Mostrando resultados 1 até 12 de 12

Tópico: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

  1. #1
    GeForce 2 GTS Avatar de San Andreas
    Data de Registro
    Ago 04
    Posts
    46

    Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    A pesca esportiva brasileira sofreu uma grande perda no último Natal. Faleceu, em Vitória (ES), o empresário Paulo Amorim.

    O guia, que atuava no litoral capixaba, era o detentor do recorde mundial do marlim-azul, homologado pela Associação Internacional de Pesca Esportiva, IGFA. O exemplar de fantásticos 636 kg foi capturado em Vitória em fevereiro de 1992.

    Amorim estava internado no Hospital Santa Rita desde o dia 18 de outubro, em decorrência de um acidente automobilístico. Indo para o Iate Clube do Espírito Santo, o pescador perdeu o controle de sua caminhonete e chocou-se frontalmente com um poste de aço.

    Quando da entrada no hospital, Amorim apresentava ferimentos leves e estava lúcido, mas sofreu uma recaída e permaneceu internado, alternando seu estado de saúde até o dia 25 de dezembro, quando não resistiu e faleceu.

    Um dos maiores nomes da pesca esportiva nacional por seu recorde histórico, o empresário é conhecido mundialmente.




  2. #2
    GeForce 2 GTS Avatar de San Andreas
    Data de Registro
    Ago 04
    Posts
    46

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    RECORDE

    Marlin Azul 636 Kg, 4,62m - Comprimento, 2,48m - Diâmetro



    "Saí para a pesca , como fazia habitualmente todos os sábados e também uma vez durante a semana. Era dia 29 de fevereiro de 1992, sábado de carnaval, saí para a pesca com destino final chegar em Guararapari, onde passaria o Carnaval.

    Sempre quando eu saía para a prática deste esporte náutico eu dizia: -"Um dia ainda vou pegar o maior peixe do mundo".

    Fui para esta pescaria com uma lancha Mares 30 pés de minha propriedade, a Duda Mares. Esta lancha estava bem equipada e eu utilizei materiais qualificados e em preparados para a pesca de grandes peixes, como é o Marlin Azul.

    Levei em minha companhia o amigo Luis Felipe Bumachar. Navegamos cerca de 30 milhas e por volta de 11:00 horas senti que um peixe havia entrado na linha. Pela violência do barulho que fez na carretilha, observei que o peixe era grande. Neste momento, comecei um grande batalha, pois vi o fim da linha na carretilha e por pouco não desisti, sendo animado pelos companheiros de pescaria. Nesta ocasião minha lancha era desprovida de "cadeira" própria para pesca, que dá maior segurança e estabilidade ao pescador.

    Na ânsia de continuar lutando com o peixe, foi improvisado um igloo para apoiar a vara. Por cerca de 1h30min fiquei nesta longa briga, usei de toda técnica e de toda força possível quando até tive minhas roupas descosturadas quando finalmente o peixe foi capturado. Surgiu outro problema, como embarcar o peixe se o mesmo não entrava na porta traseira? Diante dessa situação, tomei a decisão de trazê-lo rebocado, somente apoiando o bico e a cabeça na porta de entrada. Após navegarmos 4:00horas chegamos ao píer do Iate Clube do Espírito Santo. Lá foram preciso 28 homens para tirá-lo da água . Somente neste momento é que constatei o tamanho real do peixe.. Eu achava que havia fisgado um peixe de 400kg Na balança tive a feliz confirmação de 636Kg. O peixe foi vistoriado pelo representante da IGFA - em Vitória - Sr. Otacílio Coser Filho, que constatou ser mesmo um Marlin Azul de grande porte, com as seguintes medidas: 4,62m de comprimento e 2,48 de diâmentro. Após as providências de praxe , por total impossibilidade do mesmo ser guardado em frigorífico...

    Pelo seu tamanho foi decidido que seria separado em partes para serem doadas para entidades filantrópicas. Foram preservados o bico, a cauda e as barbatanas que foram enviadas aos Estados Unidos , para confecção de uma réplica . Hoje está em exposição no salão de festas do Iate Clube do Espírio Santo, em Vitória. Durante o ano de 1992, de março a novembro, outra tarefa árdua foi desempenhada. Foi o processo de reconhecimento do recorde. Pois pelas normas estabelicidas pela IGFA - Internacional Game Fish Association - há necessidade de um rigoroso relatório com detalhamento exato do ocorrido , com provas materiais como além dos testemunhos escritos dos companheiros de pesca e das pessoas que acompanharam todo o desenrolar dos fatos. Foram enviados os materiais utilizados como vara, isca, linha, que passaram por testes de resistência. Foi exugido até o aferimento da balança que pesou o peixe. Finalmente em novembro tivemos a felicidade de dar este título ao Brasil, título este tão almejado pelo mundo inteiro, oportunizando Vitória ser chamada "capital Mundial do Marlin"

    Mais um título mundial pra o Brasil !!!
    Palavra do escritor: "ufa... que luta!!!.


    Obs.: Reportagem organizada pelo meu saudoso filho Paulo Eduardo, quando tive a oportunidade de relatar para ele há agum tempo atrás, detalhes da captura do MARLIN AZUL de 636 KG.

    Paulo Amorim





    http://www.pauloamorim636.com.br/record.asp

  3. #3
    GeForce 2 GTS Avatar de San Andreas
    Data de Registro
    Ago 04
    Posts
    46

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    O recordista mundial de pesca de marlim, o empresário Paulo Roberto Almeida Amorim, 55 anos, morreu ontem, às 12 horas, no CTI do Hospital Santa Rita, em Vitória.

    Paulo Amorim, como era conhecido mundialmente, a bordo da lancha Duda Mares fisgou, no dia 20 de fevereiro de 1992, um marlim de 636 quilos, a 26 milhas da costa capixaba, o que lhe garantiu o título de recordista mundial de pesca oceânica de marlim azul.

    Ele estava internado desde o dia 18 de outubro deste ano, depois de se acidentar no quilômetro 21 da Rodovia do Sol, próximo ao Bairro Interlagos, em Vila Velha.

    Amorim morava em Guarapari e na noite do acidente se dirigia ao Iate Clube do Espírito Santo, onde receberia uma premiação de pesca.

    No dia do acidente, por volta das 19h30, o recordista perdeu o controle do seu carro, um Toyota Hilux, placas MQY 0636, e bateu de frente em um poste de aço no canteiro central da via.

    Testemunhas que presenciaram o acidente disseram que o carro de Paulo saiu da pista numa reta. Quando deu entrada no hospital, ele apresentava dores pelo corpo, mas estava lúcido e sem ferimentos graves aparentes.

    Nos 67 dias em que esteve internado, o quadro de saúde dele se alternou várias vezes entre melhoras e recaídas. Há cinco anos, Paulo Amorim perdeu um filho, Paulo Eduardo, o Duda, de 19 anos, em um acidente de carro em Minas Gerais

    O corpo de Paulo Amorim será sepultado hoje, às 11h, no Cemitério Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha.


    Uma pescaria que deu trabalho


    Paulo Amorim não escondia o orgulho pelo recorde que estabeleceu ao fisgar o marlim azul de 636 quilos em 1992. Mas a aventura não foi fácil. Ele contava que a luta contra o gigantesco peixe durou uma hora e meia. Segundo o empresário, por diversas vezes esteve a pique de jogar a carretilha no mar e abandonar a briga, que, segundo ele, foi sem tréguas. Paulo Amorim dizia que uma disputa como essa poderia durar seis, sete horas, porque o peixe luta, descansa, retoma a briga e assim vai. Foram necessários 20 homens para içar o marlim, que ao morrer ainda expeliu quatro dourados e três atuns.

  4. #4
    GeForce GTX 280 Avatar de NeoRSC
    Data de Registro
    Ago 02
    Local
    Zion
    Posts
    4.677

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    oia o tamanho desse lambari PQP o/
    -=| Intel Core i7 980x ES @ 4.2Ghz -=|=- True Black @ Silverstone FM122B -=|=- ASUS Rampage II Gene ROG -=|=- OCZ Reaper HTC 6Gb (3x2) DDR3 1800 -=|=- nVidia GeForce GTX580 1536Mb GDDR5 384Bits -=|=- SSD Corsair Force 120Gb + Seagate SATA2 1.5Tb -=|=- Corsair HX1000 -=|=- LG 26'' 26LU50FR FullHD S-IPS -=|=- Cooler Master Cosmos-S -=|=- Gaming @ Razer Lycosa & Razer Tron -=|=- OS Windows 7 Ultimate 64bits |=-

    ***Referências***

  5. #5
    GeForce 6600 GT Avatar de BudOg
    Data de Registro
    Ago 05
    Posts
    434

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    pqp, que bixo grande da desgreta...

