Mostrando resultados 1 até 11 de 11

Tópico: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

  1. #1
    GeForce 2 GTS Avatar de San Andreas
    Data de Registro
    Ago 04
    Posts
    46

    Arrow Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    Ele estabiliza a tensão de forma mecânica (usa um relé para mudar o tap de um transformador) e por isso tem uma resposta muita lenta (entre 20 e 60 ms).

    Alem disso o estabilizador só estabiliza a tensão em apenas dois níveis (+ 6 V e - 6 V).

    As fontes chaveadas que são usadas nos computadores trabalham entre 100 e 400 kHz e estabilizam a tensão de forma eletrônica.

    Quando a tensão da rede baixa, os transistores de chaveamento aumentam a freqüência, aumentando a tensão na entrada do transformador.

    Quando a tensão da rede sobe, os transistores de chaveamento abaixam a freqüência, diminuindo a tensão na entrada do transformador.

    Como trabalham com freqüências de centenas de kHz, as fontes chaveadas tem uma resposta de micro-segundos.

    O que o estabilizador de tensão faz em 20-60 ms, as fontes chaveadas fazem em micro-segundos.


    Esquema de uma fonte chaveada ATX sem PFC ativo de 200W




    As fontes chaveadas mais modernas tem PFC ativo (Correção de Fator de Potencia) que fazem o fator de potência da fonte ser quase unitário (entre 0.95 e 0.99). O PFC ativo elimina as distorções harmônicas enviadas a rede elétrica pela fonte chaveada, que não é um dispositivo linear (contem capacitores, indutores, diodos, transistores). Com PFC ativo, a rede elétrica passa a “sentir” a fonte chaveada como se ela fosse uma resistência (que tem fator de potência unitário).


    Outra imensa vantagem é que as as fontes com PFC ativo não tem a chave seletora de 127-220 V e trabalham entre 90 e 260 V, variação em que nenhum estabilizador de tensão consegue atuar

    Na União Européia só é permitida a venda de fontes de alimentação com PFC Ativo ou Passivo.



    Fonte Chaveada com PFC ativo - Não existe chave seletora de 127-220 V, apenas um botão para ligar e desligar a fonte



    Fonte Chaveada com PFC ativo - Não existe chave seletora de 127-220 V, apenas um botão para ligar e desligar a fonte
    Última edição por San Andreas : 29-12-2009 às 23:38:46

  2. #2
    Administrador Avatar de GueD'S
    Data de Registro
    Dez 02
    Local
    Sete Lagoas, Brazil
    Posts
    6.504

    Re: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    Esse é um assunto que sempre gerou polêmica até que muitos entendidos desvendaram esse mistério ae, nunca mais usei estabilizador depois disso, sempre filtro de linha, e sempre recomendei quem se abolissem os estabilizadores. Isso deve ter uns 3 anos já.

    Como é um tópico de extrema utilizade e sempre tem gente perguntando sobre isso vou deixar em destaque viu San Andreas, valeu!


    Detalhe é que para outros equipamentos que não tenham fonte, que por si própria estabiliza a corrente, como os PCs, um estabilizador é válido. Exemplo os eletrodomésticos tipo geladeira e máquina de lavar.
    Eu uso estabilizador em uma autoclave, que por sinal era um de 1Kva que usava no PC.
    Desktop - CM Stacker | Core i7 920 + TRUE Cooper 120 | Asus P6TD Deluxe | 3x2GB GSkill Perfect Storm DDR3 2133 | ATI Radeon 5870 1GB GDDR5 | Ultra X3 1000W reais | DVDRW SATA Samsung SH-S223F | SEAGATE SATAII 2TB 32MB Buffer | Samsung Spinpoint SATAII 1TB 32MB Buffer | SEAGATE SATA II 2x250GB 16MB Buffer em RAID0 | Monitor/TV Samsung 240M HDTV 24'' | Logitech G5 + G25 | Razer Lycoza | Fone e-Dimensional Audio FX 5.1 | Net 4MB/600k
    Quer ganhar 15% desconto na Direct2Drive? Use este cupom

  3. #3
    Radeon HD4850 Avatar de Wild
    Data de Registro
    Jan 03
    Posts
    2.729

    Re: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    Po legal isso... nunca tive problemas com os equips aqui, assim q vier meu pc novo, desta fez com fonte q tem PFC ativo, vou comprar um filtro de linha e tirar o pc do estabilizador. Contudo, isso me gerou uma dúvida Gueds, e quanto aos outros equips q trabalham com o pc? Monitor, modem etc. Estabilizador pra eles ou nem?
    Xbox 360, PS3, Wii e NDS all made in Japan hehehe

    Jogando: Super Mario Galaxy, Red Dead Redemption (Xbox 360), Mortal Kombat 9 (PS3)

    Zerados Recentemente: Mass Effect 2 (Xbox 360); L.A. Noire (Xbox 360)

  4. #4
    Administrador Avatar de GueD'S
    Data de Registro
    Dez 02
    Local
    Sete Lagoas, Brazil
    Posts
    6.504

    Re: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    Deixo tudo no filtro e boa, não coloco em estabilizador não.
    Desktop - CM Stacker | Core i7 920 + TRUE Cooper 120 | Asus P6TD Deluxe | 3x2GB GSkill Perfect Storm DDR3 2133 | ATI Radeon 5870 1GB GDDR5 | Ultra X3 1000W reais | DVDRW SATA Samsung SH-S223F | SEAGATE SATAII 2TB 32MB Buffer | Samsung Spinpoint SATAII 1TB 32MB Buffer | SEAGATE SATA II 2x250GB 16MB Buffer em RAID0 | Monitor/TV Samsung 240M HDTV 24'' | Logitech G5 + G25 | Razer Lycoza | Fone e-Dimensional Audio FX 5.1 | Net 4MB/600k
    Quer ganhar 15% desconto na Direct2Drive? Use este cupom

  5. #5
    Colaborador Avatar de bluR
    Data de Registro
    Nov 03
    Posts
    3.069

    Re: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    cara.. eu soh uso estabilizador pq uso mais ele como transformador de voltagem do que outra coisa..
    se fosse tudo bi-volt eu jogava os dois estabilizador aqui no lixo.. hahaha
    bluR@Flickr
    bluR@Last.fm

    PSN ID: felipelutz

  6. #6
    Equipe GB Avatar de maxMODE ®
    Data de Registro
    Jul 05
    Local
    Itapeva
    Posts
    257

    Re: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    Nunca usei no PC, agora que não uso mais. Valeu pela dica!
    Andrei de Almeida Barros - 67 reviews

  7. #7
    Radeon X850 XT-PE Avatar de Joker.dc
    Data de Registro
    Fev 03
    Local
    SJC
    Posts
    619

    Re: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    Realmente otimo topico, agora somente um duvida quais marcas boas de filtro de Linha?

    Quais vcs utilizam e que modelo?
    PC1 AMD Athlon64 3700+ 2200Mhz SanDiego / MOBO Asus A8N-E / VGA GF 7600GS 256MB 128bits PCI-E XFX Cooler CYCLONE VC-RF / 2G Kingston DDR 400Mhz / HD 250G Sata2 Sansung 7200RPM / DVR Pioneer 112D / Fonte HUNTKEY 450W LW6450SG ATX 2.2 / Monitor LG CRT 17Flat / ESTABILIZADOR 500W SMS / WinXP SP2
    O Louco é tão lúcido que, aos olhos dos que Pensam ser Normais, Se torna Louco!
    PC2 AMD Athlon XP 1245 MHz / MOBO ECS K7S5A Pro / VGA GF MX4000 128MB 64Bits AGP 4x MSI / 512MB Kingston DDR 400Mhz / 2 HDs Maxtor (40 GB, 7200 RPM ATA/133) / DVD LG H50N 40x12x40 18X / DVR Pioneer 111D / Fonte 420w (Generica) / Monitor LG CRT 17Flat / WinXP SP2

  8. #8
    GeForce GTX 280 Avatar de Lê
    Data de Registro
    Mai 03
    Local
    L.A., California
    Posts
    4.965

    Re: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    Clamper, APC...eu conheço
    Twitter: Alesr50
    Blog: A guy with no reason
    Recomendo: Sapatos Retrô & Abimocordes
    Listening: Last.fm
    PC:Config

    Quote Originalmente postado por Sid Vicious Ver Post
    Caralho, é o zulu?
    O cara tá ficando magro e só as pelanca :/. ficar velho é foda

  9. #9
    Voodoo Avatar de Jordan-O
    Data de Registro
    Out 08
    Posts
    1

    Re: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    Toda a tese elétrica exposta de maneira pedante no post é fato, não há contestação. Deveras, no entanto, se vieres à Porto Alegre, não irás precisar de quaisquer estabilizador; se fores mais perto, à Grande Porto Alegre, irremediavelmente far-se-á necessário um estabilizador, caso contrário a fonte irá simplesmente pifar. Isso é fato. Não sei de cabeça o paradigma eletrofísico para esse tipo de asserção, tanto mais que não me cabe essa área, mas não há como negar: o estabilizador, sob certas circunstâncias, é útil.

    Abraço,
    "C faz que dar um tiro no pé seja fácil. C++ torna isso mais difícil, mas quando nós o fazemos arrebentamos com a perna toda."
    — Bjarne Stroustrup, criador da linguagem C++

  10. #10
    Vendedor Cadastrado
    Data de Registro
    Mar 10
    Posts
    7

    Re: Estabilizador de Tensão: o aparelho mais inútil da Informática

    po tenho filtro de linha e estabilizador nunca tive problemas...


    mas quero comprar um nobreak...mto caro..pqp se alguem souber de um bom me avisa

    bjsmeliga!

  11. #11
    Voodoo
    Data de Registro
    Set 11
    Posts
    2

    -

    e como são esses novos processadores em relação ao superaquacimento? Eles ainda tem problemas de "quaimar total" se o cooler pifar, a respeito dos antigos Athlon no meu caso nunca tive problemas, pois sabiamente coloquei um cooler a mais no meu PC?

Bookmarks

Regras para Postar

  • Você não pode criar novos tópicos
  • Você não pode responder a tópicos
  • Você não pode postar anexos
  • Você não pode editar suas postagens
  •