Aurora | Confira entrevista com o autor da Graphic Novel, Felipe Folgosi

by

Já no clima para a próxima Santos Comic Expo, resgatamos o papo que tivemos na mais recente edição do evento, com o ator e roteirista.

aurora-folgosi-santos-gamesbrasil

 

Diego Lima (GamesBrasil) :Felipe, agradecemos a atenção e o tempo disponível. Conte um pouco para aqueles que não conhecem esse seu trabalho, como surgiu a ideia do Projeto Aurora, que na verdade, é mais do que só uma história em quadrinhos.

Felipe Folgosi : O pessoal me conhece como ator, mas fiz faculdade de cinema no Brasil, estudei fora dois anos e desde 2000 tenho escrito, tenho cinco roteiros e o Aurora na verdade nasceu como roteiro de cinema e uma ficção científica. Mas depois de um tempo e encarando a realidade de não termos muita tradição desse gênero aqui no Brasil, ao invés de deixar o projeto na gaveta eu pensei que uma alternativa boa seria adaptar para quadrinhos, que é um formato que gosto, leio desde criança e é uma narrativa visual.
Já faz um bom tempo que o cinema bebe da fonte dos quadrinhos e pensei “por que não fazer o contrário?”
Depois eu me associei ao Instituto dos Quadrinhos, com Klebs Junior, fiz um time bacana de artistas que inclui Lenio Carvalho no traço,Nelson Pereira na arte final, Stefani Rennee, Márcio Menes, Tiago Ribeiro, Rodrigo Fernandes, Marcio Freire e Carlos Lopes nas cores. No passo seguinte criei um financiamento coletivo em que fomos bem sucedidos, que foi uma experiência e um grande aprendizado. Depois entrou em produção e estou muito feliz porque é a realização de um sonho, eu como fã de quadrinhos, ter um material meu e ter a resposta das pessoas. Está nas bancas, não só nas livrarias especializadas e assim todos podem ter acesso e com essa coisa de redes sociais já é muito legal ter o feedback das pessoas com o pessoal lendo e comentando, estou muito satisfeito.

GB : Você chegou a falar do processo da arrecadação de recursos, o crowdfunding. Antes de conversar com você, cheguei a falar com o Felipe (Cagno) também, que passou por diversas experiências similares. No seu caso, você já tinha usado este tipo de ferramenta e como foi ?

FF: Para mim foi a primeira vez e na verdade foi uma sugestão do Klebs que já tinha feito o Pátria Armada através do crowdfunding. E foi muito legal porque você já gera um buzz e para minha experiência deu para perceber que você precisa estar bem disposto, engajado todos os dias realmente, até porque batemos a meta no último dia, nas últimas horas, foi realmente com emoção. E  no meu caso, o fato de ser ator, facilitou em divulgar claro, mas nem por isso tive facilidades em relação a meta. Era um trabalho de todos os dias, mandar emails, utilizar Facebook, foi um trabalho de corpo a corpo para que as pessoas entendessem o que era o projeto e apoiarem. Foi bem sucedido, fiquei feliz mas foi suado (risos)

GB : Conte um pouco para nós sobre o núcleo da história, os conceitos e o que se passa na HQ (sem spoilers), para os que querem conhecer Aurora.

FF: Na verdade nasceu de uma ideia simples, porque é aquela história, as ideias vem de todos os lugares. Eu tenho muitos sinais, muitas pintas no corpo e um dia uma ex-namorada brincou comigo sobre isso e comecei a perceber que algumas delas, se eu pegasse uma caneta e fosse traçar algumas linhas, eu poderia encontrar sinais geométricos e a ideia veio disso. Imagine se um cara vai fazer um exame e descobre que ele tem um padrão no corpo dele, uma constelação, o que isso poderia gerar ?
E então, tive que criar esta teoria que mistura astronomia, ciência e sociedades secretas. Porque é um thriller de ação, onde um pescador presencia um fenômeno natural e isso o transforma e passa a ser o protótipo do novo homem, o próximo passo depois do homo-sapiens. Com toda essa especulação, do processo evolutivo, quais seriam os upgrades que a natureza iria fazer no homem ?
Partindo disso, criei essa teoria ao longo dos anos e nasceu Aurora.

GB: Entre a criação dos conceitos e a publicação, quanto tempo se passou ?

FF: No total, por volta de 10 anos.