  6. #6
    Banido Avatar de Call Me God
    Data de Registro
    Mar 02
    Local
    Curitiba
    Posts
    1.259

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    PQP gigante o bicho!!!
    Parece até que é de mentira!

  7. #7
    Radeon 7500 Avatar de Karl_
    Data de Registro
    Mar 05
    Local
    na minha casa
    Posts
    54

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    pergunta: como ele pesco isso?
    A.F.F.Member

    C.U.S.A.O. - por que smile tbm é gente[ ]


    ¬¬

  8. #8
    GeForce 2 GTS Avatar de San Andreas
    Data de Registro
    Ago 04
    Posts
    46

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    Espécies mais comuns na pesca oceânica brasileira
    e os respectivos recordes mundias de captura (em kg).


    Albacora-branca .................... 40
    Atum-cachorra .................... 197
    Albacora-de-laje ............... 176
    Atum-azul ........................ 679
    Agulhão-vela ....................... 64
    Cavala-wahoo ...................... 72
    Dourado ................................ 40
    Bonito-de-barriga-listrada ..... 21
    Espadarte ............................ 536
    Marlim-azul ......................... 636
    Marlim-branco ..................... 83

  9. #9
    Banido Avatar de Call Me God
    Data de Registro
    Mar 02
    Local
    Curitiba
    Posts
    1.259

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    Atualiza a lista aí com o lambari de 3 kg que já pesquei.

  10. #10
    Moderador Avatar de Snap
    Data de Registro
    Fev 04
    Local
    Sertãozinho
    Posts
    1.701

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    Quote Originalmente postado por Karl_ Ver Post
    pergunta: como ele pesco isso?
    Com vara!
    Ráaaaaaaa
    (\_/)
    (O.o)
    (> <) Este é Jack, o Coelho. Ajude Jack em sua caminhada pela domiação global, copie ele em sua assinatura...
    Quote Originalmente postado por teflon
    Todas as pessoas na internet são nerds e não bombados até que se prove o contrário
    Quote Originalmente postado por fenris
    brasileiro parece que quer se proteger das desgraças da vida colocando o nome da própria cidade o nome de um santo

  11. #11
    GeForce 6800 Ultra Avatar de MacLogan
    Data de Registro
    Jul 04
    Local
    Itajubá - MG
    Posts
    571

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    porra esse recorde eu conhecia só de conversa
    pena o cara ter morrido assim

    sou muito fã de pesca até vou nesse sábado de novo bater umas, quem sabe, Tabaranas

    mas... ae San Andreas, tirando os assuntos de armas e afins eu adoro ler seus tópicos, por favor, continue assim
    "Grande é o planeta Mengão, o resto são satélites atraídos pela nossa órbita"

  12. #12
    Administrador Avatar de GueD'S
    Data de Registro
    Dez 02
    Local
    Sete Lagoas, Brazil
    Posts
    6.504

    Re: Morre Paulo Amorim, recordista mundial da pesca do Marlin Azul

    Caraio, se não tivessem as provas com certeza era uma bela estória de pescador
    Desktop - CM Stacker | Core i7 920 + TRUE Cooper 120 | Asus P6TD Deluxe | 3x2GB GSkill Perfect Storm DDR3 2133 | ATI Radeon 5870 1GB GDDR5 | Ultra X3 1000W reais | DVDRW SATA Samsung SH-S223F | SEAGATE SATAII 2TB 32MB Buffer | Samsung Spinpoint SATAII 1TB 32MB Buffer | SEAGATE SATA II 2x250GB 16MB Buffer em RAID0 | Monitor/TV Samsung 240M HDTV 24'' | Logitech G5 + G25 | Razer Lycoza | Fone e-Dimensional Audio FX 5.1 | Net 4MB/600k
    Quer ganhar 15% desconto na Direct2Drive? Use este cupom

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •