Mostrando resultados 1 até 7 de 7

Tópico: Computador travando do nada. Como descubro a causa?

  1. #1
    Radeon 7500 Avatar de CoyCoyote
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    No limbo...
    Posts
    55

    Computador travando do nada. Como descubro a causa?

    Salve galera do fórum!

    Estou com um problema extremamente irritante. Final do ano passado troquei minha placa mãe e placa de vídeo para uma ABIT AN8 e uma ATI RADEON X800XL. Só q desde então isto têm se tornado uma grande dor de cabeça, pois meu sistema tem travado constantemente e de forma muito aleatória (e uma vez ou outra reinicia)! E o pior, tem degradado meu sistema! Por exemplo, uma vez travou enquanto fazia um pequeno download e como resultado meu firefox ñ consegue mais baixar arquivos; numa outra vez travou enquanto eu transferia um arquivo de uma pasta para outra e desde então toda vez q tentava acessar a pasta o comp travava, só foi resolvido quando acessei a pasta a partir do meu sistema operacional reserva (tenho o windows xp instalado em 2 HDs) e apaguei os arquivos q estavam sendo transferidos.

    Bom, alguns dados para q vcs possam me ajudar:
    -placa-mãe ABIT AN8
    -placa de vídeo ATI RADEON X800XL
    -processador Athlon 4000+
    -memórias 1Gb Corsair value (4 pentes de 256Mb)
    -placa de som Creative X-Fi Platinium
    -placa de modem USRobotics
    -DVD-RW Plextor PX-716A
    -hard-disks 2 IDE e 3 SATA
    -fonte Thermaltake 480W W0011

    O computador ñ tavava antes de mudar a placa mãe e a placa de vídeo (EPOX 9NDA3 e ATI Radeon 9800 PRO).
    Apesar da AN8 ser 24 pinos, está ligado na fonte de 20 pinos sem adaptador. Fiz isso pq o manual da ABIT disse q posso fazê-lo.
    Já atualizei para a última BIOS disponível. Tive q fazê-lo para poder instalar a placa de som.
    Ñ faço overclocks.

    O q vcs acham q pode ser? É mesmo a placa-mãe? Devo trocar de fonte? Ou será q o problema está em outro lugar? Serão as memórias (q funcionavam bem na placa-mãe anterior)?

    Vcs acham q rodando programas q façam testes de stress específicos na memória, processador, etc, consigo descobrir o problema? Alguém conhece programas tais programas(se é q existem)?

    Pô, sacanagem! Escolhi comprar uma placa-mãe da ABIT pq já tive boas experiências com uma no passado, era altamente estável e era tudo o q queria, um sistema q ñ desse problemas.

    Desde já agradeço qq sugestão!
    Última edição por CoyCoyote : 21-02-2006 às 02:22:23 Motivo: corrigir o modelo da fonte

  2. #2
    GeForce 9600 GT Avatar de c0m4nch3
    Data de Registro
    Jul 02
    Posts
    1.687

    Re: Computador travando do nada. Como descubro a causa?

    Bom...antes de trocar mobo, vc instalava alguns drivers do mobo antigo neh?
    E agora trocou mobo pra melhor, mas podia haver o conflito entre drivers antigos e perifericos até VGA deste mobo. Entao vc tem q desinstalar aqueles drivers desnecessarios. Acho q eh este problema.
    Pra ficar mais limpo, reinstalar sistema operacional.

  3. #3
    Radeon 7500 Avatar de CoyCoyote
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    No limbo...
    Posts
    55

    Re: Computador travando do nada. Como descubro a causa?

    Quote Originalmente postado por Comanche
    Bom...antes de trocar mobo, vc instalava alguns drivers do mobo antigo neh?
    E agora trocou mobo pra melhor, mas podia haver o conflito entre drivers antigos e perifericos até VGA deste mobo. Entao vc tem q desinstalar aqueles drivers desnecessarios. Acho q eh este problema.
    Pra ficar mais limpo, reinstalar sistema operacional.

