí é que elas vão preferir ter morrido!

  14. #14
    Radeon 9800 XT Avatar de DR X
    Data de Registro
    Dez 04
    Local
    Curitiba
    Posts
    373

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    A defesa deve usar a questão do estado de necessidade, pois precisavam comer para não morrerem.

    O problema é que no livro diz que o cara desistiu... então não deveria ter sido morto!

    E outra coisa que tem no livro é que pra tirar os FDP do buraco... uns 30 carinhas morreram soterrados!

    É meio complicado falar em direito positivo regulando esta situação... pois eles estavam fora do "ius imperium"... ali, naquela situaçao não era possível cobrar outra conduta senão a de sobreviver!

    Ou eles comiam alguém... ou morreriam todos!
    No livro eles foram condenados, mas eu não os condenaria naum!

    PS isto não é matéria de FILOSOFIA do Direito e sim de Introdução ao Estudo do Direito
    Mon. 17 LG FLATRON ez T710SH
    Mouse MX 510 Logitech
    Gravador de DVD 4120B A115 LG
    Gravador de CD 4480B LG @ 4520B
    Placa de Som Sound Blaster Audigy
    Geforce Ti 4200 @ Ti 4400++
    MOBO A7S333 com 1 GB
    AThlon XP 1800 @ 2200
    HD Maxtor 120 GB
    Cooler Thermaltake Silent Boost
    Caixas de Som 5.1 SBS 560
    Pixelview - PlayTV MPEG2
    BRturbo 600/300


    Powered by PS2 Matrix e XBOX Alladin

  15. #15
    GeForce 8800 GS Avatar de Salim
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    Campo Grande MS
    Posts
    1.387

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    mas a vitima não aceitou servir de alimento? hauahau eles deviao ter pego uma declaraçao do finado falando que topava e tau ne
    xbox live salimrv

  16. #16
    Radeon 9800 XT Avatar de DR X
    Data de Registro
    Dez 04
    Local
    Curitiba
    Posts
    373

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    com relação ao estado de necessidade, pouco importa o consentimento ou não da vítima!
    Mon. 17 LG FLATRON ez T710SH
    Mouse MX 510 Logitech
    Gravador de DVD 4120B A115 LG
    Gravador de CD 4480B LG @ 4520B
    Placa de Som Sound Blaster Audigy
    Geforce Ti 4200 @ Ti 4400++
    MOBO A7S333 com 1 GB
    AThlon XP 1800 @ 2200
    HD Maxtor 120 GB
    Cooler Thermaltake Silent Boost
    Caixas de Som 5.1 SBS 560
    Pixelview - PlayTV MPEG2
    BRturbo 600/300


    Powered by PS2 Matrix e XBOX Alladin

  17. #17
    Radeon 7500 Avatar de Sarge
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    São Paulo - SP
    Posts
    50

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Acho que um detalhe que deve ser levado em conta, é que houve o planejamento do homicidio.
    AMD Athlon XP3000+
    2048MB
    Radeon 9800

  18. #18
    Equipe GB Avatar de Phantom
    Data de Registro
    Mai 01
    Posts
    174

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Sarge eu to no primeiro semestre. Cabei de começar o curso.

    Eh houve planejamento, o que eu mais levo em conta é que o cara desistiu, e mesmo não desistindo, um contrato não pode prevalecer sobre uma norma constitucional. Se matar é crime, você não pode realizar um acordo em que autorize alguém a te matar.

    E se o cara que foi morto resolvesse brigar pela sua vida e mata-se um dos outros, eu teria que ignorar a legitima defesa?

    Quero só ver no dia do debate


    Membro vitalício da GB!

  19. #19
    Radeon 7500 Avatar de Sarge
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    São Paulo - SP
    Posts
    50

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Onde se faz Direito, Phantom?
    AMD Athlon XP3000+
    2048MB
    Radeon 9800

  20. #20
    Radeon HD4870 Avatar de Juquinha
    Data de Registro
    Dez 01
    Posts
    3.225

    Re: Caso dos exploradores de Caverna

    Hey Phantom, eu faço Direito também!

    Eu os consideraria inocentes, pois houve consentimento do grupo e etc.

    Se eles não fizessem esse "acordo", todos morreriam provavelmente.
    PC: Biostar TPower I55 || Core i5 750 Stock || ECS Geforce GTS 450 1GB Black || Corsair XMS3 2x2GB DDR3 1333 MHz || HD Seagate Barracuda 500GB 7200.12 || Corsair VX 450W
    Jogando: Fallout 3

    - Malandro é o pato, que já nasce gingando e falando “coé, coé”.
    - A putaria não se encontra situada meramente num espaço físico, mas sim transcende, do espírito daqueles que exploram e gostam.

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •