Ver Resultados da Pesquisa: Você sofre de Motion Sickness quando joga?

Quantos Votaram
38. Você não votou nesta votação
  • Não, nunca senti isso.

    24 63,16%
  • Sim, em alguns jogos, de vez em quando.

    14 36,84%
  • Sim, quase sempre.

    0 0%
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Mostrando resultados 1 até 20 de 63

Tópico: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

  1. #1
    Equipe GB Avatar de maxMODE ®
    Data de Registro
    Jul 05
    Local
    Itapeva
    Posts
    257

    Post Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    (mods, não sabia ao certo onde colocar este tópico, por favor movam se não estiver no local correto!)


    Você já sentiu Motion Sickness (ou cinetose)?

    É uma espécie de enjôo e desorientação que pode acontecer em várias situações: numa viagem de avião, carro, ou barco por exemplo...

    Mas pode acontecer também com jogadores de video-games...

    Muitos sentem esse tipo de desconforto depois de algum tempo de jogo. Estão sofrendo de Motion Sickness e talvez não saibam. Há explicações detalhadas e técnicas na Web sobre isso, mas de maneira simplificada, trata-se da desorientação e desconforto provocados por alguns jogos com ambientes 3D realistas.

    Geralmente em jogos de primeira pessoa, por exemplo, o corpo e a cabeça do personagem virtual se movimentam muito rápido, fora dos padrões da vida real. Todavia, tal movimento não é acompanhado pelo corpo do jogador (ou pelos outros sentidos) e isso gera uma série de informações conflitantes no cérebro, resultando em Motion Sickness. Pode acontecer depois de uma hora de jogo, ou mesmo, depois de minutos! Geralmente vem acompanhada de grande frustração.

    Quais são os sintomas?
    • Desorientação – o sujeito fica zonzo;
    • Ênjoo seguido de vómito (especialmente se você insistir em jogar);
    • Fadiga;
    • Labirintite;
    • Sonolência;
    Certa vez eu insisti em jogar mesmo passando mal. Pensei que passaria se eu forçasse um pouco. Mas, fiquei tão ruim, que tive que me deitar no chão enquanto o mundo rodava ao meu redor! Uma outra vez fui na casa de um amigo e ele passou um filme de sua viagem (de Manaus ao RS!!!). Só que filmaram a maior parte do tempo com a câmera na janela do carro – imagine o cenário passando. Meus olhos acompanhavam o cenário até um canto da TV e voltavam para o outro constantemente para acompanhar os próximos objetos. Resultado, fiquei completamente enjoado.

    Vários jogos geram esse desconforto em diversos tipos de pessoas. Porém, talvez os campeões sejam os jogos em primeira e em terceira pessoa. Vou dar dois exemplos.

    DESCENT – esse é antigo e enjoou muita gente. Quem não achava fantástico poder controlar a nave fazendo movimentos de 360º? Entretanto, era começar a jogar que a maioria dos mortais se sentia desorientado pelas constantes mudanças de ângulos do jogo.

    HALF LIFE 2 – sim, há uma polêmica em torno deste importante game. Alguns pensam que seja por causa do campo de visão de 75º (e não de 90º como na maior parte dos games). Outros, após dirigirem os veículos (especialmente aquela fase do bote, no início) sentem-se completamente desorientados.

    Cada caso é um caso. Diferentes jogos geram desconforto em diferentes pessoas.

    Mas, o que fazer?

    Bem, em primeiro lugar, não sou médico e isto não é uma consulta ou receita. Se você está se sentindo mal ao jogar um game, procure um médico, ok? Dito isto, acredito que a dica mais importante é a seguinte: quando jogar, evite chegar num ponto onde você se sinta mal. Ao menor sinal de desconforto, PARE!

