Mostrando resultados 1 até 6 de 6

Tópico: [PS2] Fifa 08 [7,5]

  1. #1
    Equipe Reviews do Fórum Avatar de Ryu
    Data de Registro
    Out 03
    Local
    Minha Casa - Rio de Janeiro
    Posts
    1.476

    PlayStation 2 [PS2] Fifa 08 [7,5]


    Desenvolvido por: Electronic Arts.
    Lançado por: EA Canada
    Lançamento USA: 09/10/2007

    Introdução:

    Fifa 08 é a nova versão da EA Sports do já consagrado simulador de futebol. Essa versão trouxe algumas inovações e melhorias com relação à versão do ano anterior. Nessa review tentarei ser bem abrangente nessas melhorias como também nos defeitos.

    Gráficos:

    Fifa 08 trás consigo poucos avanços tecnológicos com relação a versão anterior. Mas isso não chega ser de todo o mal por se tratar de uma versão do jogo para PS2 e com isso não tem muito mais a ser explorado graficamente.

    Mas mesmo em um hardware antigo, o pessoal da EA trouxe alguns efeitos interessantes para o visual do jogo. O primeiro é que agora o jogo conta com o famoso, e padrão de qualquer jogo atual que se preze, efeito de Bloom. Infelizmente esse efeito não afeta como deveria o sistema de iluminação, pois principalmente é visto em lances isolados como um tiro de meta, mas com certeza é um algo a mais para o jogo.

    Como o PS2 não pode criar o efeito das camisas balançando a EA fez os modelos de todos os uniformes com “dobras” para dar uma sensação de que estão em movimento. Ficou bem bacana e vale por ser novidade. Falarei da qualidade em recriar uniformes, estádios, chuteiras e todo o resto quando falar dos times e ligas licenciadas para o jogo.

    Outro ponto a ser ressaltado na parte gráfica é que os irritantes slowdowns do ano passado foram quase extintos. Eu disse quase pois eles ainda existem porém de maneira infinitamente menor.

    Som:

    Poucas inovações foram feitas nessa nova versão. A única que posso salientar é que os narradores possuem bem mais frases e que elas são melhores encaixadas durante o jogo, porém a narração contem erros. Por exemplo: Quando você chuta uma bola e essa vai para fora sem bater em ninguém, ocasionalmente a narração manda algo do tipo “O goleiro fez uma grande defesa e a bola foi pela linha de fundo.”. Algo que considero imperdoável por se tratar de um erro que não constava na versão anterior.

    Outra falha grave é que as torcidas soam muito genéricas. Elas não tem os gritos próprios o que tira um pouco da graça e realismo do jogo.

    A trilha sonora é como em todos os anos um caso a parte. Ano passado eu considerei bem legal e diversificada. Esse ano ela continua diversificada, porém, a meu ver, piorou muito. Desqualificados como o Cansei de Ser Sexy (CSS...chamem logo o XML) e Bonde do Role fazem parte da soundtrack. Isso já basta para que eu não respeite nem um pouco a soundtrack do jogo.

    Licenças de times:

    Antes de falar da jogabilidade eu tenho que abranger o aspecto das licenças. Nessa edição a EA trouxe as ligas já existentes na versão de 2007 com mais a liga da Austrália, Republica Checa e Irlanda. Em todas as ligas 95% dos times tem seus uniformes fielmente reproduzidos. Eu digo 95% por que existem equipes que os uniformes não foram ou não puderam serem reproduzidos. Exemplo disso são Fluminense e Inter de Porto Alegre que não tiveram seus uniformes reproduzidos no jogo e utilizam uniformes genéricos. São poucos os casos mas eles existem e fazem muita falta para um game que carrega o selo da entidade máxima do futebol mundial.

    Os estádios estão muito bem feitos também. É muito emocionante jogar um clássico Manchester United contra Arsenal no Emirates Stadium ou um Barcelona e Real Madrid no Nou Camp. Alguns estádios são novidade no Fifa 08 como o White Hart Lane e Jalisco. Agora como opção de clima temos também a neve, clima que é bastante freqüente nos estádios europeus. O único problema nos estádios é que o Real Madrid não liberou o uso do Santiago Bernabeu e os jogos do Real como mandante são em um estádio genérico.

    As bolas são as mesmas licenciadas para cada liga. Temos a opção de comprar vários tipos de bola da Nike, Adidas, Diadora e Genéricas na Loja do torcedor.

    Jogabilidade:

    Nesse aspecto a EA sempre tenta inovar buscando se aproximar ao máximo da realidade. O problema é que poucas mudanças foram colocadas a ponto de serem notadas.

    Duas mudanças são os Passes Manuais e Chutes Manuais. Esses novos atributos são o que o próprio nome diz. Possibilitam ao jogador, ou pelo menos tentam, que ele direcione para onde quiser o destino da bola em um cruzamento, passe ou chute. Eu simplesmente odiei esses novos atributos pois eles são muito pouco eficazes pois os controles, tanto no analógico quanto no digital, quase nunca colocam a bola aonde você os indica. Talvez nas próximas versões com uma maior precisão nos controles essas mudanças possam mudar de maneira satisfatória.

    Agora também temos a possibilidade de configurar um nível de dificuldade para os goleiros separadamente do nível dos jogadores de linha. São 5 níveis de dificuldade amador, semi-profissional, profissional, classe mundial e legendário sendo esse ultimo só sendo habilitado ao ser adquirido na loja do torcedor. Você pode jogar com o nível do goleiro no Profissional e dos jogadores de linha no Classe Mundial. Eu até acho muito válido isso, pois no ano passado os goleiros eram verdadeiros frangueiros. O problema dessa inovação é que não existe um meio termo. Pois mesmo goleiros de seleção na vida real falham, no Fifa 08 isso não existe. Goleiros a partir do nível profissional se tornam praticamente intransponíveis requerendo assim uma habilidade muito grande dos jogadores. Claro que não é nada impossível, precisando de um pouco de treino e costume, mas é algo a mais para frustrar os jogadores durante uma partida.

    A inteligência dos jogadores de linha controlados pela CPU também foi refinada. Eles já não perdem bolas banais, fazem dribles e tem um toque de bola muito bom. Um dos problemas dessa melhoria na IA é que não importa o placar do jogo a CPU quando está com a bola toca demais a bola e não arrisca entrar na sua defesa quando ela percebe que você fechou bem sua defesa. Essa tática de gastar o tempo é até boa se estiver ganhando, porém com uma derrota massacrante isso deixa de ser viável.

    Nenhum drible novo foi adicionado ao repertório de jogo, o que é uma pena pois bem que eles poderiam colocar novos movimentos para os jogadores. Assim também somente alguns jogadores podem fazer os “Signature Moves”. Eu acho isso errado. É claro que um Ronaldinho vai driblar melhor que um Obina da vida mas o que eu acho é que um jogador jovem, que aparece como uma promessa, no decorrer da sua carreira quando atingisse determinado valor no atributo drible, digamos 85, possa executar um elástico. Isso é para mim frustrante. A propósito os dribles continuam todos no R3.

    Os modos de jogo são praticamente todos iguais com o Modo Carreira, Partida Rápida, Treino entre outros. A novidade fica para o modo “Be a Pro” no qual você pode ou criar um jogador do zero ou ser uma estrela mundial e controla-lo durante uma temporada. A idéia é bem legal e interessante pois dá liberdade para você ser o seu astro favorito no futebol. O problema desse modo é que a IA do seu time é muito fraca e frequentemente você toma muitos gols. Com isso você tem que se desdobrar para conseguir compensar no ataque as besteiras que a defesa comete.

    No modo carreira agora são possíveis serem marcados treinamentos. Esses treinamentos são divididos por setores do campo e ao meu ver não colaboram muito pois os jogadores evoluem muito pouco e ficam cansados muito rápido. Tirando isso o modo carreira é o mesmo do ano passado e para mim é o principal atrativo do Fifa 08.

    No modo de partida rápida também foram introduzidas novidades. Agora você pode jogar uma partida normal, no modo Be a Pro ou jogar por setor no qual você escolhe um setor do campo, como ataque, e você só controla os jogadores que fizerem parte do setor escolhido.

    Multiplayer:

    Fifa 08 dá ao jogador a oportunidade de disputar partidas com qualquer jogador do mundo no modo Multiplayer online. Você pode jogar uma partida rápida, formar um time com mais 10 jogadores ou participar das ligas interativas.

    As ligas interativas são as reproduções de algumas ligas de vários países. Nela você escolhe um time e joga o jogo que vai acontecer na vida real. Por exemplo: Se você escolher o Chelsea e no fim de semana tiver uma partida contra o Arsenal, durante todo o fim de semana você poderá enfrentar os jogadores que escolherem o Arsenal, reproduzindo assim o duelo da vida real. Ao final da temporada, o clube com maior número de pontos será o vencedor.

    Outro bom atrativo do modo online é que a database dos jogadores é atualizada ao final de toda a janela de transferências da Europa. Agora no final de Janeiro se fecha mais uma janela e vai ser liberada todas as transferências ocorridas mundialmente.

    Mas nem tudo são flores. O grande problema do modo online é a instabilidade dos servidores da EA. Ano passado tudo rodava as mil maravilhas, mas esse ano eu não sei o que aconteceu que ficar conectado nos servidores é quase impossível. Sem contar que , se por milagre conseguir manter a conexão funcionando, você não consegue jogar 2 partidas seguidas. O jogo tem um bug que tão logo entre na tela de loading da segunda partida, o jogo simplesmente congela forçando você a resetar o PS2. Para jogar em seqüência você tem que jogar uma partida, sair do modo online, voltar para o modo online e começar a segunda partida. Infelizmente para a versão do PS2 não existe a possiblidade se serem lançados patchs de correção.

    Conclusão:

    Fifa 08 é um game de futebol que em muitos aspectos é superior ao seu antecessor. Como disse anteriormente o seu principal atrativo é o modo carreira que prende o jogador durante 15 temporadas. Talvez não seja um grande jogo para ser jogado em reuiniões de amigos, para isso existe a série Winning Eleven/Pro Evolution Soccer, mas também não pode ser descartado.

    Se você quer um game de futebol arcade no qual você tem um sólido modo carreira e alguns outros extras, Fifa 08 é o jogo perfeito para você.

    Prós:

    - Gráficos melhores e quase livre dos slowdowns.
    - Jogabilidade fluida e que diverte
    - Modo Carreira é amplo e prende o jogador em suas temporadas.
    - O apoio da marca Fifa nas licenças
    - Mesmo com algumas falhas a narração é competente.

    Contra:

    - Multiplayer capenga devido a erros nos servidores
    - Trilha sonora beirando ao ridículo
    - Goleiros super-humanos
    - Fácil demais quando se pegar o jeito
    - Falta de novos dribles
    - Gritos de torcidas bem genéricos
    - Mesmo competente a narração tem algumas falhas.

    Notas:

    Gráficos: 8
    Som: 7
    Jogabilidade: 8
    Multiplayer: 6
    Diversão: 8,5

    Total: 7,5

    Imagens:













    Vídeos:

    Introdução:


    Tutorial de Dribles:


    Meu gol de Falta - ângulo 1:


    Meu gol de Falta - ângulo 2:


    Felipe Mattos

    PSN ID: felipembc

    C.U.S.A.O. - Por que smile também é gente [ ]

    Minha lista de jogos

  2. #2
    Moderador Avatar de -=|R.R.|=-
    Data de Registro
    Fev 04
    Local
    Rio das Ostras, Brazil
    Posts
    8.918

    Re: [PS2] Fifa 08 [7,5]

    muito boa a review!!! e é o FIFA de sempre.... hehehe

    boa idéia incluir videos


    PS:ultimo fifa q joguei foi o 2003 no meu PC e tenho ele original!!! Mas não curto mais futiba no PC
    Regras do Fórum - Importante

    Core2Quad Q8400@3.00GHz / abit IP35 P / eVGA GTX 460 1GB / 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix Tracer + 2 GB (2x1GB) DDR1066@960 MHz Crucial Ballistix / 1 TB Samsung SATA II / Ultra X-Connect 500W Black

  3. #3
    Colaborador Avatar de Jagged
    Data de Registro
    Ago 06
    Local
    Rio de Janeiro
    Posts
    895

    Re: [PS2] Fifa 08 [7,5]

    Boa review!

    Não gosto de Fifa, o último que presta é o "A caminho da Copa 98". E lá se vão 10 longos anos... uhaiuheiaheiauheiuaheiuahea
    Índice de Reviews dos Membros do Fórum

    Sugestões para a seção de Reviews do Fórum? Entre neste tópico!
    Quer participar da Equipe de Reviews do Fórum? Entre neste tópico!

    Jagged @ Last.fm

  4. #4
    GeForce GTX 280 Avatar de Lê
    Data de Registro
    Mai 03
    Local
    L.A., California
    Posts
    4.965

    Re: [PS2] Fifa 08 [7,5]

    Acho que depois de eu fiz um gol da lateral direita (quase do meio campo) apenas apertando "circulo" no PS1 se ao menos ter "mirado" para o gol.....eu nunca mais fui muito com a cara de fifa..
    Twitter: Alesr50
    Blog: A guy with no reason
    Recomendo: Sapatos Retrô & Abimocordes
    Listening: Last.fm
    PC:Config

    Quote Originalmente postado por Sid Vicious Ver Post
    Caralho, é o zulu?
    O cara tá ficando magro e só as pelanca :/. ficar velho é foda

  5. #5
    Moderador Avatar de Snap
    Data de Registro
    Fev 04
    Local
    Sertãozinho
    Posts
    1.701

    Re: [PS2] Fifa 08 [7,5]

    Quote Originalmente postado por Ver Post
    Acho que depois de eu fiz um gol da lateral direita (quase do meio campo) apenas apertando "circulo" no PS1 se ao menos ter "mirado" para o gol.....eu nunca mais fui muito com a cara de fifa..
    Eu fiz isso no WE!!!!!!!!!!1 HUEEEEEEEEEEEE
    o 2008 gol de bolinha do meio de campo!
    (\_/)
    (O.o)
    (> <) Este é Jack, o Coelho. Ajude Jack em sua caminhada pela domiação global, copie ele em sua assinatura...
    Quote Originalmente postado por teflon
    Todas as pessoas na internet são nerds e não bombados até que se prove o contrário
    Quote Originalmente postado por fenris
    brasileiro parece que quer se proteger das desgraças da vida colocando o nome da própria cidade o nome de um santo

  6. #6
    Voodoo
    Data de Registro
    Out 09
    Posts
    15

    Re: [PS2] Fifa 08 [7,5]

    Não gostei, foi muita promessa, pra sair um jogo podre e cópia do 2007!

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •