Então rapaziada, aqui vocês vão ter a chance de levar choque, colar os dedos, ou até mesmo perder uma unha fazendo você mesmo um esquema muito doido como o que eu fiz aqui em casa pro meu sistema de som.

O lance é que eu comprei umas caixinhas novas com controle remoto, então fui instalar. Mas a piração começou quando resolvi usar a caixa de som que eu tinha largada aqui - que está pra vender E AINDA ESTÁ À VENDA lá no classificados - e o subwoofer do sistema antigo pra fazer um sonzinho melhor ainda.

Então lá vai!

Materiais que você vai precisar:

Caixas de som novas

Um alicate de bico fino - pode ser GROSSO, também, faça o que preferir

Fita isolante:

Ferramenta pra cortar fios - poderia ser um alicate de corte. Poderia ser só a parte de cortar fios do alicate de bico fino, mas eu gosto dessa ferramenta, bem útil e prática.

Super Bonder - prefiro o Gel:

Duas tiras de velcro:

UM COPO DE REFRIGERANTE GELADO!

E, é claro, aquela paciência divina. Tem coisa muito chata pra fazer aqui.


Bom, então, começando. O básico é montar as caixas de som onde você preferir.
Aqui eu montei o sistema básico: as duas dos lados do monitor. Uma foto de como ficou, prontinho.

Close no Subwoofer:

Mostrando a caixa satélite e o controle remoto:


Agora começa a piração. Eu o meu sistema antigo é no mesmo esquema, um sub-woofer e duas caixas satélite.
Então joguei as duas caixas fora e fiquei com o sub porque, mesmo estnado meio estourado, eu gosto do corte de graves dele - não é agudo demais, como alguns que eu já vi - e vai servir como um controle externo pra caixona.

Essa parte eu não tenho fotos porque fiz já faz uns 2 anos, mas vou expicar direitinho.
O Sub vai servir como controle apenas pra caixa grande, mas, mesmo sendo essa a intenção, ele não tem uma saída só pra isso. Então, criemos uma!
Abra a caixa do woofer. Você vai achar o falante e dois fios saindo dele e chegando numa placa.
Você vai descascar esses dois fios (coisa de 1cm, no máximo), apenas o suficiente para você pegar um outro fio (duplo) com pontas descascadas e enrolar cada ponta descascada nessa parte descascada dos fios.
Será algo mais ou menos assim, esquematizando:
Você vai encontrar isso aqui dentro da caixa do subwoofer:

Pegue os dois fios que saem do falante e descasque apenas o suficiente para expor o núcleo condutor:

Emende dois outros fios.
***Cuidado para saber qual é o positivo e qual é o negativo para poder fazer a ligação depois. Se os fios do falante forem da mesma cor, geralmente o positivo é o que tem uma listra colorida, o negativo é todo de uma cor só. Se forem de cor diferente, sempre o negativo é o preto.

Isole as liações com fita isolante:


Então faça um furo na carcaça da caixa de som e puxe os fios que você ligou para fora dela. Coloque fios compridos, para poder trabalhar com folga depois.