GB : Poxa, mais do que um projeto, era realmente um sonho

FF : Sim, porque na verdade, eu ia escrevendo o roteiro de modo paralelo a outros roteiros que não necessitavam de tanta pesquisa. É o roteiro mais longo, o que mais demorei para escrever por isso. Eu tive que criar essa teoria, esse conceito e tive muita pesquisa científica também, e queria que fosse embasada em fatos reais. Tudo que você de dados médicos, dados astronômicos, os locais, tudo isso existe na vida real.

GB : Você conseguiu fazer estas pesquisas sozinho ou também contou com a ajuda de profissionais, gente de áreas específicas ?

FF : Praticamente sozinho. A única coisa que tive que perguntar para um amigo meu que é marinheiro, navega com barco de corrida, a vela. Porque uma boa parte de Aurora se passa em um barco e eu precisava entender o linguajar, a dinâmica, a hierarquia e ele me deu um pouco dessa experiência.Também pesquisei muita coisa, até PESCA MORTAL.
Cada momento da história, eu quis pesquisar porque eu acho interessante quando parte do real.

GB : Para que fique verossímil.

FF : Exatamente. E depois você extrapola para o fantástico.

GB: Esse seu trabalho de pesquisa, pode até ser compreendido como um paralelo, de quando você constrói um personagem, é uma espécie de laboratório.

FF : Exato.

GB : Você inicialmente criou o roteiro, naturalmente até tenha excluído algumas coisas outras não conseguiu incluir. Existe o pensamento de encarar AURORA como uma história fechada ou já existe algum planejamento ou conceito de algo que possam vir depois ?

FF : Na verdade eu escrevi como uma história fechada, mas depois de tantas pessoas me perguntarem eu respondi que ainda não não há nada certo sobre isso. Mas as ideias já começaram a brotar naturalmente. E isso é importante para mim, aquela coisa de sonhar e já acordar pela manhã com várias ideias na cabeça.

GB : De forma que nem se procura, simplesmente vem

FF : Isso. E eu já estou começando a pesquisar, já tenho uma estrutura para a continuação. Não sei em quanto tempo mas com certeza deve ter sim.

GB : Espero que aconteça sim, mas em menos de dez anos então.

FF : Mais rápido, em menos tempo sim (risos)

GB: Felipe, para quem quiser encontrar AURORA e conhecer mais deste trabalho, como pode fazer ?

FF: Bom, nas bancas é o jeito mais fácil, se caso não achar, encontra em livrarias como FNAC e Livraria Cultura. Se não tiver em sua cidade pode também encontrar pelo sites dessas lojas e também pelo site do Instituto dos Quadrinhos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

AURORA – Ficha Técnica :

Felipe Folgosi (criação e roteiro), Klebs Junior (adaptação e layout), Leno Carvalho (desenhos), Nelson Pereira (arte-final), Stefani Rennee, Márcio Manyz, Thiago Ribeiro, Rodrigo Fernandes, Carlos Lopez e Marcio Freire (cores), Dario Chaves (editor assistente), Flavio Soares (letras e diagramação)

Instituto dos Quadrinhos
O Instituto dos Quadrinhos é um polo de criação de quadrinhos, animação e ilustração, fundado por Klebs Junior em 1999.  Como escola, prepara uma nova geração de artistas para abraçar esta forma de arte que cresce e se difunde por outras mídias. Como estúdio, agencia e gerencia mais de 50 artistas no mercado internacional, em editoras como Marvel, DC, Dargaud e Bonelli. Como editora, o Instituto HQ é o selo que traz agora para as bancas e livrarias do Brasil histórias em quadrinhos feitas por artistas da terra. Quadrinhos por brasileiros, para o mundo. Conheça : http://www.institutohq.com.br/

Felipe Folgosi
Fez faculdade de cinema na FAAP e especialização na UCLA por dois anos, com ênfase em roteiro. Desde 2000 tem colaborado em vários veículos como o Jornal da Tarde e a revista da Avianca, escrevendo sobre cinema, e em 2001 ganhou o Concurso Nacional de Dramaturgia promovido pelo Ministério da Cultura com a peça Um Outro Dia.Começou a fazer teatro aos quinze anos e estreou aos dezessete na televisão. Mais recentemente participou do longa-metragem A Grande Vitória, da série Politicamente Incorreto com Danilo Gentilli, na FOX, e da novela Chiquititas do SBT. No teatro fez mais de dez peças. Seu mais recente trabalho é A Terra Prometida, da RECORD.
Após AURORA, está com novo projeto disponível para apoio no Catarse, chamado COMUNHÂO.
Confira e apoie : https://www.catarse.me/ComunhaoHQ

Comments

comments