    Eis outras dicas, que garimpei na internet ou que uso na minha experiência própria:
    • Acostume-se a jogar com interva-los periódicos. Cada um tem o seu ritmo é claro, mas acima de tudo, nunca force se está se sentindo mal. Sempre pare ANTES de se sentir enjoado. Uma experiência positiva com o game motivará você a jogar mais. Assim como uma experiência negativa, desmotivará você e o destino do game será a gaveta;
    • Quando descansar, tome ou coma alguma coisa. Olhe pela janela ou para ambientes maiores e estáticos;
    • Tente aumentar a áerea de vizualização do jogo (FOV). Isso pode ser mudado geralmente pelo console do jogo;
    • Sente-se pelo menos a um metro (ou mais) de distância do monitor ou da televisão;
    • Alguns acreditam que deva-se aumentar a taxa de atualização do monitor de 60hz por exemplo para 85hz usando o DirectX;
    • Algumas pessoas antes de jogar tomam remédios específicos que evitam enjôo. Mas aí, como eu já disse, consulte um médico;
    • Jogue sempre num ambiente arejado. Evite confinamento;
    • Algumas pessoas sentem-se mais confortáveis quando diminuem o contraste ou o brilho do jogo;
    • Tente não mudar o ponto de visão muitas vezes... Evite andar como um louco dentro do jogo;
    • Use sempre o mapa (se disponível) para navegar num game. Isso evita que você se perca e se movimente demais;
    • Não movimente muito verticamente a cabeça do seu personagem;
    • Beba ou coma algo durante o jogo – isso ajuda particularmente no meu caso;
    Bem galera, é isso. Obviamente minha finalidade não era esgotar o assunto, mas levantar a discussão sobre o tema. Dê o seu depoimento, diga quais jogos causam esse desconforto em você ou mesmo o que você faz para evitar esse tipo de coisa.
    Última edição por maxMODE ® : 01-03-2007 às 14:04:57 Motivo: correção de português
    Andrei de Almeida Barros - 67 reviews

  2. #2
    Radeon X1800 XL Avatar de PreD@tor
    Data de Registro
    Jan 02
    Local
    Niterói - RJ
    Posts
    709

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    po, nunca senti esse tipo de coisa não, o máximo que aconteceu foi eu ficar de saco cheio e dar alt+f4 no meio do jogo..
    Gigabyte GA-P35-DS3 | Core2Quad Q9300@3.2ghz | 2x2GBDDR2800@500Mhz Dual Channel | Sapphire HD4850 TOXIC | HP Wide Ultra320 SCSI 36GB 10.000rpm | 2xSeagate 1TB 32MB SATAII NCQ Gravação Perpendicular RAID 0 / 2xSeagate 500GB 32MB SATAII NCQ Gravação Perpendicular RAID 0 | LG4166 Lightscribe | LG L1952H '19 LCD | SevenTeam ST-550PAG ACTIVE PFC


    Don't kick the baby!

  3. #3
    Moderador Avatar de Sparks
    Data de Registro
    Abr 03
    Local
    Guarulhos, Brazil
    Posts
    4.010

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Senti com o Descent!

    huahuahuahu aquele jogo era demais!

    o Descent pra te deixar desorientado basta poucas horas de jogo , e quando saiu o 2 eu fui simplesmente um viciado nele heheh, creio que quando cheguei no final já tava até acosumado
    Última edição por Sparks : 01-03-2007 às 14:04:26
    Main: i7 8700 | Vengeance 32GB | RTX3070 | BenQ XL2430T
    Classic: C2Q 9505 | XMS3 4GB | R9 280 | Windows XP

  4. #4
    Moderador Avatar de Onichi
    Data de Registro
    Mar 04
    Local
    Pelotas/RS
    Posts
    1.210

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Não sei se era isso, mas eu não me sentia bem jogando Half Life 2. Não era enjoo nem nada do genero, mas um mal estar bem chatinho. Daí parei de jogar =|

  5. #5
    Moderador Avatar de -=|R.R.|=-
    Data de Registro
    Fev 04
    Local
    Rio das Ostras, Brazil
    Posts
    8.918

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    ja joguei muito descent... Doom3 é outro que reclamam... anyway nunca senti nada!!!
    Regras do Fórum - Importante

    Core2Quad Q8400@3.00GHz / abit IP35 P / eVGA GTX 460 1GB / 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix Tracer + 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix / 1 TB Samsung SATA II / Ultra X-Connect 500W Black

  6. #6
    Moderador Avatar de Sparks
    Data de Registro
    Abr 03
    Local
    Guarulhos, Brazil
    Posts
    4.010

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Doom3 deve ser pq o cara sempre joga passando um medo da porra

    Descent pq tinha hora que você não sabia se tava de ponta cabeça ou certo, daew era uma puta confusão
    Main: i7 8700 | Vengeance 32GB | RTX3070 | BenQ XL2430T
    Classic: C2Q 9505 | XMS3 4GB | R9 280 | Windows XP

  7. #7
    GeForce GTX 280 Avatar de Lê
    Data de Registro
    Mai 03
    Local
    L.A., California
    Posts
    4.965

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    No descent só ficava com cara de "WTF??"