    Quando troquei a motherboard e a placa de vídeo fiz backup dos meus arquivos, formatei o HD e reinstalei o windows XP. Ñ acredito q seja isso pq instalei o windows XP em dois HDs e em ambos o comp trava!

  4. #4
    Radeon 9700 Pro Avatar de Diabolo
    Data de Registro
    Jun 05
    Posts
    254

    Re: Computador travando do nada. Como descubro a causa?

    Tá usando RAID? Testo um HD separado ou só SATA ou só IDE? Testo usa menos pentes de RAM ao mesmo tempo? Tá parecendo mais uma frescura de placa mãe, hoje em dia essas placa mãe andam frescas, com lista de fabricantes de RAM compatíveis e as vezes problema de incompatibilidade com VGAs (mas aí o PC nem liga).
    Contra burgues, vote 26!

  5. #5
    Radeon 7500 Avatar de CoyCoyote
    Data de Registro
    Jan 04
    Local
    No limbo...
    Posts
    55

    Re: Computador travando do nada. Como descubro a causa?

    Quote Originalmente postado por Diabolo
    Tá usando RAID? Testo um HD separado ou só SATA ou só IDE? Testo usa menos pentes de RAM ao mesmo tempo? Tá parecendo mais uma frescura de placa mãe, hoje em dia essas placa mãe andam frescas, com lista de fabricantes de RAM compatíveis e as vezes problema de incompatibilidade com VGAs (mas aí o PC nem liga).
    Ñ estou usando raid.

    Testei um HD separado, um SATA e um IDE.

    Testei menos pentes de RAM ao mesmo tempo.

    Espero q ñ seja frescura de placa-mãe, pq senão vou ter q trocar ou as memórias, ou a placa-mãe (q uma amiga trouxe dos EUA).

    Mas valeu pelo toque! Vou procurar pela net casos de incompatibilidade.

  6. #6
    GeForce 6800 Ultra Avatar de MacLogan
    Data de Registro
    Jul 04
    Local
    Itajubá - MG
    Posts
    571

    Re: Computador travando do nada. Como descubro a causa?

    tenta ver no manual da placa pra saber qual tipo de barramento de memória ela é compatível, incompatibilidade pode ser o seu problema
    "Grande é o planeta Mengão, o resto são satélites atraídos pela nossa órbita"

  7. #7
    Radeon X1800 XL Avatar de gogorgoll
    Data de Registro
    Ago 04
    Local
    SP/São Paulo
    Posts
    763

    Re: Computador travando do nada. Como descubro a causa?

    Faça o seguinte:
    -Desligue todos os drives
    -Remova todos os pentes de memória
    -Remova todas as placas avulsas menos a de vídeo

    Ligue um drive de CD, coloque apenas 1 pente de memória e boote com o memtest86 http://www.memtest.org/ (pode ser em disquete também ao invés de cd)

    Deixe rodando por uma meia hora... se o teste se completar sem erros por umas vezes consecutivas, ligue um dos hds com windows e comece a usar.

    Se o micro travar denovo, tente com uma outra placa de vídeo. Se mesmo assim travar denovo... veja se vc consegue trocar essa placa mãe que a coisa tá feia

    Mas, se o micro não resetar você vai inserir de volta peça a peça e continuar usando com o intuito de travar a máquina

    vai fazendo isso até descobrir o que te causa esse problema

    (deu pra entender? escrever com sono não é bom)
    Intel Pentium E5200|ECS P45T-A
    Powercolor HD4870 512MB|2x Kingston 2gb DDR2 800|Pioneer DVD-RW 110D
    2x Samsung 320GB SATAII + 2x Samsung 750GB SATAII
    Seagate 1TB SATAII + Samsung 1.5TB SATAII
    Corsair VX 550W|Chieftec BH-01B-B-B

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •