Tal personagem morreu, não assisto mais….

by

O que dizer de pessoas que falam a frase acima logo após de um episódio de seriado bombástico?

[ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE GAME OF THRONES E THE WALKING DEAD, LEIA POR SUA CONTA E RISCO]

Existem seriados com personagens cativantes, enredo e narrativa interessantes e envolventes, que nos deixam tão apegados à história e aos seus personagens que algumas pessoas não conseguem superar quando o seu personagem favorito morre.

Tais seriados são raros, pois, desenvolver uma história coerente e divertida já é complicado, quanto mais diversos personagens simultaneamente. Quanto mais único o personagem se torna, mais difícil fica para os roteiristas o retirarem da história de forma coerente, afinal, com a popularidade de alguns personagens temos produtores que com fome de audiência interferem no processo criativo da história, e temos alguns fãs que por completa bitolagem, saem espalhando que se o seu personagem favorito morrer ou sair da série, ela para de assistir.

Foram várias as vezes que tive se ver minhas redes sociais repletas de gente chorando depois de um episódio bombástico, as mesmas pessoas além de não ter o mínimo de noção de quão babacas estão sendo espalhando spoilers para quem muitas vezes não quer ter nenhum spoiler, também sofrem da “Síndrome do fã de série desmiolado.”

Essa síndrome faz com que a pessoa se apegue tanto a um personagem que ela sai espalhando para os quatro cantos do mundo que “se…tal personagem… morrer irei parar de assistir o seriado”. Ok, você gosta do personagem, mas já parou para pensar que existe mais que ele para que a série seja fantástica? Esquecem completamente que o seriado possui uma história (não focada no personagem principal da pessoa) e que por muitas vezes a situação a qual o personagem se encontrava tornava impossível a sobrevivência da mesma.

Vamos dar nomes aos bois.

Voltando um pouco no tempo, tivemos a estréia de Game of Thrones, série de fantasia medieval que além de um enredo focado na política, possui personagens fortes e marcantes, muitos não sobrevivendo mais de uma temporada. Mas a cada episódio mais e mais choradeira aparecia em todos os lugares, gente ameaçando boicotar o seriado, criar campanhas para que o público deixe de acompanhar o mesmo… Aí eu pergunto… Pra quê?

Tudo piorou com o polêmico episódio do casamento vermelho, onde temos uma verdadeira chacina de personagens até então importantes, culminando então com a recente morte do favorito de muitos Jon Snow.

Esquecem toda a tensão e o enredo que amarraram todos os personagens até ali, a missão de Daenerys e seus dragões, o sofrimento das meninas Stark, esqueceram absolutamente tudo o que tornava a série até então um sucesso, e simplesmente disseram que “se não tem Jon Snow, a série é um lixo.”

O que ao meu ver foi a gota d’água foi na última temporada de The Walking Dead, um dos personagens que até eu mesmo gostava, Glenn, por causa de um coadjuvante acabar caindo em uma horda inteira de zumbis e aparentemente “morrendo”. A partir daí a série aumentou sua audiência com milhões que assistiam apenas para ver o que houve com o personagem. Um excelente episódio explicativo sobre um dos personagens mais diferentes e interessantes da série (Morgan) foi o seguinte ao episódio “Thank you” (o ep. em que Glenn morre), mas ninguém pareceu se importar com alguns elementos muito importantes sobre Morgan e sua história terem sido revelados, e apenas queriam saber se Glenn não havia morrido.

Novamente a campanha “sem Glenn, TWD é lixo”.

Eu me pergunto para quê essas pessoas acompanham séries, e se elas já procuraram ajuda psicológica. Afinal essas “campanhas” e “boicotes” ao invés de ajudar, atrapalha e muito o andamento da série, já que os roteiristas estão sujeitos à interferência dos produtores, que vendo a popularidade de um ou outro personagem pode interferir no andamento da história, e possivelmente tornando a mesma uma porcaria, apenas porque um grupo de fãs chiliquentos não sabem que existe outro personagem na série.

Comments

comments