    Fica perdido as vezes..asuihaiuahui

    auhauhaua..(sei sla se ta certo.uahauiashuahss)

    Só for isso, só tive no Descent...

    No resto nunca senti nada
    Twitter: Alesr50
    Blog: A guy with no reason
    Recomendo: Sapatos Retrô & Abimocordes
    Listening: Last.fm
    PC:Config

    Quote Originalmente postado por Sid Vicious Ver Post
    Caralho, é o zulu?
    O cara tá ficando magro e só as pelanca :/. ficar velho é foda

  8. #8
    Colaborador Avatar de Fenris Wolf
    Data de Registro
    Jan 03
    Local
    With YO MAMA!
    Posts
    4.129

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Olha, eu costumava jogar Unreal Tournament 2007 com aceleração de 200% durante algumas horas pra treinar pra campeonato e nunca tive isso.
    Acho que se nunca tive isso nessas condições, nunca vou ter
    Leia a minha coluna - Diário de Estagiário:
    http://www.investidura.com.br/biblio...stagiario.html

    PC:
    Intel Core 2 Duo E6850 - Asus P5K Deluxe - 2x 2GB DDR2 1002Mhz - [OCZ SSD Core Series V2 60Gb + Seagate 500GB SATA 32Mb Buffer] - XFX GeForce 9800GT 512MB GDDR3 - Seventeam 620W Real

  9. #9
    Moderador Avatar de Sparks
    Data de Registro
    Abr 03
    Local
    Guarulhos, Brazil
    Posts
    4.010

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Quote Originalmente postado por Fenris Wolf Ver Post
    Olha, eu costumava jogar Unreal Tournament 2007 com aceleração de 200% durante algumas horas pra treinar pra campeonato e nunca tive isso.
    Acho que se nunca tive isso nessas condições, nunca vou ter
    UT2007?
    Main: i7 8700 | Vengeance 32GB | RTX3070 | BenQ XL2430T
    Classic: C2Q 9505 | XMS3 4GB | R9 280 | Windows XP

  10. #10
    Colaborador Avatar de Jagged
    Data de Registro
    Ago 06
    Local
    Rio de Janeiro
    Posts
    895

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Nossa, eu jogo videogame e computador desde os 3 anos, ou seja, há 20 anos, e nunca senti nada disso...

    Bom, fato é que eu nunca joguei o Half-life, mas acredito que não sentiria nenhum enjôo ou coisa do tipo...

    De qualquer forma, muito boa a explanação desse problema
    Índice de Reviews dos Membros do Fórum

    Sugestões para a seção de Reviews do Fórum? Entre neste tópico!
    Quer participar da Equipe de Reviews do Fórum? Entre neste tópico!

    Jagged @ Last.fm

  11. #11
    Equipe GB Avatar de maxMODE ®
    Data de Registro
    Jul 05
    Local
    Itapeva
    Posts
    257

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Quote Originalmente postado por Onichi Ver Post
    Não sei se era isso, mas eu não me sentia bem jogando Half Life 2. Não era enjoo nem nada do genero, mas um mal estar bem chatinho. Daí parei de jogar =|
    Onich, interessante você ter comentado isso. Se você não se sentia bem, provavelmente era Motion Sickness cara... E esse mal estar fez você parar de jogar, não é mesmo? O HL2 tem esse problema mesmo!
    Andrei de Almeida Barros - 67 reviews

  12. #12
    GeForce GTX 280 Avatar de Bolovo
    Data de Registro
    Set 03
    Local
    Sampa e Sanja
    Posts
    4.454

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Não, nunca senti nada, mas sempre quis. Deve ser massa ficar doidão na frente do PC ahaehauhae
    1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6 - 7 - 8 - 9 - 10
    OVOLOB Corporation

  13. #13
    Radeon 9800 XT Avatar de Roberto Baggio
    Data de Registro
    Fev 03
    Local
    Salvador
    Posts
    353

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    depois de jogar muitas horas de Guitar Hero senti isso, mas foi bem leve
    ______________________________
    Keep walking


    Gamertag: BaggioBR

  14. #14
    Equipe GB Avatar de maxMODE ®
    Data de Registro
    Jul 05
    Local
    Itapeva
    Posts
    257

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Quote Originalmente postado por Roberto Baggio Ver Post
    depois de jogar muitas horas de Guitar Hero senti isso, mas foi bem leve
    De fato Roberto, Guitar Hero obriga o jogador movimentar constantemente os olhos na vertical.
    Andrei de Almeida Barros - 67 reviews

