Mostrando resultados 1 até 9 de 9

Tópico: Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

  1. #1
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Joker.dc
    Data de Registro
    Fev 03
    Local
    SJC
    Posts
    619

    Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

    Eu havia colocado no meu quarto uma lampada de luz Negra e fiquei curioso em saber como era que ela funciona, pesquisei sobre ela e li que ela emite raios UV sem a proteção do fósforo que as lampadas neon normais tem.

    Então surgiu minha duvida, está lampada seria perigosa por emitir maior quantidade de radiação UV? Por exemplo causando cancer de pele? E também estou desconfiado que ela interfere na tela do meu monitor e da minha TV.

    Outra coisa que reparei é que o controle remoto da minha TV é aquele modelo Lumini que quando deixado sobre luz do sol ele brilha no escuro, e quando eu deixou controle perto da lampada de neon ele brilha muito mais do que deixado no sol.

    Acho que vou retirar ela do meu quarto, pena porque tinha ficado da hora....

    O que achei mais direito sobre assunto foi no wikipédia:



    Luz negra

    Existem certas lâmpadas ultravioleta que emitem comprimentos de onda próximos à luz visível entre 380 e 420 nm. Estas são chamadas de lâmpadas de "luz negra".

    O UV destas lâmpadas é obtido principalmente através de uma lâmpada fluorescente sem a proteção do componente (fósforo) que a faz emitir luz visível.

    Dentro da lâmpada há um vapor (mercúrio) que, na passagem de elétrons, emite radiação no comprimento de onda do ultravioleta. Esta radiação liberada "bate" na borda da lâmpada que é revestida internamente por um fósforo. O fósforo excitado com a energia recebida reemite a energia em comprimentos de onda do visível (branco). A diferênça para a luz negra, é que esta não possui o revestimento de fósforo, deixando, assim, passar toda radiação ultravioleta.

    Este tipo de luz é usada em aparelhos elétricos para atrair insetos e eletrocutá-los. Outros tipos de uso são para identificar dinheiro falso, decoração, boates e tuning.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Luz_negra

    [edit]

    Achei mais um link que comprova isso já era estou retirando a lampada agora.
    http://fisicomaluco.com/wordpress/20...ias-de-estudo/

    [edit]
    PC1 AMD Athlon64 3700+ 2200Mhz SanDiego / MOBO Asus A8N-E / VGA GF 7600GS 256MB 128bits PCI-E XFX Cooler CYCLONE VC-RF / 2G Kingston DDR 400Mhz / HD 250G Sata2 Sansung 7200RPM / DVR Pioneer 112D / Fonte HUNTKEY 450W LW6450SG ATX 2.2 / Monitor LG CRT 17Flat / ESTABILIZADOR 500W SMS / WinXP SP2
    O Louco é tão lúcido que, aos olhos dos que Pensam ser Normais, Se torna Louco!
    PC2 AMD Athlon XP 1245 MHz / MOBO ECS K7S5A Pro / VGA GF MX4000 128MB 64Bits AGP 4x MSI / 512MB Kingston DDR 400Mhz / 2 HDs Maxtor (40 GB, 7200 RPM ATA/133) / DVD LG H50N 40x12x40 18X / DVR Pioneer 111D / Fonte 420w (Generica) / Monitor LG CRT 17Flat / WinXP SP2

  2. #2
    Moderador Avatar de Dr.Teflon
    Data de Registro
    Jul 04
    Local
    Jundiaí
    Posts
    709

    Re: Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

    Oh Shit! ao invés de uma eu tenho duas no meu quarto


    tava tão legal...
    PSN ID: DrTeflonBR

    Regras atualizadas!
    Leia!

  3. #3
    GeForce 8800 GS Avatar de Chrno
    Data de Registro
    Set 06
    Local
    Natal/ RN
    Posts
    1.292

    Re: Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

    se provocasse cancer ela seria proibida, mas é usava em boates do mundo todo. acho que não tme problema não.

  4. #4
    Coladorador Avatar de F0rbIz0n
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    Pennsylvania Avenue, 1.600
    Posts
    4.203

    Re: Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

    Se tu pesquisar vai ter um estudo pra TUDO dizendo que causa câncer!

    Telhas e caixas d'agua de amianto, luzes negras, panelas anti-aderentes, celulares (esse ao acredito, meu pai criou uma bola preta na orelha na época do analógico, uhahua), bla bla bla bla
    PC1 - HP DV6358SE - Windows XP SP3 / Ubuntu 8,04
    PC2 - LG 22" L226wt, XP 2400+, 768mb ddr266, Abit ATI Radeon 9550 128mb/128bits, ABIT KV7, 120GB Seagate ATA, Seventeam 420w, Samsung SH203b SATA, WIN XP SP2

  5. #5
    Radeon X1900 XTX Avatar de Ronca_Lapor
    Data de Registro
    Abr 05
    Local
    New Zealand ^^
    Posts
    1.175

    Re: Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

    se tu pesquisar vc vai descobrir q ateh o sol causa cancer

    Sol emite uma quantidade muito maior de raios UV do q uma lampada negra, ou seja, se vc quiser evitar o cancer, desligue todas as luzes e leia um livro...

    Quote Originalmente postado por Forbizon
    celulares (esse ao acredito, meu pai criou uma bola preta na orelha na época do analógico, uhahua)
    (°¬°)---------------(º¬º)
    (-¬ )-¬----VS-----( _@ )_@
    // ||----------------// //

    CARNISSAURO vs BENTOSSAURO
    Quem vencera esse emocionante duelo??

  6. #6
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Joker.dc
    Data de Registro
    Fev 03
    Local
    SJC
    Posts
    619

    Re: Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

    Quote Originalmente postado por Chrno Ver Post
    se provocasse cancer ela seria proibida, mas é usava em boates do mundo todo. acho que não tme problema não.
    Mas o caso que vc citou é exposição a curtos periodos de tempo, no meu caso e no meu quarto quase sempre eu deixo ela ligada.... Por isso fiquei meio na duvida, e que causa interferencia em aparelhos eletronicos também esse seria meu outro receio, por causa do monitor e da TV que pode danificar.

    Quote Originalmente postado por F0rbIz0n Ver Post
    Se tu pesquisar vai ter um estudo pra TUDO dizendo que causa câncer!

    Telhas e caixas d'agua de amianto, luzes negras, panelas anti-aderentes, celulares (esse ao acredito, meu pai criou uma bola preta na orelha na época do analógico, uhahua), bla bla bla bla
    Sim mas cancer de pele é algo que não é dificil de se ter, então como ela emite raios UV que são principais causadores do cancer de pele então é meio que obvio que é um risco.... ainda mais se ficar exposto por longos periodos de tempo...

    Quote Originalmente postado por Ronca_Lapor Ver Post
    se tu pesquisar vc vai descobrir q ateh o sol causa cancer

    Sol emite uma quantidade muito maior de raios UV do q uma lampada negra, ou seja, se vc quiser evitar o cancer, desligue todas as luzes e leia um livro...

    Eu sei que o sol causa cancer de pele, o que eu não sabia era que a lampada emitia raios UV, mas agora me diga aonde consta que a quantidade de raios UV que a lampada Neon emite é segura? Até momento só li artigos que me indicam o contrário...



    Olha que interessante esse outro texto que achei, fala sobre lampadas de neon e também sobre os monitores.

    Nas lâmpadas de Neon e letreiros, o que se passa é que um gás, por exemplo, o neon, é colocado sob uma diferença de potencial elétrico. Aí dá-se um fenômeno que chamamos de fosforescência: elétrons sacados de suas ligações com os átomos do gás, chocam-se com outros átomos ionizados (carregados com eletricidade positiva, pois lhes falta um elétron) excitando esses átomos a níveis superiores de energia. Em seguida, esses átomos retornam ao estado de energia fundamental liberando fótons, que são as partículas de luz. O mesmo fenômeno de fosforescência é o responsável por vermos as imagens de um aparelho de televisão. Somente que o elemento que é excitado para emitir luz é o próprio fósforo, e os elétrons que geram a excitação advêm de um catodo no fundo do tubo chamado "canhão de elétrons" que gera um verdadeiro feixe de raios X, que são, como se sabe, constituidos de elétrons acelerados a altas energias. Uma pequena fração desses elétrons a altas energias "escapa" do tudo e da camada de fósforo que compõe a frente do tubo de televisão (assim como dos tradicionais monitores dos nossos PC's domésticos) e vão ionizar o ar nas proximidades do tubo. Por estar a altas energias, o raio X, classificado também como uma radiação ionizante, é bastante prejudicial à saúde e pode provocar câncer. Esta é a causa de nossa preocupação com crianças muito próximas à televisão assim como muita gente coloca a famosa "tela" de proteção em seus monitores. Atenção, tal tela funciona apenas quando o seu fio "terra" está conectado. Do contrário, os elétrons capturados não terão como "escapar" e em frações de segundo a "tela" de proteção perde completamente sua eficácia (se o computador não está conectado à "terra" também não adianta nada conectar o "terra" da "tela" no computador).
    PC1 AMD Athlon64 3700+ 2200Mhz SanDiego / MOBO Asus A8N-E / VGA GF 7600GS 256MB 128bits PCI-E XFX Cooler CYCLONE VC-RF / 2G Kingston DDR 400Mhz / HD 250G Sata2 Sansung 7200RPM / DVR Pioneer 112D / Fonte HUNTKEY 450W LW6450SG ATX 2.2 / Monitor LG CRT 17Flat / ESTABILIZADOR 500W SMS / WinXP SP2
    O Louco é tão lúcido que, aos olhos dos que Pensam ser Normais, Se torna Louco!
    PC2 AMD Athlon XP 1245 MHz / MOBO ECS K7S5A Pro / VGA GF MX4000 128MB 64Bits AGP 4x MSI / 512MB Kingston DDR 400Mhz / 2 HDs Maxtor (40 GB, 7200 RPM ATA/133) / DVD LG H50N 40x12x40 18X / DVR Pioneer 111D / Fonte 420w (Generica) / Monitor LG CRT 17Flat / WinXP SP2

  7. #7
    Radeon HD4870 Avatar de Juquinha
    Data de Registro
    Dez 01
    Posts
    3.225

    Re: Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

    A vida moderna causa câncer.
    PC: Biostar TPower I55 || Core i5 750 Stock || ECS Geforce GTS 450 1GB Black || Corsair XMS3 2x2GB DDR3 1333 MHz || HD Seagate Barracuda 500GB 7200.12 || Corsair VX 450W
    Jogando: Fallout 3

    - Malandro é o pato, que já nasce gingando e falando “coé, coé”.
    - A putaria não se encontra situada meramente num espaço físico, mas sim transcende, do espírito daqueles que exploram e gostam.

  8. #8
    Colaborador Avatar de Fenris Wolf
    Data de Registro
    Jan 03
    Local
    With YO MAMA!
    Posts
    4.129

    Re: Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

    Raios UV causam câncer - isso é fato.
    Lâmpadas de luz negra emitem UV sem proteção no vidro = câncer.

    Só pelo fato de elas serem usadas nas boates não exclui a possibilidade de ela causar câncer. Mercúrio causa uma puta duma contaminação, pelo uso na mineração de ouro, e ainda hoje é usado indiscriminadamente.

    Diziam que o celular causa câncer. Eu duvido totalmente, porque o cumprimento de onda que ele utiliza é do microondas, o mesmo que você usa pra esquentar comida na sua cozinha.
    O máximo que pode acontecer é você ficar com a orelha quente...
    Leia a minha coluna - Diário de Estagiário:
    http://www.investidura.com.br/biblio...stagiario.html

    PC:
    Intel Core 2 Duo E6850 - Asus P5K Deluxe - 2x 2GB DDR2 1002Mhz - [OCZ SSD Core Series V2 60Gb + Seagate 500GB SATA 32Mb Buffer] - XFX GeForce 9800GT 512MB GDDR3 - Seventeam 620W Real

  9. #9
    Coladorador Avatar de F0rbIz0n
    Data de Registro
    Jun 03
    Local
    Pennsylvania Avenue, 1.600
    Posts
    4.203

    Re: Luz Negra (Neon) pode causar cancer?

    Quote Originalmente postado por Fenris Wolf Ver Post
    Raios UV causam câncer - isso é fato.
    Lâmpadas de luz negra emitem UV sem proteção no vidro = câncer.

    Só pelo fato de elas serem usadas nas boates não exclui a possibilidade de ela causar câncer. Mercúrio causa uma puta duma contaminação, pelo uso na mineração de ouro, e ainda hoje é usado indiscriminadamente.

    Diziam que o celular causa câncer. Eu duvido totalmente, porque o cumprimento de onda que ele utiliza é do microondas, o mesmo que você usa pra esquentar comida na sua cozinha.
    O máximo que pode acontecer é você ficar com a orelha quente...
    Na época dos celulares analógicos meu pai tinha daqueles motorolas tijolões. Ele usou uma época ele com a antena fechada, criou literalmente uma bola preta na orelha, faz um tempo mas eu lembro! Ele começou a usar com a antena aberta novamente e sumiu!

    Mas pode ser apenas coicidência também...
    PC1 - HP DV6358SE - Windows XP SP3 / Ubuntu 8,04
    PC2 - LG 22" L226wt, XP 2400+, 768mb ddr266, Abit ATI Radeon 9550 128mb/128bits, ABIT KV7, 120GB Seagate ATA, Seventeam 420w, Samsung SH203b SATA, WIN XP SP2

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •