Bom, tem quase um ano que to pra fazer este tópico e até que enfim saiu =D.

O intuito aqui é apenas exemplificar como se constrói um, pois na realidade tutoriais mais bem elaborados e com conceitos físicos e até químicos são encontrados na internete afora. O que vou relatar aqui é como eu construí o meu e algumas vantagens em se ter e usar este tipo de refrigeração, quebrando alguns mitos.

A princípio, e resumidamente, irei explicar que existem duas maneiras de se fazer um sistema de refrigeração a água, um deles com reservatório e outro sem reservatório, este na minha opinião é um sistema mais seguro e foi o escolhido por mim. Os demais componentes são praticamente os mesmos e variam em qualidade/marcas.

Para se montar um Water Cooler são necessários algumas peças, listadas abaixo.

Componentes:

-Water Block(s)
-Bomba(s)
-Radiador(es)
-Fans
-Mangueira
-Reservatório (Opcional ao respiro)
-Respiro (Opcional ao reservatório)
-Água destilada
-Antioxidante/Anticorrosivo (Líquido para Radiador)
-Algumas braçadeiras e conectores


-Water Block

Podem ser de alumínio ou de cobre, sendo este último o mais eficiente e o mais usado.
Water blocks podem ser utilizados nos processadores, nos GPUs e em chipsets, hoje já existem blocks até para as memórias rams. Existem sistemas com um looping (circuito) apenas para cada componente ou até mesmo para todos juntos, quando existe mais de um looping se faz necessário o uso de mais radiadores ou um maior, devido a maior quantidade de calor a ser dissipado e até mesmo mais de uma bomba, ou uma mais potente, para suportar um maior fluxo de água.

Os blocks tem variadas formas e tamanhos, sendo bem diversificado também o percurso que a água faz dentro deles. Percursos com ângulos arredondados favorecem um melhor fluxo da água, já que percursos com ângulos retos favorecem a formação do efeito redemoinho estagnando a água nesses locais e diminuindo a eficácia da dissipação. Os blocks também variam no método de chegada da água que podem ser ou por um tubo único ou por um crivo acoplado na entrada, não entrarei em detalhes quanto a isso.
Este water block é fabricado no Brasil pela Watercooler BR, representada pelo Fred:






-Bombas

Um dos componentes mais importantes do sistema, pois elas quem determinam o fluxo de água que irá passar pelo block retirando calor. Bombas com maior coluna de água ("pressão") são mais eficientes, o que não quer dizer que a potência maior represente a mesma coisa. A coluna de água é medida da seguinte maneira, é acoplada uma mangueira na bomba e essa mangueira é colocada na vertical, quanto mais a água subir nessa mangueira mais eficiente teoricamente é a bomba, o ideal para um sistema de refrigeração de pcs seria entre 2 a 3 metros de coluna de água (altura que a água sobe).

Podem ser 110, 220 e 12 Volts. O inconveniente das bombas de alimentação independente (110/220v) é que devem ser ligadas antes do pc, inconveniente este que pode causar, das duas uma, ou vc esquecer de ligar e deixar funcionar sem refrigeração causando até mesmo a perda do componente que estaria sendo dissipado ou ficar ligado direto, um gasto de energia desperdiçado e um desgaste do equipamento em vão. A vantagem das bombas com alimentação 12volts é que elas podem ser ligadas diretamente na placa mãe ligando e desligando junto com o pc evitando os inconvenientes citados antes, foi também esta a minha escolha.

As bombas podem ser submersas ou emersas, isso vai depender se o sistema usa reservatório ou não, pois elas ficam dentro deles e funcionam dentro da água, alguns modelos de bombas de aquário podem ser usadas. A vantagem de uma bomba que funciona fora do reservatório é que o calor gerado por ela não passa para a água, tornando assim o sistema mais eficiente. Se funcionar dentro dágua devem existir compensações, como um radiador mais eficiente.

As bombas eu encomendei direto do fabricante canadense a C-Systems que fabrica as "Danger Den" Bombas de pequeno porte, (5x5x5cm) alta coluna dágua e totalmente silenciosas, específicas para water coolers. Como elas vieram sem espigões eu tive que mandar usinar em Teflon, material que não danificaria o material da bomba caso houvesse aperto excessivo e o teflon como é maleável a sua adaptação e vedamento é melhor. Segui as especificações da rosca da bomba pra mandar fazer a rosca dos espigões ficarem o mais adaptadas possível.