  15. #15
    Moderador Avatar de Onichi
    Data de Registro
    Mar 04
    Local
    Pelotas/RS
    Posts
    1.210

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Quote Originalmente postado por maxMODE ® Ver Post
    Onichi, interessante você ter comentado isso. Se você não se sentia bem, provavelmente era Motion Sickness cara... E esse mal estar fez você parar de jogar, não é mesmo? O HL2 tem esse problema mesmo!
    Pois é. Jogos de tiro normalmente não me deixam muito legal quando eu paro de jogar. Não é uma coisa que me deixa tonto, zonzo, vontade de vomitar e etc... Mas dá aquele mal estar que tira a vontade de jogar de novo. Quando é um jogo foda, como o Call Of Duty, eu jogo mesmo com um leve mal estar pq sei que é divertido e tal. Já HL2 e Doom 3, além de me deixar mal, não me divertia tanto, então bye bye pra eles.

  16. #16
    Radeon 9800 XT Avatar de louistenebra
    Data de Registro
    Jan 07
    Local
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    368

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Eu sinto isso quando to jogando free roams estilo o bully e GTA's

    Eu fico muito tempo andando..

    e quando to num carro rapido o cenario passar e eu fico meio enjooado..
    Quote Originalmente postado por Napoleão Bonaparte Ver Post
    "Os soldados ganham as batalhas e os generais levam os créditos por eles."

  17. #17
    Colaborador Avatar de Taturana
    Data de Registro
    Nov 01
    Local
    Brasília
    Posts
    3.498

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Nunca senti nada dessas coisas, enjoô ou algo do tipo.

    Agora, isso realmente acontece com algumas pessoas, eu não sei qual seria a explicação técnica (fisiológica, psicológica, etc) pra isso.
    Taturana @ MyAnimeList
    "Bards you are, Bards you will be and Bards you have always been."(Blind Guardian)
    "OMG!!!!11 they stole my DADDY!! Help me get him back!!!111 Heres your crowbar"
    "OMGGG!!1 Someone is making wierd mutants on a secret island!!!11 Heres your pistol!"
    "OMGG!!!111 We opened the gates to hell!!!!11 Heres your flashlight!!1"

  18. #18
    Equipe Reviews do Fórum Avatar de Ryu
    Data de Registro
    Out 03
    Local
    Minha Casa - Rio de Janeiro
    Posts
    1.476

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Nunca tive tempo para essas bibices.

    Sempre me foquei em zerar os jogos.

    \/
    Felipe Mattos

    PSN ID: felipembc

    C.U.S.A.O. - Por que smile também é gente [ ]

    Minha lista de jogos

  19. #19
    Voodoo Avatar de st0rm
    Data de Registro
    Mar 07
    Posts
    21

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Quando era menor, costumava jogar Unreal Tournament 99 acelerado 200% tb, pra treinar já q os bots não eram muito espertos.. Nunca senti nada.
    Já com o UT2004 a história foi diferente, jogando nos últimos níveis de dificuldade (tem que ser single player mesmo levando em conta conexão lenta e jogo genérico) eu sentia logo um mal estar, uma tontura, parecia q eu ia desmaiar... Conseguia jogar no máximo umas 2 horas.
    Nem imaginava que fosse motion sickness, nem sabia q isso existia na verdade. Muito interessante.
    And remember.. Wherever you go, there you´ll be!

  20. #20
    Equipe GB Avatar de maxMODE ®
    Data de Registro
    Jul 05
    Local
    Itapeva
    Posts
    257

    Re: Jogos que causam Motion Sickness (Cinetose)

    Quote Originalmente postado por st0rm Ver Post
    Quando era menor, costumava jogar Unreal Tournament 99 acelerado 200% tb, pra treinar já q os bots não eram muito espertos.. Nunca senti nada.
    Já com o UT2004 a história foi diferente, jogando nos últimos níveis de dificuldade (tem que ser single player mesmo levando em conta conexão lenta e jogo genérico) eu sentia logo um mal estar, uma tontura, parecia q eu ia desmaiar... Conseguia jogar no máximo umas 2 horas.
    Nem imaginava que fosse motion sickness, nem sabia q isso existia na verdade. Muito interessante.
    De fato storm, a gente não percebe de início. A gente só se sente "mal" e pronto. Mas se a coisa começa a repetir, você percebe daí claramente os sintomas... É uma coisa muito mais comum do que a gente pensa. Basta colocar no google o termo...
    Andrei de Almeida Barros - 67 reviews

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •